Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 24/07/2015


Sexta-feira, 24 de julho de 2015


“O homem que sofre antes do necessário sofre mais do que o necessário.”



EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,18-23

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


- Então escutem e aprendam o que a parábola do semeador quer dizer. As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas. As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé. Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos. E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
“(…) As sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita“. Não há o que comentar nesse evangelho. Eu não me atreveria a colocar qualquer “vírgula” na explicação do Senhor, pois como Ele mesmo diz: “(…) Quem tem ouvidos que ouça”.
Ouvir… Um pré-requisito?
Todos que se empenham em levar essa mensagem em um determinado momento também precisarão parar somente para ouvir. Vejo-nos muitas vezes como Marta do Evangelho de domingo… Inquietos. Na missa estamos no canto, nas leituras ou no comentário; nos grupos a qual participamos nos empenhamos na condução, no louvor, na intercessão, (…) A palavra que esta sendo semeada “nas pessoas” também deve atingir a nossa terra.
Lembro quando participava do núcleo do meu grupo de oração, éramos lembrados constantemente que aquele local era onde o servo deveria se reabastecer para que no grupo, no encontro, na reunião principal, estivéssemos empenhados apenas ao serviço. Ainda questiono muito isso. Se isso fosse 100% verdade não teríamos os evangelhos.
O que Jesus fazia, dizia, operava, (…) virou motivo de ser registrado. Aquilo que acontecia no pé de uma montanha, as margens de um lago ou em meio a multidão geravam um aprendizado constante. Esse evangelho de hoje é um dos poucos momentos em que se é registrado um ensino particular, onde Jesus, sondado por seus amigos, explica o significado da parábola do semeador.
A maior parte do que foi ensinado por Jesus se deu em meio ao povo, sem separações, ou distinções e é por isso que TODOS que participam, por exemplo, de uma missa ou celebração devem entender que são testemunhas de um milagre, e não os construtores dele. Um ministério de música imaturo, um comentarista aparecido que resolve “dar um show” precisam rever como anda sua terra, pois se assim o persistirem logo logo a terra não será tão fértil como antes.
Se a condição da semente é ouvir, porque não nos calamos um pouco?
“(…) Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada“. (Lucas 10, 41-42)
Deus fala conosco do jeito melhor que Ele encontra para que isso aconteça, visto que encontra dificuldade em nos ver parar para escutá-lo. Às vezes uma frase solta no ar, uma mensagem num pára-choque de carro, email de internet ou até mesmo algo que ouvimos de uma pessoa que pouco conhecemos. Quantas vezes “desprezamos” a mensagem que era ensinada ou pregada por um irmão de comunidade, pois alegamos que “já sabemos” o que ele(a) vai dizer?
Jesus nos convida a apresentar nossas mazelas, sonhos, dificuldades e nos promete ajudar a carregá-las, mas por vezes também nos chama a reflexão, a introspecção, ao silêncio que brota da HUMILDADE. Conheço pessoas que não se deixaram ser curadas por Deus, pois estavam “servindo”, pessoas que cantam lindamente, mas não se deixam ser tocadas pela canção…
É claro que um padre não vai se lançar em prantos em meio a uma homilia, pois Deus sabe o momento que deve lançar a semente, sendo assim tão pouco o nosso “testemunho de bolso” ou nossa canção converterá a ninguém que não tenha sua terra revirada e adubada pela palavra. Não adianta forçar a graça se ela não acontece em mim.
“(…) Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.”. (Atos 1, 6-8)
Nossas palavras, nosso canto, nossas pregações produzem frutos à medida que OUVIMOS, ENTENDEMOS e OPORTUNIZAMOS outros encontros. Com as novas técnicas da agronomia, algumas plantas crescem em um lugar, mas quando viram mudas, são plantadas em outro. Deixemos a semente de hoje virar uma muda em nosso coração para que seja plantada no coração daqueles a quem seremos enviados.
Abramo-nos mais a graça de Deus em todas as ocasiões. Deixe Deus escolher o momento de arar a NOSSA terra. Se for hoje, assim seja.
Um imenso abraço fraterno.







CULINÁRIA

Sorvete maria-mole com ganache


Ingredientes

.1 lata de leite condensado
.1 lata de creme de leite sem soro
.200 ml de leite de coco
.1 pacote de maria-mole de coco
.100 g de coco ralado
.200 ml de água

Cobertura:

.200 g de chocolate meio amargo
.1 caixinha de creme de leite

Modo de fazer

Coloque a água para esquentar.
Misture a maria-mole com a água quente.
Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador
Deixe bater por 1 minuto.
Por fim, despeje numa forma untada com óleo e leve para o congelador por no mínimo 4 horas.
Depois de desenformado, derreta chocolate meio amargo em banho-maria, misture o creme de leite e despeje por cima do sorvete.


Fricassé de Frango Completo

Ingredientes

1 lata de creme de leite
1 lata de milho verde
1 copo de requeijão cremoso
100 g de azeitona sem caroço
2 peitos de frango desfiado
200 g de mussarela fatiada
100 g de batata palha
1 xícara (chá) de água
1 pitada de sal

Como fazer

Bata no liquidificador o milho, o requeijão, o creme de leite e a água.
Refogue o creme do liquidificador com o frango desfiado, as azeitonas e o sal até ficar com uma textura espessa.
Coloque o refogado numa forma refratária, cubra com mussarela e espalhe a batata palha por cima Leve ao forno até borbulhar.
Sirva com arroz branco.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Cada dia, em nossas vidas, nos ensina lições que muitas vezes nem percebemos.
Desde o nosso primeiro piscar de olhos, desde cada momento em que a fome bate, desde cada palavra que falamos.
Passamos por inúmeras situações, na maioria delas somos protegidos, até que um dia a gente cresce e começa a enfrentar o mundo sozinhos.
Escolher a profissão, ingressar numa faculdade, conseguir um emprego...
Essas são tarefas que nem todos suportam com um sorriso no rosto ou nem todos fazem por vontade própria.
Cada um tem suas condições de vida e cada qual será recompensado pelo esforço, que não é em vão.
Às vezes acontecem coisas que a gente nem acredita.
Às vezes, dá tudo, tudo errado!
Você pensa que escolheu a profissão errada, que você não consegue sair do lugar, ás vezes você sente que o mundo todo virou as costas...
Parece que você caiu e não consegue levantar...
Está a ponto de perder o ar...
Talvez você descubra que quem dizia ser seu amigo, nunca foi seu amigo de verdade e talvez você passe a vida inteira tentando descobrir quem são seus inimigos e nunca chegue a uma conclusão.
Mas nem tudo pode dar errado ao mesmo tempo, desde que você não queira.
E aí... Você pode mudar a sua vida!
Se tiver vontade de jogar tudo pro alto, pense bem nas conseqüências, mas pense no bem que isso poderá proporcionar.
Não procure a pessoa certa, porque no momento certo aparecerá.
Você não pode procurar um amigo de verdade ou um amor como procura roupas de marca no shopping e nem mesmo encontra as qualidades que deseja como encontra nas cores e tecidos ou nas capas dos livros.
Olhe menos para as vitrines, mas tente conhecer de perto o que está  sendo exibido.
Eu poderia estar falando de moda, de surf, de tecnologia ou cultura, mas hoje, escolhi falar sobre a vida!
Encontre um sentido para a sua vida, desde que você saiba guiá-la com sabedoria.
Não deixe tudo nas mãos do destino, você nem sabe se o destino realmente existe...
Faça acontecer e não espere que alguém resolva os seus problemas, nem fuja deles.
Encare-os de frente.
Aceite ajuda apenas de quem quer o seu bem, pois embora não possam resolver os seus problemas, quem quer o seu bem te dará toda a força necessária pra que você possa suportar e...
Confie!
Entenda que a vida é bela, mas nem tanto...
Mas você deve estar de bem consigo mesmo para que possa estar de bem com a vida.
Costumam dizer por aí que quem espera sempre alcança, mas percebi que quem alcança é quem corre atrás...
Não importa a sua idade, nem o tamanho de seu sonho...
A sua vida está em suas próprias mãos e só você sabe o que fazer com ela...


Lilian Roque de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário