Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 09/12/2014



Terça-feira, 09 de dezembro de 2014


“Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se!"  Provérbio Persa.



EVANGELHO DE HOJE
Mt 8,12-14


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.


- O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Hoje, em virtude do trabalho, família, estudo, compromissos diversos, (…) torna quase utopia esperar que possamos ir atrás de cada um que passou por nossas vidas e saber por onde andam ou como estão, mas Imagino, ou pelo menos tento trazer na memória, cada ovelha que resolveu ir embora.
De fato não sabemos o motivo que a levou a fazer isso. De repente, talvez, por que um irmão foi muito duro com ela; ou em uma discussão corriqueira sobre um assunto pequeno e fútil, onde nenhuma das partes resolveu ceder e os “bicos” se bateram. Um parêntese: Imagine a cena, dois tucanos tentando comer uma mesma maça. Se um não esperar o outro, ambos ficaram sem comer e morrerão de fome. E de fato, quanto colegas, amigos, conhecidos, “morrem” de fome por se alimentar apenas do orgulho que os faz viver?
Enquanto isso (…). Imagino também a ovelha que perambula pelo mundo, que usa das suas luzes e encantos para seduzi-la, mas de fato não se preocupa com seu bem estar, se sofre, se passa fome… Vejo pessoas sem esperança e também sem chances; “ovelhas” que não se parecem mais com seres humanos. Pessoas que temos a impressão que a luz dos sonhos se apagou.
Às vezes esquecemos que por debaixo de tudo aquilo que vemos ainda existe um ser humano.
“(…) Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes”. (Mateus 25, 42-43)
Muitas vezes nós mesmos abrimos as “portas do cercado” para as ovelhas cuja lã não combina com a nossa. Abrimos as portas quando fazemos ou permitimos as críticas infundadas, quando não queremos ouvir outra opinião, quando nos esquecemos de elogiar. Quantos casamentos acabam em virtude da falta de elogios? Abrimos as cancelas quando não nos preocupamos com quem esta fraquejando ou quando cometeu um deslize.
“(…) Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes, cuidai em não pôr um tropeço diante do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda”. (Romanos 14,13)
Chego a devida conclusão que se não tenho tempo pra ajudar a buscar, que não seja eu que leve alguém a se afastar.
Nessa semana somos chamados a rever nossas atitudes para que o reino de Deus surja, pois se Ele ainda não é vivido hoje é por culpa ou da nossa omissão ou da nossa maldade inerente. O reino começa quando eu desisto de atrapalhar.
Um padre certa vez disse que pouca adianta estender meu vínculo com Deus se não melhorar, na mesma proporção a minha relação com aqueles que estão ao meu lado, pois bem aventurado não aquele que levanta as mãos e louva, mas aquele que se importa com o sofrimento do que esta ao seu lado. Se não atrapalho, já ajudo!
Depois de tudo isso pergunto: Tendo um homem 99 ovelhas e uma delas se perde, como é que arrumo tempo pra perder com “picuinhas”, tucanos e teimosos e julgamentos?
Escrevi isso ano passado, mas ao lê-lo de novo, será que algo mudou em nossa conduta?
Um imenso abraço fraterno!




VIDA SAUDÁVEL


Quantas horas de sono são necessárias?


Muitas vezes ouve-se essa pergunta, feitas pelas pessoas que têm dificuldades de ter um sono relaxante.
A resposta mais adequada é que depende de vários fatores da idade e através do quadro abaixo se pode ver que com o aumento da idade diminuem as necessidades de horas de sono. O sexo também influi e os homens necessitam de menores períodos de sono comparado às mulheres.
Vários fatores individuais influem no sono da mulher, a maioria deles relacionados à fatores hormonais. Na época da pré-menstruação, durante a ovulação, na gravidez, na menopausa, os estrógenos e a progesterona acabam influindo na duração e na profundidade alcançada no sono.
Outro hormônio importante é o da tireóide que em excesso acarreta palpitação e a sua escassez provoca uma sonolência maior, inclusive durante o dia. Em ambos os casos geralmente existe uma astenia, um cansaço que acompanha a pessoa, dando a sensação de que o sono foi insuficiente.
Existem variações do tipo de sono de acordo com a natureza de cada pessoa, com grande ênfase para as pessoas (crianças) ansiosas que ficam com vários medos, medo do escuro, medo de não acordar mais, medo de ser abandonada, etc. Essas pessoas devem fazer uso dos chamados chás calmantes, tipo chá de melissa, passiflora, valeriana, camomila e tília. E principalmente evitar as atividades que aceleram as ondas cerebrais, dificultando o sono tais como ambientes muito quentes ou muito barulhentos, o uso de bebidas alcoólicas e alimentos estimulantes ou com cafeína (café, chocolate, chá-mate ou preto, refrigerantes à base de cola e de guaraná, ginseng), tabagismo.
Assistir televisão antes de dormir. As pessoas com depressão sofrem com muitos pesadelos e idéias fixas relacionadas com o trabalho e as dificuldades do dia-a dia. Essas devem procurar um médico para usar um indutor suave do sono.
Recém-nascido = aproximadamente 16 horas de sono
De 1 a 3 anos = 12 a 15 horas de sono
De 3 a 7 anos = 10 a 11 horas de sono
De 7 a 12 anos = 9 a 10 horas de sono
Adolescentes = 8 a 9 horas de sono
Adultos = 7 a 8 horas de sono
Idosos = 5 a 7 horas de sono.

PROFESSOR DR. JOSÉ KNOPLICH Reumatologista, Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, autor de vários livros, dentre os quais o "Viva Bem com a Coluna que Você Tem", na 31ª edição com 190 mil livros vendidos. http://knoplich.sites.uol.com.br/ Fonte: www.socimol.com.br/nova/dicas/default23.asp




MOMENTO DE REFLEXÃO



Neste dia eu escolhi viver, não apenas passar o tempo.

Escolhi tirar proveito de cada milésimo de segundo entre minha respiração e meu suspiro.

Neste dia eu agarrarei os momentos que eu perdi tantas vezes antes, enquanto palavras rolavam para fora de minha língua penetrando os ouvidos e os corações daqueles que eu quis machucar.

Neste dia eu compensarei o tempo perdido por viver entre meus pensamentos e minha ação.

Viverei todo o meu potencial que, por Graça de Deus, é ilimitado.

Neste dia eu ajudarei outra pessoa a encontrar o grande segredo de tudo... Enquanto passamos nossa vida em busca de êxito e felicidade, nós já temos tudo o que precisaremos desde o momento da concepção até nossa última respiração.

Neste dia eu reconhecerei que sou uma criação magnífica, capaz das maiores realizações. Sou único. Nunca antes na história da existência humana e nunca mais haverá outro igual à mim. Tenho um propósito, uma missão e com responsabilidade vou cumprir essas metas.

A chave para o sucesso está em "saber" e "acreditar" que posso, então intencionalmente partir para a ação.
O "saber" é a pequena voz que você ouve no fundo, lá dentro, e que dá a direção. Ela aquece os sonhos e amacia os golpes que a vida nos lança. Ela nunca vai embora apesar de muitos passarem a vida inteira tentando bloqueá-la.
"Acreditar" vem uma vez que nós aceitemos que auto-estima não é um passeio pelo ego mas uma confirmação de que você é um milagre vivo criado por Deus.

Neste dia celebrarei como se fosse meu aniversário e as 24 horas o meu presente. Apreciarei a alvorada e guardarei a luz na minha mão para os dias escuros. Encherei meus pulmões com o doce aroma de vida e consumirei as cores que me cercam como à uma refeição digna de um rei. Provarei os amarelos e os vermelhos das flores e me lavarei nos azuis e verdes do céu e da relva. Ao fim do dia, nas horas escuras, minha alma iluminará o caminho para descansar na satisfação de saber que eu fiz sem desperdiçar nem um pouquinho.
 
Então, no meu último dia nesta terra, partirei cheio de alegria para um lugar melhor sabendo que servi meu propósito e completei minha missão. Deixarei atrás de mim, a minha energia que se difundirá em cada pedra, em cada árvore e em cada molécula. Me tornarei parte da cor, da luz, da respiração de vida para outros consumirem. Levantarei com o sol para trazer alegria àqueles que sonharem depois de mim.

Sou importante. Sou bem sucedido. Sou criação de Deus! Estou vivo!


Tradução de SergioBarros do texto de Bob Perks

Nenhum comentário:

Postar um comentário