Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 18/08/2015


Terça-feira, 18 de agosto de 2015


"A diferença fundamental entre o homem comum e o guerreiro, é que o guerreiro encara tudo como desafio, enquanto o homem comum encara tudo como bênção ou maldição."  (Carlos Castañeda)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 19,23-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.
27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Na reflexão de ontem, que conseqüentemente tem sua continuidade no evangelho de hoje, fiz uma colocação pertinente “(…) Quanta gente aproveita esse ensejo político para lograr êxito através de “favores” nada legais e muitas vezes imorais, tentando “arrebanhar” gente, mas no dia-a-dia cristão não tem a mesma dedicação?”.
Qual é o empenho que apresento em buscar minha própria conversão?
Nossa vida é como aquele letreiro que vemos em lojas e supermercados tentando se desculpar com os clientes pelas reformas que acontecem e precisam ser feitas: “DESCULPE OS TRANSTORNOS. ESTAMOS EM OBRAS PARA MELHOR ATENDE-LO”. Sim são obras necessárias e periódicas que visam unicamente não perder você.
Será que o salário pago pelas campanhas eleitorais é mais atraente que a paga dada por Deus por um filho que volta ao lar?
Aonde estão minhas obras de fé? O que tenho feito de fato para não perder as pessoas?
“(…) De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma”. (Tiago 2,14-17)
Não deixo de enxergar que preciso do dinheiro para por comida em meu lar e assim poder viver com dignidade, mas também não quero mentir para mim mesmo que de fato muitas vezes estou passando longe de ser um bom cristão.
O meu empenho é o mesmo?
Vejo todas as manhãs pessoas descendo de caminhonetes e caminhões, retirando pilhas e pilhas de cartazes de madeira e ao final da noite os recolhendo para serem novamente postos no outro dia. Quantos de nós estamos dispostos a chegar um pouco mais cedo a missa dominical e ajudar a preparar a celebração? Não! Não temos tempo!
Sim também é verdade que nosso tempo ficou cada vez mais escassos e as jornadas triplas sendo no mesmo dia pai(mãe), esposo (a), funcionário, empregado tem tomado nosso tempo e servem como um perfeito argumento para justificar meu afastamento, meu sumiço, meu atual descompromisso… O que é de fato importante? Pelo que vale a pena se empenhar tanto assim?
Deus realmente entende nossos “argumentos” e por vezes faz uma proposta irrecusável: “PELO TEMPO QUE FICAR LONGE, FAÇA O FAVOR DE PELO MENOS NÃO PERDER”.
Talvez também seja um grande desperdício ver alguém tão capacitado por Ele se empenhando em enganar, ludibriar, assediar, corromper outras pessoas por aquilo que é de césar. “(…) Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha”.
Estudiosos no assunto chamam isso de hipocrisia.
Que compromisso tenho com a instauração do reino de Deus se só me preocupo com a limpeza do meu lote no céu? Se sou novo em Jesus, por que ainda aceito essa atitude velha em minha vida?
“(…) Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo. Nós, mais aperfeiçoados que somos, ponhamos nisto o nosso afeto; e se tendes outro sentir, sobre isto Deus vos há de esclarecer. Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente. Irmãos, sede meus imitadores, e olhai atentamente para os que vivem segundo o exemplo que nós vos damos”. (Filipenses 3, 12-17)
Desculpem a dureza das palavras desse inicio de semana, mas precisamos mudar o mundo a começar em nós.
Um imenso abraço fraterno.







VIDA SAUDÁVEL


Você é uma pessoa interessante?          

Todo mundo quer conhecer uma pessoa interessante, ter um parceiro interessante,ter um trabalho, chefe, amigos, cachorro e gato interessantes. Mas poucas pessoas tem a coragem de se perguntarem se elas são tão interessantes quanto aquelas que procuram.

Topam fazermos juntas uma reflexão? Temos um pouco de medo, mas se vocês vierem com a gente…criamos coragem!


Desligando o piloto automático

Se poucas têm coragem de se fazer essa pergunta, menos ainda se dedicam e trabalham para serem pessoas de fato interessantes. Tá bom…não é fácil. Ficamos na zona de conforto nossa de cada dia e vamos dançando conforme a música.

Mas aí que tá o problema, o DJ é muito ruim. Ficamos anestesiados pelo bate estaca dos mesmos assuntos. A mídia de massa desvia nossa atenção o tempo todo, nos distrai. Compramos nossas prioridades no mercadinho das almas das revistas femininas.

Gastamos nossa existência achando que seremos mais interessantes ou felizes se perdermos 10 quilos, se ganharmos massa muscular preferencialmente na região glútea, se ficarmos mais bonitas (sempre dentro do padrão da mídia) e por aí vai. Ou ainda adquirindo bens materiais e exibindo-os como se eles pudessem agregar valor a nossa personalidade.

Como disse o personagem Tony (Família Soprano) “eu sei que a vida é um presente, mas tem que ser sempre um par de meias?”. Pois é… acreditamos que não, que a vida pode e deve ser mais do que isso!

Por onde começar?

Talvez o caminho seja nos conectarmos com a nossa essência e buscar ativar em nós aqueles valores que na teoria acreditamos serem essenciais como: gentileza, amor, determinação, coragem, criatividade, autenticidade e tantos outros. Manter-se curiosa e interessada pela vida, com a capacidade de se entusiasmar preservada. Isso sim é um trabalho e tanto!

Alimentar nossa alma com livros que não necessariamente são Best Sellers, filmes que não necessariamente são blockbusters, arte de verdade (e não para ver o famoso no palco), oferecermos a nós mesmas outros “paladares” de música, entretenimento, comida, roupa e relacionamentos. E correndo o risco do filme não agradar, da comida não ser nenhuma maravilha, mas nos dando a oportunidade de experimentar, ampliar nossas referências e descobrir coisas novas.

Buscar qualidade de vida como um estilo de se viver. Cuidar da alimentação e se exercitar com o foco na saúde e bem estar, não para o imediatismo do próximo verão ou carnaval, ou ainda alguma meta inatingível ou inapropriada.

Que o nosso programa da noite não seja nenhum reality (onde a gostosona “se descuida e quase mostra de graça”… ops!), desligar mais a TV e escolher com mais consciência o que vai fazer parte do nosso mundo. Talvez, e só talvez, seja mais ou menos por aí.

Bom…se vocês vieram com a gente até aqui, e toparam essa reflexão, é porque estão interessadas, e isso já é um bom sinal. É bem provável que sejamos um pouco interessantes, mas sempre dá para melhorar, não é mesmo? Obrigada pela companhia!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Valemos mais que todas as belezas da terra juntas. Todas essas maravilhas que nos encantam, nos deixam extasiados e sem palavras, não receberam a forma e semelhança do próprio Deus. Nós sim.
A nada foi dado o presente da eternidade. Todas as coisas passarão, mas nós, mesmo quando essa forma que nos encobre nos abandona, ainda continuamos e somos recebidos pelos braços abertos do Deus-Pai, que nos ama acima de todas as coisas.
Então, por que essa ansiedade que nos impede de bem viver? Por que as horas perdidas no meio da noite pensando em como será amanhã ou depois, se as horas que matamos só nos trazem cansaço e desânimo? Se valemos mais que toda a criação é que Deus tem também um cuidado todo especial para conosco.
A calma, o repouso da alma, o descanso é algo que se cultiva devagarinho. À medida que a fé aumenta, a ansiedade vai desaparecendo e quando chegamos ao ponto de dormir tranqüilos mesmo quando a tempestade agita nosso barco, é que temos a plena confiança nAquele que o dirige.
A ansiedade nos conduz ao desespero que, por sua vez, nos faz tomar atitudes precipitadas e com freqüência erradas. A fé e a confiança ao contrário, nos dão segurança e nos trazem a paz, tão necessária à nossa saúde física e espiritual.
Pessoas tranqüilas suportam mais facilmente a dor e as adversidades da vida, elas vivem melhor e são companhias mais agradáveis para os outros. São, na verdade, as flores que encantam as abelhas por causa do seu mel e sua doçura.
E mesmo se não possuímos a princípio esse dom da calma, esse fruto do Espírito que reflete em nós a luz de Cristo, ainda assim podemos aprender. É questão de exercício, disciplina, oração. Um pouquinho mais a cada dia, até que seja alcançada a plenitude.
Deus nunca nos abandona! Ele vela nosso sono e guia nossos caminhos. Nos dá sabedoria e orienta nossas decisões.  Quem crê nisso, jamais se desespera.
Não andeis ansiosos! Valemos mais que os lírios e todas as flores do campo! E Deus tem sempre cuidado de nós!

Letícia Thompson


Nenhum comentário:

Postar um comentário