Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 03/08/2015


Segunda-feira, 03 de agosto de 2015


“Seja corajoso, você não pode saltar um abismo com dois pulos.“(David Lloyd George)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 14,13-21

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.
14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.
15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!”
16Jesus, porém, lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!”
17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”.
18Jesus disse: “Trazei-os aqui”.
19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.
20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Lembro-me de uma das leituras de uns domingos atrás onde o profeta clamava a Deus que fizesse justiça sobre os maus e outra em que Mateus dizia claramente que Jesus separaria o Joio do trigo. O Senhor demonstrava a vontade de não se cometer a injustiça àqueles que por ventura eram infiéis sem dá-los a chance ou oportunidade de mudar. Em outro momento também me recordo à insistência de Marta em mudar a atitude passiva e contemplatória de Maria aos pés de Jesus para ouvi-lo. E o que tem haver esses casos com o evangelho de hoje?
Não eram dez leprosos ou apenas um jovem possesso e sim cinco mil pessoas boas que fizeram a escolha de ficar ali e contemplar Jesus. Como fora respondido a Marta naquela situação, Jesus mais uma vez não permite que a melhor parte lhe sejam retiradas.
“(…) Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada“. (Lucas 10, 41-42)
Jesus poucas vezes foi bem recebido em meio aos seus e é nítido que Ele esta entre eles, pois ao pegar o pão, render graças, demonstra que aqueles que o cercavam conheciam o Deus dos Judeus.
Quando digo “pessoas boas” é por que no fundo creio que existe algo de bom no gesto daquelas pessoas ao ponto que querer ficar e ouvir um pouco mais. Sim, talvez pudessem estar motivadas, como muitos, em ver milagres e presenciar prodígios, mas por que estariam sujeitas a passar fome e frio apenas por algo que pudesse, de repente, não vir a acontecer?
O autor desse evangelho não demonstra em momento nenhum estar surpreso com a atitude das pessoas. Ele narra o fato, mas não estranha a vontade das pessoas em ali permanecer. É justamente o autor desse evangelho que narrou alguns capítulos para trás, a história ou parábola de um homem que encontrou um tesouro e que vende tudo para comprar o terreno.
Mateus parece compreender que o fato novamente se repete. Cinco mil pessoas resolvem esquecer por um instante de suas vidas, por um pouco mais de atenção, de paz, de sossego, (…), pois parecem ter encontrado uma pérola preciosa.
Muita gente (ou uma pessoa apenas), pode em certo momento da vida, passar por tribulações e situações de desassossego que as deixem desorientadas, desestabilizadas, confusas, (…); Nessas horas não importa mais o frio, a fome, o que visto, o que tenho, pois o único sentimento que virá a curar esse coração machucado é a paz.
A paz é um sentimento que surge do coração que se prostra para ouvir e que abdica do que é passageiro e às vezes do conforto por algo ainda maior. Engraçado, mais uma vez Jesus apresenta uma situação narrada no livro de Oséias
“(…) Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração” (Oséias 2,16)
Algumas pessoas passam a vida inteira procurando algo que de fato sempre esteve embaixo dos seus narizes. Não percebem porque sofrem ou por que não receberam a devida atenção nossa, mas quanto a isso não tenho dúvidas: uma hora vão passear no deserto também. Verão milagres, verão prodígios, mas não por isso que ficarão aos pés dele.
Um imenso abraço fraterno.







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

06 Razões para Ser Dispensado de um Emprego
Escrito por Luiz Marins 


“Eu pensei que eu estava seguro em meu emprego e não estava, fui dispensado, o que aconteceu?” Ouvi este desabafo de um funcionário dispensado após 18 anos de trabalho, na mesma empresa.
Perguntei para muitos patrões, muitos chefes, muitos executivos por  eles dispensam uma pessoa que estava tão segura.  Veja seis  razões que eles me deram:
06 RAZÕES PARA SER DISPENSADO DE UM EMPREGO, SEGUNDO O PROF.MARINS
1ª) Arrogância. A pessoa perde a noção de seu lugar e começa a tratar mal outras pessoas;
2ª) Achar-se indispensável. A pessoa se acha tão indispensável, que acaba sendo dispensável. Ela acredita que sem ela, a empresa não sobreviverá;
 3ª.) Fazer-se de ocupada. A pessoa que começa se fazer de muito ocupada é porque perdeu a noção de que ela não é, por certo, a pessoa mais ocupada do mundo;
 4ª.) Não participar de cursos, treinamentos, palestras que a empresa promove. Ela  acha que não precisa de nada disso;
  5ª.) Cumprir rigorosamente o horário. Nem um minuto a mais, nem um minuto a menos. São verdadeiro robôs. Pessoas que não andam o quilômetro extra;
 6ª.)  Segurar informações vitais para o trabalho dos seus colegas e não colaborar.     Pense se você não está se sentindo seguro demais em seu emprego.

Acabe com a arrogância, com o ser o dono da verdade. Participe. Seja amigo(a), Comprometa-se. Faça tudo com atenção aos detalhes e termine tudo o que começar.
Só assim que você vai estará realmente seguro. Pense nisso. Sucesso!                







MOMENTO DE REFLEXÃO

Palavras mágicas são aquelas que abrem portas. Nada complicado como abracadabra ou qualquer coisa do gênero. São aquelas simples mesmo dia-a-dia e que ficam tão corriqueiras que muitas vezes nos esquecemos.
É incontestável o poder das palavras nas nossas vidas. As que dizemos e as que calamos; as que saem do olhar, as que são ditas com lágrimas, as que fluem de um sorriso, as que são gritadas em silêncios que machucam... e aquelas tão simples que parecem banais demais, mas que nos tornam pessoas educadas, simpáticas, agradáveis e que nem precisam de estudos ou sermos adultos para que façam parte do nosso vocabulário.
Um "obrigado" substitui centenas de outras palavras; um "bom dia" pode ser o primeiro raio de sol na nossa janela, assim como um "boa noite" o último raio de luar da noite. "Com licença" abre caminhos e "perdão" e "desculpe" derretem corações e podem trazer oportunidades que estavam perdidas para sempre. O "por favor", faz hesitar o mais endurecido dos corações e pode até fazer com que mude de idéia.
"Você é importante pra mim" eleva a auto-estima; "você vai vencer" nos dá coragem para prosseguir e, enfim, as mais poderosas de todas as palavras: "amo você!" Nessas palavras estão incluídos dicionários inteiros, até mesmo com as palavras que desconhecemos.
A gentileza é uma arte que não nos custa nada e que nos trás enormes benefícios. O mundo não nos pertence e não vivemos isolados como ilhas no meio do oceano. Fazer uso das palavrinhas mágicas no nosso dia-a-dia não só vai nos tornar pessoas mais simpáticas, vai também construir pontes entre nós e aqueles que o Senhor escolheu para fazerem parte da história da nossa vida.

Letícia Thompson


Nenhum comentário:

Postar um comentário