Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 08/01/2014


Quinta-feira, 08 de janeiro de 2015


“O tempo é muito lento para os que esperam. Muito rápido para os que tem medo. Muito curto para os que festejam. Mas para os que amam, o tempo é a eternidade.”  (Willian Shakespeare)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 4,14-22ª


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!



Jesus voltou para a região da Galiléia, e o poder do Espírito Santo estava com ele. As notícias a respeito dele se espalhavam por toda aquela região. Ele ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos.
Jesus foi para a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme o seu costume, foi até a sinagoga. Ali ele se levantou para ler as Escrituras Sagradas, e lhe deram o livro do profeta Isaías. Ele abriu o livro e encontrou o lugar onde está escrito assim: "O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo."
Jesus fechou o livro, entregou-o para o ajudante da sinagoga e sentou-se. Todas as pessoas ali presentes olhavam para Jesus sem desviar os olhos. Então ele começou a falar. Ele disse:
- Hoje se cumpriu o trecho das Escrituras Sagradas que vocês acabam de ouvir.
Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Hoje muito mais que o cumprimento da profecia de Isaias, o Senhor “assinava” a sua própria sentença que o levaria a morte. Ao declarar que o povo, o oprimido, o “esquecido” era o verdadeiro merecedor da atenção de Deus em detrimento aos que já se achavam consagrados e salvos, fazia com que, por orgulho e vaidade, os olhos dos mestres da lei se fechassem.
A epifania do Senhor incomoda todos aqueles que acreditam que estão acima do bem e do mal, da mesma forma a todos aqueles que privilegiam sua vontade pessoal (enriquecimento ilícito, corrupção, lei do Gerson, sonegação,…), mas esquecem daqueles que o Senhor ansiosamente quer de volta.
Ainda temos um país com tantas desigualdades sociais, pois os poucos que declaram publicamente serem honestos não conseguiram se reeleger nos cargos eletivos ou são afastados de coordenações dando lugar a outros “mais solícitos” que sob pretexto de alimentar seus filhos tiram da boca de outros. Será que é correto cortejar um mau político atrás de um favor imoral de facilidades?
Preciso então frisar que na declaração de Jesus sobre sua missão era: “(…) O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para LEVAR BOAS NOTÍCIAS AOS POBRES e me enviou para anunciar a LIBERDADE AOS PRESOS, DAR VISTA AOS CEGOS, LIBERTAR OS QUE ESTÃO SENDO OPRIMIDOS e ANUNCIAR QUE CHEGOU O TEMPO em que o Senhor salvará o seu povo”. Essa também é a NOSSA missão.
O documento de Aparecida parece ter sido escrito ontem, pois reflete e retumba aquilo que vivemos e o que precisamos viver em nossas comunidades e em nas nossas próprias vidas. Temos nossos próprios excluídos que precisam encontrar ou reencontrar a Deus.
“(…) O número de católicos que chegam a nossa celebração dominical é limitado, é imenso o número dos distanciados, assim como o número daqueles que não conhecem a Cristo. A renovação missionária das paróquias se impõe, tanto na evangelização das grandes cidades como do mundo rural de nosso Continente, que está exigindo de nós imaginação e criatividade para chegar às multidões que desejam o Evangelho de Jesus Cristo“. (Documento de Aparecida § 173)
Jesus tinha um corpo humano, como a própria escritura diz, homem como nós exceto no pecado, portanto sentiria as dores se fosse preso, apedrejado, maltratado, mas mesmo ainda não sendo sua hora, não teme o enfrentamento com aqueles que se declaravam santos. Se recordo bem, ontem Ele dizia preocupado ao ver seu povo como ovelha sem pastor. Mais do que apenas se indignar, o Senhor luta pelos seus.
É duro dizer isso, mas indignação não muda o mundo e o Senhor sabia disso. Atitudes e oração mudam! Indignação não enche barriga, não visita aos doentes, não aconselha a juventude que anda as cegas, não liberta as pessoas das correntes dos vícios, não defende os inocentes e tão pouco anunciam que o tempo já chegou… O documento de aparecida nos lança mar adentro, em lugares mais distantes e amplos que o aquário que acostumei a pescar
O novo documento do papa Francisco, no seus primeiros parágrafos, nos pede para reavivar a coragem, não desistir de tentar… Será que dentre os pedidos de ano novo sobrou espaço para “MEU DEUS! FAZ ME UMA PESSOA MELHOR”?  O quanto nesses primeiros dias de 2014 já nos empenhamos nesse propósito: de tornar, a nós mesmos, pessoas melhores? A Epifania depois de revelada deve ser apresentada aos outros por nós. De certa forma como não concordar com o senhor em uma das suas mais celebres parábolas;
“(…) Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”. (Mateus 5, 14-16)
Que Deus nos conceda a coragem de ir a frente; que não tenhamos vergonha do Seu amor por nós; que não nos escondamos por de trás de Seu santo nome para se enriquecer enquanto outros inocentemente padecem; não precisaríamos esperar a campanha da fraternidade começar para sermos fraternos.
Senhor! Revele-se para nós!
Um Imenso abraço fraterno!





MUNDO ANIMAL


Quer ter mais um cão em casa? Veja as dicas e evite dor de cabeça


Depois de se afeiçoar por seu primeiro cãozinho, um tutor pode decidir aumentar a família de quatro patas. Mas levar mais um peludo para casa não é uma tarefa tão fácil quanto parece.
Os donos precisam estar preparados para estimular uma boa integração do novo integrante do lar com os pets mais antigos. “Entre os erros mais comuns está deixar que eles se entendam sozinhos”, diz a consultora comportamental de cães Maria Lucia Alves de Araújo, da Cão Cidadão. Se os bichos não se derem bem, afirma ela, os tutores possivelmente terão de lidar com brigas desnecessárias entre os mascotes.
Essas confusões têm vários motivos. Primeiramente, um erro pode ter ocorrido antes mesmo de o novo companheiro entrar em casa: na escolha do perfil do peludo caçula. O conselho de Maria Lucia é que, antes de pensar em ter outro animal de estimação, os donos levem em consideração o temperamento do cão que já está em casa.
“Se o cachorro que você já tem é mais calmo e tranquilo, procure um novo pet com características semelhantes. Já se ele for mais velho, um filhote muito agitado, que quer brincar toda hora, pode deixá-lo irritado”, diz a especialista.
Outro caso muito comum é quando os animais que já estavam na casa não reagem bem à chegada de outro cachorro. Assim como crianças que ganham novos irmãozinhos, os cães podem sentir ciúme ou ficar estressados com a mudança de rotina.
“Se eles vão conviver, a primeira coisa importante é um não ficar com ciúme do outro, então não devemos exagerar na atenção e nos carinhos com o novo animal”, aconselha Maria Lucia. “Não devemos dar qualquer tipo de privilégio para o mais novo. O tratamento deve ser igual entre eles”, afirma.
Veja algumas outras dicas de como preparar a casa para a chegada de um novo cãozinho:
1. Mostre ao animal mais velho que ele não está sendo deixado de lado: mantenha os carinhos, mesmo quando o novo mascote entrar no ambiente.
2. Ao fazer brincadeiras ou ao oferecer petiscos a seus peludos, cuide para não atender sempre ao caçula antes. É uma maneira de evitar disputas entre eles.
3. A primeira interação tende a ter mais sucesso em um ambiente neutro, segundo a consultora Maria Lúcia. Um passeio com os cães pode ajudar a criar uma relação de parceria.
4. A chegada de um cão não pode alterar a rotina de outro. Se o cachorro mais velho costumava ter passeios pela manhã, é preciso manter o hábito, mesmo que o recém-chegado não possa acompanhar.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Certo dia, um sábio reuniu seus alunos e perguntou:

- Como é que sabemos o exato momento em que a noite acaba e o dia começa?

- Quando, à distância, somos capazes de distinguir uma ovelha de um cachorro
- disse um menino.

O sábio não ficou contente com a resposta.

- Na verdade - disse outro aluno -, sabemos que já é dia quando podemos distinguir,
à distância, uma oliveira de uma figueira.

- Não é uma boa definição - respondeu o sábio.

- Qual a resposta então? - perguntaram os garotos.

O sábio então falou:

- Quando um estrangeiro se aproxima e nós o confundimos com nosso irmão, este é o momento da aurora, o momento em que a noite acabou e o dia começa.

O amor ao próximo está em todas as crenças, em todos os tempos.

Os mestres, os sábios, os missionários, sempre ensinaram e exemplificaram esta lição, proclamando que a aurora da humanidade virá quando descobrirmos uns aos outros, quando admitirmos que somos filhos de um mesmo pai, que temos o mesmo objetivo, e que por isso precisamos caminhar juntos.

É tempo de abrir o coração para outras almas, de deixar os preconceitos de lado,
as exigências descabidas, e conviver mais com as pessoas.

Muitos têm medo de se ferir. Muitos se afastam de todos por egoísmo.

Seja você uma exceção. Seja aquele que valoriza as amizades, aquele amigo que está sempre lá, "pro que der e vier", como se diz popularmente.

Seja aquela pessoa que gosta de ter a casa cheia, que gosta de receber visitas, que gosta de compartilhar as conquistas com os outros.

Seja você aquele que liga para desejar feliz aniversário, aquele que escreve
um longo cartão de Natal falando do ano que se passou, e o quanto àquela pessoa lhe foi importante.

Seja aquele amigo que destaca as virtudes do outro, e que até discorde algumas vezes, mas discorde com delicadeza e psicologia.

Seja você alguém que cumprimenta a todos, e que receba aqueles que ainda não conhece bem, com um sorriso, com um "bom dia".

Finalmente, seja você a aurora dos que estão à sua volta, dizendo-lhes, através de seu otimismo, que o dia se aproxima, e que a noite logo termina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário