Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 28/05/2015


Quinta-feira, 28 de maio de 2015


A cólera prejudica o repouso da vida e a saúde do corpo; ofusca o entendimento e cega a razão. (Denis Diderot)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,46-52

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: "Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá".
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: "Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada". 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: "Coragem, filha! A tua fé te salvou". E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: "Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo". E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
O que torna um diálogo eficiente? O que nos cativa a ficar horas e horas conversando sobre um ou diversos assuntos? Saber e verificar que quem conversa conosco esta prestando atenção no que falamos!
Quantas pessoas conheciam Bartimeu e quantas se compadeceram de sua situação? Quantos irmãos todos os dias o viam a mendigar especulando sobre os motivos que o levou a ser cego? Quantos irmãos ainda hoje acreditam que somente haverá cura se vier precedido da conversão? “(…) Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! MUITAS PESSOAS O REPREENDERAM E MANDARAM QUE ELE CALASSE A BOCA, mas ele gritava ainda mais”…
Deus não nos olha com os olhos humanos…
“(…) Ele sonda o abismo e o coração, e penetra em todas as suas astúcias. Pois o Altíssimo possui toda a ciência e fixa o olhar nos sinais dos tempos; Ele manifesta o passado e o futuro e revela as coisas ocultas“. (Eclesiástico 42, 18-19)
Um grande erro que temos é que exigirmos que as pessoas “se calem”, ou seja, impetramos mudanças drásticas de comportamento que somente com o tempo virão a acontecer. “Largar a capa” só acontecerá quando de fato o individuo ouve a voz de Deus o chamando. Não adianta meu empenho, meu talento, minha dedicação se ela não ressoar como a voz de Deus para os irmãos que vivem na cegueira do amor e da oportunidade.
Temos limitações, por que temos dificuldade em aceitar que os que procuram a Deus também têm as suas? É preciso respeitar o tempo e as realidades em que vivem os filhos de Deus.
“(…) procurem os pastores de almas fomentarem com persistência e zelo a educação litúrgica e a participação ativa dos fiéis, tanto interna como externa, segundo a sua idade, condição, gênero de vida e grau de cultura religiosa, na convicção de que estão cumprindo um dos mais importantes múnus do dispensador fiel dos mistérios de Deus. neste ponto guiem o rebanho não só com palavras, mas também com o exemplo”. (SACROSANCTUM CONCILIUM §19)
No entanto é preciso notar algo na conduta de Bartimeu: Não parava de gritar!
Temos mania de também ajudar sem estar ajudando. Não se educa uma pessoa, um filho dando tudo o que pede. Uma conversa não é verdadeira se apenas concordamos com tudo que nos dizem… Discordar e negar fazem parte de um processo maturacional. Um professor, um pai, uma mãe pode às vezes nos apresentar uma verdade que não acredito ou concordo, mas nem por isso estão errados.
Não podemos por barreiras para que as pessoas obtenham a graça, mas isso não depende exclusivamente de minha vontade, pois a vontade de continuar gritando, mudando e fazendo é o que move a mão de Deus a realizar o grande milagre, ou seja, a pessoa também TEM QUE FAZER A SUA PARTE. Digo isso, pois muita gente tem procurado as igrejas da facilidade, pois lá não precisa ter fé, esforço ou mudança de vida. Clamam pela graça de Deus sem que se faça necessário largar a capa.
Dar esmola é um gesto nobre, mas não pode viciar a pessoa nesse dinheiro fácil. Colaborar para que as pessoas fiquem casquinhas de ovo também não ajuda. Deus não nos chamou para agendar a graça, Ele nos chama a ser pastores, daqueles que protegem as suas ovelhas, mas o pastor pode tomar medidas fortes para que a ovelha não se perca.
Devemos favorecer o encontro, mas é preciso que cada um tenha a coragem de largar sua própria capa, mesmo que leve algum tempo.
Um imenso abraço fraterno.







MUNDO ANIMAL


Agressividade: como lidar com este problema?



Antes de explicar de onde surge a agressividade, é importante destacar que muitas pessoas acreditam que fazer tudo o que o cão quer e oferecer muito amor e carinho significa uma garantia para torná-lo um animal dócil e tranqüilo, mas na verdade a educação correta, além de amor e carinho está baseada em limites e controle.

Outro ponto é que nem sempre a raça escolhida é determinante para a agressividade de um cão. Exemplo: podemos encontrar pitbulls mais dóceis e labradores mais agressivos. Nas linhagens da mesma raça podemos identificar cães mais mansos ou mais agressivos do que na média e é este ponto que devemos considerar no momento de escolha do amigo canino.

Como surge a agressividade?

A agressividade pode ser apresentada desde filhote, enquanto estão disputando a mamada da mãe, durante a adolescência, quando os machos começam a disputa na hierarquia, os adultos quando defendem o território ou a comida, além de muitas outras situações ou fases de vida.

Quais são os diferentes tipos de agressividade?

- Agressividade por medo: cães medrosos tendem a rosnar, mostrar os dentes e atacar quando se sentem ameaçados ou quando estão em situações de risco. O ideal é fazer treinos de dessensibilização (para que o cão se acostume com aquela situação, objeto, pessoa, etc.) e faça associações positivas.

- Agressividade por dominância: cães que são contrariados e que se consideram líderes do grupo. Neste caso, é importante não enfrentar o cão e não revidar às provocações, pois essa atitude só piora o quadro de agressão. É necessário fazer treinos de limite e obediência, muita determinação!

- Agressividade por possessividade: cães que demonstram agressividade com objetos valiosos (ex: brinquedo favorito) ou pessoas. Além de uma boa liderança, devemos fazer com que o cão tenha boas associações com essas situações.

- Agressividade territorial: cães que atacam nos portões de suas casas ou que demonstram maior agressividade quando estão no território deles. Ganhar o controle e dar limites ao cão, são treinos fundamentais.

Para que possamos prevenir problemas de agressividade é indicado o adestramento desde a fase de filhote, para que além da boa educação, a socialização aumente as chances de torná-lo um cão equilibrado, dócil e feliz!

Texto: Tatiana Piancastelli (adestradora da Cão Cidadão)
Revisão e edição: Alex Candido








MOMENTO DE REFLEXÃO


Quantas vezes você ouviu esta expressão?:
"Sou assim desde criança, esse é o meu jeito de ser e não vou mudar".
E quantas vezes você já ouviu dizer que dentro de cada bloco de mármore já existe uma imagem e que o escultor apenas tira o excesso? Seria tão bom se todos tivessem a consciência de que somos o bolo e não a forma e que nossa velha e boa receita pode ser melhorada cada vez que a preparamos.
Na primeira vez que fiz um bolo de cenoura, ele saiu comum e simples, mas com o tempo eu fui dando os meus toques; hoje, eu coloco na massa uva passas, nozes, raspas de casca de limão; depois de assado, eu o rego o bolo com caldo de laranja, coloco cobertura de chocolate derretido e salpico castanhas-do-pará; e, assim, aquele simples bolinho de cenoura se tornou numa delícia que o paladar adora!
É isso que podemos fazer conosco mesmo. Por que temos que nos limitar aos mesmos afazeres ou nos comportarmos do mesmo jeito de sempre, se existe opção de melhora? Eu posso ser o que eu escolher, em se tratando de progresso individual ao meu alcance. Não precisamos repetir, por exemplo, o mesmo comportamento a vida inteira, só porque foi a maneira como fomos treinados:
Não é porque meu avô andou a cavalo, que eu não deva usar o carro! Penso que o nosso comportamento tem muito mais a dizer do que as nossas próprias palavras. Não é necessário dizer às pessoas que você é afinada(o) para cantar, quando eles o ouvirem, elas vão saber!
Tenho uma amiga que se queixa do marido, porque ele nunca diz para ela: Eu te amo! Contudo, o comportamento dele demonstra isso o tempo todo.
Lembrando o comercial que dizia: Tente, invente, faça algo diferente, quero dizer que, viver bem é um eterno aprendizado:
Aprende-se a tocar piano, tocando!
Aprende-se a trabalhar, trabalhando!
Aprende-se a cozinhar, cozinhando!
Aprende-se a amar, amando!
Neste último, entretanto, está contida uma das chaves da sua liberdade! Ame a todos indistintamente!
Quer coisa mais bela e desejada do que flores perfumadas? E quem disse que as flores escolhem para quem vão exalar seu perfume?
Sorria para a vida! Ela irá retribuir o seu sorriso.

Irani Gennaro


Nenhum comentário:

Postar um comentário