Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 20/03/2015


Sexta-feira, 20 de março de 2015


“A paz que procuramos muitas vezes está no silêncio que não fazemos.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 7,1-2.10.25-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galiléia. Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Vamos buscar o que a CNBB orienta sobre essa passagem:
“(…) A descrença pode ter conseqüências terríveis como nos revela o Evangelho de hoje. As pessoas que acreditaram em Jesus procuraram seguir seus ensinamentos e viver uma nova forma de relacionamento com Deus, de modo que a sua fé gerava a vida em abundância. Os que não aceitavam as palavras de Jesus não só se privavam desta vida como também procuravam tirar a vida de Jesus. Mas o nosso Deus é o Deus da vida…”.
As festividades da “festa das barracas” orientavam para que todos os homens se dirigissem para Jerusalém, pois nela o povo celebrava a lembrança do tempo em que seus antepassados caminharam pelo deserto e Deus os provinha de tudo que precisavam. Jesus seguia a tradição quando se dirigiu para a cidade santa.
Talvez em virtude das festividades não tenham prendido Jesus, portanto não era sua hora, mas nem por isso o pensamento em calá-lo deixava de estar presente. “(…) Não é este o homem que estão querendo matar? Vejam! Ele está falando em público, e ninguém diz nada contra ele”!
Encanta-me em Jesus esse espírito destemido, qualidade ou carisma que todos nós cristãos deveríamos ter. Não estou aqui dizendo que devemos para o enfrentamento sem medir conseqüências, mas deveríamos ser mais corajosos ao enfrentar as dificuldades mesmo as mais eminentes.
O cristão nesse mundo e tempo que vivemos ainda esta fadado a ser perseguido apenas pelo fato de ter fé ou ficar de pé. Reflitamos a primeira leitura de hoje:
“(…) Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. VAMOS PÔ-LO À PROVA COM OFENSAS E TORTURAS, PARA VER A SUA SERENIDADE E PROVAR A SUA PACIÊNCIA“. (Sabedoria 2, 17-19)
Quem sente que suas forças se esvaem deve se agarrar na providencia do Deus que sempre caminhou com seu povo pelo deserto e talvez nessa confusão que eu esteja vivendo seja um momento propicio para enxergar que por ignorância ou imaturidade que estamos como aquele povo, andando em círculos.
A lembrança da festa das barracas nos faz pensar o quanto à privação de um luxo ou de uma vontade pode nos fazer cair na real sobre a vida que levamos. Quantos cristãos se perdem nos pedidos, mas nada se empenham em mudar um gesto ou comportamento e mesmo assim Deus ainda caminha com eles; quantos de nós já encontramos na dificuldade, na privação, na simplicidade o verdadeiro motivo de se viver e de se reconhecer que a vida não é só aquilo que quero ou desejo?
Precisamos ser mais simples por algum momento para lembrar o quanto Deus é bondoso e que mesmo com tantos equívocos, nunca nos abandonou.
Ver o destemor de Jesus em meio aqueles que o queriam matá-lo precisa despertar em nós a coragem de ver nossos problemas como ínfimos. Marcos Volcam certa vez disse em um dos seus comentários: “(…) Devemos perseverar! Lembremo-nos que “Deus, por meio de seu poder que age em nós, pode realizar muito mais do que pedimos ou imaginamos” (Cf. Ef 3,20), apesar das muitas lutas e tribulações que possamos ter pela frente, nesta jornada de implantar a Cultura de Pentecostes”.
Coragem e simplicidade! Volta seu olhar pra Deus e nunca desista!
Um imenso abraço fraterno





CULINÁRIA
Todo sabor é vão, salvo quando há trabalho. Todo trabalho é vazio, salvo quando há amor, e quando trabalhais com amor, estais unidos consigo mesmo, com os outros e com Deus. (Ghandy)


Torta prática de carne moída


Ingredientes
1 Kg de carne moída
2 ovos
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 cenoura pequena ralada
4 folhas de repolho cortado em tiras finas
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada a gosto
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 tomates sem sementes cortados em cubos
100 g de mussarela ralada
Como fazer
Em uma tigela, misture a carne, os ovos, o alho, a cebola, a cenoura, o repolho, o sal, a pimenta, a salsa e a farinha de rosca.
Misture bem e molde em uma fôrma redonda de 24 cm, com fundo removível, untada com um pouco de óleo.
Asse no forno preaquecido a 180°C durante aproximadamente 45 minutos.
Retire do forno, espalhe o tomate e cubra com a mussarela.
Volte ao forno até o queijo derreter.
Retire do forno, desenforme, com cuidado, e sirva em seguida.



Lagarto ao vinagrete


Ingredientes
1kg de Lagarto
Friboi
150g de azeitona verde sem caroço
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
1/4 de xícara (chá) de vinagre de maçã
4 colheres (sopa) azeite
4 xícaras (chá) de água fervente
Molho
1 cebola média picada
1 pimentão verde picado
1 tomate médio sem pele e sem semente picado
Como fazer
Com a faca, faça furos centrais no lagarto.
Preencha os furos com azeitona.
Tempere a carne com o sal e o gengibre, esfregando bem para que penetre na carne.
Regue com o vinagre e deixe marinarpor 30 minutos.
Na panela de pressão, aqueça o azeite e doure a carne dos dois lados.
Acrescente a água e o vinagre usado para temperaro lagarto e deixe cozinhar por 50 minutos, após a panela começar a chiar.
Deixe sair a pressão, abra a panela e coloque todos os ingredientes do molho.
Aqueça e sirva com a carne fatiada.
Fonte: Revista Ana Maria.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viagem, discutiram e um deu uma bofetada no outro.

O outro, ofendido, sem nada poder fazer, escreveu na areia:



Hoje, meu melhor amigo me deu uma bofetada no rosto.



Seguiram adiante, e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se.

O que havia sido esbofeteado e magoado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo.

Ao recuperar-se, pegou um canivete e escreveu em uma pedra:



Hoje, meu melhor amigo salvou minha vida.



Intrigado, o amigo perguntou:

Por que, depois que te magoei, escreveu na areia, e agora, que te salvei, escreve na pedra?


Sorrindo, o amigo respondeu:

Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever onde o vento do esquecimento e o perdão se encarreguem de apagar.

Quando nos acontece algo grandioso, devemos gravar isso na pedra da memória do coração onde vento nenhum, em todo o mundo, poderá sequer borrá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário