Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 27/01/2015


Terça-feira, 27 de janeiro de 2015


“Nunca é tarde demais ou cedo demais para ser quem você quer ser. Não há limite de tempo. Comece quando quiser.”





EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,31-35

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!



Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Esse evangelho é um dos “preferidos” pelos que não aceitam Maria, mas prefiro falar e ganhar meu tempo com coisas boas à lembrar desse ou aquele irmão que infelizmente perde seu tempo procurando máculas em Nossa Senhora (hunf!). Falam de boca cheia de Ester, Ruth, (…), mas na escolhida por Deus para gerar seu filho, descem a paulada. Um dia eles mudam…
Esse evangelho, ao contrário do que parece, denota uma profunda intimidade de Jesus com Maria. Revela muita disciplina, respeito e foco. Jesus mostra disciplina ao explicar aos que se amontoavam que nem seus parentes, seus próximos, estavam livres de cumprir regras ou leis. Mostra que ninguém, por qualquer que seja o motivo, tem privilégio sobre a vontade do Pai. Jesus nunca perde o seu foco.
Quantas vezes ouvi irmãos e irmãos falarem, por imaturidade, que sua fé é grande e Deus tem operado muito em sua vida e um irmão rebater que ele que tem mais fé e Deus sempre o ouve. Nunca ouviu isso? Ou quando ouvimos alguém dizer: “reze por mim, pois sua fé é maior que a minha e Deus o ouvirá!”. Talvez não com essas palavras, mas é mais comum do que pensamos!
Outro ponto: Quando você aceita o chamado do Senhor a servir na construção do reino de Deus, não convém escolher a quem. Deus o chama a olhar para a assembléia, para os participantes do grupo, para aquela pastoral, para sua equipe como sendo todos seus irmãos e suas irmãs, independente de rótulos ou identidades pastorais. E é nesse momento que devemos pedir um coração sempre novo e sensível aos clamores do Espírito Santo. Um coração bom, que se apaixone fácil, um apaixonar-se por suas vidas, por suas rotinas, pela vida que levam…
Quando estamos apaixonados nesse sentido e por esse compromisso, não temos tempo para pensar em privilégios.
Imagino o orgulho de Maria ao ver seu filho cercado de tanta gente. Pessoas que viam de longe buscá-lO. Ela, em meio a tanta gente, meio que se escondia para ouvir seu filho, pois era o próprio Deus falando (ela já tinha certeza disso). Quantos irmãos padres imensamente ungidos e em intimidade com o Pai nos falam nas missas e muitas vezes não os ouvimos? Quantos comentaristas (ou seria locutores de rodeio) ou músicos que adoram aparecer e esquecer de quem é a festa que celebramos? Quantos ficam brigando atrás de cargos de coordenação, IAC, CPC, CE-CE-RERE-CE-CE, da vida, não pensando no irmão, mas na sua própria promoção?
Humildade e Abandono irmãos são essenciais para viver e ser um cristão de fato!
A Deus não importa quantos terços rezamos por dia, mas quantas ave-marias dedicamos a rezar pelos irmãos! A Ele não importa quem prega, louva, canta, (…) mas aquele que prega, louva e canta o que Ele pede! A Deus não importa seu carro novo (pois Ele permitiu que você o adquirisse), mas a quantos você deu carona… A Deus não importa o padre chato, o irmão difícil, a irmã intolerante; mas o quanto você ainda se esforça a vê-los felizes, alegres e tentando encontrar a paz. A Ele não importa o quanto você fala, o dom da sua oratória, mas o quanto é capaz de se calar para ouvi-lo.
“(…) Somos convidados pelo evangelho de hoje a descobrir a verdadeira família à qual nós pertencemos: a família dos filhos e filhas de Deus, que procura conhecer e por em prática a vontade do Pai e participar do seu projeto de construção do mundo novo, da civilização do amor, sinal do Reino definitivo. Participar dessa verdadeira família não significa negar a nossa família terrena, nem os nossos relacionamentos sociais e afetivos, mas subordinar essas duas realidades à realidade maior, que é a família dos filhos e filhas de Deus, fazendo, assim, com que haja uma verdadeira hierarquia de valores na nossa vida, que subordina o temporal ao eterno”. (Reflexão sugerida pela CNBB)
Jesus não fez servos e sim discípulos! Pessoas que fossem desapegadas de si pelo projeto do CAMINHO. Quem se faz servo, pense nisso! Maria era a mãe Dele, mas maior que ela sempre foi o projeto. Se meu grupo é mais importante que a missa algo esta errado e bem errado!
Por fim! Deixemos Jesus falar! Apaixonem-se! Coragem!.
(…) Coragem! Lutemos com valor por nosso povo e pelas cidades de nosso Deus. O Senhor faça o que lhe parecer melhor! (II Samuel 10,12)





QUALIDADE DE VIDA


Superar a timidez ajuda a aumentar a autoestima
Racionalidade garante mais autonomia para quem vive sob a sombra do medo


A timidez é um sentimento inato do ser humano. Da infância à vida adulta - e até mesmo na terceira idade - ela não escolhe o momento de aparecer. Seja numa festinha de aniversário, em um palco diante de uma plateia, ou na abordagem de uma paquera, ela surge de forma avassaladora e paralisante. Sua definição consiste em um medo e um receio exagerado a se expor e, consequentemente, receber algum tipo de julgamento. "Quem sofre de timidez, seja ela introspectiva ou a do tipo que até se expõem para dissimular a real sensação de medo, tem uma tendência grande de supervalorizar pequenos deslizes. Os tímidos têm a necessidade de passar uma imagem positiva de si o tempo todo", explica a psicóloga Renata Plácido, de São Paulo.

Excesso de acne pode atrapalhar a autoestima e provocar depressão - Foto: Getty Images
Excesso de acne pode atrapalhar a autoestima e provocar depressão
De acordo com a profissional, a inibição em fazer algo considerado corriqueiro, como se relacionar, paquerar e expressar o que sente está ligada ao sentimento de competência. "A percepção negativa do que acreditamos ser, ou seja, a nossa autoimagem, pode distorcer a realidade. A consequencia disso é a retração dos sentimentos e das atitudes", explica a profissional.

Entenda a ligação entre timidez e autoestima
Um tímido supervaloriza os riscos - reais ou imaginários. Toda situação nova é assustadora. A preocupação em passar uma boa imagem suprime a velha máxima de que "errar é humano", explica Renata. "O grau de exigência dos tímidos é alto e por isso eles apresentam dificuldades para fazer atividades simples. Há um medo excessivo em parecer ridículo ou ser ridicularizado. Esta é uma relação, em boa parte, relacionada ao auto-questionamento da sua competência", diz. 

Superar a timidez ajuda a aumentar a autoestima
A necessidade de se sentir querido e amado é desenvolvida ainda nos primeiros anos de vida, assim como os sentimentos de segurança e autoconfiança. Segundo a psicóloga, este conjunto de sentimentos são base para o desenvolvimento da autoestima. Se ela está em equilibrio, a facilidade de conquistar e receber afeto, de perdoar, de ter um entendimento das frustrações é maior. "Ter consciência de suas limitações e fragilidades é um grande passo para o autoconhecimento. Quem tem baixa autoestima, como os tímidos em grande maioria, não lida naturalmente com rejeição e frustrações. Basicamente eles encaram como algo pessoal e não como uma situação que deve ser relevada", explica Renata.

A timidez impulsiona o desconforto e consequentemente detona a autoestima. A preocupação com a avaliação das pessoas, a falta de coragem para assumir riscos e até mesmo os próprios desejos faz com que os tímidos intrerpretem situações de formas equivocadas e ameaçadoras. "Eles perdem a autonomia e não raro precisam ser amparados por algo ou alguém para se sentirem seguros", afirma.

Combata o medo
De acordo com a psicóloga Renata Plácido, deixar de ser um tímido instantâneamente é praticamente impossível. O primeiro passo é encarar pequenos desafios de exposição.

Se impor, sustentar opiniões, agir com autonomia e menos dependência e, principalmente, não deixar de fazer algo por medo. "Há tímidos expansivos aos montes. O fundamental é não perder oportunidades, sejam elas de trabalho, nas relações pessoais e no convívio com amigos. A ideia é tentar agir com mais confiança e sem cobranças injustificadas", finaliza.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Um diretor de empresa com poder de decisão gritou com seu gerente porque estava com muito ódio naquele momento.

O gerente, chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de gastar demais, com um bom e farto almoço à mesa.

A esposa nervosa gritou com a empregada que acabou quebrando um prato que caiu no chão.

A empregada chutou o cachorrinho no qual tropeçara, enquanto limpava os cacos de vidro.

O cachorrinho saiu correndo de casa e acabou mordendo uma senhora que ia passando pela rua.

Essa senhora foi à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina, e gritou com o farmacêutico, porque a vacina doeu ao ser-lhe aplicada.

O farmacêutico, chegando em casa, gritou com sua esposa, porque o jantar não estava do seu agrado.

Sua esposa, tolerante, um manancial de amor e perdão, afagou seus cabelos e beijou-o, dizendo:

- Querido, prometo que amanhã farei o seu prato favorito. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono.

- Vou trocar os lençóis da nossa cama por outros bem limpinhos e cheirosos para que você durma tranqüilo.

- Amanhã você vai sentir-se bem melhor.

Naquele momento, rompeu-se o círculo do ódio, porque encontrou a tolerância, a doçura, o perdão e o amor.

Se você está ou se colocarem você em um círculo de ódio, lembre-se de que com tolerância, doçura, perdão e amor você pode quebrá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário