Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 06/03/2015


Sexta-feira, 06 de março de 2015.


"Se você desiste quando as coisas ficam difíceis, você nunca viverá algo de fato grande."



EVANGELHO DE HOJE
Mt 21,33-43.45-46


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.


Escutem outra parábola: certo agricultor fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono mandou alguns empregados a fim de receber a parte dele. Mas os lavradores agarraram os empregados, bateram num, assassinaram outro e mataram ainda outro a pedradas. Aí o dono mandou mais empregados do que da primeira vez. E os lavradores fizeram a mesma coisa. Depois de tudo isso, ele mandou o seu próprio filho, pensando: "O meu filho eles vão respeitar." Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: "Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa." Então agarraram o filho, e o jogaram para fora da plantação, e o mataram.
Aí Jesus perguntou: E agora, quando o dono da plantação voltar, o que é que ele vai fazer com aqueles lavradores?
Eles responderam: Com certeza ele vai matar aqueles lavradores maus e vai arrendar a plantação a outros. E estes lhe darão a parte da colheita no tempo certo. Jesus então perguntou: Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem? "A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!" E Jesus terminou: Eu afirmo a vocês que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado para as pessoas que produzem os frutos do Reino. Os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas que Jesus contou e sabiam que ele estava falando a respeito deles. Por isso queriam prendê-lo, mas tinham medo da multidão porque o povo achava que Jesus era profeta.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
Tenho oportunidade de conversar com muita gente e durante essas conversas surgem tremendos desabafos que acabam me motivando ainda mais a continuar caminhando. São pessoas felizes, tristes, esperançosas, magoadas, vivendo turbulências, alguns jubilosos, mas as que mais me chamam a atenção são aquelas que são perseguidas, menosprezadas, deixadas num canto, não pelo sofrimento, mas por não terem feito nada de errado.
“(…) Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós”. (Mateus 5, 11-12)
Sabemos que Jesus em sua inigualável sabedoria usava de situações e exemplos que transpunham as pessoas a se por no lugar da história e dela, a partir de uma opinião, traçar uma resposta ou conclusão.
Quem por ventura era o filho do dono da vinha?
Nossa fé nos faz acreditar que um dia Jesus voltará e de forma gloriosa, no entanto, e se Ele optar pelo vento suave e não pelo vendaval, conseguiremos vê-lo ou reconhecê-lo?
Quantas pessoas de nossa comunidade, serviço, faculdade também são assim. Trabalham, trabalham, se empenham, se prontificam, ajudam, dão suor, mas quando apontam uma situação nossa errada ou pelo menos equivocada são taxadas como “causadores de tumulto”, “sabichões”, (…). Fico imaginando o pobre filho do dono da vinha… Cheio de boas intenções, mas feriu o interesse daqueles que querem ficar com que não é deles.
E quando a justificativa é a experiência? O tempo de casa, comunidade? (hunf) Outra briga! E o vento sopra e mais uma vez não é ouvido pelo orgulho.
Acredito que os que têm mais tempo de casa deveriam ser os primeiros a denunciar o que é errado ou equivocado. A idéia de não querer se indispor já nos fez perder muitas lideranças. Devem ser ouvidos e não se calar. Conheço também muita gente que por falta de humildade e demasiadamente animado pela juventude (ou seria infantilidade) não se permite a ouvir, mas, ha de se convir, que devemos sempre abrir um precedente em todas as discussões: E SE ELE ESTIVER CERTO e EU ERRADO?
O vento sopra suave, mas se torna quase impossível ouvi-lo ou senti-lo quando gritamos.
Já presenciei reuniões que quase virou barraco; já presenciei também discussões homéricas por causa de uma coisa banal esquecida durante a missa; ah!! E aquelas discussões por causa da música, do glória, do ato penitencial… (risos). Tenho conhecidos que se tornaram especialistas em assistir a missa como se fosse aquele jogo dos sete erros (risos). Vão correndo na liturgia, no pároco, no bispo e se fosse fácil, até no papa, pra dizer aquilo que ninguém na missa percebeu e só ele (a), pois na verdade ainda não notou que , mais uma vez, não ouviu a palavra.
Já ia esquecendo… E os irmãos (inclusive eu já me peguei fazendo isso) que sentam pra ouvir a homilia ou reflexão ou a pregação do colega ou do sacerdote, só pra anotar as coisas erradas (ao seu entender) que são ditas no calor de uma emocionada fala? Descobri que quando fazemos isso estamos revelando um lado imaturo nosso que se sacia com o erro do outro, ou seja, quanto mais imaturos, mais procuramos defeitos nos outros para me sentir melhor que ele (a). Ah! É inveja mesmo! (risos)
Olha, se o filho do dono voltasse hoje pra ver como tratamos o que Ele nos confiou, poderia ter o mesmo fim que aqueles que são perseguidos.
Ouçamos mais os outros! Eles podem estar representando o Dono. Lembrem do evangelho de ontem…
“(…) Se eles não escutarem Moisés nem os profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite”. (Lucas 16, 31)
Um imenso abraço fraterno!







CULINÁRIA


Brownie de Nutella com Nozes



INGREDIENTES
4.5
10 votos
3 comentários Avalie essa receita
1 e 1/2 vidro de Nutella do pequeno
1/2 tablete de manteiga derretida (100 g)
1 xícara de açúcar
3 ovos
150 g de farinha de trigo (1 xícara cheia)
1 colher de sopa de cacau em pó
200 g de nozes picadas (reserve um pouco para salpicar por cima)
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de baunilha


MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno em 180°C e unte e enfarinhe uma fôrma média
Reserve
Leve a Nutella ao micro-ondas por 1 minuto na potência média
Msturar a manteiga, levar por mais 30 segundos
Acrescente a nutella e a manteiga em uma vasilha e na seguinte ordem: o açúcar, o cacau, os ovos, a baunilha, a farinha, o fermento e as nozes
Leve ao forno para assar de 35 a 45 minutos (este tempo, sempre depende do forno)
Teste com um palito para ver se está pronto, o palito deve sair limpo quando espetado nas bordas e com migalhas quando espetado no meio
Deixe esfriar e corte em pedaços



Mousse De Leite Ninho®


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 xícaras (chá) de Leite Ninho®
1 envelope de gelatina sem sabor
1 envelope de suco de sua preferência

Modo de preparo:

1- Hidrate a gelatina em 4 colheres de água morna
2- Misture em um recipiente o creme de leite, o leite condensado e o suco de sua prefrência
3- Acrescente o Leite Ninho®, a gelatina dissolvida e mexa até ficar homogêneo
4- Leve a geladeira por 1 hora






MOMENTO DE REFLEXÃO


Há muito tempo, num reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus.

Tinha, porém, um súdito que sempre o lembrava dessa verdade.

- Meu Rei, não desanime... Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca Erra!!!

Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da floresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita.

O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este:

- E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo.

O Servo respondeu:

- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é Bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem! Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca Erra!!!

O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que o mesmo fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço.

Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez pôr uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois se sabia que faziam sacrifícios humanos para seus deuses.

Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto e o Rei já estava diante do altar, o Sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso:

- Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso!! Falta-lhe um dedo!!

E o Rei foi libertado.

Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, mandou libertar seu súdito e pediu que o mesmo viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe:

- Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida: Se Deus é tão Bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto o defendeu?

O servo sorriu e disse:

- Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum!

Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca Erra!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário