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LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 10/10/2015


Sábado, 10 de outubro de 2015


“Um homem só tem direito de olhar o outro de cima para baixo, quando o está ajudando a levantar-se.” (Gabriel Garcia Marquez)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,27-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Enquanto Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ele respondeu: “Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


A felicidade de ouvir e praticar a Palavra
No Evangelho de hoje, Jesus diz uma frase que tem um alto potencial pra ser mal-interpretada. Quando uma mulher, no meio da multidão, fala da felicidade da mulher que gestou e amamentou Jesus, Ele diz que "mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática." Então será que Maria, mãe de Jesus, não era feliz?
Jesus não perdia a oportunidade de evangelizar, e na surpresa de ver uma mulher que se levanta no meio da multidão para falar da felicidade de ser a mãe dele, Jesus quer exaltar a felicidade daqueles que ouvem e seguem a Palavra de Deus.
Uma pessoa que se utiliza dessa passagem do Evangelho para dizer que Maria não foi uma mulher especial, leva a pensar que essa própria pessoa ou não tem boa vontade na interpretação, ou tem preguiça de pensar e segue a cabeça dos que não têm a boa vontade.
Muitas poderiam ser as possibilidade de interpretação para essa frase de Jesus, mas uma que me toca profundamente é saber que Maria, desde muito cedo, já havia sido avisada que o seu coração seria transpassado, e seu filho seria sinal de contradição no seu povo. Maria acompanhou Jesus durante a via crucis e viu seu filho morrer... Como uma mãe suportaria tamanha tristeza? Ouvindo e pondo em prática a Palavra de Deus.
Maria além de ser mãe de Jesus, ouvia e praticava a Palavra de Deus. Se houvesse algo que medisse a felicidade de uma pessoa, Maria teria motivos de sobra para ser a mulher mais feliz que passou por este mundo. No entanto, sua humildade e cumplicidade com seu Filho a colocavam num papel de serva, que não precisa ser exaltada só por ser mãe, mas por ouvir e cumprir o que Deus lhe reservou.
Por isso, pensemos também nós, se queremos ser exemplo simplesmente pela posição que ocupamos, ou pelo testemunho diário de vida. Como é triste a pessoa que vive apenas do poder conferido pelo seu título, e deixa de lado a Palavra de Deus...

jailsonfisio@hotmail.com







CASA, LAR E FAMÍLIA

Cores do Feng Shui no seu lar

O Feng Shui é uma técnica de decoração milenar, criada pelos povos orientais para melhorar o fluxo de energia nos ambientes. Segundo os estudiosos da técnica, cada cómodo da casa emana uma energia própria, denominada Ch’i (se pronuncia “qui”), que é influenciada pelos objectos, cores e formas. Essa influência pode gerar efeitos negativos, ou positivos à energia da casa, que irão reflectir em seus moradores e frequentadores.

Veja algumas dicas de decoração com Feng Shui.
Branco

O branco pode estar presente em todos os ambientes, desde que sirva como plano de fundo para uma decoração colorida. Para os chineses, o branco representa o nada, a ausência de vida e falta de criatividade. Evite utilizar essa cor em cómodos como o escritório e a cozinha, pois ela pode bloquear a imaginação e prejudicar as tarefas realizadas ali.

Vermelho

É uma cor quente, que estimula a sensualidade e a comunicação, e também aumenta o apetite e a energia. Para não provocar efeitos exagerados, use o vermelho com muito cuidado, em pequenas quantidades. Caso contrário, ela pode provocar tensões e brigas entre os moradores da casa.

Amarelo

É uma das cores mais indicadas aos praticantes de Feng Shui, pois oferece benefícios para o corpo e a mente. O amarelo é a cor do Sol, simboliza a vida e a energia. Sua luminosidade estimula pensamentos criativos e aumenta a produtividade. Assim como o vermelho, o amarelo também é um estimulante da fome, e pode ser usado na decoração de cozinhas.

Azul

Os tons muito escuros de azul devem ser evitados, pois causam a sensação de desespero e sufocamento, além de deixarem o ambiente carregado de energias negativas. Já os tons mais claros são óptimos para quartos e salas de televisão, pois transmitem calma e provocam sonolência. Pessoas que sofrem com insónia e crianças que tenham dificuldade para dormir, podem usar a cor como aliada.

Lilás

É a cor da espiritualidade e transcendentalismo. Além de transmitir calma e paz interior, o lilás enche o ambiente de boas energias. Casas com templos e espaços de meditação podem usar o lilás nas paredes e na decoração. Por outro lado, a cor deve ser evitada em ambientes comerciais, como lojas, escritórios e outros estabelecimentos.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Nove horas da manhã. O gerente foi avisado por um dos funcionários de que o cofre estava apresentando um problema. Estava travado e não abria, de jeito nenhum.

O gerente foi até lá e acompanhou as tentativas desesperadas dos seus auxiliares para destravar o cofre e nada. Todos os documentos importantes do banco e também o dinheiro para o funcionamento das operações do dia estavam lá dentro.

O cofre tinha de ser aberto.

Sem outra alternativa, o gerente mandou chamar o chaveiro, seu Sebastião, um velho um tanto rabugento, porém muito competente.

Seu Sebastião chegou ao local, com sua maleta de ferramentas, ouviu as explicações dos funcionários, avaliou cuidadosamente a situação, encostou o ouvido no cofre. Mexeu um pouquinho o redondo do segredo, combinou com um movimento no trinque e pronto, o cofre estava aberto.

Aliás, não apenas o cofre se abriu. Abriram-se também sorrisos nos rostos até então angustiados de todos os presentes, que puderam, enfim, respirar aliviados.

- Quanto lhe devemos, seu Sebastião, perguntou o gerente.

- Duzentos reais, respondeu o velho, sem mudar o semblante.

- O que? O senhor deve estar brincando.

- Não senhor! Eu não brinco em serviço. São duzentos reais.

- O senhor está roubando! Falou o gerente alterado.Está tentando tirar proveito da situação. É um desonesto. Não vou pagar isso tudo.

Seu Sebastião nem esperou o gerente terminar a frase. Bateu a porta do cofre, juntou sua maleta e saiu porta a fora, resmungando qualquer coisa.

Todos se olharam perplexos e, ato contínuo, correram para o cofre na esperança de que ainda estivesse destravado. Não estava. Tentaram repetir a operação feita pelo velho chaveiro, mas não funcionou. Nada funcionava.

A porta do cofre estava, definitivamente travada.

Todos olhavam para o gerente com aquela cara de "olha só o que você fez". E a fila de gente aumentando lá fora. E o relógio caminhando para a hora fatídica de abrir o banco. E não havia nada que se pudesse fazer. Aliás, havia: chamar o Seu Sebastião de volta e pagar o que ele estava pedindo. Convenceram o gerente de que essa era a melhor (a única saída). E foram chamar o seu Sebastião que estava lá na sua oficina, furioso da vida.

- De jeito nenhum que eu volto lá. O sujeito me chamou de ladrão e desonesto.

- Mas seu Sebastião. Ele estava nervoso. Já mudou de idéia.

Tentaram todos os argumentos até que seu Sebastião concordou em voltar. Com uma condição:

- Ele tem que me pedir desculpas.

Foi outra dificuldade, mas os funcionários convenceram o gerente e ele pediu desculpas ao seu Sebastião que, enfim, voltou ao trabalho (Uma mexidinha no redondo do segredo, combinada com um movimento no trinque... cofre aberto!).

O gerente, ainda contrariado, ordenou a um dos funcionários:

- Pague os duzentos reais ao homem.

Seu Sebastião interrompeu:

- Não, senhor! Não são duzentos reais. São quatrocentos. Eu abri o cofre duas vezes!

O gerente quis reagir, mas foi fulminado por meia dúzia de olhares dos seus colegas. E seu Sebastião saiu da agência com os seus quatrocentos reais.

Moral da história:

O preço do seu serviço não está no que você faz e sim no que você sabe;

Não tenha medo de cobrar pelo seu serviço;

O preço do seu serviço está diretamente ligado ao valor que ele tem para o seu cliente (e isso depende, muitas vezes, das circunstâncias).


Qual é o preço do seu serviço?

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