Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 04/05/2015


Segunda-feira, 04 de maio de 2015


“A amizade é um comércio desinteressado entre semelhantes. (Oliver Goldsmith).”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 14,21-26

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas — não o Iscariotes — disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Meditemos primeiramente o que sugere a reflexão da CNBB:
“(…) Segundo o Evangelho de hoje, o amor a Jesus Cristo se manifesta no acolhimento dos seus mandamentos e na observância dos mesmos. Com isso, percebemos que JESUS NÃO QUER A SUBMISSÃO DO HOMEM A ELE, MAS COMUNHÃO DO HOMEM COM ELE. Quando o homem acolhe os seus mandamentos, na verdade está descobrindo os valores que são o seu fundamento e assumindo esses valores como causa primeira da sua felicidade. Assim, A OBSERVÂNCIA DOS MANDAMENTOS NÃO SIGNIFICA MERA OBEDIÊNCIA, MAS CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE PESSOAL E COMUNITÁRIA, e este caminho é perfeito porque tem a sua origem no próprio Deus”.
Levar a mensagem da Boa Nova é a nossa missão como cristãos e Jesus bem sabia qual seria nossa maior dificuldade: LIMITAÇÕES HUMANAS. Ele realmente tinha e tem a noção delas.
Somos medrosos, facilmente nos desmotivamos, somos vaidosos, orgulhosos, casquinhas de ovo, precisamos de confirmação para tudo, quando nos contrariam, brigamos e fazemos “beiço” por qualquer coisa; precisamos saber de tudo; as coisas precisam ser do nosso jeito; somos tendenciosos, [...]; deve ser por isso que mesmo após ter se revelado aos apóstolos como filho de Deus, Jesus, ao partir, os conforta com a vinda daquele que viria consolá-los e, diga-se de passagem, graças a Deus ainda em nossos dias, vem nos cobrir dessas graças e bênçãos.
Judas Tadeu não entendeu (de fato, nós também não) que Jesus os estava ensinando para que ensinassem. Ele se revela para que eles o revelassem; mostrava Deus para que eles também o fizessem; [...], realmente assim o fizeram, mas nos dias de hoje, essa missão de amor e fidelidade, é de cada um de nós batizados e embriagados do Santo Espírito, mas será que o fazemos?!
Dentre nossas fragilidades, acho que talvez pela nossa criatividade, gerar desculpas talvez seja uma das piores. Não leve pelo lado pessoal mau irmão (ã), somos assim mesmo! Quando a coisa aperta, espanamos! Isso a psicologia chama de mecanismos de defesa do ego.
Deus talvez não queira de nós uma travessia de mundo como Paulo fez, mas atravessar a rua e dizer bom dia pro vizinho; talvez Ele não deseje que sejamos apedrejados como Estevão, mas que pulemos na frente do inocente que esta sendo apedrejado e o defenda ou aquele que passa fome possa ter de nós a atenção e um prato de comida; talvez Ele não queira algo difícil de realizar, de você que esta adoentado e limitado pelas dores e artroses que o avançar da idade nos presenteiam, mas que mesmo sentado, você ensine seus netos a rezar; talvez Ele não queira de você que acorda cinco da manhã e dorme meia noite que dê mais uma hora em orações, mas que seu dia seja um reflexo de vida de oração revelando a quem vê, o Espírito Santo que habita em você… Deus talvez queira de nós a fidelidade aos seus planos. “(…) JESUS NÃO QUER A SUBMISSÃO DO HOMEM A ELE, MAS COMUNHÃO DO HOMEM COM ELE”.
Repare a sabedoria do salmista:
“(…) Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos Por amor de vosso nome, Senhor, perdoai meu pecado, por maior que seja. Que advém ao homem que teme o Senhor? Deus lhe ensina o caminho que deve escolher Viverá na felicidade, e sua posteridade possuirá a terra. O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança” (Salmo 24, 10-14).
O mais engraçado é que Jesus conhecia plenamente aqueles que escolheu. Conhecia a fraqueza de cada um dos doze (inclusive de Judas Tadeu) e não tenha dúvida, Ele conhece cada um de nós. Sabe como somos e até onde conseguimos ir.
Ele não dá algo que não suportamos. Sendo assim, quando a coisa apertar, o medo bater, a preguiça rondar, revistamo-nos do Espírito Santo e mesmo engatinhando, continuemos a andar pra frente. Se Ele fala que agüentaremos, vamos então…
Um imenso abraço fraterno






MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

A exceção e a regra
Luiz Marins


Muitas pessoas têm me perguntado: afinal, qual é o mundo real?

Será este que estamos assistindo na televisão, lendo nos jornais e revistas, ouvindo nas rádios, em que políticos roubam, mentem, desafiam a justiça? Árbitros de futebol roubam, mentem, enganam o torcedor? Policiais federais roubam o dinheiro de que são guardas? Policiais civis e militares juntam-se aos bandidos para roubar a população? Magistrados são pegos envolvidos em falcatruas? Líderes de igrejas estão envolvidos em situações imorais?

Ou será o mundo composto de pessoas honestas, famílias honradas, policiais valorosos, magistrados justos e retos, homens e mulheres sérios?
Qual será a regra? Qual será a exceção?
Tenho quase certeza que você, que está lendo esta mensagem, irá me dizer que a regra hoje é a desonestidade, a falsidade, a imoralidade, a corrupção e a mentira. Mas, eu gostaria de pedir a você que fizesse uma reflexão um pouco mais profunda e desapaixonada da realidade e procurasse enxergar o outro lado deste mundo em que vivemos.
Se é verdade que temos corruptos, ladrões, pessoas imorais, mentirosos é também verdade que existe muita gente honesta, séria, leal, verdadeira, moralmente defensável. Se assim não fosse o mundo já teria acabado.
Peço a você que pense nas centenas e milhares de pessoas que trabalham como voluntários nas obras sociais - creches, asilos, hospitais. Pense nos milhões de homens e mulheres simples, talvez como você, que levantam cedo todos os dias e vão trabalhar e procuram fazer cada dia melhor o seu trabalho, atender melhor os seus clientes, enfim, cumprir e ir até além das obrigações. Olhe nas ruas e veja se você acredita que a maioria seja realmente safada e corrupta, desonesta e imoral.
Será que não estamos assistindo justamente um início de limpeza dos que são exceção (embora sejam muito numerosos) mas que por estarem todos os dias na mídia nos fazem acreditar serem a regra, a maioria, e que o mundo real é feito só de gente da mais baixa qualidade humana?
Faça nesta semana um esforço (e tem que ser muito grande) para enxergar pessoas honestas, boas, sérias, verdadeiras, que ajudam ao próximo de coração aberto e não por interesse algum. Tente enxergar os milhões de anônimos que fazem a água chegar às torneiras, a luz acender, o telefone funcionar, o pão que comemos, e que recolhem o lixo que fazemos. Talvez você fique surpreso de encontrar mais pessoas do que imagina e passe a ajudar a limpeza do mundo e do Brasil sendo também uma pessoa séria e honesta para que a exceção vire regra e que a regra seja a verdade, a justiça, a honestidade, o trabalho, os valores morais e éticos de que tanto precisamos.
Pense nisso. Sucesso!







MOMENTO DE REFLEXÃO

Há pessoas que não acreditam em milagres. Outras, por experiência ou por fé, acreditam e o afirmam.
O que é um milagre senão algo de excepcional que nos acontece, ou aos outros e que não achamos explicação em lugar nenhum?!
Para alguns, milagre é ver alguém curado de uma doença da qual estava condenado; para outros, um deficiente sair andando normalmente. E uma pessoa que sobreviveu a um acidente de avião? E então, segundo a fé que se tem, acredita-se ou não. E provavelmente quem não tem fé não acredita nunca.
Mas para muitos, felizmente, tudo é tão mais simples...
Não é um milagre ver um bebê que passou nove meses no ventre da mãe e que depois nasce com personalidade própria, características próprias? E quando a gente se esquece completamente da dor quando tem aquele ser pequenininho nos braços... Quem ainda não teve a bênção de viver essa experiência deveria experimentar e quem já teve... sabe bem do que estou dizendo!
Quem já plantou uma semente minúscula e viu dali brotar uma árvore teve certamente uma sensação parecida.
A vida está cheia de milagres, a gente é que não sabe ver. Uma bola de fogo pendurada em nada e que vem cada dia para iluminar nosso dia é um milagre cotidiano; sua companheira, a quem raramente encontra, que nos oferece belos espetáculos e faz sonhar os poetas, também é um milagre cotidiano;
Dois corações que se apaixonam sem qualquer explicação não é também?!
É maravilhoso poder acreditar que existe algo além do que podemos sentir ou tocar. As pessoas que se extasiam diante dessas belezas que nos cercam diariamente são provavelmente mais felizes que outras.
E ter um coração que pode sentir felicidade em meio a tantas tribulações já não é um milagre?
Acredite na vida! Olhe em volta de você e verá que existe bem mais belezas inexplicáveis no mundo do que nosso coração em toda sua existência poderia sonhar.
Sente-se um dia ao entardecer e aprecie o pôr-do-sol, ou acorde bem cedo para ver a aurora... São espetáculos únicos e que não têm preço. Olhe em sua volta, plante uma semente, dê um pouco de você mesmo a quem precisa, faça alguém sorrir...
Afinal, a gente nem sempre se dá conta... mas... cada um de nós já é um milagre da vida!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário