Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 09/08/2015


Domingo 09 de agosto de 2015


“O homem que sofre antes do necessário sofre mais do que o necessário.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 6,41-51

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Eles começaram a criticar Jesus porque ele tinha dito: "Eu sou o pão que desceu do céu." E diziam:
- Este não é Jesus, filho de José? Por acaso nós não conhecemos o pai e a mãe dele? Como é que agora ele diz que desceu do céu?
Jesus respondeu:
- Parem de resmungar contra mim. Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Nos Profetas está escrito: "Todos serão ensinados por Deus." E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer que alguém já tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; ele já viu o Pai.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


Eu sou o pão que desceu do céu.
Neste Evangelho, Jesus nos fala que ele é o pão da vida. Como o profeta Elias (1ª leitura), nós precisamos, para atravessar o deserto da vida ao encontro com o Senhor, de um alimento especial, o pão vivo descido do céu, que é Cristo.
No início do Evangelho, os judeus duvidam que Jesus desceu do céu, pelo fato de conhecerem seus pais e sua família. É o mistério da encarnação que eles não entendiam.
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair.” Quer dizer, a fé em Jesus e na sua encarnação é uma graça, algo que supera a inteligência humana mas que Deus nos dá gratuitamente.
“Quem crê possui a vida eterna.” Quem tem fé em Jesus e no mistério da sua encarnação, está preparado para recebê-lo como o pão da vida e por isso tem a vida eterna. Esta vida eterna começa aqui e terá a sua plenitude no céu.
“Os vossos pais comeram o maná no deserto e no entanto morreram.” Aquele maná foi apenas um símbolo da Eucaristia, isto é, de Jesus como o nosso pão da vida. O maná não podia impedir a morte de quem o comia. Já Jesus, como o pão vivo descido do céu, quem dele comer viverá eternamente.
A Eucaristia é um mistério tão grande que mistura o tempo atual com a eternidade. “Eu sou o pão da vida... Quem dele comer nunca morrerá.”
“Todo aquele que ouve o Pai...” Na verdade Deus Pai nos fala através do seu Filho, que é a sua Palavra eterna. Ficam, portanto, três grandes desafios para nós: ter fé, conhecer e seguir as palavras de Jesus e receber a Eucaristia. Esses três desafios nos levam para a vida eterna, a qual começa agora e no futuro terá a sua plenitude.
“Eu sou o pão da vida.” É a Eucaristia que sustenta a vida cristã, assim como o alimento sustenta a nossa vida corporal. Sem a Eucaristia, nós vamos ficando cada vez mais subnutridos na fé e fracos nas boas obras, e assim não conseguimos vencer as tentações. A pessoa fica como ovelha sem pastor, planta sem água, ou galho separado do tronco e acaba se afogando num copo d’água. Por outro lado, quem recebe a Eucaristia produz frutos como árvore à beira d’água; ama como Jesus amou, pensa como Jesus pensou e vive como Jesus viveu.
O alimento que comemos se transforma em nós. Na Eucaristia acontece o contrário; ela é mais forte do que nós, por isso nós é que nos transformamos nela. De tal modo que um dia poderemos dizer com S. Paulo: “Não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.
Nós cristãos, que vivemos neste mundo tão complicado, precisamos da Eucaristia para seguir os mandamentos de Deus.
Havia, certa vez, um sábio que era muito famoso. Ele era chamado para fazer palestras em toda parte. Ia de carro e tinha o seu motorista.
Um dia, durante uma viagem, ele ficou rouco. Tão rouco que a sua voz não saía mais. Então ele disse ao motorista: “Você já ouviu minha palestra tantas vezes que a decorou. Como lá ninguém me conhece pessoalmente, eu peço a você que faça a palestra no meu lugar”.
O motorista aceitou. Eles trocaram as roupas, o sábio assumiu a direção do carro e foram. Chegaram já em cima da hora da palestra. O auditório estava lotado. O motorista foi para a frente e o sábio ficou atrás, sentado. Após a apresentação, o motorista pegou o microfone e começou a falar. Fez uma palestra belíssima, e todos bateram palmas. Em seguida vieram as perguntas. Como em todos os lugares as perguntas são quase sempre as mesmas, ele foi respondendo uma a uma, com a maior desenvoltura.
Mas surgiu uma pergunta nova. O motorista foi criativo. Ele disse: “Eu já estou um pouco cansado. Como esta pergunta é muito fácil de ser respondida, eu peço ao meu motorista que a responda para vocês”. O sábio levantou-se foi à frente e, já com a voz um pouco melhor, respondeu àquela pergunta, e as demais que surgiram. No final, mais aplausos. E os ouvintes comentavam: “O homem é um gênio mesmo; até o motorista dele é um sábio!”
Existe certa semelhança entre essa história e Jesus trocando de liderança conosco. Ele não ficou rouco, mas foi para o céu e nos deixou no seu lugar. A Eucaristia nos torna “outros Cristos” no mundo. Como o próprio Jesus disse, temos condições de fazer tudo o que ele fez, e mais ainda.
Maria Santíssima estava unida, não só ao seu Filho, mas também à santa Igreja. Após a ascensão de Jesus, ela ficou junto com os Apóstolos no Cenáculo. Depois, obedecendo ao Filho, foi para a casa do evangelista João, onde participava da Comunidade cristã. Que ela nos ajude a não só amar mais a Eucaristia, mas a sermos Eucaristia para o mundo.
Eu sou o pão que desceu do céu.






VÍDEO DA SEMANA

O dom de ser anjo- Padre Fábio





https://www.youtube.com/watch?v=fPw4LRvJnGQ








MOMENTO DE REFLEXÃO

É você quem decide, a cada momento, se há uma lição a ser aprendida,
em cada alegria, em cada tristeza, em cada aborrecimento, ou desperdiça
todos os momentos e vai vivendo aos trancos e barrancos.
Coisas boas e ruins acontecem a todos, indistintamente.
Se não existe o paraíso, podemos construir um oásis de paz,
em nós mesmos, no meio das guerras que as pessoas vivem.
Tudo depende da escolha. Podemos fugir à tristeza?
Não. Podemos impedir as perdas? Não. Podemos obrigar que nos amem?
Não. Mas podemos usar os momentos de dor,
frustração e ressentimento para aprender a amar melhora.
Podemos tornar nosso trabalho mais realizador.
Podemos transformar o ódio em perdão.
O ressentimento em compreensão.
Basta tomar essa decisão!
Escolhendo a melhor forma de resolver os conflitos e aprender com eles.
Desafie a você mesmo, criando um artifício para lidar, com o negativo.
Invente um jogo em que ganhe pontos, diante de situações que você
resolva com harmonia, ou perca pontos se não resistir a se fazer de vítima. Feche as portas ao automatismo burro.
Ele faz sofrer e nos torna refém.
Podemos ser, hoje, melhores do que ontem.
Cabe a você, somente a você, escolher se os acontecimentos de ontem,
hoje e amanhã, serão usados para torná-lo uma pessoa melhor.
Qual será sua escolha hoje?


Cirilo Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário