Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 30/04/2014



Quarta-feira, 30 de abril  de 2014


"A maior ignorância é a que não sabe e crê saber, pois dá origem a todos os erros que cometemos com nossa inteligência." Sócrates




EVANGELHO DE HOJE
Jo 3,16-21

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz

Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele.
Neste Evangelho, Jesus nos apresenta o motivo da Redenção, por que ela aconteceu. Não partiu de algum mérito do ser humano, mas unicamente de Deus, do seu amor a nós. Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito.
Deus nos ama com um amor tão grande, que nem o pecado conseguiu estancar esse amor, ao contrário, o fez crescer ainda mais. “Acaso uma mulher esquece o seu neném, ou o amor ao filho de suas entranhas? Mesmo que alguma se esqueça, eu de ti jamais me esquecerei!” (Is 49,15).
Jesus veio expressar com a sua vida, morte e ressurreição, esse amor de Deus por nós: “Jesus, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).
Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele. Devemos ver Jesus como o nosso melhor amigo, que vê o nosso lado bom e faz de tudo para que sejamos nesta vida e na outra.
Entretanto, “quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz”. Aí está a explicação de todos os males deste mundo e por que muitos não vão para o céu. Somos livres, e aqueles que praticam o mal preferem agir no escuro ou escondido, para que ninguém descubra suas más ações. Veja, por exemplo, os ladrões que sempre agem escondido. Ao evitar que os outros descubram o que fazem, os maus se condenam a si mesmos, pois mostram que sabem que suas ações são más.
Mas o amor de Deus por nós é maior que o nosso pecado. Por isso todos nós, santos e pecadores, podemos nos aproximar de Jesus com confiança, pois ele nos ama a todos com um amor misericordioso e infinito. Ninguém deve ter medo de Jesus, pois ele não para condenar, mas para salvar.
Quando somos amados por alguém, sentimos o desejo de retribuir. Amor com amor se paga. A nossa melhor retribuição é a obediência à sua Palavra e o engajamento cada vez maior na sua Igreja, una, santa, católica e apostólica.
Vamos, neste tempo pascal, acolher este presente de amor que Deus nos deu e nos deixar transformar por ele, o fogo do amor que veio ao mundo para queimar o pecado e purificar a prata.
Um dia, um senhor que estava viajando de carro do Rio para S. Paulo, entrou na cidade de Aparecida, comprou uma vela do seu tamanho, dirigiu-se à capela das velas no Santuário, acendeu a vela e fez a seguinte oração: “Senhor, eu precisava rezar muito aqui, mas não tenho tempo. Por isso, aceite as minhas preces, simbolizadas nesta vela, pela intercessão de N. Sra. Aparecida”. Colocou a vela no lugar apropriado e continuou sua viagem.
Foi uma oração simbólica, com toda certeza aceita e agradável a Deus. A vela era do seu tamanho porque era ele mesmo que ficava ali rezando, representado pela vela. Nós gostamos de usar símbolos, e Deus também gosta. A Bíblia é todinha cheia de símbolos.
Inclusive, a vela se parece com o cristão. Ambos se consomem para iluminar e servir o seu ambiente. Até as lágrimas da vela simbolizam as nossas lágrimas, na luta pelo Reino de Deus. O amor sempre custa lágrimas.
De um jeito ou de outro, nós precisamos rezar, e muito, a fim de não praticarmos obras más, afastando-nos da luz.
Maria Santíssima ajudou o seu Filho a executar o plano de amor de Deus Pai. Que ela nos ajude também a acolher com generosidade esse plano. Santa Maria, rogai por nós.
Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele.




CURIOSIDADES


Por que a semana é dividida em sete dias?


Você já teve a curiosidade de saber por que essa mania com o número sete? Como diria aquela música da Rita Lee, são sete dias da semana, sete notas musicais, sete pecados capitais. E tem muito mais setes por aí. Com relação aos dias da semana, você sabe de onde vem essa divisão numérica? Quem afinal decidiu que seria assim?
Os povos antigos que começaram a separar a semana em sete dias foram os babilônicos e os judeus. É provável que você tenha estudado – se vai lembrar, já é outra história – que os babilônicos criaram um calendário lunar, o que explica a divisão da semana em sete dias. Cada mês lunar é dividido em vários ciclos que nos permitem ver a Lua da sua forma mais minguante à mais cheia, certo? Cada um desses ciclos dura aproximadamente sete dias.
As fases da Lua não duram exatamente uma semana e é por isso que, por volta do século 6 a.C., tanto babilônicos quanto judeus costumavam ter um calendário com três semanas de sete dias e uma semana de oito ou nove dias, para sincronizar exatamente os dias da semana com as fases da Lua.
O sétimo dia da semana era considerado sagrado, tanto para os babilônicos quanto para os judeus – da mesma forma que muita gente ainda faz. Além disso, os babilônicos também acreditavam que o sétimo dia da semana era um dia de azar e que, por isso, era recomendável ficar em casa, para evitar que qualquer coisa ruim pudesse acontecer.
Os judeus acrescentaram ao calendário o dia sabático, que é uma palavra de origem hebraica e que significa “dia de descanso” – expressão também usada na Bíblia, na descrição da criação do mundo e do descanso divino no sétimo dia. Com o passar do tempo, aquela semana que tinha oito ou nove dias foi passando a ter somente sete, para que tudo ficasse igualzinho e para que o sétimo dia descanso fosse o último da semana.
Essa alteração foi oficializada pelo imperador Constantino, em 321 d.C. Devido à influência do Império Romano, o padrão foi adotado em praticamente todas as regiões o mundo e é mantido até os dias de hoje.






MOMENTO DE REFLEXÃO
  

(...) Tudo o que existe precisa dormir. O simples existir cansa. A se acreditar nos poetas e nas crianças, até mesmo as coisas.
Minha filha de quatro anos, olhando os vales e montanhas que se perdiam de vista nos horizontes de Campos do Jordão, fez-me essa pergunta metafísica: “Papai, as coisas não se cansam de serem coisas?’
Fernando Pessoa teve suspeita semelhante e escreveu: “Tenho dó das estrelas luzindo há tanto tempo,  há tanto tempo... Tenho dó delas. Não haverá um cansaço das coisas, de todas as coisas, como das pernas ou de um braço? Um cansaço de existir, de ser, só de ser, o ser triste, brilhar ou sorrir..”
Ele, poeta, estava cansado. Olhava para as estrelas que luziam havia tanto tempo e tinha dó delas. Elas deveriam estar muito cansadas. Suas pálpebras jamais se fechavam. Seus olhos estavam sempre abertos, sem poder dormir jamais...
Pergunto-me então se não haverá um simples cansaço de viver. Será que não chega o momento em que a vida diz, das profundezas do seu ser, como um pedido de socorro aos que entendem sua fala:
“Estou cansada. Quero dormir o grande sono...?”
Os especialistas na arte da tortura descobriram que uma das técnicas mais eficazes e discretas para se obter a confissão de um torturado era a de impedir que ele dormisse. Assentando numa poltrona confortável, o prisioneiro espera. O tempo passa em silêncio, sem interrogatório. Vem o sono. As pálpebras pesam e querem se fechar. Mas alguém que o vigia o sacode para impedir que ele durma. E assim o tempo vai passando. O desejo de dormir vai crescendo, as pálpebras pesam até um ponto insuportável. Nesse momento, a necessidade de dormir é tão terrível que o prisioneiro está pronto para confessar qualquer coisa só para poder dormir.
Foi coisa parecida que fizeram com a Eluana Englaro, mulher italiana com 38 anos de idade, dos quais 17 em vida vegetativa. Seu sono sem despertar dizia que ela desejava dormir. Mas os torturadores, a ciência, as leis e a religião lhe negavam esse direito. Obrigavam-na a continuar viva contra a vontade do seu corpo, que ansiava pelo grande sono. Ligaram seu corpo a máquinas que impediam que ela dormisse. Vivia mecanicamente.
Finalmente o direito de dormir lhe foi concedido. Fantasio que ela dormiu como uma criança, ouvindo a berceuse de Brahms.


 “Folha de S.Paulo”, 17 de fevereiro de 2009.

Diário de Terça-feira 29/04/2014



Terça-feira, 29 de abril  de 2014


Já dizia Lutero: "A paz, se possível; mas a verdade a qualquer preço."



EVANGELHO DE HOJE
Jo 3,7b-15


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Co­mo é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acre­ditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Fr. José Luís Queimado, CSsR


O Evangelho de hoje é a continuação do diálogo entre Jesus e Nicodemos, a misteriosa figura que aparece unicamente no Evangelho de João, assim como a figura da samaritana, da prostituta que ia ser apedrejada e de Lázaro, irmão de Marta e Maria. Como já dissemos, as palavras de Jesus, já difíceis de serem compreendidas, tornaram-se ainda mais confusas aos ouvidos de um fariseu. O que Jesus queria dizer com a frase: Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem? O título Filho do Homem foi atribuído a Jesus pelas comunidades cristãs que ainda se desenvolviam muito timidamente.
A expressão Filho do Homem aparece muitas vezes no Antigo Testamento, mas geralmente sendo sinônimo de homem, de ser humano. O profeta Ezequiel é chamado, por Deus, de filho do homem, em diversas citações (Ez 8, 5; 11, 15; 15, 2; 20, 4; 37, 11; 39, 1; 47, 6 etc.), mas esse é somente um cognome dado a Ezequiel pela própria voz de IHWH (Javé – Deus). No Livro de Daniel, essa expressão aparece duas vezes: em Dn 7, 13, ela toma outro significado, pois fala de alguém que desce dos céus sobre as nuvens, diferentemente do significado de Dn 8, 17, que quer somente fazer referência ao próprio profeta Daniel.
Mas seria, no Livro de Daniel, uma prefiguração da imagem de Cristo glorioso? Certamente o redator (escritor) desse Livro não estava pensando em Jesus de Nazaré, mas em uma imagem visionária e apocalíptica. Um homem que destruiria toda a opressão do imperialismo, principalmente o do imperialismo grego, que dominava na época de Daniel.
Mas os primeiros cristãos viram nessa imagem de filho do homem que desce glorioso dos céus, nas nuvens, o próprio Cristo Ressuscitado. Jesus era o próprio Deus feito carne, pois ele havia assumido a nossa humanidade. Mas o mais interessante é que o evangelista faz notar que o próprio Jesus dá a si o título apocalíptico de Filho do Homem, mas num sentido mais claro: como aquele que quer ser amigo da humanidade.
Jesus, por fim, anuncia a sua morte de cruz. Nicodemos não deve ter entendido o que o Mestre queria dizer com “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna”. É certo que o evangelista elaborou melhor as falas de Jesus, visto já terem se passado muitos anos desse diálogo, quando o Evangelho foi posto por escrito. Por isso mesmo é que o objetivo da morte de Jesus é mostrado com mais vivacidade: para que todos tenham a vida nele, crendo.
Peçamos a Deus que aumente a nossa fé em Cristo e em seu projeto de amor, pois somente aqueles que creem e amam podem entender o risco de se entregar totalmente a um crucificado, que disseram estar ressuscitado! A um filho da própria humanidade, que foi visto como Deus Encarnado. A fé é um risco, que deve ser encarado sempre com amor!

 FEZ-SE CARNE PARA SER O FILHO DO HOMEM!
 ( jlqueimado@ig.com.br)




VIDA SAUDÁVEL

Devemos nos preocupar com os agrotóxicos dos alimentos?
Dra. Ana Escobar



Saúde com qualidade de vida. Todos desejamos, não é mesmo? Por isso procuramos nos informar e até mudar hábitos e o estilo de vida na busca do que é mais saudável.
Uma das recomendações é comer muitas frutas, vegetais, legumes e hortaliças, independentemente da idade. Para atender todas estas bocas famintas é preciso garantir safras e manter o ritmo de produção em larga escala. Para isto, usa-se agrotóxicos e fertilizantes. O problema é que muitas vezes alguns alimentos recebem uma carga excessiva destes produtos, comprometendo a qualidade. E o pior de tudo: estas substâncias podem fazer mal. Não só à saúde de quem os consome, mas também a de moradores das regiões rurais, próximas às áreas de plantio e aos trabalhadores agrícolas que estão mais expostos.
Há vários tipos de agrotóxico. Cada um pode ter efeitos diferentes. Alguns dão sintomas agudos, como dores abdominais, cólicas, náuseas, vômitos, espasmos musculares e até convulsão, por exemplo. Já os crônicos, podem causar alterações neurológicas ou até, alguns tipos de câncer.
Segundo um relatório da ANVISA de 2013, os alimentos campeões de agrotóxicos no Brasil são: pimentão, pepino, cenoura e morango. Em outros alimentos como alface e abacaxi também foram encontrados agrotóxicos.
Lave bem frutas, legumes e verduras. Sempre!!
São os pequenos gestos que fazem a diferença.





MOMENTO DE REFLEXÃO
  

Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:
- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis ao meio ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse:
- Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu:
- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com  nosso meio ambiente.
- Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente.
Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja.
A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.

Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo.
Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios.
Caminhamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Mas você está certo.

Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente.
Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis.
Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts.
A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas.
Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias.
Naquela época tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto.
E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?

Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós.
Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.
Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos.
O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.
Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente.
Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos.
Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra.
Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época.
Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas.
Tínhamos só  uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos.
E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.

Então, não é possível que a atual geração fale tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?

Diário de Segunda-feira 28/04/2014



Segunda-feira, 28 de abril  de 2014


"Os elogios são como perfumes, devemos senti-los, nunca bebe-los!"




EVANGELHO DE HOJE
Jo 3,1-8


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.
Este Evangelho narra o começo da conversa de Jesus com Nicodemos. Ele foi ter com Jesus à noite, atitude própria de quem tem uma fé fraca e imperfeita e por isso não quer se comprometer nem que sua fé se torne pública.
Ele começou dizendo: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes”. Sinais são os milagres e todas as atitudes de Jesus que superam o natural. Nicodemos conhecia esses sinais, sabia que Jesus veio de Deus, mas nem por isso decidiu ser discípulo de Jesus.
Jesus explica-lhe com paciência: “Se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Em outras palavras, para ver o Reino de Deus, a pessoa precisa mudar radicalmente a sua vida. Precisa ter uma fé tão forte que a leve a mudar o eixo de sua vida, transformar-se em todas as dimensões: pensar, agir, valores, direcionamento da vida, afetos, mentalidade, relacionamentos... Em outras palavras, precisa nascer de novo. Isso acontece em nós no nosso batismo. Por isso que o padre, após batizar a criança, diz: “N., nasceste de novo e te revestiste de Cristo”. Só mais tarde, com a ajuda dos pais e da Comunidade, a criança vai entender o que aconteceu com ela no batismo.
A pessoa batizada não é mais da terra, mas “do alto”, é de Deus. É o que fala o evangelista João: “Estes foram gerados não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1,13).
Pelo batismo somos incorporados em Cristo e feitos um com ele, tanto na sua vida como na sua morte. Aqui está o sentido da vida do cristão; ela não se explica em si mesma, mas em relação a Cristo.
Como o vento que sopra onde quer, assim é todo aquele que nasceu do Espírito. Se os meteorologistas quisessem dominar o vento, seria muito difícil. Mais difícil ainda é dominar o Espírito Santo. Para o Espírito não há obstáculos.
Mas se estiver atentos aos sinais da presença do Espírito, podemos ouvir a sua voz. Ele nos guiará para onde ele quer, não para onde nós queremos. E o sinal de que nascemos “do alto” segundo o Espírito é vivermos a Palavra de Deus, como fizeram os Apóstolos.
Crer na ressurreição de Cristo é saber que ele está vivo junto conosco e experimentá-lo agindo conosco, no nosso esforço de viver a vida nova.
Certa vez, em um mosteiro, o mestre chamou um noviço e lhe disse: “Por favor, vá ao córrego e traga água nesta peneira”. E entregou uma peneira toda empoeirada para ele. Credo! Pensou o moço – trazer água numa peneira? Mas obedeceu. Foi ao córrego, afundou a peneira na água, depois levantou e a trouxe toda vazia, claro. Chegou à frente do mestre e lhe disse: “Sr. Padre, não consegui trazer a água. Vazou toda nos buraquinhos da peneira”.
“Volte – disse o mestre – e tente de novo.” Pronto – pensou o jovem – repetir esse absurdo? Mas vou. Mandou, está mandado. Foi ao córrego, afundou novamente a peneira na água e a levou vazia ao mestre. Este disse: “Por favor, vá de novo ao córrego e traga água nesta peneira”. Vou passar o dia todo fazendo esse absurdo? Pensou o rapaz. Mas vamos ver onde vai acabar isso. Foi e repetir o mesmo gesto.
Na volta, inclinou-se novamente diante do mestre, como é costume nos mosteiros, e repetiu a mesma frase de sempre: “Sr. padre, não consegui trazer a água; vazou toda quando levantei a peneira”.
Então o mestre disse: “Você não trouxe água, mas lavou a peneira”.
“O vento sopra onde quer.” Muitas vezes nós obedecemos a Deus, sem saber o sentido do gesto. Mas a nossa fé nos ensina que tudo o que manda é bom. Se não entendemos agora, compreenderemos mais tarde.
Que diferença entre a fé que tinha Nicodemos e a de Maria Santíssima! Ela uma simples escrava do Senhor, não duvidava de nenhuma de suas palavras. Que ela interceda por nós a fim de que, neste tempo pascal, possamos nascer de novo com Cristo ressuscitado.
Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


A Europa estuda o Brasil
Escrito por Luiz Marins


É importante que todos nós, brasileiros, saibamos da importância que o mundo está dando ao Brasil neste início de século XXI. A razão é simples. O mundo inteiro está com muitos problemas. O Oriente Médio em meio a guerras internas crescentes. O Sudeste Asiático com grandes indefinições em relação ao seu futuro. A Europa, o Japão e os Estados Unidos são mercados maduros que precisam de mercados emergentes para aplicar seus recursos financeiros e de tecnologia. Daí a importância do Brasil, da Índia e da China, países enormes, com um enorme mercado emergente.
Fala-se muito da China e da Índia. Mas o mundo ocidental (Europa e Estados Unidos) está chegando à conclusão de que talvez o Brasil seja o País mais adequado para receber os investimentos internacionais. E a razão é igualmente simples. A China é um país em regime comunista, fechado. O idioma (mandarim) é de difícil compreensão. O sistema jurídico é completamente diferente do ocidental. Tirando as regiões mais prósperas - Beijing, Xangai, Chenzen, Hong Kong, por exemplo, o restante da China é extremamente campesina com mais de 800 milhões de pessoas vivendo em situação quase miserável. A Índia, tirando poucas regiões como Bangalore, Nova Dehli e poucas outras, também tem problemas muito grandes. São dezenas de dialetos; costumes e cultura completamente diferentes do ocidente; um sistema de castas de difícil compreensão para os ocidentais. Uma imensa população em situação de extrema miséria - mais de 250 milhões de miseráveis.
Aí vem o Brasil. Um país ocidental, com uma democracia forte, o Brasil tem um dos melhores sistemas bancários do mundo, empresas modernas, um parque de tecnologia de informação grande e ramificado por todo o país. Um sistema jurídico ocidental, uma legislação moderna. Tudo isso, é claro, em comparação com os demais países emergentes. Assim, por mais que tenhamos uma visão negativa do Brasil de hoje, toda a análise deve ser feita comparando o Brasil com seus competidores.
Aqui na Europa, (estou escrevendo esta mensagem da Itália), assim como no mundo desenvolvido, se estuda com visão de longo prazo. E, analisando-se o Brasil para os próximos 20-30-50 anos, pode-se entender, com facilidade, as vantagens comparativas do Brasil em relação a esses competidores não-ocidentais. E é isso que se está fazendo agora. Estudos mais profundos, menos emocionais, mais amplos, mostram que o Brasil apresenta vantagens estratégicas comparativas que nós, brasileiros, também precisamos compreender. Compreender para aproveitar as oportunidades desses investimentos que virão, aumentando nossa qualidade de vida e competitividade global.
Nesta semana, procure ver o Brasil de uma maneira menos emocional e mais objetiva e veja se a Europa não tem razão ao enxergar nossas vantagens.
Pense nisso. Sucesso!






MOMENTO DE REFLEXÃO
  

De todas as opções que a vida oferece a cada passagem de tempo,
aquela que nos obriga a parar e pensar naquilo que estamos fazendo,é a mais sábia ferramenta de mudança que possuímos.

Ora, enquanto é dia, caminhamos sem dificuldades,enquanto somos jovens,
comemos de tudo, bebemos até ultrapassarmos os limites que não temos,as drogas são experimentadas como se fossem balas de açúcar,os desatinos se seguem, as paixões se sucedem,quebramos a cara, sofremos, choramos.

Chega então aquela hora, em que acreditamos ter chegado ao fundo do poço,
onde deixamos de reclamar dos outros, de delegar problemas,e reconhecemos as nossas dificuldades, nossos erros.

Momento de reflexão...

Em qualquer momento onde a dor nos faça companhia,não é sábio se fazer de vítima, nem tampouco,se apresentar como sofredor martirizado,como aquele que cansado, deixa de lutar.

Pelo contrário, é tempo de encarar nossas falhas,sem as lentes coloridas dos
"amigos" que sumiram,do mundo que é cheio de "pseudo-caminhos fáceis",
onde a entrada é sempre florida, e a saída,quando aparece, é cercada de espinhos.

Faça-se forte!

Reconheça-se capaz de vencer qualquer obstáculo,e se não der para ir por esta rua, vá por aquela.
Se não pode ser pelo morro, vá pelo mato,ande na areia, na grama, no barro, mas, não pare, não desista de você.

A vida é benção sem medidas, presente que não se compara,e você, alma querida, é semente cheia de frutos,armazenados em seu íntimo com muito amor.

Não se esqueça nunca: você tem o DNA do seu Criador.
E Deus,
Deus é amor.



Paulo Roberto Gaefke

Diário de Domingo 27/04/2014



Domingo, 27 de abril  de 2014


"O que alegra um coração humano é tão pouco que parece quase nada. Ousem dar o quase nada. Não dá trabalho e nem custa muito." Padre Fábio de Melo



EVANGELHO DE HOJE
Jo 20,19-31


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco".
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio".
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos".
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!"
Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei".
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco".
27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mais fiel".
28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"
29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Oito dias depois, Jesus entrou.
Este Evangelho, do 2º Domingo da Páscoa, narra duas aparições de Jesus ressuscitado aos Apóstolos, no espaço de uma semana.
“Meu Senhor e meu Deus!” O encontro com Jesus transforma as pessoas; suscita ou recupera a fé, traz alegria, ânimo e coragem, esperança, caridade e as demais virtudes. E nós também hoje podemos nos encontrar com Jesus e ser transformados por ele, na Missa, visitando-o no sacrário, no encontro com o pobre, na reunião da Comunidade... O encontro com Jesus destrói o ódio, a tristeza, o desânimo, a preguiça, o medo, a mágoa e todos os vícios. É como abastecer um carro ou carregar um telefone celular. O encontro com Jesus pode curar doentes, como acontecia naquele tempo, e até ressuscitar mortos. Pode transformar pecadores em santos. Maria Madalena, que antes estava chorando, foi só encontrar-se com Jesus ressuscitado alegrou-se e até saiu correndo para dar o recado que Jesus pediu (Jo 20,11-18).
“A paz esteja convosco.” Só neste trechinho do Evangelho Jesus nos transmite a sua paz três vezes! Sinal que ele veio para nos dar a paz. Ele a conquistou com a sua ressurreição e quer deixá-la em nosso meio.
“A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados.” O primeiro passo para termos paz e ser perdoados por Deus.
“Como o Pai me enviou, também eu vos envio.” Somos continuadores de Jesus no mundo, temos a mesma missão dele, cujo centro é transmitir a paz.
“Recebei o Espírito Santo.” Jesus nos deu o meio principal para o continuarmos: o Espírito Santo.
“Tomé não estava com eles.” Era Missa de Domingo, a segunda Missa da Igreja, e Tomé não foi! Resultado: a sua fé, que já era fraca, entrou em parafuso. Um dia, quando Jesus falava que sua partida estava próxima, mas todos iriam se encontrar na outra vida, “Tomé disse: ‘Senhor, nós não sabemos para onde vais, como podemos conhecer o caminho?’ Jesus respondeu: ‘Eu sou o caminha, a verdade e a vida” (Jo 14,5-6). Isso mostra que a fé de Tomé já era fraca.
Como é importante participarmos do encontro semanal dos cristãos, a santa Missa! Ali entregamos a Deus a semana que passou e recebemos forças para não fraquejar na semana que começa. Sem a Missa, nós podemos nos afogar em um copo d’água.
Mas felizmente a Comunidade foi atrás de Tomé, no domingo seguinte ele foi à Missa e tudo se resolveu.
“Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” Nós nunca vimos Jesus pessoalmente, mas temos fé graças ao Espírito Santo que ele nos deixou.
A fé é algo vivo; como qualquer coisa viva, ela não fica parada: ou cresce ou morre. E a fé só cresce se for alimentada. O primeiro alimento da fé é o amor a Deus e ao próximo. O segundo é a oração, pessoal ou comunitária, destacando-se a santa Missa. A vida em Comunidade é fundamental para se manter a fé. Ovelha separada do rebanho, o lobo pega.
O pecado obsurece a fé, pois ela está ligada à obediência aos mandamentos. Quem obedece a Deus cresce na fé; quem não obedece vai se tornando cada vez mais incrédulo, confuso e triste. Foi só Adão e Eva pecarem, esconderam-se de Deus. Quantos católicos partes para as seitas porque não praticavam os mandamentos!
A fé é condição para se recebermos as graças de Deus. Jesus, em seus milagres, sempre pedia antes uma profissão de fé (Cf Mc 9,14-29).
“Jesus realizou muitos outros sinais.” Sinal é uma manifestação clara da presença do transcendente, que nos convida à fé. Deus continua realizando sinais no mundo, principalmente através dos cristãos. Primeiramente, Deus quer transformar a nossa vida em um sinal, como foi a de Jesus. E muitas atitudes que o cristão ou a cristã toma são sinais que convidam outros à fé, mesmo sem que o cristão saiba.
Certa vez, uma vaca caiu num buraco e não conseguiu sair. Ela era de um sitiante. Ele tentou ajudar a vaca a sair mas não conseguiu. Amarrou até uma corda na vaca, mas não deu certo.
Pediu então ajuda a três vizinhos. Estes vieram, cada um com uma corda.
Chegando ao local, começaram a discutir qual o melhor lado para puxar a vaca. Um achava que era para a direção sul, outro para a direção norte, outro para direção leste e o último para a o oeste. E não chegaram a um acordo. Então cada um amarrou a corda na vaca, do lado que achava melhor e começou a puxar. Um puxava para lá, outro para cá, mas sozinhos não davam conta de tirar a vaca do buraco.
Quando já estavam cansados, concluíram: é melhor puxar a vaca de um lado só, mesmo que a meu ver não seja o melhor lado. Pronto: todos puxaram numa corda só e a vaca saiu.
É preferível o bom, unido com os outros, ao ótimo, sozinho. A minha opinião eu acredito ser a melhor, mas eu a renuncio em favor do trabalho em equipe, em favor da vida em Comunidade. Viver em Comunidade é andar juntos, mesmo tendo de ceder um pouco nas próprias idéias. A nossa maior fora está na nossa união.
Jesus viveu e trabalhou sempre em grupo. Foi difícil para ele, teve até um traidor no grupo, mas venceu. E ele nos pede: “Como o Pai me enviou, eu vos envio”.
Maria Santíssima foi uma mulher que teve grande fé. “Bem-aventurada aquela que acreditou”, disse-lhe a prima Isabel. E a sua presença no meio dos Apóstolos, após a ressurreição de Jesus, lhes deu muita força. Peçamos a ela que esteja também entre nós.
Oito dias depois, Jesus entrou.






VÍDEO DA SEMANA

Comovente filme que conta a história de uma menina que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega de classe que sofre de paralisia cerebral. É também uma obra que fala de valores e sonhos, cativando o espectador desde o primeiro ao último minuto.



https://www.youtube.com/watch?v=dgBHxr-yR8A





MOMENTO DE REFLEXÃO
  

Ninguém perde tempo quando ajuda outro alguém!
Pode ser com uma palavra de conforto, um abraço no silêncio da emoção mais forte.
Pode ser um sorriso que alegra, ou chorar junto em momento de pura tristeza.
Ajudar quem a gente gosta é maravilhoso, ajudar os desconhecidos é fantástico, e ajudar quem a gente não gosta, é divino
Por isso, antes de ficar parado olhando o tempo, esperando a mega-sena que nunca chega, vá fazendo o que é possível, o que está no seu alcance.
Antes de querer salvar o mundo, salve a sua casa, salve seu cachorro, salve seu gatinho...
Doe aquilo que não vai te fazer falta: doe amor!
É simples, barato e quanto mais você doa,  mais recebe de volta!
Este é o verdadeiro significado da lição que o Mestre Jesus deixou:
- É dando que se recebe!
Doe-se!
Pode ser na gentileza no ônibus, ao ceder o seu lugar para outra pessoa.
Na escola, ao fazer silêncio e colaborar com a aula.
No trabalho, ao cumprir seu horário com dedicação.
O doar-se é fazer algo a mais, é colocar o seu toque.
Que o seu toque seja generoso, bom de se lembrar, que as pessoas quando pensarem em você, lembrem-se de alguém "especial".
Porque talvez você não saiba, mas é uma pessoa especial.
Talvez, falte apenas uma oportunidade de demonstrar-se, de exibir essas qualidades que andam escondidas.
Doe-se!
Ainda que seja no silencio da cadeira da doação de sangue, no corredor escuro das celas da prisão, no leito do hospital aos pés do desconhecido, na oração fraterna que sai dos seus lábios, e alcança Deus, que na sua infinita misericórdia, derrama agora, sobre todos nós, a sua paz!
Que esta paz te alcance agora...


Paulo Roberto Gaefke