Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 08/10/2015


Quinta-feira, 08 de outubro de 2015


“Pior do que não ter para quem dizer o que a gente sente, é dizer o que a gente sente para quem não sente o que a gente diz.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,26-38

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?" O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: "Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo retirou-se.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=07%2F10%2F2015#ixzz3hhl3WWnb
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira
Hoje é o dia em que se celebra a Virgem Santa Maria, Rainha! Assim como temos a Festa do Cristo Rei, também temos um dia na Liturgia da nossa igreja para celebrarmos Maria como sendo nossa Rainha. Motivos não nos faltam, pois a mulher que Deus Pai escolheu para ser a Mãe do seu Filho não poderia ser uma mulher qualquer.
No Evangelho o destaque de hoje vai para um detalhe especial: mesmo sendo a escolhida de Deus, o anjo Gabriel usa a expressão "cheia de graça". Ao pé da letra, a palavra "graça" é utilizada para algo que é dado mesmo sem o merecimento da pessoa que recebe. E em seguida o anjo repete a expressão: "...encontraste graça diante de Deus." Essa é mais uma das passagens bíblicas que os nossos irmãos evangélicos gostam de se utilizar para tentar diminuir a realeza de Maria. E aí eu faço apenas uma pergunta: Será que se Maria não tivesse merecido, Deus teria confiado o seu Filho único aos cuidados dela e de José? Pergunte isso ao seu irmão evangélico.
Maria é a Rainha que não veio para ser servida, mas para servir. E para ensinar a servir e obedecer ao seu Filho. Ela não veio para se igualar a Jesus, mas para servir de ponte até Ele. Maria é a Rainha Mãe, que é suave e cheia de ternura com seus filhos, mas que também é "temível como exército em ordem de batalha" para defender seus filhos, nós.
Meus irmãos, nós temos uma Mãe para nos defender, para interceder por nós, para nos guiar, para nos acolher, nos consolar e nos ensinar a amar. Tantas foram as mulheres santas que já passaram por esse mundo, e seguindo o exemplo de Maria, se mantiveram fiéis à vontade de Deus em suas vidas, e ajudaram a construir um pedacinho de Paraíso aqui nesse mundo... Tantas mães anônimas, que cumprem seu papel de cuidar dos filhos, mesmo sabendo que um dia eles irão crescer, e nunca serão capazes de retribuir o amor imenso que lhes foi depositado... Assim foi o Amor de Maria para com Jesus... E é esse Amor que Jesus quis compartilhar com João e conosco quando na cruz disse: "Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua mãe."
Maria, adota-nos como filhos teus. Cuida de nós como cuidaste de Jesus. Dá-nos a criação que tu deste a Jesus. Ensina-nos a andar, falar, sonhar, se comportar, conversar, olhar, ler... assim como ensinaste a Jesus... E quando chegar o dia de nossa morte, intercede por nós, Mãezinha, para que possamos viver eternamente na presença de Deus... Amém.

jailsonfisio@hotmail.com







MUNDO ANIMAL

Filhotes em casa: como ensinar o novo membro da família

A chegada de um filhotinho em casa é um momento de grande alegria. Mas é importante lembrar que esse novo morador necessita de cuidados e, certamente, mudará a rotina de toda família.

Por isso, antes de adotar ou comprar um animal de estimação, esteja certo de sua escolha e, se tiver dúvidas, consulte seu veterinário ou um adestrador para orientá-lo.

A partir de 50 dias de vida, os cães já podem ser adestrados e, embora os animais aprendam em qualquer idade, iniciar um treinamento o quanto antes, proporciona uma convivência mais harmoniosa, evitando futuros problemas de comportamento, já que logo cedo, seu animalzinho já saberá o que você espera dele, evitando certas manias indesejadas.

Aprenda, com o método de Adestramento Inteligente, algumas dicas para educar o mais novo integrante da casa.

1- Se acostumando ao novo lar - Nos primeiros dias na nova casa, é normal que o cãozinho estranhe o ambiente. Ele chora porque sente falta da mãe e dos irmãos. Uma toalha ou um paninho com o cheiro da mãe e dos irmãos pode ajudar nessa adaptação. Manter um som baixo e constante vai fazer o cão se lembrar da respiração materna e ajuda a acalmá-lo. Um simples relógio que faça tique-taque pode ajudar, inclusive à noite.

2- Para conter a vontade de morder – É mais do que normal um filhotinho querer roer tudo que apareça em sua frente. Para conter esse “instinto destrutivo” do cãozinho e evitar que ele estrague objetos indesejados, ofereça brinquedos próprios para ele morder. Uma dica bacana é colocar os brinquedinhos no congelador e depois dar ao filhote. Isso alivia a coceira causada pela troca de dentição que o faz roer tantas coisas.

3- Uma boa noite de sono para todos - À noite, geralmente, ele se sente ainda mais sozinho, quando todos estão dormindo. Por isso, ao contrário do que muitos imaginam, sempre que possível, é importante permitir que o filhote durma com você até que ele adquira confiança e perceba que a mãe não vai voltar. Além de dar uma caminha confortável, com o cheiro da antiga família, cansar o filhote com brincadeiras antes de dormir vai fazer com que ele pegue no sono. Mas, se mesmo depois de tudo isso, o cãozinho insistir em chorar, não vá até onde ele está. Se você for ver o cão toda vez que ele chorar, ele aprende que resmungar é uma ótima estratégia para ser atendido e vai fazer isso sempre. O ideal é ter certeza de que o cão está bem antes de dormir e depois ignorar seus chamados.

4- Xixi no lugar certo! – Mostrar logo no início onde é o “banheiro” do seu cãozinho, é a melhor maneira de ensiná-lo a fazer suas necessidades sempre no lugar certo. Como? Se puder restringir a área que seu cãozinho vai ficar, isso ajuda a ensiná-lo. Coloque no espaço dele jornais ou um tapete higiênico, em um lado oposto à sua cama e comida, pois os cães tendem a fazer suas necessidades longe do local onde dormem e se alimentam. Para aumentar as chances de acerto coloque esses jornais ou tapetes na maior área possível e vá diminuindo gradativamente. Nem pense em dar bronca ou bater caso erre o local, porque ele pode entender que o errado é fazer xixi e cocô. Vale lembrar que, assim como um bebê, os filhotes não conseguem segurar a vontade até chegar ao "banheiro”.

5- Recompensar e punir de forma correta – Dar aquelas “palmadinhas” no seu cãozinho não é a melhor forma de ensiná-lo. Caso estrague algo, por exemplo, repreenda o bicho com sustos, mas só se for pego no ato. Chacoalhar uma lata com moedas pode ajudar. E não se esqueça das recompensas! Quando seu cão fizer xixi e cocô no lugar certo, por exemplo, agrade-o com um carinho, elogio ou um pedaço de um petisco bem gostoso. O reforço positivo ensina os filhotes, e cães adultos também, que o bom comportamento traz ótimas recompensas.

Com essas dicas e muito carinho você começa com pé direito uma relação que tem tudo para ser harmoniosa e divertida para você e para seu novo melhor amigo!

---

Texto: Tarsis Ramão (adestradora da Cão Cidadão) Revisão e edição: Alex Candido








MOMENTO DE REFLEXÃO

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existencia as mais diversas formas de sementes.
Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...
Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!
Infelicidade, talvez seja o contrário.
O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!
Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...

Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.
Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...
Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...
Cuidado com as palavras mentirosas que esparramam por aí... elas costumam estragar o nosso referencial da verdade...
Cuidado com as vozes que insistem em lhe recordar os seus defeitos... elas costumam prejudicar a sua visão sobre si mesmo.
Não tenha medo de se olhar no espelho. É nessa cara safada que você tem, que Deus resolveu expressar mais uma vez, o amor que Ele tem pelo mundo.
Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz.
Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.
Ao invés de ficar parado no que você fez de errado, olhe para frente, e veja o que ainda pode ser feito...
A vida ainda não terminou. E já dizia o poeta "que os sonhos não envelhecem..."
Vai em frente. Sorriso no rosto e firmeza nas decisões.
Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar a reforma.
Isso prova que Ele ainda acredita em você. E se Ele ainda acredita, quem sou eu pra duvidar... (?)


Padre Fábio de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário