Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 25/07/2015


Sábado, 25 de julho de 2015


A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. (John Dewey)





EVANGELHO DE HOJE
Mt 20,20-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Jesus nos desafia a compreendê-lo. Ele foge do modelo de qualquer tipo de paradigma egoísta que cativamos.
Ao reconhecer Jesus, como aquele que os profetas diziam que estava por vir e reinar, essa mãe se põe a tentar “garantir” um local de destaque para seus filhos João e Tiago. Mas será mesmo que é importante ter um posto de destaque, uma posição em evidencia para termos a atenção de Jesus? Será que Deus seleciona as pessoas ou nos dá as mesmas oportunidades?
Pessoas se ferem, se agridem e até se matam para se evidenciar entre os outros. São capazes de tudo para serem vistas, comandar, reinar, mandar… No entanto o homem de Nazaré revela o que de fato é importante para ser visto por Ele: dar-se como exemplo. “(…) Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente”. Creio que os apóstolos só foram entender de fato essas palavras na última ceia, na cena do lava-pés.
Tenho um conhecido que é há anos chefe. Colegas de trabalho dele dizem que ele não conseguiria mais trabalhar se não tivesse essa posição de comando. Anos e anos mandando e comandando lhe deram muita experiência sobre liderança, mas de certa forma, hoje já o limitam. Já não ouve novas ideias, faz as coisas como as fazia há 10 anos; não se abre às críticas, sugestões, comentários; parou no tempo…
Semana passada nossa reflexão nos convidava a renovar e arejar a terra para a semente, será que eu não preciso de um novo ardor missionário, uma nova motivação e não um lugar de destaque?
Um amigo meu, certa vez muito triste, revelou que em sua comunidade existia uma “dinastia” a frente de sua pastoral. Coordenação que passa de pai para filho, mãe para filha e quando sai da ordem familiar, são os apadrinhados dele (a) que novamente sobem ao “poder”. Já notaram como algumas comunidades sofrem com esses “donos” de pastorais?
“(…) Vocês não devem também ser chamados de “líderes” porque vocês têm um líder, o Messias. ENTRE VOCÊS, O MAIS IMPORTANTE É AQUELE QUE SERVE OS OUTROS. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido“. (Mateus 23, 11-12)
Acostumamos ver essa situação como “comum” no meio dessa triste politicagem que vivemos (infelizmente). Pessoas como a mãe de João e Tiago que buscam certas regalias e postos sociais através de associações indevidas a políticos ou pessoas de índole duvidosa, questionável e corruptível. Isso no mundo deveria ser intolerável, pois o nosso momentâneo sossego e proteção de hoje pode ser à custa do sofrimento, dos impostos e do suor de outros.
Depois não sabemos por que as coisas não dão certo pra nós, pois nos omitimos a ver que às vezes colaboramos com o sofrimento dos outros sob a justificativa que “tenho que trabalhar”.
Justificamos a pirataria; trabalhamos com políticos de má fé; pedimos favores a poderosos; falsificamos atestados médicos, pedimos voto com a intenção única de ganhar um favor e não o bem de todos… Fazemos alianças com a maldade e ainda dizemos que estamos buscando a santidade…
“(…) O que faz o mal não é a tentação em si, MAS O CEDER À TENTAÇÃO. Na tentação de Jesus, o que conta realmente não é a materialidade dos lugares e de coisas, onde e como foi tentado, mas como reagiu a consciência de Jesus”. (Dom Geraldo Majella)
Se, no mundo que vivemos, já deveria ser intolerável essa atitude. Imagine no ambiente cristão. Não se pode admitir que dentro da esfera onde Deus é nosso único pastor, a liderança de falsos pastores, pessoas egoístas e mal resolvidas que afastam as pessoas. É verdade também que Deus escolhe as pessoas, até mesmo os mais difíceis de lidar e conviver. Pedro, Paulo, Moisés, Elias, não eram pessoas fáceis, no entanto, em defesa a eles aparece a fidelidade ao projeto. Então, mesmo em meio a erros, sejamos fieis. Deus não permitirá que isso prevaleça. Uma hora as alianças com a maldade se desfazem… A ovelha descobre o tempo que perdeu.
 Um imenso abraço fraterno!






CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas que vão facilitar sua vida.



1-Retirando manchas de suor dos tecidos
Deixar as roupas de molho numa solução de água bem salgada.


2-Fazendo um doce de pêssego
Quando você fizer doce de pêssego, não descasque com faca. Leve a fruta ao fogo numa panela com água. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque uma colher de sopa de sal de amoníaco sobre os pêssegos, deixe ferver rapidamente.
Retire as frutas com uma escumadeira, passe em água fria e esfregue entre as mãos, até sair toda a casca.


3- Como retirar mancha de ovo
Passar uma pasta de sal (diluída em água) sobre a mancha;
Lavar com água fria (não utilize água quente pois piora mais).


4- Limpando os aquários
Esfregar com uma mistura de água e vinagre e enxaguar várias vezes, retirando tudo para não ser prejudicial aos peixes.


5- Turbinando o detergente
Dissolva algumas gotas de vinagre no detergente que retirará as gorduras com mais eficiência além de dar mais brilho às panelas.


6- Limpe bem seus óculos
Pingar uma gota de vinagre em cada lente e lave bem.


7- Cheiro ruim na geladeira
Embeber um algodão em baunilha e deixar dentro da geladeira.


8- Limpando as manchas de óleo dos papéis
Use um mata-borrão e passe o ferro bem quente.


9- Deixe suas pias bem branquinhas
Limpe as pias e o chão de cozinhas com borra de café.


10- Tire o cheiro dos cinzeiros
Lave os cinzeiros com água e vinagre.












MOMENTO DE REFLEXÃO


Onde estás Tu, Senhor?
Procuro-te e não Te encontro! Escondeste-te, por acaso, de mim?
Como queres Tu que eu caminhe, se não vejo a tua luz, se não me iluminas o caminho?
Não vês os meus olhos abertos, tentado perscrutar a escuridão? Não vês os meus braços estendidos, tentado detectar os obstáculos? Não vês os meus ouvidos atentos, tentando ouvir a tua voz? Não vês os meus passos incertos, que quase me fazem tombar?
Onde Te escondes, Senhor, que me deixas assim sozinho percorrer os caminhos da vida?
Tenho medo, Senhor, não percebes? Não vês a minha intranquilidade, a minha angústia?
Procuro-te em todo o lado, Senhor, sirvo-me de tudo, da minha inteligência, da minha racionalidade, de tudo o que aprendi, e nada, Senhor, não Te encontro!
Procuro-te no cimo das montanhas, no fundo dos oceanos, na brisa leve e no forte vento, no tempo e no espaço, e não Te encontro, Senhor!
Mas não estavas Tu em todo o sítio, em todas as coisas, sempre e em cada momento?
Porque não Te encontro, então, Senhor?
Tateio a escuridão, tento afastar com as mãos as trevas que me envolvem, abro desmedidamente os olhos, grito com toda a minha força, e nada, Senhor, não Te encontro, não me respondes!
Sento-me à beira da estrada da vida, inclino-me e coloco a minha cabeça entre as mãos.
Calo-me, faço silêncio e lentamente envolvo-me com um novelo, e entro em mim.
Já nada me interessa, não quero ouvir mais nada, não quero olhar mais nada, quero apenas conhecer-me, entrar no meu coração e deixar que ele me acalme, com os restos de amor que ainda nele são pobre bálsamo.

Uma calma, uma paz, uma tranquilidade, toma conta de mim.

Parece-me agora que sou todo coração. Já não são os meus olhos que veem, nem os meus ouvidos que ouvem. Já não são as minhas mãos que se estendem, nem os meus pés que caminham. Já não é a minha cabeça que pensa, nem a minha boca que fala.
Sinto, cada vez mais, que agora sou todo e apenas coração.

Ouço então uma voz que me chama:
Joaquim, Joaquim, Joaquim, Eu estou aqui! Vive-me no teu coração!

A vida que não se encontrava, retoma cor e alegria, porque a Vida verdadeira se faz vida na minha vida, e eu exclamo num grito imenso:
Ah, estavas aí, Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário