Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 14/10/2015


Quarta-feira, 14 de outubro de 2015


“Não é preciso apagar a luz do próximo para que a nossa possa brilhar.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,42-46

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Isto é que deveríeis praticar, sem negligenciar aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro assento nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças. Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais as pessoas andam sem saber”. Um doutor da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas também a nós!”. Jesus respondeu: “Ai de vós igualmente, doutores da Lei, porque carregais as pessoas com fardos insuportáveis, e vós mesmos, nem com um só dedo, não tocais nesses fardos!”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!

Será que cabe para esse momento dizer: Ai de nós!?

Acredito muito numa frase: “Não adianta gostar de alguém e não se importar com ela”!

Costumo dizer que GOSTAR a gente gosta de pizza, lasanha, macarronada, (…), pois mesmo GOSTANDO, NÃO NOS IMPORTAMOS EM DEVORÁ-LAS. Na verdade, usando dessa analogia, de que vale gostar de alguém e não se importar em devorá-la, abandoná-la, esquecê-la? “(…) Pois dão para Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da arruda e de todas as verduras, mas não são justos com os outros e não amam a Deus”.

A bíblia é muito mais que um livro. Nela está contida a saga de um povo e a vontade retratada e relatada de Deus em querê-los bem. Definitivamente não é aquele livrinho “minuto de sabedoria” que a gente abre aleatoriamente, lê e decide se aquilo é ou não pra mim. Esse Evangelho de hoje tem uma dura verdade sobre a nossa hipocrisia.

A mensagem não deve servir apenas para a comunidade, um grupo ou para AQUELAS pessoas, ela deve primeiro agir em quem a proclama. Que adianta bater no peito e dizer que é evangélico, católico, cristão e continuar a ser triste, rabugento, mal humorado, perseguidor, fofoqueiro, difamador… Que adianta cobrar se não me cobro, se sou eu que mais dá mais trabalho, se precisam me pajear para que eu ajude (hunf).

“(…) Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos”. (Filipenses 3, 17)

Como temos exemplos de pessoas assim ao nosso redor? Mediante a isso poderíamos escrever laudas e laudas sobre elas, mas, e quanto a nós, conseguimos ver o mover da vaidade sobre nossas ações? Conseguimos ver o quanto pode ser também danoso às pessoas quando nossa vaidade, orgulho e pré-julgamentos norteiam nosso entendimento e ações?  “(…) – Ai de vocês, fariseus! Pois gostam demais dos lugares de honra nas sinagogas e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças”.

Nossos gostos e o que pensamos nem sempre representam a verdade, mas nos esforçamos em acreditar nisso…

Brincando com dois colegas de serviço perguntei o porquê às pessoas compram papel higiênico com aroma ou fragrâncias (menta, aloe vera, camomila) se são os mais caros, não tem nada comprovado que tais fragrâncias ajudam? Acreditamos fielmente que será melhor pra nós. Esse é um exemplo simples que sempre colocamos os nossos interesses, orientações, conceitos, (…) a frente de tudo, mesmo que não sejam comprovados, verdadeiros ou corretos. Podemos levar muita gente para o fundo do poço pelo que pensamos

Preciso pensar antes de falar…

Na dúvida do que fazer, ou melhor, do que não fazer, façamos sim uma opção por nós, mas que o resultado seja a unidade; que não sobrecarreguemos ou reduzamos as chances dos outros; que sejamos justos, coerentes, éticos e conciliatórios e que ao final fique um ensinamento ou um roteiro para que outros sigam.

“(…) Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade… Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento”. (I Timóteo 2, 3-4; 8)

Um imenso abraço fraterno.







CURIOSIDADES


5 coisas que você não sabia sobre os Deuses gregos

Quem assistiu Hércules na infância com certeza sabe o básico sobre a mitologia grega. E quem perdeu Hércules, teve o ensino fundamental, internet e um monte de filmes pra poder aprender sobre as raízes religiosas da cultura ocidental. De Fúria de Titãs a Percy Jackson, os deuses gregos parecem agradar o imaginário popular.

O panteão dos deuses do Olimpo deixaram um legado cultural e social, desde os Jogos Olímpicos (que começou em homenagem à Zeus) a filmes, desenhos, seriados, livros, quadrinhos, etc.

Relembre um pouco os mitos e descubra 5 coisas fascinantes que você não sabia sobre os deuses gregos:

5 – Adonis

Embora Afrodite tenha tido casos com Hermes e Ares, sua grande paixão, de acordo com muitos relatos, parece ter sido Adonis, o semideus da beleza e desejo. Ela o viu quando ele nasceu, e decidiu que ele deveria ser dela para sempre. Afrodite deixou ele aos cuidados da deusa Perséfone, mas ela também se apaixonou por ele, assim como todas as outras mulheres, e se recusou a dá-lo para Afrodite. Por fim, Zeus teve que se envolver e determinou que Adônis seria livre quatro meses do ano, passaria outros quatro com Afrodite e os restantes quatro com Perséfone.

4 – Nascimento de Atena

Provavelmente a mais famoso deusa da antiguidade, Athena estava abaixo apenas de seu pai, Zeus. Ela era a deusa da sabedoria, coragem, inspiração, civilização, lei e justiça, combate estratégico, matemática, força, estratégia, artes, artesanato e habilidade. Ela também era a filha favorita de Zeus. Acreditava-se também que Zeus deu à luz a Atena depois de ter uma enorme dor de cabeça; ela simplesmente surgiu da testa de Zeus, completamente crescida e formada.

3 – Virgem Artemis

Ainda que a maioria dos deuses e deusas gregos sejam conhecidos por sua falta de moral, especialmente quando se trata de casos amorosos, Artemis não era tão promíscua, e ela preservou sua virgindade com cuidado. Por exemplo, quando Orion tentou estuprá-la, ele teve um fim violento. Devido a isso, ela foi considerada uma deusa importante para as mulheres, especialmente para a honra e integridade das jovens gregas.

2 – Zeus

A maioria das pessoas sabe que a Hércules era filho de Zeus com Alcmena, rainha de Argolis, mas muitos não estão cientes de quão sorrateiro Zeus agiu. O deus desejava Alcmene por um longo tempo, mas ela era fiel a seu marido e ignorou as investidas de Zeus. Com isso, o deus disfarçou-se do marido de Alcmena, para fazer sexo com ela, e é assim o mais famoso herói mítico de todos os tempos foi concebido.

1 – Hermafroditas

Hermafrodito era uma divindade andrógina, filho de Hermes e Afrodite. É supostamente dele que vem os hermafroditas atuais.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Dicas” para que você atinja o sucesso que tanto merece. Leia todas elas com muita atenção:

1. Elogie 3 pessoas por dia;
2. Tenha um aperto de mão firme;
3. Olhe as pessoas nos olhos;
4. Gaste menos do que ganha;
5. Saiba perdoar a si e aos outros;
6. Trate os outros como gostaria de ser tratado;
7. Faça novos amigos;
8. Saiba guardar segredos;
9. Não adie uma alegria;
10. Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados;
11. Sorria;
12. Aceite sempre uma mão estendida;
13. Pague suas contas em dia;
14. Não reze para pedir coisas. Reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem;
15. Dê às pessoas uma segunda chance;
16. Não tome nenhuma decisão quando estiver cansado ou nervoso;
17. Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas;
18. Dê o melhor de si no seu trabalho;
19. Seja humilde, principalmente nas vitórias;
20. Jamais prive uma pessoa de esperança. Pode ser que ela só tenha isso.
As horas são abençoadas oportunidades de aprendizado e alegria.

Mas, embora elas se repitam incessantemente, os minutos já não são os mesmos e as circunstâncias mudam a cada segundo.

Dessa forma, a cada hora temos sessenta minutos para encontrar motivos de felicidade, basta que prestemos muita atenção em cada um deles, sem esquecer que a nossa atenção deve voltar-se para as coisas realmente positivas.


Pensemos nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário