Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 08/03/2015


Domingo, 08 de março de 2015.



Fórmula para o sucesso: A=X+Y+Z, onde A é sucesso, X é trabalho, Y é lazer  e Z é boca fechada. (Albert Einstein)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 2,13-25

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.


Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado! Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo."
Aí os líderes judeus perguntaram: Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu: Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias! Eles disseram:
A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.
Jesus sabe o que as pessoas pensam. Quando Jesus estava em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos creram nele porque viram os milagres que ele fazia. Mas Jesus não confiava neles, pois os conhecia muito bem. E ninguém precisava falar com ele sobre qualquer pessoa, pois ele sabia o que cada pessoa pensava.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Manuele Jardim



QUANDO JESUS PRECISA AGIR!

No evangelho de hoje podemos ver o único momento em que Jesus "perdeu a paciência" com as atitudes capitalistas e interesseiras de um povo que não se importava com a vontade e com a palavra de Deus; mas com os lucros que obtinham no comércio do templo.
Todos sabemos que Jesus não cometeu nenhum pecado, que teve uma vida santa como Deus e como homem; mas algumas pessoas se apegam a esta passagem da bíblia para "afirmar" que Jesus cometeu o pecado da IRA! Mas existem algumas diferenças entre ira e uma atitude firme e que busca a justiça. Quando chegar a nossa hora, seremos julgados com justiça e com firmeza, pois assim saberemos em que ponto realmente erramos e porque estamos sendo reprimidos. Talvez sejam essas as melhores palavras que descrevam a atitude de Jesus para com os comerciantes; ele reprimiu as atitudes deles com firmeza e justiça para que eles aprendessem que o que faziam era errado e que Deus não aceitava tal comportamento interesseiro e capitalista, em sua própria casa.
Após o pedido dos judeus por sinal, uma razão ou motivo, para que Ele agisse daquela forma; Jesus é bem claro quando profetiza: "Destruí este Templo, e em três dias o levantarei". Ele falava de seu próprio corpo (templo de Deus) que seria destruído e levantado em apenas 3 dias. Os judeus não foram capazes de entender o que Jesus dizia, mas seus discípulos, depois de sua ressurreição, puderam entender e acreditar em cada palavra.








VÍDEO DA SEMANA


Tenha a coragem de dizer "não" ao que lhe aprisiona.





https://www.youtube.com/watch?v=blD5uEjBRI0









MOMENTO DE REFLEXÃO


Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente.
Ele não tinha rádio, não tinha televisão e nem lia jornais,  mas  produzia e vendia o melhor cachorro quente da região.
Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada,  oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava e gostava.
As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e  a melhor salsicha.
Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender a grande quantidade de fregueses.
E o negócio prosperava e prosperava . . .
Seu cachorro quente era o melhor!
Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho.
O menino cresceu, e foi estudar Economia numa das melhores Faculdades do país.
Finalmente, o filho já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vida de sempre, vendendo, agradando e prosperando e teve uma séria conversa com o pai :
- Pai, então você não ouve radio? Você não vê televisão? Não acessa a Internet e não lê os jornais?
Há uma grande crise no mundo.
A situação do nosso País é  crítica.
Está tudo ruim.
O Brasil vai quebrar.

Depois de ouvir as considerações do filho Doutor, o pai pensou:
Bem, se meu filho que estudou Economia na melhor Faculdade, lê jornais, vê televisão e internet, e acha isto, então só pode estar com a razão!

Com medo da crise, o pai procurou um Fornecedor de pão mais barato ( e é claro, pior ).
Começou a comprar salsichas mais barata ( que era, também, a pior ).
Para economizar, parou de fazer cartazes de propaganda na estrada.
Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.
Tomadas essas ‘providências’, as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar Economia na melhor
Faculdade… quebrou.
O pai, triste, então falou para o filho: - ‘Você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise. ‘e comentou com os amigos, orgulhoso:
- ‘Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar economia, ele me avisou da crise"
Aprendemos uma grande lição :
Vivemos em um mundo contaminado de más noticias e se não tomarmos o devido cuidado, essas más noticias nos influenciarão a ponto de roubar a prosperidade de nossas vidas.


O texto original foi publicado em 24 de fevereiro de 1958 em um anúncio da Quaker State Metais Co. Em novembro de 1990 foi divulgado pela agência ELLCE, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário