Sábado, 10
de outubro de 2015
“Um homem só
tem direito de olhar o outro de cima para baixo, quando o está ajudando a
levantar-se.” (Gabriel Garcia Marquez)
EVANGELHO
DE HOJE
Lc 11,27-28
— O Senhor
esteja convosco.
— Ele está
no meio de nós.
—
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a
vós, Senhor!
Enquanto
Jesus assim falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse:
“Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ele respondeu:
“Felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.
Palavra da
Salvação
Glória a vós
Senhor
MEDITAÇÃO
DO EVANGELHO
Jailson
Ferreira
A
felicidade de ouvir e praticar a Palavra
No
Evangelho de hoje, Jesus diz uma frase que tem um alto potencial pra ser
mal-interpretada. Quando uma mulher, no meio da multidão, fala da felicidade da
mulher que gestou e amamentou Jesus, Ele diz que "mais felizes são aqueles
que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática." Então será que Maria, mãe
de Jesus, não era feliz?
Jesus
não perdia a oportunidade de evangelizar, e na surpresa de ver uma mulher que
se levanta no meio da multidão para falar da felicidade de ser a mãe dele,
Jesus quer exaltar a felicidade daqueles que ouvem e seguem a Palavra de Deus.
Uma
pessoa que se utiliza dessa passagem do Evangelho para dizer que Maria não foi
uma mulher especial, leva a pensar que essa própria pessoa ou não tem boa
vontade na interpretação, ou tem preguiça de pensar e segue a cabeça dos que
não têm a boa vontade.
Muitas
poderiam ser as possibilidade de interpretação para essa frase de Jesus, mas
uma que me toca profundamente é saber que Maria, desde muito cedo, já havia
sido avisada que o seu coração seria transpassado, e seu filho seria sinal de
contradição no seu povo. Maria acompanhou Jesus durante a via crucis e viu seu
filho morrer... Como uma mãe suportaria tamanha tristeza? Ouvindo e pondo em
prática a Palavra de Deus.
Maria
além de ser mãe de Jesus, ouvia e praticava a Palavra de Deus. Se houvesse algo
que medisse a felicidade de uma pessoa, Maria teria motivos de sobra para ser a
mulher mais feliz que passou por este mundo. No entanto, sua humildade e cumplicidade
com seu Filho a colocavam num papel de serva, que não precisa ser exaltada só
por ser mãe, mas por ouvir e cumprir o que Deus lhe reservou.
Por
isso, pensemos também nós, se queremos ser exemplo simplesmente pela posição
que ocupamos, ou pelo testemunho diário de vida. Como é triste a pessoa que
vive apenas do poder conferido pelo seu título, e deixa de lado a Palavra de
Deus...
jailsonfisio@hotmail.com
CASA,
LAR E FAMÍLIA
Cores do
Feng Shui no seu lar
O
Feng Shui é uma técnica de decoração milenar, criada pelos povos orientais para
melhorar o fluxo de energia nos ambientes. Segundo os estudiosos da técnica,
cada cómodo da casa emana uma energia própria, denominada Ch’i (se pronuncia
“qui”), que é influenciada pelos objectos, cores e formas. Essa influência pode
gerar efeitos negativos, ou positivos à energia da casa, que irão reflectir em
seus moradores e frequentadores.
Veja
algumas dicas de decoração com Feng Shui.
Branco
O
branco pode estar presente em todos os ambientes, desde que sirva como plano de
fundo para uma decoração colorida. Para os chineses, o branco representa o
nada, a ausência de vida e falta de criatividade. Evite utilizar essa cor em
cómodos como o escritório e a cozinha, pois ela pode bloquear a imaginação e
prejudicar as tarefas realizadas ali.
Vermelho
É
uma cor quente, que estimula a sensualidade e a comunicação, e também aumenta o
apetite e a energia. Para não provocar efeitos exagerados, use o vermelho com
muito cuidado, em pequenas quantidades. Caso contrário, ela pode provocar
tensões e brigas entre os moradores da casa.
Amarelo
É
uma das cores mais indicadas aos praticantes de Feng Shui, pois oferece
benefícios para o corpo e a mente. O amarelo é a cor do Sol, simboliza a vida e
a energia. Sua luminosidade estimula pensamentos criativos e aumenta a
produtividade. Assim como o vermelho, o amarelo também é um estimulante da
fome, e pode ser usado na decoração de cozinhas.
Azul
Os
tons muito escuros de azul devem ser evitados, pois causam a sensação de
desespero e sufocamento, além de deixarem o ambiente carregado de energias
negativas. Já os tons mais claros são óptimos para quartos e salas de
televisão, pois transmitem calma e provocam sonolência. Pessoas que sofrem com
insónia e crianças que tenham dificuldade para dormir, podem usar a cor como
aliada.
Lilás
É
a cor da espiritualidade e transcendentalismo. Além de transmitir calma e paz
interior, o lilás enche o ambiente de boas energias. Casas com templos e
espaços de meditação podem usar o lilás nas paredes e na decoração. Por outro
lado, a cor deve ser evitada em ambientes comerciais, como lojas, escritórios e
outros estabelecimentos.
MOMENTO
DE REFLEXÃO
Nove
horas da manhã. O gerente foi avisado por um dos funcionários de que o cofre
estava apresentando um problema. Estava travado e não abria, de jeito nenhum.
O
gerente foi até lá e acompanhou as tentativas desesperadas dos seus auxiliares
para destravar o cofre e nada. Todos os documentos importantes do banco e
também o dinheiro para o funcionamento das operações do dia estavam lá dentro.
O
cofre tinha de ser aberto.
Sem
outra alternativa, o gerente mandou chamar o chaveiro, seu Sebastião, um velho
um tanto rabugento, porém muito competente.
Seu
Sebastião chegou ao local, com sua maleta de ferramentas, ouviu as explicações
dos funcionários, avaliou cuidadosamente a situação, encostou o ouvido no
cofre. Mexeu um pouquinho o redondo do segredo, combinou com um movimento no
trinque e pronto, o cofre estava aberto.
Aliás,
não apenas o cofre se abriu. Abriram-se também sorrisos nos rostos até então
angustiados de todos os presentes, que puderam, enfim, respirar aliviados.
-
Quanto lhe devemos, seu Sebastião, perguntou o gerente.
-
Duzentos reais, respondeu o velho, sem mudar o semblante.
-
O que? O senhor deve estar brincando.
-
Não senhor! Eu não brinco em serviço. São duzentos reais.
-
O senhor está roubando! Falou o gerente alterado.Está tentando tirar proveito
da situação. É um desonesto. Não vou pagar isso tudo.
Seu
Sebastião nem esperou o gerente terminar a frase. Bateu a porta do cofre,
juntou sua maleta e saiu porta a fora, resmungando qualquer coisa.
Todos
se olharam perplexos e, ato contínuo, correram para o cofre na esperança de que
ainda estivesse destravado. Não estava. Tentaram repetir a operação feita pelo
velho chaveiro, mas não funcionou. Nada funcionava.
A
porta do cofre estava, definitivamente travada.
Todos
olhavam para o gerente com aquela cara de "olha só o que você fez". E
a fila de gente aumentando lá fora. E o relógio caminhando para a hora fatídica
de abrir o banco. E não havia nada que se pudesse fazer. Aliás, havia: chamar o
Seu Sebastião de volta e pagar o que ele estava pedindo. Convenceram o gerente
de que essa era a melhor (a única saída). E foram chamar o seu Sebastião que
estava lá na sua oficina, furioso da vida.
-
De jeito nenhum que eu volto lá. O sujeito me chamou de ladrão e desonesto.
-
Mas seu Sebastião. Ele estava nervoso. Já mudou de idéia.
Tentaram
todos os argumentos até que seu Sebastião concordou em voltar. Com uma
condição:
-
Ele tem que me pedir desculpas.
Foi
outra dificuldade, mas os funcionários convenceram o gerente e ele pediu
desculpas ao seu Sebastião que, enfim, voltou ao trabalho (Uma mexidinha no
redondo do segredo, combinada com um movimento no trinque... cofre aberto!).
O
gerente, ainda contrariado, ordenou a um dos funcionários:
-
Pague os duzentos reais ao homem.
Seu
Sebastião interrompeu:
-
Não, senhor! Não são duzentos reais. São quatrocentos. Eu abri o cofre duas
vezes!
O
gerente quis reagir, mas foi fulminado por meia dúzia de olhares dos seus
colegas. E seu Sebastião saiu da agência com os seus quatrocentos reais.
Moral
da história:
O
preço do seu serviço não está no que você faz e sim no que você sabe;
Não
tenha medo de cobrar pelo seu serviço;
O
preço do seu serviço está diretamente ligado ao valor que ele tem para o seu
cliente (e isso depende, muitas vezes, das circunstâncias).
Qual
é o preço do seu serviço?
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