Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 12/01/2015


Segunda-feira, 12 de janeiro de 2015


“O tempo é algo que não volta atrás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe mande flores.”  (W. Shakespeare)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 1,14-20

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!



14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Passado o tempo de festas recomeçamos mais um tempo comum que será quebrado apenas para a quaresma e a semana santa.
Sim, o tempo natalino nos “amacia”, torna nossos corações mais abertos e aptos para receber novamente o nascimento de Jesus, mas creio que é no tempo comum que se prova a nossa fidelidade. Como diria João Batista: “completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”.
Também não somente nas alegrias ou nas provações que se reconhecem os verdadeiros cristãos. Contemplar a Deus na suprema alegria ou buscá-Lo na tristeza ou no sofrimento todos nós fazemos, mas ser fiel durante o trajeto é que nos qualifica. Faço uma analogia; Domingo participo da missa e na quinta rendo louvores a Ele no grupo de oração, e nos outros dias o que faço? Sou irmão dos meus irmãos somente na quinta e no domingo? Os carentes só passam fome no natal? Somente precisam de cobertor no inverno? E quando chove?
Realmente, Jesus procurou pescadores de homens. Escolheu doze pessoas talentosas no que faziam, mas que pouco sabiam além daquilo do que conheciam. Conseguem imaginar Pedro plantando? Somos assim também convidados por Ele.
Deus viu em cada um de nós uma qualidade que Ele mesmo semeou e viu crescer e na hora certa resolverá colher para nos ver dando frutos
“(…) Eu sou a videira verdadeira, E MEU PAI É O AGRICULTOR. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; E PODARÁ TODO O QUE DER FRUTO, PARA QUE PRODUZA MAIS FRUTO. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. PERMANECEI EM MIM E EU PERMANECEREI EM VÓS. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. (João 15, 1-5)
Chama-me muito a atenção a idéia de “permanecei em mim e eu permanecerei em vós”, pois trazendo novamente ao texto de hoje “completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho” e esse tempo é hoje.
O tempo comum nos lembra o dia-a-dia, segunda a sexta. Que não posso mais me voltar para Deus somente quando estou com a corda no pescoço, na quaresma fazendo penitencias e jejuns ou no natal com o coração amolecido. João e Tiago deixaram suas redes e talvez uma vida boa, pois seu pai possuía empregados aos seus serviços. Realmente trocaram, mas acredito que nunca mais seus dias foram COMUNS.
Temos irmãos que vivem um eterno natal, que bom! Outros vivem no dia a dia o flagelo da cruz, mas ainda não ressuscitaram com Jesus. Como os tempos da igreja mudam ou como as diferenças do dia de hoje em relação com o dia de amanhã, mudam também as estações. O tempo comum é o outono, como padre Fábio de Melo diz:
“(…) A primavera só pode ser o que é porque o outono a embalou em seus braços. Outono é o tempo em que as sementes deitam sobre a terra seus destinos de fecundidade“. (Fábio de Melo)
O dia de hoje só valerá a pena se tivermos o mesmo empenho que no dia de ontem. Que aquele que cumprimentei na igreja ontem continue sendo a mesma pessoa na segunda-feira, na terça, na quarta… Que as palavras ou a motivação não passem. Duas dicas;
Minhas preces de hoje devem ser regadas também amanhã, portanto vigie a querosene da lamparina para que não acabe de repente
Meus atos sinceros não podem apenas plantar um idéia se não tenho quem os regue, cuide, zele dia após dia;
Lembremo-nos! A primavera só existe pela persistência no outono.
Um Imenso abraço fraterno!





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO




"Meu príncipe. Minha princesa"


Dezembro é tempo de gratidão. Faça em sua empresa um dia chamado Meu Príncipe. Minha Princesa.
Nesse dia, mande fazer coroas simbólicas, de papel brilhante, e distribua para todos os seus colaboradores para que cada um coroe um colega de trabalho, um seu cliente interno, a quem deseje agradecer.
Lembre-se que por trás de toda empresa, existem pessoas. Assim, faça seus colaboradores se lembrarem de cada uma das pessoas que, sob o título de um cargo ou função, os ajudaram a vencer os desafios deste ano que está terminando.
Para promover maior integração, crie uma regra não permitindo que sejam coroados os colegas do mesmo departamento e que não podem ser dadas duas coroas à mesma pessoa. Dessa forma, todos os colaboradores serão coroados por alguém. Faça seus colaboradores lembrarem das pessoas simples das áreas menos visíveis da empresa e que são igualmente importantes para o sucesso de todos.
Nesse dia, faça uma festa para que todos os coroados sintam a sua importância como membros da empresa e fale da importância da união, da integração, da colaboração entre os departamentos
Explique que todos são Príncipes e Princesas para que possam servir com total dedicação os nossos Reis e Rainhas que são os nossos clientes externos que também iremos agradecer neste tempo de gratidão.
Pense nisso. Sucesso!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Muita gente anda se perdendo em tormentos tolos, buscando recompensas materiais rápidas, vendendo a alma, o corpo e seus ideais, em troca de algum conforto material, tentando compensar suas ausências com jóias, celulares caros e cheios de acessórios, carros com mais potência e luxo, e nada, absolutamente nada o satisfaz.
A felicidade que tanto buscamos nas coisas, que tentamos encontrar nos outros, no amor que não vivemos, no amor que partiu,  no parente que morreu, no filho que não nasceu, na semente que não germinou, é tudo ilusão de olhos materiais, olhos que só vêem o que se vê na superfície, e o iceberg tem apenas uma parte para fora da água, sua maior porção não está revelada,  por isso os tolos batem e afundam.
A felicidade está onde você a colocar, no vaso de gerânios na janela, na horta que cresce verdinha e plena das suas mãos, no orfanato que você visita e é reconhecido, no trabalho onde você é respeitado pela generosidade, na sua casa onde te amam pela sua compreensão, na igreja onde reconhecem a sua espiritualidade verdadeira.
A felicidade não permite aparências, coisas externas, está em nosso semblante, é exibida pelos olhos, que são espelhos da alma.
Não se frustre por tão pouco, não se inquiete, deixe de lado as falsas expectativas que você cria, viva a realidade do dia e Deus, na sua infinita sabedoria, saberá dar-lhe, no momento oportuno, não o que desejas, pois nem sempre é o melhor para o seu tempo, mas o que precisas para viver a felicidade que existe em ti.
Isso se chama Plenitude!
Muita paz para o seu dia...



Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário