Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 18/11/2014


Terça-feira, 18 de novembro de 2014.


"Levante sua vela dez centímetros e você ganha um metro de vento."
(Provérbio Chinês)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 19,1-10

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.


Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz



Ele queria ver Jesus

O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Este Evangelho narra o encontro de Jesus com Zaqueu. Ele queria ver Jesus. Não apenas ver. O que aconteceu depois mostrou que Zaqueu queria de corpo e alma ver Jesus.
Ele tinha na frente dois obstáculos: A multidão que o impedia de aproximar-se de Jesus, e a sua baixa estatura.
Correu na frente da multidão e subiu em uma árvore. Pronto, superou os dois obstáculos. Nós encontramos na vida muitos obstáculos que nos impedem de nos aproximar de Jesus. Mas nenhum deles é insuperável; com esforço e criatividade, podemos vencer todos.
Zaqueu expôs-se ao ridículo. Imagine um homem conceituado na cidade, trepado numa árvore! Quando queremos encontrar-nos com Deus, precisamos aproveitar as oportunidades, sem nenhum respeito humano.
Interessante: Zaqueu se interessava por Jesus e Jesus se interessava por Zaqueu. Já antes da cena, Jesus tinha planejado ficar na casa dele. Na verdade, Deus é que prepara as ocasiões para o nosso encontro com ele. Quando vamos a ele com a farinha, ele já vem ao nosso encontro com o bolo pronto!
Deus nos chama pelo nome. Como deve ter sido gratificante para Zaqueu, ouvir Jesus falar o seu nome! “Chamei-te pelo teu nome, tu és meu” (Is 43,1).
“Desce depressa!” Não só da árvore; humilha-te, torna-te simples criatura de Deus, e ele te abraçará.
Zaqueu acolheu Jesus de forma ampla: no seu coração, na sua casa com tudo o que havia dentro: família, pertences... E o resultado foi a alegria.
A nossa conversão tem de ser ampla. Não é possível ser amigo de Jesus e continuar apegado, por exemplo, ao dinheiro. Se um copo tem um líquido e nós despejamos outro líquido em cima, aquele que estava no copo transborda e cai para fora. Assim queremos que Jesus faça conosco; que ele tome conta de nós. Não queremos ser como o jovem rico, que preferiu seus bens ao seguimento de Jesus. O nosso modelo de conversão é Zaqueu.
A crítica dos fariseus -“Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” – converte-se em alegria para nós, pois, mesmo que estejamos cheios de pecados, Jesus poderá vir a nós também. O importante é abrir a nossa porta, mesmo que a casa esteja suja, e dizer a Jesus: entre na minha casa, Senhor, coma e beba, depois nós conversaremos.
Quais os obstáculos que me impedem de um encontro mais profundo com Deus? De que modo estou procurando superá-los? Tenho coragem de devolver quatro vezes mais às pessoas que defraudei, e, se Deus me pedir, de dar a metade dos meus bens aos pobres? O respeito humano tem me impedido de participar mais ativamente da Comunidade cristã?
“Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham mais vida nele.” Mesmo que critiquem, nós queremos ir atrás das pessoas afastadas e mergulhadas no pecado como Zaqueu. “O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Certa vez, um palestrante sentou-se numa cadeira, agarrou-se com as duas mãos no encosto da cadeira, e fez uma bela oração de entrega a Deus: “Senhor, estou disponível; pode me chamar. Estou aqui, chama-me para qualquer coisa que o Senhor quiser!...” Como que Deus vai chamar uma pessoa nessas condições?!
Quando rezarmos, que larguemos o encosto da cadeira, isto é, que coloquemos sobre a mesa tudo o que é nosso, como fez Zaqueu, como fez Maria, São Frei Galvão, Santa Paulina e tantos outros e outras, até conhecidos nossos, que já morreram!
Maria Santíssima tem um coração que é todo “sim” para Deus, e todo “sim” para nós, seus filhos e filhas. Maria do “sim”, rogai por nós!
O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.




VIDA SAUDÁVEL

Psicologia


Todo indivíduo tem diferentes maneiras de se comunicar, incluindo as expressões verbais, corporais, artísticas, etc.
As expressões corporais dão vida ao que falamos, muitas vezes dizendo até mais que as próprias palavras. Elas deixam transparecer o que sentimos e exteriorizam nossas emoções. O indivíduo que tende a reprimir suas expressões, de uma certa forma, reprime também suas emoções. E estas são importantíssimas devendo ser vivenciadas, experimentadas, faladas e expressadas em sua plenitude, pois elas são um movimento de vida!
Se pensarmos em emoção como um tipo de energia, ou seja, como algo que precisa se movimentar, circular, ser colocado para fora, podemos pensar que, um bloqueio neste processo impedirá que o livre fluxo dessa energia aconteça.
O fluxo interrompido não permitirá sua liberação que, tende a ser compensada ou deslocada para alguma parte do corpo. Ou seja, o indivíduo somatiza corporalmente, seu sofrimento psíquico, utilizando seu próprio corpo, como veículo para expressar suas emoções. É por isso que muitas vezes ouvimos falar em doenças de “fundo emocional”, como aquelas decorrentes do estresse, por exemplo.
Um estado de tensão pode se acumular a cada dia e se tornar crônico, deixando que o indivíduo se torne incapaz de relaxar, gerando conseqüências físicas, tais como: dores de cabeças, tensões musculares, fadiga, entre outras. Tanto o corpo, quanto a mente, sofrem de forma simultânea, pois descartando a visão cartesiana de antigamente, hoje mente e corpo são considerados como um todo integrado, onde tanto os processos mentais influenciam os corporais e vice-versa.
A saúde atualmente, não é mais vista como um simples bem estar físico, pois para isto acontecer é fundamental um estado mental sadio.
As tensões limitam os movimentos, a respiração e a expressão dos sentimentos. Por isso que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo, pois são duas coisas inseparáveis. Um processo mental sadio, não permanecerá assim, se o corpo não estiver em bom funcionamento e vice-versa.
Além dos aspectos físicos e mentais, o corpo deve ser valorizado também de acordo com o contexto no qual está inserido. Portanto, o estilo de vida e a maneira de se relacionar com o mundo, irão repercutir, positivamente ou não, em cada indivíduo de maneira singular e significativa.
Com o passar do tempo o nosso corpo, torna-se uma autobiografia. Isto porque as emoções que são vivenciadas corporalmente ao serem bloqueadas vão deixando marcas, como registros da história de cada pessoa e vão se cronificando ao longo da vida.
Para recuperação do equilíbrio corporal, esses bloqueios devem ser dissolvidos através das vivências dos sentimentos que estão ocultos; da expressão deles da maneira mais completa possível e da busca por um estilo de vida mais saudável, ou seja, valorizando também, neste processo de recuperação, a atividade física e uma alimentação saudável.
Essa mudança de atitude ajudará o ser humano a se relacionar de uma melhor maneira com seu ambiente e a recuperar a verdadeira capacidade de vivenciar todas as suas emoções e sentimentos, resgatando o prazer vital.

Eva Holmes Psicóloga





MOMENTO DE REFLEXÃO


Dois pequenos passos separam você da sua maior conquista.

E eu nem sei qual é esse seu desejo escondido,eu apenas sei, que bastam dois passos para realizá-lo.

O primeiro passo, é a sua decisão.

Muitos querem muita coisa, mas poucos tem um desejo definido.

Muitos sonham com "o grande", mas poucos usam o "pequeno" para crescer.

Tem gente que troca de sonho como quem troca de camiseta.
Aceitam migalhas do que desejam, topam ficar com as sobras.

Então, vem a pergunta:
- O que você deseja e onde você quer chegar?

Essa decisão é o seu primeiro passo. O segundo passo é o "rumo".

Você já sabe onde quer chegar e vai traçar o caminho até lá; os sonhadores imaginam atalhos impossíveis, como loterias,  heranças, ou "deuses" que descem do "céu" e fazem tudo por eles.

Os realistas, que também sonham, caminham, tiram pedras do caminho, pisam na lama, escorregam, caem, levantam e seguem.

Há ainda os que choram, os que se lamentam, os que arrumam mil desculpas para ficar parado no ponto da amargura.
Esperando um trem que nunca vem.
Onde você quer chegar? Não importa o tamanho do seu desejo, nem a grandeza do seu sonho, bastam apenas dois passos para sua realização.
Pare, chore e reclame, ou decida-se, caminhe e vença.
A decisão é sempre sua.


Paulo Roberto Gaefke


Nenhum comentário:

Postar um comentário