Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 20/08/2015


Quinta-feira, 20 de agosto de 2015


Qualidade nunca se obtém por acaso, ela é sempre o resultado do esforço inteligente.



EVANGELHO DE HOJE
Mt 22,1-14

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


De novo Jesus usou parábolas para falar ao povo. Ele disse:
- O Reino do Céu é como um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho. Depois mandou os empregados chamarem os convidados, mas eles não quiseram vir. Então mandou outros empregados com o seguinte recado: "Digam aos convidados que tudo está preparado para a festa. Já matei os bezerros e os bois gordos, e tudo está pronto. Que venham à festa!"
- Mas os convidados não se importaram com o convite e foram tratar dos seus negócios: um foi para a sua fazenda, e outro, para o seu armazém. Outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram. O rei ficou com tanta raiva, que mandou matar aqueles assassinos e queimar a cidade deles. Depois chamou os seus empregados e disse: "A minha festa de casamento está pronta, mas os convidados não a mereciam. Agora vão pelas ruas e convidem todas as pessoas que vocês encontrarem."
- Então os empregados saíram pelas ruas e reuniram todos os que puderam encontrar, tanto bons como maus. E o salão de festas ficou cheio de gente. Quando o rei entrou para ver os convidados, notou um homem que não estava usando roupas de festa e perguntou: "Amigo, como é que você entrou aqui sem roupas de festa?"
- Mas o homem não respondeu nada. Então o rei disse aos empregados: "Amarrem os pés e as mãos deste homem e o joguem fora, na escuridão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero."
E Jesus terminou, dizendo:
- Pois muitos são convidados, mas poucos são escolhidos.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Preciso REALMENTE me esforçar em ser uma pessoa melhor, mas a reforma deve acontecer como diz Augusto Cury, de dentro pra fora e de forma silenciosa.
“(…) Então procurarás o Senhor, teu Deus, e o encontrarás, contanto que o busque de todo o teu coração e de toda a tua alma”. (Deuteronômio 4, 29)
Passo então a ser melhor quando busco a implantação do reino de Deus em minha vida. Não só nas palavras, mas nos gestos. Não é somente pelos gritos que Deus nos ouve, mas por Sua vontade; não é somente pelas obras de caridade, mas pelo sentimento que é preciso fazer algo; não é multiplicando palavras, mas no exercício do perdão; não é somente pela manifestação pública dos carismas, mas no reconhecimento de nossa pequenez.
Somos seres sociais. Precisamos estar inseridos em um grupo social e é em virtude, dentre outros fatos que o adolescente muda seu jeito de agir, vestir-se, falar, andar, comportar-se, (…), pela busca do reconhecimento de seu grupo social. Algo que um amigo meu disse vem de encontro a isso: “Será que as coisas não acontecem, po
rque nós não damos o verdadeiro testemunho de nossa fé”?
Somos seres sociais sim, mas ao participar efetivamente da ceia, passamos a ser seres eucarísticos. Já somos a imagem e semelhança de Deus, e mais do que nunca, IMAGEM Dele, inclusive para os que nos cercam na igreja, no trabalho, na escola, na rua, (…)
“(…) A comunhão aumenta a nossa união com Cristo. Receber a Eucaristia na comunhão traz como fruto principal a união intima o com Cristo Jesus. Pois o Senhor diz: “Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56). A vida em Cristo tem seu fundamento no banquete eucarístico: “Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que de mim se alimenta viverá por mim” (Jo 6,57)“.(§ 1391 Catecismo da Igreja Católica)
Somos seres sociais, eucarísticos e também frágeis. Somos suscetíveis a erros e falhas. Deus nos convida ao banquete ou a chamar outros para esse banquete. Somos de certa forma testemunhas do banquete e como será que os nos cercam nos vêem?
Sim, não somos perfeitos, mas nossas vestes (roupas = atos, gestos,…) refletem o testemunho do banquete? Somos pegos muitas vezes de surpresa ao refletir que por vezes pensamos a viver uma vida parcial, repleta de mascaras, pequenas mentiras, falsos sofrimentos e sentimentos. Deus nos chama, exorta, acolhe, mas não ouvimos “(…) Mas os convidados não se importaram com o convite e foram tratar dos seus negócios”.
Esses ”nossos negócios” ou talvez sejam coisas, em “nossas vidas”, que se tornaram, aos meus olhos imutáveis! Meu jeito de falar, minha personalidade, minha arrogância, meu “se achar”, minha dificuldade em receber uma correção, (…) esses negócios, aos poucos depreciam o valor das “nossas vestes”.
Lembro de minha avó ao separar nossa “roupa de missa”. Muitos tiveram como eu, essa “roupa de missa”. A melhor, a mais ajeitada, (…) poderia não ser luxuosa, mas era a que melhor se apresentava. Se rasgava, rapidamente era costurada, arrumada, botões eram cobertos, bainhas feitas (…). Talvez então seja essa roupa (minha vida) a mais adequada para sermos testemunhas do banquete no mundo para os irmãos: A melhor que nosso empenho conseguir alcançar.
“(…) À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância. A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. (I Pedro 1, 14-16)
Um imenso abraço fraterno.







MUNDO ANIMAL


Como lidar com mordidas de filhotes?


Qualquer um que já tenha convivido com um filhotinho sabe o quanto eles gostam de morder! Mordem mãos e pés das pessoas, meias, pernas de cadeiras, de mesas e, muitas vezes, objetos tidos como "preciosos": celulares, óculos, sapatos...

E como lidar com esse "hábito" dos cãezinhos? Vamos a algumas dicas que, certamente, ajudarão a enfrentar este período com muito mais tranquilidade.

Por que mordem?

Cães nascem sem dentes. O tempo de erupção dos dentes de leite (decíduos) ocorre entre 3 a 12 semanas de idade. São bem finos, parecem pequenas agulhas que podem machucar as mãos dos mais desavisados!

Mas, por volta dos três meses, inicia-se a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Sim, exatamente como com crianças pequenas: os dentinhos pequenos e fininhos caem, dando lugar a dentes maiores e mais fortes.

Esta fase se estende até por volta dos sete meses de vida. E, durante este período, poderá ocorrer vermelhidão, inchaço e irritação na gengiva, já que os dentes estarão rasgando a pele. E os filhotes precisam se aliviar de alguma forma! E como fazem isso? Mordendo tudo que encontram pela frente!

Além disso, quanto às mordiscadas nas mãos dos donos, para o cãozinho torna-se uma forma de interagir com o proprietário, já que, dificilmente, um filhote morderá a mão de alguém sem receber alguma atenção!

Assim, sabendo os motivos das mordidas, fica muito mais fácil tomar algumas providências para evitar objetos destruídos ou mãos arranhadas (lembrando que filhotes são “arteiros” por natureza e “acidentes” sempre acabam acontecendo...).

O que fazer?

Com relação ao desconforto que o filhote sente nas gengivas, o ideal é que tenha muitas opções para morder, já que este é um comportamento natural e instintivo visando alívio para as sensações ruins.

Assim, vale disponibilizar brinquedos específicos para cães nesta fase, de diversas formas, tamanhos e texturas, como ossos feitos especialmente para eles! E deixar esses objetos nos ambientes que o filhote frequenta, já que a sensação de desconforto não tem hora nem lugar para surgir...

Outra dica que auxilia bastante: congelar os brinquedos, ou dar pedrinhas de gelo ao filhote, já que o gelo tem efeito anestésico, aliviando bastante a irritação na gengiva.

Agora meu cão vai morder só os brinquedos?

De nada adianta simplesmente deixar tantas opções aos filhotes, sem qualquer interação. O ideal é que todos os que convivem com o cãozinho o estimulem a ter os brinquedos na boca, elogiando-o bastante quando estiver roendo o ossinho, por exemplo.

O filhote associará muito facilmente que chama a atenção do dono quando está roendo seu brinquedo, acontecendo exatamente o contrário quando estiver mordendo algum objeto da casa.

Explicando melhor: quando o filhote estiver mordendo algo proibido, ou a mão do dono, deve sentir um desconforto, como um jato de água borrifado no focinho, seguido de um NÃO veemente e o fim da interação. Sim, o dono deve levantar-se e parar a brincadeira!

Mas, quando o cãozinho estiver roendo seu brinquedo, deve ser estimulado a tanto e bastante elogiado. Estimulá-lo a sempre pegar o brinquedo e mantê-lo na boa acaba virando uma brincadeira divertida!

Desta forma, o filhote passará a associar que os brinquedos geram alívio para a gengiva e interação com os humanos, mas morder as mãos ou objetos gera desconforto e término da brincadeira.

Prestando atenção nestes detalhes, certamente esta fase de tantas mordidas será muito mais fácil, tanto para o filhote quanto para o dono!

Texto: Cassia Rabelo Cardoso dos Santos (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido







MOMENTO DE REFLEXÃO


Os Dez mandamentos da Terceira Idade, Quarta ...

Aos que já tem essa idade, colocar em prática;
Aos que estão caminhando para ela podem segui-las que não fará mal algum.

1. Não se aposente da vida para se tornar a praga da família.
A vida é atividade e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo. Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas.

2. Seja independente e preserve sua liberdade mesmo que seja dentro de um quartinho. Quem renuncia ao próprio lar, obriga-se a andar na ponta dos pés para evitar atritos com noras, genros, netos e outros parentes.

3. Mantenha o governo de sua própria bolsa. Ajude seus filhos financeiramente, na medida das suas posses, reserve uma parte para emergências e lembre-se que um filho ambicioso pode ser mais temível que um inimigo.

4. Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara, cercando os familiares de cuidados, como se fossem flores. Se sua memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes das suas vidas e compartilhe com eles a alegria de estar presente.

5. Cuide da sua aparência e seja o mais atraente possível. Não seja um daqueles velhos relaxados, que exibem caspa na gola do paletó e manchas de gordura na roupa, que revelam o cardápio da semana. Nunca despreze o uso de água e sabão.

6. Seja cordial com seus vizinhos e amigos. Evite implicar-se com o latido do cachorro, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada ou o volume do rádio.  Um bom vizinho ou amigo é sempre um tesouro, especialmente se os parentes morarem distantes.

7. Cuidado com o nariz e não se intrometa na vida dos filhos e dos outros. Eles são seres com cérebro, coração, vontade e contam com muitos anos para cometerem seus próprios erros.

8. Fuja do vício mais comum da velhice, que é a "Presunção".  A longa vida pode não lhe ter trazido sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da jornada tão ignorantes como no início dela.
Deixe que a Humildade seja a sua marca mais forte.

9. Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser ranzinza e inconveniente.  Lembre-se que toda paciência tem limite e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte.

10. Não seja repetitivo ( se você se lembrar disso), contando a mesma história três, quatro, cinco vezes. Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro..


Adaptação de  "Compreendendo Melhor Como Viver a Terceira Idade, na Opinião da Terceira Idade", Dr. Conceil Corrêa da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário