Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 05/10/2015


Segunda-feira, 05 de outubro de 2015


“Ha homens que nasceram para viver em rebanhos,  seguindo ideias de um guia, e há homens que vieram ao mundo para gritar aos ventos o nome de sua liberdade.” (Paulo Bonfim)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,25-37

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo:
25Um mestre da Lei se levantou
e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou:
'Mestre, que devo fazer
para receber em herança a vida eterna?'
26Jesus lhe disse: 'O que está escrito na Lei?
Como lês?'
27Ele então respondeu:
'Amarás o Senhor, teu Deus,
de todo o teu coração e com toda a tua alma,
com toda a tua força e com toda a tua inteligência;
e ao teu próximo como a ti mesmo!'
28Jesus lhe disse: 'Tu respondeste corretamente.
Faze isso e viverás.'
29Ele, porém, querendo justificar-se,
disse a Jesus: 'E quem é o meu próximo?'
30Jesus respondeu:
'Certo homem descia de Jerusalém para Jericó
e caiu nas mãos de assaltantes.
Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no,
e foram-se embora deixando-o quase morto.
31Por acaso, um sacerdote
estava descendo por aquele caminho.
Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado.
32O mesmo aconteceu com um levita:
chegou ao lugar, viu o homem
e seguiu adiante, pelo outro lado.
33Mas um samaritano que estava viajando,
chegou perto dele, viu e sentiu compaixão.
34Aproximou-se dele e fez curativos,
derramando óleo e vinho nas feridas.
Depois colocou o homem em seu próprio animal
e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele.
35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata
e entregou-as ao dono da pensão, recomendando:
'Toma conta dele!
Quando eu voltar,
vou pagar o que tiveres gasto a mais.'
E Jesus perguntou:
36'Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem
que caiu nas mãos dos assaltantes?'
37Ele respondeu:
'Aquele que usou de misericórdia para com ele.'
Então Jesus lhe disse: 'Vai e faze a mesma coisa.'


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Quem é esse que precisa de nós? Quem é esse irmão ou irmã que foi vítima de um descuido ou de num relapso ou mesmo de uma sucessão de equívocos que precisa ser resgatado e lhe reintegrada a dignidade? “(…) Mas quem é o meu próximo”?
Imaginamos, após tantas vezes ouvir e ler esse evangelho, a pessoa a nosso lado, nossos familiares, amigos, (…), mas quantas vezes também eu não me enquadro como esse próximo? Qual foi a última vez que fui procurar os braços e o colo caloroso de Deus por minhas mazelas e problemas?
Vamos olhar por outro lado o que Jesus narrou…
Sim! Somente quem se predispôs a ajudar ao homem foi o samaritano. Ele “tira” um tempo de sua rotina para mudar a sina de alguém que sofria. Ele lhe empresta o tempo, a montaria, a atenção, mas sabe que não pode abandonar o que precisa fazer. “(…) Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele”.
Muita gente, graças a Deus, tem a mesma vocação do samaritano, mas esquece de continuar andando. Quantos colegas conheço ou vi que pararam no tempo sob o pretexto de serem samaritanos? Talvez o samaritano só conseguisse pagar o “resto” da dívida na volta; talvez tivesse apenas aquilo que deu; talvez precisasse ir para ter como ajudar mais na volta… Onde quero chegar?
Aonde eu ainda posso ir para ajudar mais?
Deus se alegra com minha atitude humana perante os problemas e flagelos dos meus irmãos, mas será que minha ação hoje, tão simbólica, poderia ser ainda melhor se eu continuasse a caminhar?
Caminhar talvez fosse voltar a estudar, profissionalizar-me, capacitar-me; marchar talvez fosse parar um pouco e rever minha oração e minha ação; voltar a caminhar talvez seja rever o que faço a anos do mesmo jeito e a dificuldade de torná-lo novo; talvez caminhar seja buscar novamente a conversão, o primeiro encontro com o Senhor, separar novamente o que é bom é ruim em minha vida.
“(…) Ainda assim, isto diz-me o Senhor: ‘Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença; SE SOUBERES SEPARAR O PRECIOSO DO VIL, FALARÁS POR MINHA BOCA; os outros voltarão para ti, e tu não voltarás para eles. Em favor deste povo, farei de ti uma muralha de bronze fortificada; combaterão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te defender“. (Jeremias 15, 19-20)
O samaritano mudou a vida daquele homem, mas sabia que precisava continuar seu caminho. Isso também me recorda as grandes lideranças que são formadas nas bases das comunidades, mas tem medo de assumir responsabilidades maiores que seu próprio grupo, pastoral, comunidade… Quantos irmãos são chamados a desenvolver novos projetos, novas missões, novos empregos, mas o medo e a dependência (da comunidade, do grupo) que permitiu que acontecesser, não o deixa ir.
Reparem na dinâmica de vida de algumas ordens religiosas, passam dois ou três anos em um local e são gradativamente apresentados a novas missões, outras comunidades, novos horizontes, um novo povo que também precisa dele
Talvez ninguém tem visto essa parábola sobre essa ótica, mas é preciso vê-la também.
Quanto a minha vida de samaritano no dia-a-dia, costumo deixar uma mensagem de uma grande samaritana:
“(…) Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz“. (Madre Tereza de Calcutá)
O que posso fazer para ser melhor no que faço? Avancemos além dos nossos olhos. Acredite! Amplie seu horizonte!
Um imenso abraço fraterno.






MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

A técnica do queijo suíço
Luiz Marins

Uma das técnicas mais simples que as pessoas de sucesso utilizam é a chamada técnica do queijo suíço. Lembre-se que a imagem popular de um queijo suíço é cheia de buracos. Daí o nome da técnica.



Assim, se você é muito ocupado, tem muitas coisas a fazer e não tem todo o tempo do mundo à sua disposição, vá fazendo buracos nas tarefas maiores que tem que realizar. Vá comendo as grandes tarefas em pedaços. Se não puder fazer tudo, faça uma parte hoje, outra amanhã até que a tarefa toda esteja pronta. Essa é a ideia!



Se você, por exemplo, tiver um relatório muito extenso para escrever e não tem tempo para parar e escrevê-lo por completo, vá fazendo a cada dia uma pequena parte dele: hoje faça a parte financeira, amanhã a descrição das partes, depois alguns desenhos, etc. Quando você se der conta, o relatório estará completo.



Da mesma forma me perguntam como faço para escrever livros. Onde encontro tempo? Afinal, já são mais de vinte livros escritos. A resposta é sempre a técnica do queijo suíço. É claro que não tenho condições de me isolar por semanas seguidas num lugar paradisíaco e ficar somente escrevendo (esse é o sonho de todo escritor e que só os muito milionários conseguem). Tenho que escrever e ao mesmo tempo trabalhar nas demais tarefas que tenho que cumprir.

 

O que faço é exatamente utilizar a técnica do queijo suíço. Hoje escrevo a introdução; amanhã penso no título dos capítulos e em seguida vou escrevendo um a um. E, acredite, nem sempre consigo completar um só capítulo no mesmo dia.Vou fazendo buracos na minha tarefa de escrever livros até que o livro esteja completamente escrito, ou, como brinco, que o queijo esteja todo comido.

 

Pense nessa técnica para organizar sua vida. Quantas coisas você deseja fazer e nunca encontra tempo? Quantas tarefas pendentes entulham a sua mente em busca de um tempo que não existe para serem completadas? Lembre-se do queijo suíço!



Pense nisso. Sucesso!







MOMENTO DE REFLEXÃO

Somos frutos de hábitos que criamos.
Somos os detalhes de situações já vividas; experiências repassadas pelos nossos pais,
situações que assistimos ou que nos contaram.
Tudo isso, forma esse ser especial, mas, por vezes, tão cheio de problemas, que somos nós, os seres humanos.
Poucos estão realmente abertos para viver novas experiências.
A maioria de nós, já tem idéias e atitudes pré-concebidas, preconceitos e pré-julgamentos, quadros mentais, que juntamos, colecionamos e chamamos de "nossas verdades".
Eita coisa dura de modificar em alguém, é essa tal "verdade de cada um".
Aliás, desde o início da humanidade, ficou provado uma coisa:
- Ninguém muda ninguém que não está aberto para mudanças!
Por isso, carregamos dores pelo corpo quando nos preocupamos.
O reflexo direto das preocupações é no corpo físico.
E para complicar, carência afetiva não sai no Raio-X,
Raiva causa problemas em quase todo o organismo, mas não acusa no Tomógrafo.
Não existe remédio para "cabeça dura", para a intolerância, para a angústia de quem quer quem não lhe quer,  ou pior: nem sabe o que quer!.
Grave isso:
Todos aqueles que resolvem que vão modificar alguém, ou acreditam que possuem alguém, é Sofrimento na certeza!
Pare e reflita!
- ande por novos lugares,
- vista uma roupa diferente,
- assista um filme, uma peça de teatro,
- sai para rir com amigos,
- leia um bom livro,
- abra-se para o mundo,
- saia desse mundinho e vá ser feliz.

Viver não dói, não é castigo.,
Castigo é se fechar em suas "verdades", é ser intolerante, e ainda acreditar que é a vítima.
Abra-se  para o mundo e vá ser feliz, antes que o tempo se esgote, e de você, reste apenas, uma vaga lembrança.
Aproveite, o dia é todo seu e cheio de esperança.



Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário