Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 07/11/2015


Sábado, 06 de novembro de 2015


“A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 16,9-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


“Eu vos digo: usai o ‘Dinheiro’, embora iníquo, para fazer amigos. Quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘Dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao ‘Dinheiro’”. “Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.
Este Evangelho narra três aparições de Jesus após a Ressurreição. Apareceu primeiro a Maria Madalena, que foi logo anunciar aos discípulos, mas estes não acreditaram nela. Apareceu aos discípulos de Emaús, que em seguida contaram aos demais discípulos, mas estes não deram crédito. Por fim, apareceu aos onze durante uma refeição e os repreendeu pela falta de fé.
E Jesus lhes dá a grande ordem: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”.
Podemos pensar: Se o Espírito Santo não tivesse vindo em Pentecostes, teria sido muito difícil o projeto de Jesus ir para frente.
Nós precisamos apegar-nos firmemente com Deus pela oração, a fim de cumprirmos esta ordem de Jesus, que hoje continua soando em nossos ouvidos. Soa até com um ar de pedido de perdão, pois vinte e um séculos se passaram, e a Igreja de Jesus, una, santa, católica e apostólica, abrange no máximo trinta por cento da humanidade.
Um dos motivos é que cada um de nós deixa para os outros esse trabalho evangelizador. Os leigos deixam para os padres e as religiosas. Os padres e as religiosas deixam para os bispos, estes deixam para o Papa. Pronto, todo mundo lava as mãos como Pilatos, enquanto a cizânia vai tomando conta da lavoura de Deus. Sendo que o trabalho de anunciar o Evangelho é de todos nós, e Deus cria as oportunidades para isso.
A Comunidade cristã é uma semente lançada por Deus no meio do bairro. Ela é luz, sal, e fermento que deve transformar toda a massa.
“Eu vim trazer fogo à terra. E como gostaria que ele já estivesse aceso!” (Lc 12,49). É o fogo do amor que perdoa e que constrói a vida. Este amor que cada um de nós recebeu no batismo não pode ficar restrito ao nosso coração, mas devemos levá-lo aos outros. Jesus quer ver o mundo todo ardendo nesse fogo.
A missão evangelizadora é acompanhada da cruz, mas Jesus está junto e nos protegerá em tudo. Foi o que aconteceu com S. Paulo: “Cinco vezes, recebi dos judeus quarenta chicotadas menos uma; três vezes, fui batido com varas; uma vez, apedrejado; três vezes naufraguei; passei uma noite e um dia em alto mar; fiz inúmeras viagens, com perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em regiões desertas, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos... fome e sede... frio e nudez... sem falar de outras coisas. Em Damasco, o governador mandou por guardas em toda a cidade, para me prender. Mas, por uma janela, me desceram num cesto, muralha abaixo. E, assim, escapei das mãos deles” (2Cor 11,24-33).
Havia, certa vez, um avô que era muito alegra e brincalhão com seus netos. A visita dele era a maior alegria das crianças. Afinal, todas as crianças adoram a visita do avô ou da avó.
Este avô sempre levava balas no bolso. Mas as crianças já sabiam: antes da dar a bala, ele fazia uma pergunta do catecismo. A criança que sabia ganhava além da bala um abraço. Nenhuma criança ficava sem bala, mas as que não sabiam só ganhavam depois dos outros.
Foi a maneira que este senhor inventou para evangelizar os seus netos. Deus é criativo e sempre nos inspira um jeito adequado a cada situação.
Maria Santíssima é a Rainha dos missionários, por ter trazido para nós o grande Missionário do Pai, Jesus Cristo. Que ela nos ajude a cumprir bem a ordem de Jesus.
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.







CASA, LAR E FAMÍLIA

Pesquisadores da Harvard dão 5 dicas para criar crianças éticas e bondosas


Seu objetivo é que seu filho seja um adulto bem sucedido e feliz no futuro? A orientação dos pesquisadores de Harvard é: ensine as crianças desde cedo a serem pessoas generosas e altruístas. Isso não é apenas a coisa certa a fazer, como também é fundamental para que eles desenvolvam relacionamentos bacanas - uma das maiores fontes de felicidade dos seres humanos -  e saibam interagir com o mercado de trabalho. Sim, com o mercado de trabalho: o sucesso depende mais do que nunca de saber colaborar com os outros, e crianças empáticas e socialmente conscientes, são melhores colaboradores.

Aqui vão 6 dicas práticas para você plantar a sementinha do bem nos seus filhos:

1) Passe tempo com seus filhos

Esse é a base de tudo. As crianças aprendem a se importar e respeitar o próximo quando elas são tratadas com respeito e amor. Converse, faça perguntas, escute as respostas com interesse, planeje coisas legais para fazerem juntos, leia livros na hora de dormir. Uma criança que se sente amada já tem meio caminho andado.

2) Dê o exemplo

As crianças aprendem a ter comportamentos éticos e morais observando o comportamento dos pais e de outros adultos que elas respeitam. Preste atenção em você mesmo. Você está se comportando da maneira honesta, ética e generosa que você deseja ver nas crianças? Está sabendo resolver seus próprios conflitos com tranquilidade? Claro que ninguém é perfeito todo o tempo e por isso que é tão importante dar o exemplo também reconhecendo erros, sendo humilde e avaliando nosso próprio comportamento. Errou? Admita e busque melhorar.

3) Fale em alto e bom som que generosidade e valores éticos são importantes.


Apesar de muitos pais falarem que isso é uma prioridade muitas crianças não estão escutando. As crianças precisam escutar em alto e bom som que a felicidade dos outros é tão importante como a nossa, que a gente tem que fazer a coisa certa mesmo quando é mais difícil, que temos que honrar nossos compromissos, ser justos. Encoraje seus filhos a tomarem decisões sob a luz da ética e do respeito ao próximo.

4) Crie oportunidades para que as crianças pratiquem a gratidão.

Gratidão é a palavra da vez para quem está buscando a felicidade. Vários estudos mostram que quem reconhece as coisas boas da sua vida é muito mais feliz.  O músculo da gratidão tem que ser exercitado para ficar forte. Encoraje as crianças a expressarem gratidão: obrigada para aquela professora bacana, obrigada pelo ida no parquinho com a vovó, obrigada pela aquela comidinha especial, obrigada por ter me ajudado com o dever de casa.

5)  Ensine-os a verem além do próprio mundinho.

A maioria das crianças se importa com sua família e com seus amigos. O grande desafio é fazer com que desenvolvam empatia em relação a alguém fora do seu círculo social, o aluno novo da classe, alguém que não fala a sua língua, o faxineiro da escola, alguém que mora em um país muito distante.  Ajude o seu filho a dar o "zoom out" no mundo. Converse sobre notícias, sobre as dificuldades de pessoas que moram longe. Ou apenas converse sobre pessoas diferentes de vocês. Isso já ajuda as crianças a entenderem que o mundo é muito mais do que a gente pode ver - excelente capacidade para se desenvolver em uma realidade tão globalizada.








MOMENTO DE REFLEXÃO

A vida é o dom mais precioso que recebemos. Feios ou bonitos, grandes ou pequenos, ricos ou pobres, todos os que vivemos aqui, estamos porque um dia vencemos a nossa primeira batalha na luta pela sobrevivência.
 Eram milhões nessa corrida, mas fomos nós que chegamos na reta final. Todos já nascemos vencedores e nem nos damos conta. O que muda na nossa vida vem depois. Porque essa luta, foi só um começo de uma série de batalhas para se ter um lugar ao sol.
 Viver nem sempre é fácil.
 O fato de que respiramos nos torna seres viventes, mas isso não significa necessariamente que vivemos a vida.
 Vive quem aproveita todas as oportunidades para se aperfeiçoar, vive quem pensa nos outros além de si mesmo, vive quem não fica parado esperando que as coisas lhe caiam do céu. Vive quem consegue guardar a fé na adversidade.
 Caminhar pela vida pode ser difícil muitas vezes. Todos os caminhos não são asfaltados e nem sempre temos calçados bons o suficiente para enfrentar os pedregulhos de uma estrada de chão.
 Mas é justamente nesses caminhos que podemos mostrar quem somos. Os fracos desistem, os frágeis se cansam e se sentam, os perseverantes continuam e tornam-se vitoriosos.
 Porque a gente sempre sai mais forte depois de uma adversidade. Tudo na nossa vida é uma questão de atitude.
 Se fomos vitoriosos na nossa primeira batalha, o que nos impede de continuar sendo na vida? Isso explica o tal de: "fulano começou do nada e olha onde chegou".
 O tempo que gastamos em lamentações poderia ser muito útil para outras coisas.
 Viver é isso: andar, correr, cair, se machucar, se levantar, comprar remédio, fazer curativo e começar tudo de novo.  Com a cabeça erguida e, no meio disso tudo, um sorriso guardado para qualquer situação e os olhos sempre fixos em Deus, para que possamos dizer como o Apóstolo Paulo:
"Posso todas as coisas nAquele que me fortalece."


Nenhum comentário:

Postar um comentário