Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 10/03/2015



Terça-feira, 10 de março de 2015.


"Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos." ( L. M. Leonov).


EVANGELHO DE HOJE
Mt 18,21-35


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.


Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:
“Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”
22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e seus filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida.
26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.
31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.
35É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
A ingratidão e o perdão…
Certa vez Jesus foi questionado por um Jovem que queria saber o que fazer para ter a vida eterna. Ele respondeu: Dê o que tem e SEGUE-ME! Outra vez uma mulher que iria ser apedrejada foi salva por Jesus então Ele diz: VÁ E NÃO TORNES A PECAR! E em outra ocasião dez leprosos pediram ajuda e por Ele foram atendidos, no entanto apenas um voltou – um samaritano. A esse homem Jesus diz:
“(…) Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?! E acrescentou: LEVANTA-TE E VAI, TUA FÉ TE SALVOU”. (Lucas 17, 17-19)
A parábola do empregado mal não fala de dinheiro ou dívidas, mas fala de INGRATIDÃO. Mostra o quanto somos doces e amáveis quando há o que nos interessa e o quanto esquecemos o bem que nos fizeram e em especial o que Deus nos concede.
Somos passíveis de erros e os com quem nos relacionamos também. Se entendermos a mensagem da Boa Nova de Jesus temos pelo menos a obrigação de nos perdoar e quando isso não for AINDA possível, pelo menos relevar para poder viver bem. Sei que existem pessoas que talvez esgotem até os nossos “setenta vezes sete” (risos), mas esses são casos especiais e raros. O que não podemos é se comportar erroneamente, por vingança, raiva ou rancor. Qual seria nossa gratidão a Deus?
Falar do amor e não fazer dele sua política, nos credencia como fariseus! Receber o perdão e não dar, como ingratos!
“(…) Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante”. (Mateus 23, 23)
Cada um tem um limite, uma limitação. Cada um sabe o que suporta, tolera ou engole. Mas a resposta sugerida por Jesus para o mal que nos fazem não é a resignação ou o sofrimento, mas um ato corajoso de não enfrentamento. É dizer não ao rancor que nos consome, nos envelhece e aos poucos nos entristece.
Um grande dramaturgo inglês dizia que “guardar rancor é beber veneno e esperar que o outro pereça”, ou seja, é bobagem.
Um imenso abraço fraterno!







VIDA SAUDÁVEL


16 coisas simples que você pode fazer por sua felicidade.

Por MARC CHERNOFF


Uma coisa que sempre me fascina é perceber a relação entre o caminho que escolhemos para viver nossas vidas e o grau de felicidade que desfrutamos diariamente. Algumas das escolhas que fazemos rotineiramente podem parecer alheias a nossa consciência, mas afetam de forma significativa o nosso bem estar geral.

Geralmente, não é o que você tem, onde você está, ou pelo que você já passou que te faz feliz ou infeliz, e sim como você lida com tudo isso.

Abaixo, eu disponibilizo algumas das dicas mais fáceis de colocar em prática e ​​que podem facilmente ser adaptadas à sua vida diária.

1. Lembre-se de sua humanidade

O mundo virtual é muito prático e sedutor, mas ele pode ficar no caminho de sua humanidade se você não for cuidadoso (a). Controle-o para que ele não lhe controle. Em outras palavras, desligue o telefone e reserve seu tempo offline. Não perca a prática das conversas olho no olho. Não se esconda atrás de uma tela. Pergunte sobre as histórias das pessoas. Ouça, compartilhe e sorria com elas.

2. Filtre o excesso de barulho em sua vida.

Tenha cautela ao direcionar “os microfones” de sua vida. Não ouça apenas o que lhe parece mais alto. Ouça o que for mais verdadeiro. Selecione o que e quem realmente merecem a sua atenção.





3. Comece escolhendo de forma diferente, para o seu próprio bem-estar.

Uma grande parte de sua vida é o resultado das pequenas escolhas que você faz todos os dias. Se você não gosta de alguma parte de sua vida, é hora de começar a ajustar as coisas e fazer escolhas melhores, agora, exatamente onde você está.

4. Comece a ser mais produtivo (a) do que ocupado (a)

Há uma grande diferença entre estar ocupado (a) e ser produtivo (a). Não confunda movimento com progresso. Uma cadeira de balanço continua se movendo, mas nunca faz qualquer progresso.

5. Separe as primeiras horas do dia para as atividades significativas.

O que, em seu dia a dia, você faz e é realmente importante? Você está reservando tempo para o que realmente importa? Priorize suas primeiras horas do dia para isso, arrume seu tempo, e, mesmo que sejam só 15 minutos, use-os conscientemente.

6. Comece a viver mais o presente.

Viver remoendo o passado não funciona. Não funciona também basear-se apenas no que o futuro promete. Faça o melhor que puder com o seu presente.

7. Comece a substituir as suas preocupações por ações positivas.

A maioria das coisas que geram preocupação estão relacionadas a fatos que ainda não aconteceram. Troque a preocupação por atitudes positivas.

8. Comece fazendo o que é certo, mesmo se essa não for a opção mais fácil.

Só porque você pode, não significa que você deve. Só porque algo é fácil de fazer, não significa que vale a pena gastar o seu tempo com isso. Faça o que é certo, não o que é mais fácil.

9- Comece comparando-se a si mesmo, e a mais ninguém.

Esqueça o que os outros têm e onde eles estão. Você não está andando com seus sapatos, e você nunca vai caminhar confortavelmente com os seus próprios se continuar se comparando com eles. O que você precisa fazer em seguida para alcançar seus próprios objetivos? Faça isso! Você não vai se distrair com comparações se estiver focado em suas próprias finalidades.

10. Comece a ser mais tolerante com aqueles que enxergam as coisas de forma diferente.

Amor e a bondade geram amor e bondade.  Agressões e acusações, na maioria das vezes, mostram mais intolerância do que razão.

11. Diminua as suas expectativas.

Dar algo esperando que os outros retribuam da mesma maneira é um dos atos mais egoístas que podemos ter como seres humanos. Cada pessoa vê a vida com uma perspectiva diferente. Pense que: do ato de plantar uma semente pode nascer uma flor, compartilhar um pouco de conhecimento pode mudar a vida de alguém, sorrir pode devolver a esperança de uma pessoa que sofre. Mesmo assim, a semente pode não brotar, e, culpabilizar o outro não ajudará em nada.

12. Comece a ser a diferença que você quer ver no mundo.

Todos nascemos com a capacidade de mudar a vida de alguém. Nunca desperdice esse dom. Seja gentil. Esteja presente. Seja alguém que faz a diferença. O que você dá a outra pessoa é realmente o que você dá a si mesmo. Quando você trata os outros com amor, você aprende que você também é digno (a) de amor.

13. Comece a fazer de seus relacionamentos uma prioridade.

As pessoas que gastam todo seu tempo tentando ganhar dinheiro, gastam todo o seu dinheiro tentando ganhar tempo. Não faça isso consigo mesmo (a). Acerte as prioridades.

14. Deixe claro para seus entes queridos o sentimento que você tem por eles.

Nossos relacionamentos mais próximos são vitais para a nossa felicidade. É indispensável que digamos aqueles que amamos que nós os amamos. E, lembre-se, amar é algo que vai muito além de proferir palavras.

15. Comece a se abrir para novas oportunidades de crescimento.

Reconheça que sempre pode existir algo que você ainda não sabe, mas que pode fazer toda a diferença em sua vida. Vá a algum lugar novo e inúmeras oportunidades podem aparecer de repente. Faça algo diferente, e todos os tipos de grandes novas possibilidades podem surgir. Mantenha a mente aberta e se diverta com a vida.

16. Comece concentrando-se apenas no que você pode controlar.

Nunca force nada. Dê o seu melhor tiro e, em seguida, deixe as coisas acontecerem. Se for para ser, será. Não torne-se um pessimista por causa das coisas que você não pode controlar. Faça a sua parte.

Via Marc and Angel Hack Life
Traduzido e adaptado por Josie Conti







MOMENTO DE REFLEXÃO


Um viajante caminhava pelas margens de um grande lago de águas cristalinas, imaginando uma forma de chegar até o outro lado, aonde era seu destino.

Suspirou, profundamente, enquanto tentava fixar o olhar no horizonte.

A voz de um homem de cabelos brancos quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. Era um barqueiro.

O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. O viajante olhou detidamente, percebeu haver letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, observou que eram mesmo duas palavras.

Num dos remos estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro, AGIR. Não contendo a curiosidade, perguntou ao barqueiro o motivo daqueles nomes nos remos.

O barqueiro pegou o remo, no qual estava escrito ACREDITAR, e remou com toda força.

O barco começou a dar voltas, sem sair do lugar.

Em seguida, pegou o remo em que estava escrito AGIR, e remou com todo vigor.

Novamente, o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.

Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, movimentou-os ao mesmo tempo, e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago, chegando calmamente à outra margem.

O barqueiro disse ao viajante:

- Este barco pode ser chamado de AUTOCONFIANÇA. E a margem é a META que desejamos atingir.

Para que o barco da AUTOCONFIANÇA navegue seguro e alcance a META pretendida, é preciso que utilizemos os dois remos ao mesmo tempo, e com a mesma intensidade:

ACREDITAR e AGIR.

Não basta apenas ACREDITAR, senão o barco ficará rodando em círculos, é preciso também AGIR para movimentá-lo na direção que nos levará a alcançar a nossa META.


Impulsione os remos com força e com vontade, superando as ondas e os vendavais, e não se esqueça que, por vezes, será preciso até remar contra a maré.



Nenhum comentário:

Postar um comentário