Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 01/01/2015


Quinta-feira, 01 de janeiro de 2015


“Que as realizações alcançadas no ano que findou sejam apenas sementes plantadas que serão colhidas com maior sucesso no ano que se inicia.” FELIZ ANO NOVO!!


EVANGELHO DE HOJE
Lc 2,16-21

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.
17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino.
18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.
20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito.
21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.




Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
POW! POW! POW! Feliz ANO NOVO!
Hoje dia da Paz, da Rainha da Paz, da Santa Maria Mãe de Deus e para completar, é também a primeira sexta-feira do mês, dia do Sagrado Coração de Jesus. O ano não podia começar melhor.
Sei que alguns irmãos evangélicos também lêem esse blog e de forma alguma essas primeiras linhas são idólatras, mas de pleno reconhecimento aquela que nos ensinou através da fé silenciosa e meditada em seu coração.
Hoje, em muitos locais no Brasil, Maria é lembrada por outro título que recebeu do povo – Nossa Senhora dos Navegantes, apesar que seu dia tradicionalmente ser 02 de fevereiro. O que será que faz com que aquela quantidade enorme de pessoas se ponha em cortejo no mar, levando tradicionalmente a imagem do bom Jesus de um lado a outro da praia? O que cativa a tanta gente, e de forma especial, aos mais simples a associar o cortejo do filho a presença da mãe?.
Talvez seja a sua simplicidade vista pelos olhos dos mais bucólicos; ou seria então a vontade do marinheiro ou do pescador em encontrar um porto seguro e um breve regresso; ou a personificação de suas próprias mães a zelar por eles mantendo a brasa do fogareiro acesa e esperando a farta pesca. Talvez o marinheiro se sinta um dos magos, sendo o mar aberto o seu deserto, onde desde pequeno aprendeu também a se guiar pelas estrelas e por fim encontrar o motivo de tamanho destemor.
“Em todo perigo, invocai Maria; eu vos asseguro que sereis ouvidos”. (Dom Bosco)
Talvez pelo título de protetora dos navegantes que ganhou ainda no século XV, marinheiros esses que rogavam por sua intercessão quando enfrentavam tempestades nos trajetos do mediterrâneo, tenham trazido suas comemorações que eram em inicialmente em agosto para fevereiro e aos poucos ao primeiro dia de janeiro, como se hoje pedíssemos, nesse inicio de jornada ou de ano, novamente sua intercessão e podermos assim superar as tempestades que apareceram, chegando sãos e salvos ao dia 31 de dezembro.
Boa parte de nossas crenças advém dessa vontade de se relacionar e respeitar o divino. Somos seres espiritualizados. Por mais cético ou ateu que seja uma pessoa, o componente divino é muito importante. Trazendo então ao evangelho de hoje; O que fez aqueles homens bem sucedidos a se arriscarem no meio do deserto guiados por uma estrela? O que ainda leva a pessoas a realizar trabalhos invisíveis a nossos olhos, nas sacristias, nos bastidores, nas cozinhas, nos abrigos, asilos, orfanatos, (…)? Reparem quantos destes destemidos “marinheiros” são devotos de Maria!
Creio sim que Dom Bosco estava certo ao afirmar: “Maria nos mantenha todos firmes e nos guie pelo caminho do céu”.
Esse ano ainda teremos carnaval, quaresma, semana santa, páscoa, copa do mundo, eleições, (…); alegrias, tristezas, esperanças, mudanças, conversões, decepções… Mas o mar tem disso, nem um dia é igual ao seguinte e talvez seja esse um dos grandes motivos que leve ao pessoal da minha comunidade, em especial do grupo de oração que participo, a começar o ano, no primeiro domingo, rezando ave-marias.
Por favor, não confundamos devoção com sincretismo! Esse dia de paz e oração não deveria ser trocado por “pulinhos” em tantas ondas; por preocupações assoberbadas com lingeries rosa, vermelha, branca (sei lá). O católico tem seu jeito próprio de agradecer a Deus pelo ano que começa, esteja ele na praia ou na igreja.
É, portanto imprescindível o respeito a diversidade cultural e religiosa, mas como diz o refrão daquele funk carioca “cada um no seu quadrado” quanto aos seus ritos e costumes.
E o que pedir para hoje?
“(…) O Senhor disse a Moisés: ‘Dize a Aarão e seus filhos o seguinte: eis como abençoares os filhos de Israel: O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz! E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei’.” (Números 6, 22-27)
Que Deus abençoe 2010 assim como o fez em 2009.

Um imenso abraço fraterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário