Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 09/10/2015


Sexta-feira, 09 de outubro de 2015


“Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficar ancorados que eles foram criados.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,15-26

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Alguns, porém, disseram: “É pelo poder de Beelzebu,o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, ele disse-lhes: “Todo reino dividido internamente será destruído; cairá uma casa sobre outra. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como poderá manter-se o seu reino? Pois dizeis que é pelo poder de Belzebu que eu expulso os demônios. Se é pelo poder de Beelzebu que eu expulso os demônios, pelo poder de quem então vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o próprio terreno, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura em que confiava e distribui os despojos. Quem não está comigo é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha. Quando o espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, à procura de repouso. Não o encontrando, diz: 'Vou voltar para minha casa de onde saí'. Chegando aí, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, que entram e se instalam aí. No fim, o estado dessa pessoa fica pior do que antes".

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=09%2F10%2F2015#ixzz3hhr7KrZ9
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

Alexandre Soledade


Bom dia.
Primeiramente é importante deixar bem claro o foco desse evangelho. Muita gente se apega a explicação do Senhor sobre como o mal se apega as pessoas e a dificuldade de se libertar. Sim! Esse talvez seja um dos grandes ensinamentos de Jesus sobre a real presença do MAL e sua vontade insistente em existir, mas não seria o foco do evangelho.

A linha de pensamento do Senhor sempre se pauta na solução e não no problema. Realmente para se encontrar uma resposta ele usa das perguntas, mas toda sua dinâmica é voltada para a solução.

Um exemplo: Jesus não enfatiza o pecador como problema e sim o pecado que o escraviza; não enfatiza as quedas, mas a força que os move a levantar…

“(…) Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela“. (I Coríntios 10, 13)

Nesse evangelho tão denso Ele na verdade espera uma resposta daqueles que estão no meio! Meio?

Realmente! Reparemos que de um lado esta a multidão afirmando que Jesus era Belzebul e do outro o povo que pedia um milagre para que se provasse o contrário e no meio, os que o seguiam.

São João, em apocalipse, chama a atenção das pessoas (igrejas) para evitarem esse tipo de meio.

“(…) Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve: Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus. Conheço as tuas obras: NÃO ÉS NEM FRIO NEM QUENTE. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, COMO ÉS MORNO, nem frio nem quente, vou vomitar-te”. (Apocalipse 3, 13-16)

Não confundamos “posicionamento no meio” sinônimo de indecisão, com a virtude cautela.

Jesus talvez esperasse que alguns dos seus seguidores, não necessariamente os apóstolos, se manifestassem. O posicionamento MORNO não convertia (e não converte ainda) a ninguém. Da mesma forma, todo aquele que cai, precisa decidir se quer ou não levantar e ao optar em levantar deve estar preparado e ciente que algo deve mudar para que novas quedas sejam evitadas.

 “(…) Mas vós, irmãos, não estais em trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais. Mas vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite; e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, ao contrário, que somos do dia, sejamos sóbrios”. (I Tessalonicenses 5, 4-8a)

Será então que poderíamos fechar essa reflexão com palavras de ordem para minha vida? Olhemos essa…

Se cair, vou levantar! Não vou procurar agora os motivos e tão pouco esperar sentado por um milagre. Deus vai estar sempre a minha frente a me iluminar, Jesus, ao meu lado, olhando nos meus olhos vendo-me levantar, e atrás apenas o passado…

Um imenso abraço fraterno.






CULINÁRIA


Biscoito de queijo


Ingredientes

1 kg de polvilho azedo
500 g de queijo
500 g de margarina
Ovos

Modo de Preparo

Misturar bem o polvilho, o queijo e a margarina, em seguida acrescentar os ovos 1 a 1 até dar o ponto de enrolar.
Faça uma bolinha (grande) na mão, depois faça desta bolinha um rolinho, achate-a com um garfo e enrole (veja foto)
Leve para assar por 20 minutos (aproximadamente) ou até começar a dourar.


Torta Portuguesa de Liquidificador, aprenda preparar essa delicia!

Ingredientes

Massa:
3 ovos
1 e 1/2 xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de azeite
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 pacote de creme de cebola
1 colher sobremesa de fermento em pó
Recheio:
4 ovos cozido e picados
500 g de queijo mussarela ralado (Parte grossa do ralo)
300 g de presunto fatiado cortado em tiras
1 lata de milho verde
1 cebola cortada em rodelas
8 fatias grandes de bacon
1/2 xícara de azeitona

Modo de preparo
Massa:
Bata os ovos, leite, azeite, farinha de trigo e creme de cebola no liquidificador.
Misture o fermento em pó com o auxílio de uma colher
Despeje em uma forma redonda de 30 cm de diâmetro de preferência as que soltam o aro
Coloque o queijo sobre a massa
Coloque o presunto, o milho, os ovos picados, a cebola e o bacon
Espalhe as azeitonas
Asse em forno convencional a 180ºC preaquecido por 30 minutos
Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 50 minutos.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Engraçado como hoje pode ser dia de tudo na vida da gente...
Pode ser que você conheça alguém que mexa com tudo; cabeça, órgãos e membros e o amor vire uma rotina na sua vida.
Pode ser que o telefone toque, no meio da rua e aquela vaga de emprego que você concorreu e nem lembrava mais, passa a ser sua.
Imagine, sem mais nem menos conferir aquela porqueira de joguinho de 5 ou 6 números e descobrir que você ganhou uma grana legal?
Assim, do nada, te dá um estalo e resolve vender paçoquinha nas ruas e descobre que o mundo ama paçoquinha e você vira um grande empresário.
Imagine que você é médico e no meio da cirurgia delicada, resolve, fazer um corte menor, uma sutura diferente, um nó nas tripas que revoluciona a maneira de salvar vidas.
E você que sempre andava reclamando de tudo, percebe assim, do nada, que só tem motivos para agradecer, depois de descobrir que sua melhor amiga, aquela que você invejava está com uma doença terminal, e você, sempre reclamando, percebe que é feliz e não dava valor.
É, tudo isso e muito mais pode acontecer hoje.
Note que em nenhuma afirmativa acima eu falei de desgraças, de fatos horríveis que podem realmente acontecer, mas isso é o avesso do avesso, pois o normal não é a bala perdida, mas a bala de hortelã que podemos comprar com alguns centavos.
Entendeu o recado do dia de hoje, ou quer que eu desenhe?
Vou desenhar com 5 ou 6 retas apenas.
Você, se procurar direito, vai descobrir pelo menos 10 motivos para agradecer a vida e no mínimo 2 ou 3 possíveis soluções para qualquer um dos seus problemas.
E se ainda assim, você assumir o papel da hiena medrosa e cheia de negatividade, você pode levar um belo de um tombo e alguém filmar e mandar para o Faustão...pelo menos alguém vai rir da sua situação.
Sorria!
A vida é um grande balaio de oportunidades onde os otimistas e persistentes acabam sempre encontrando o caminho que leva a felicidade, que por sinal é sempre simples.
Complicado mesmo é o nosso pensamento.
Seja feliz, ainda hoje.


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário