Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 11/01/2015


Domingo, 11 de janeiro de 2015


"Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo apenas de ficar parado." (Provérbio chinês)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 1,7-11

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!



Ele dizia ao povo:
- Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele. Eu batizo vocês com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.
Nessa ocasião Jesus veio de Nazaré, uma pequena cidade da região da Galiléia, e foi batizado por João Batista no rio Jordão. No momento em que estava saindo da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse:
- Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Quem era esse homem que provocava em João Batista tanta crença? Quem era esse profeta que preferia estar no meio ao povo ao templo? Quem era esse rei, que sem cerimônia, descia de sua majestade por preferir ser simples, como qualquer um de nós? Esse é Jesus.
Seu jeito de ser e agir sempre confundiu as pessoas ao ponto de muitos durante anos e anos de história, acharem que ele era “perfeito demais” para poder ter existido de fato e que ele seria uma criação, um conto do povo…
Um homem que não tinha onde reclinar sua cabeça, como certa vez citou, conseguia encantar a muitos. Não possuía bens financeiros, moedas, posses, castelos, mas o que falava refletia sua alma e tocava as pessoas. João Batista talvez não o tenha visto durante um bom tempo, mesmo sendo primos e que espanto maravilhado foi ao vê-lo buscando seu batismo sobre o Jordão?
Durante a semana vimos que “vinde e vede” talvez significasse “deixe um pouco o que esta fazendo e ‘paga’ pra ver”.
Quem “pagou” pra ver não deixou de se extasiar com o homem de Nazaré. Reparemos que até Pilatos, que dizia ter poder de decisão, ao olhar nos olhos de Jesus, hesita em sua decisão por saber da inocência daquele que estava sendo julgado… é verdade! Antes do VINDE E VEDE houve um olhar… O que será que havia naquele olhar?
“(…) O olhar de Cristo esconde nas entrelinhas complexos fenômenos intelectuais e uma delicadeza emocional. Mesmo no extremo da sua dor ele se preocupava com a angústia dos outros, sendo capaz de romper o instinto de preservação da vida e acolher e encorajar as pessoas, ainda que fosse com um olhar… Quem é capaz de se preocupar com a dor dos outros no ápice da sua própria dor? Se muitas vezes queremos que o mundo gravite em torno de nossas necessidades quando estamos emocionalmente tranqüilos, imagine quando estamos sofrendo, ameaçados, desesperados”. (Augusto Cury – Mestre dos mestres)
O olhar e o convite de Jesus mexeram com Mateus, enquanto era Levi, o cobrador de impostos; por um lance de olhos, por uma pequena aparição, Zaquel subiu na árvore e ao abrir sua casa, mudou sua vida; Madalena desistiu de desistir em crer, um olhar, um convite, o perdão, mudaram sua vida; um toque na orla do manto, mudou a vida, a “sina” de quem se achava condenada a sagrar pelo resto da vida; a coragem destemida de amigos que descem um paralitico pelo telhado é recompensada por aquele que esperava ansioso para curá-lo…
O que nos falta para ter tamanha fé Nele? Olhar e crer que Ele vem e virá ao nosso encontro, mesmo achemos que nossa vida, como João Batista, não seja digna de atar suas sandálias. “(…) Depois de mim vem alguém que é mais importante do que eu, e eu não mereço a honra de me abaixar e desamarrar as correias das sandálias dele”.
Apesar de falhos, em seu olhar brota a sinceridade que nos convence a acreditar quando nos diz: “(…) Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria”
Essa semana os evangelhos nos presentearam, de forma singular, que renovemos nossas forças, que escrevamos novas páginas e permaneçamos de pé. Temos sim muitos erros mas temos feito um bom trabalho, mas cabe a cada um, em reflexão pessoal, o quanto preciso melhorar ou me empenhar para que vejam em mim o Jesus que tanto encantou e encanta.
Hoje é um dia ideal para renovar nossas promessas batismais!
Acredite: “(…)Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria”.
Um imenso abraço fraterno.





VÍDEO DA SEMANA

Medo de perder relacionamentos - Pe. Fábio de Melo




https://www.youtube.com/watch?v=TvVDTf-7ay4










MOMENTO DE REFLEXÃO



Aceite o dia como ele chega para você, não faça pré-julgamentos, nem antecipe situações.
Faça de conta que este é o primeiro dia da sua vida, ainda meio inexperiente, sem reações pré-determinadas.
Tem gente que anda tão "armada",  que dá "patada" até em quem só quer fazer o bem, desconfia de tudo e de todos, tem medo até de falar, não aceita palpites, nem ouve conselhos, se julga pronto, experiente e calejado pela vida.
E lá vem a vida dar uma nova rasteira, na verdade lições que precisamos aprender, a vida não julga, ensina o que mesmo sem saber, buscamos aprender,  pois é certo que colhemos o que plantamos.
Por isso, DESARME-SE!
Ouça as pessoas, procure falar mais baixo, mais devagar, ouça a sua própria voz.
Palavras lançadas não voltam mais, e as vezes, você sabe, ferem mais do que facadas, incomodam mais do que ferrão de abelha, doem na alma e não cicatrizam tão cedo.

Por isso, hoje é o seu primeiro dia de vida, e como não  sabemos se será ou não o último, melhor aproveitar da melhor maneira possível.
A vida é muito breve, um sopro na poeira do tempo, por que perder tempo com discussões tolas, descobrindo quem tem ou não razão?
A razão é aquela amiga que nos puxa pela orelha e diz:
Vai, vai ser feliz! então, ouça o conselho da razão!


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário