Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 11/11/2015


Quarta-feira, 11 de novembro de 2015


"Por vezes a ambição faz aceitar as funções mais baixas; é assim que se sobe, na mesma postura em que se desce." ( Jonathan Swift )



EVANGELHO DE HOJE
Lc 17,11-19

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Estava para entrar num povoado, quando dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a certa distância e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”. Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?”. E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!

Será que os leprosos pediram para que Jesus os curasse? Será que havia esperança em alguém tão doente em ver de volta a cura de seus males? Isso fica subtendido na interpretação de cada coração que lê esse evangelho.

A Lepra, mais que uma doença visível e mutiladora, era uma doença social. As pessoas dadas como leprosas eram “condenadas” a vagar longe da sociedade sendo assim, era comum encontrá-los em grupos, pois tentavam assim não ficar só. Em grupos tentavam também se manter e se ajudar, pois a fome era a maior inimiga dos doentes.

Jesus passava por uma região que era repudiada pelos judeus. Região “impura” de onde judeu algum deveria guardar “a terra das sandálias”. Nesse local, Jesus é abordado por pessoas, que talvez sedentas ou famintas, vinham em busca de algo que as ajudasse. Jesus poderia como no episódio da moeda dentro do ventre do peixe (Mateus 17, 26), dar algum dinheiro para que lhes fartasse a fome, mas como a palavra mesmo diz: Jesus sabe o que REALMENTE precisamos.

“(…) Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus”. (Romanos 8, 26-27)

Mas algo de extraordinário aconteceu: “(…) Quando iam pelo caminho foram curados”.

Muitas pessoas que vem ao encontro de Jesus já começam seu processo de mudança pelo caminho. Creio que até mesmo durante o percurso já são libertadas do que REALMENTE era necessário que fosse tratado. No entanto, muitos de nós, velhos de caminhada ainda não compreendemos isso ao nos debulhar em pedidos se o mais importante é que a Palavra chegue ao nosso coração.

Mesmo aquele que veio e não voltou é preciso crer que a Palavra não volta sem cumprir o que era para ser feito em nós. Ele pode ter partido e não testemunhado, mas se a porta estava aberta, com certeza a semente foi lançada.

“(…) Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Isaias 55, 10-11)

Reparemos que Jesus determinou algo na vida daquele que voltou. Jesus atestou o dom da fé em alguém que ninguém esperava (além de leproso, samaritano). Ele poderia ter voltado a viver depois de tanto tempo de exclusão social, mas primeiro soube agradecer a Deus em seguida assumiu um compromisso de ação. Quando volta, ele abandona um paradigma humano – a ingratidão.

Quando disse que os dez vinham à procura de algo material (dinheiro, comida, água) é uma exortação a todos aqueles que só procuram Deus quando a água começa a subir. Sim, creio que Deus vai operar (até mesmo pelo caminho) pela misericórdia em todos nós, mas precisamos deixar que Deus opere em nós o que REALMENTE precisamos e ao voltar pra casa, possamos ver as nossas lepras indo embora e não sejamos ingratos, pois não conseguimos o que achávamos que queríamos.

Repita assim “Senhor o Senhor sabe o que eu preciso”.

Um imenso abraço fraterno.






CURIOSIDADES

Você sabia??

1-Cientistas desenvolveram um novo tipo de marcapasso, que cobre seu coração e o faz bater pra sempre.


2- Tom Davies, um neozelandês que mora nas Ilhas Fiji, construiu um barco apenas com garrafas plásticas, em apoio à reciclagem.


3- Comer bananas faz você se sentir mais feliz, mesmo que você sofra de Depressão.


4- Um japonês de 57 anos está aprendendo a mergulhar com equipamentos profissionais apenas para encontrar os restos mortais de sua esposa, que morreu no Tsunami de 2011. Ele diz que o último e-mail dela foi "...eu quero ir pra casa" e ele está determinado a cumprir a vontade dela.


5- De acordo com um estudo realizado em 1998, o relógio biológico de um homem pode ser restabelecido quando a parte de trás do seu joelho é exposto a uma forte luz azul. Os cientistas não conseguem explicar o fenômeno.


6- Quando Washoe, a primeira chimpanzé a aprender linguagem de sinais, descobriu que o filho de sua tratadora tinha morrido, ela sinalizou "choro" em libras.


7- Em 1372, o arquiteto Yi Kaizhan foi contratado para construir um forte ao lado da Muralha da China. Ele encomendou o número exato de blocos que ele iria precisar. Quando foi questionado sobre seus cálculos, ele encomendou um bloco a mais, que não precisou ser usado na obra.


8- Existe uma prática chamada "Caixa das Brigas", na qual um casal escreve cartas de amor um para o outro, dizendo o quanto são importantes e o que cada um mais ama no(a) parceiro(a). A caixa é selada, com uma garrafa de vinho dentro. Quando o casal tem a primeira briga séria, eles abrem a caixa, bebem o vinho e leem as cartas de amor, para lembrar o que realmente importa na relação.


9- Se alguém cantar uma música perto de você durante o dia, há 90% de chances de ela ficar na sua cabeça e você acabar cantando-a em algum momento.


10- Um homem na Rússia tentou assaltar um salão de beleza, mas a dona do local, Olga Zajac, não só o impediu como o amarrou, pelado, e o usou como escravo sexual por 3 dias. Ele era alimentado apenas com viagra...







MOMENTO DE REFLEXÃO

Havia um homem que chamava-se Fleming e era um pobre lavrador escocês. Um dia, enquanto trabalhava para ganhar o pão para a sua família, ouviu um pedido de socorro proveniente de um pântano que havia na redondeza.
 O Sr. Fleming largou tudo o que estava a fazer e correu ao pântano. Lá, deparou-se com um rapazinho enterrado até à cintura, gritando por socorro e tentando desesperadamente e em vão, libertar-se do lamaçal onde caíra.
 O Sr. Fleming retirou o rapazinho do pântano, salvando-o assim da morte. No dia seguinte, chegou uma elegante carruagem à sua humilde casa, donde saiu um nobre elegantemente vestido, que se lhe dirigiu apresentando-se como o pai do rapazinho que salvara da morte certa.
  “ Quero recompensá-lo", disse o nobre. “O senhor salvou a vida do meu filho". “ Não, não posso aceitar dinheiro pelo que fiz”, respondeu o lavrador escocês. Nesse momento, o filho do lavrador assumou à porta da casa.;É seu filho?" perguntou o nobre.;, respondeu orgulhosamente o humilde lavrador.
 Então, proponho-lhe o seguinte: Deixe-me proporcionar ao seu filho o mesmo nível de instrução que proporcionarei ao meu. Se o seu rapaz sair ao Senhor, não tenho dúvida alguma que se converterá num homem de que ambos nos orgulharemos."
 Então o Sr. Fleming aceitou. O filho do humilde lavrador frequentou as melhores escolas e licenciou-se em Medicina na famosa Escola Médica do St. Mary's Hospital de Londres
 O filho do Sr. Fleming se tornou um médico brilhante e ficou mundialmente conhecido como Dr. Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina.
 Que siempre nos consuela Nos guía Anos depois, o “rapazinho”que havia sido salvo do pantano adoeceu com uma pneumonia.
 E desta vez, quem salvou a sua vida? ...A PENICILINA! Quem era o nobre, que investiu na formação do Dr. Alexander Fleming? Sir Randolph Churchill. E o filho do nobre, que foi duas vezes salvo pela família Fleming? Sir Winston Churchill.
 Portanto... Trabalhe como se não precisasse do dinheiro. Ame como se nunca tivesse sido magoado. Dance como se ninguém estivesse te vendo.
 Cante como se ninguém ouvisse. Viva como se a Terra fosse o Céu.

  “ Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário