Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 19/12/2014



Sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


“Deixo que o mundo viva como quer e permito a mim mesmo de viver como desejo.”


EVANGELHO DE HOJE
Lc1,5-25

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.


Quando Herodes era o rei da terra de Israel, havia um sacerdote chamado Zacarias, que era do grupo dos sacerdotes de Abias. A esposa dele se chamava Isabel e também era de uma família de sacerdotes. Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, obedecendo fielmente a todas as leis e mandamentos do Senhor. Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos e porque os dois já eram muito velhos.
Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo o seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso no altar e por isso entrou no Templo do Senhor. Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse: – Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes voltem a andar no caminho direito. E conseguirá preparar o povo de Israel para a vinda do Senhor.
Então Zacarias perguntou ao anjo: – Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também. O anjo respondeu: – Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. E, porque você não acreditou, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que o seu filho nascer.
Enquanto isso, o povo estava esperando Zacarias, e todos estavam admirados com a demora dele no Templo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo. Quando terminaram os seus dias de serviço no Templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois Isabel, a sua esposa, ficou grávida e durante cinco meses não saiu de casa. E ela disse: – Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais vai me desprezar por eu não ter filhos.

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Uma amiga minha diz que Deus usa dos anjos para nos nortear, mas nossa vida diária e os fatos que já nos aconteceram nela, principalmente nas relações sociais que temos e tivemos, fazem a gente duvidar constantemente. É o tal do pé atrás!
Deus quer algo de mim e de você! Tenha certeza disso!
Assim como o anúncio do nascimento de Jesus foi uma surpresa para Maria e José, o de João Batista também foi. Zacarias já tinha seus anos avançados, tinha o respeito da comunidade, seus preceitos e suas crenças. Não é surpresa alguém com tamanha experiência não acreditar no que dizia aquele anjo. Temos convívios com pessoas e elas metem. É normal do ser humano duvidar.
Benjamin Franklin dizia que “a tragédia da vida é que nos tornamos velhos cedo demais e sábios tarde demais.”. Se fossemos sábios, ou aceitássemos a sabedoria mais cedo não ficaríamos mudos aos olhos do mundo como Zacarias ficou. Padre Jonas diz em uma música que “tarde te encontrei” como reconhecimento que deveria ter começado mais cedo seu trabalho com a plena vitalidade da juventude.
(…) e meu coração alegrou-se nela. Meus pés andaram por caminho reto: desde a minha juventude tenho procurado encontrá-la. (Eclesiástico 51,20)
Como citei acima, em virtude de nossas relações sociais criamos “pés atrás” quanto a muitas coisas, sendo assim podemos dizer que somos, de certa forma, produto do meio que estamos ou fomos inseridos. Esse meio tem muita influencia inclusive sobre como enfrentamos os problemas mais corriqueiros como os mais difíceis.
O povo esperava a muito tempo pela vinda do messias tão prometido e a opressão imposta pelos conquistadores ao longo dos anos, nesse caso os romanos, facilitava uma cultura de descrença coletiva. Esse dia então chega com o anúncio da vinda daquele que aplainaria os caminhos do messias.
Um sacerdote ancião, inserido num povo amedrontado, oprimido e de fé fragilizada recebe a noticia que sua esposa estéril daria a luz a um filho. Muitos porém podem questionar a falta de fé de Zacarias, mas e a nossa fé como anda? Coisas e fatos bem mais simples deixam ou deixaram de acontecer, pois não passam ou passaram pela nossa razão.
Quantos anjos Deus pôs em nossas vidas e também, por medo ou descrença, duvidamos?
A mulher que era estéril que dá a luz é um fato extraordinário provocado pela mão de Deus, aí poderíamos nos perguntar: Deus fez isso para provar seu poder, provando assim para o descrente Zacarias que podia fazê-lo? Não! Alguma vez já se perguntou da fé de Isabel?
Zacarias era sim um homem bom e honesto, mas como qualquer pessoa vacilou por um instante. Recordo José, que precisou ser alertado em sonho que tudo aquilo que Maria dizia era verdade. O mundo nos ensina a sermos descrentes e a forma que nos relacionamos neste mundo nos faz credenciam como capazes ou não.
Se não temos sucesso profissional e financeiro temos mania de dizer que não somos tão bons como aqueles que têm. Se minhas decisões me levaram a ter dívidas impagáveis ou que impeçam meu crescimento, não são frutos da minha suposta falta de inteligência, mas talvez da minha capacidade de não crer que poderia fazer.
Por mais que o meio que nos cerca nos ofereça motivos para desacreditar, preciso vencer o mau prognóstico, às vezes até oriundo dos nossos familiares, é continuar acreditando, pois nossa capacidade vem de Deus.
“(…) É por Cristo que temos tal confiança perante Deus. Por nós mesmos, não somos capazes de pôr a nosso crédito qualquer coisa como vinda de nós; A NOSSA CAPACIDADE VEM DE DEUS…“. (II Coríntios 3, 4-5)
Se entendermos e acreditarmos que tudo é possível e nossa capacidade vai além de nossa fé, faremos o impossível.
Por fim reflita:
“Devemos navegar algumas vezes a favor do vento e outras contra ele – mas temos de navegar sempre, e não nos deixar levar pelo vento, nem jogar a âncora”. Oliver W. Holmes
Um imenso abraço fraterno.






CULINÁRIA


Creme Com Morangos e Ganache de Chocolate Branco

Ingredientes da Primeira Camada

- 150 g de bolacha de leite (Marilan)
- leite o quanto baste para umedecer as bolachas

Creme:- 1 litro de leite

- 4 colheres (sopa) rasas de amido de milho
- 3 gemas (peneiradas)
- 4 colheres (sopa) rasas de açúcar refinado
- 1 colher (sopa) margarina
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
- 1 lata de leite condensado


Recheio
- 3 caixinha de morangos picados (cortar em 4 partes)

Ganache
- 1 lata de creme de leite
- 1 barra (170 g) de chocolate Laka (Lacta)


Modo de Preparo

Primeira Camada
Umedecer as bolachas no leite e forrar o fundo do refratário.

Creme: Misturar todos os ingredientes, menos a essência de baunilha, levar ao fogo até formar um creme. Acrescente a essência de baunilha, misture bem. Desligue o fogo. Reserve até esfriar.

Ganache: Coloque o Creme de Leite em um recipiente refratário, o chocolate picadinho e leve ao banho-maria, mexendo sempre até que a água ferva. Desligue o fogo quando formar um creme homogêneo.




Frango cremoso

1 kg de peito de frango sem osso
1 Colher(sopa) de óleo
3 Dentes de alho
2 Tomates picados
1 Xicara (chá) de cheiro verde
1 Lata de milho verde
1 Caixinha de creme de leite
1 Pacote de batata palha
Fatias de mussarella
Sal a gosto

Tempere o frango com sal e o alho moído.
Coloque o óleo na panela de pressão e acrescente o frango. Deixe dourar cubra com água fervente , tampe a panela e cozinhe até ficar bem molinho. Tire deixe esfriar e desfie.
Bata a metade do milho com a água e o creme de leite. Misture com o frango desfiado, acrescente o restante do milho, mexa bem e coloque num refratário.
Cubra com uma camada farta de mussarela e por cima uma camada de batata palha
Leve ao fogo até ficar douradinho.





MOMENTO DE REFLEXÃO


O Presente ESCUTAR... Você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.



O Presente AFEIÇÃO... Seja generoso e dê muitos abraços, beijos, tapinhas nas costas e apertos de mão. Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem pela família e amigos.



O Presente SORRISO... Junte alguns desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será dizer: "Eu adoro rir com você."



O Presente MENSAGEM... Pode ser um simples bilhete de "Muito obrigado por sua ajuda" ou um soneto completo. Mesmo, um breve bilhete, escrito à mão, pode ser lembrado pelo resto da vida e pode mesmo mudar uma vida.



O Presente ELOGIO... Um simples e sincero: "Você ficou muito bem de vermelho", "Você fez um super trabalho" ou "Que comida maravilhosa”, Faz o dia de alguém.



O Presente FAVOR... Todo dia, faça algo amável. Esteja sempre pronto para ajudar.



O Presente SOLIDÃO... Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos. Seja sensível a esses momentos e dê o presente da solidão ao outro.



O Presente DISPOSIÇÃO... Uma maneira também proveitosa para sentir-se bem, é colocar-se disposto a colaborar com o outro, e isso não é difícil de ser feito.




Apesar de parecerem muito simples, Estes pequenos presentes tem o poder de se tornarem grandes, mágicos e especiais !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário