Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 15/10/2014



Quarta-feira, 15 de outubro de 2014


"A vida é como um rio, podemos até mudar seu curso, mas somos responsáveis pela direção que ele vai seguir." (Deka Rissi)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 11, 42-46


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.


Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.
45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ai de vós, fariseus; ai de vós também, mestre da Lei.
Neste Evangelho, Jesus faz novas e duras críticas aos mestres religiosos do seu tempo.
“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã... mas, mas deixais de lado a justiça e o amor a Deus.” Eles eram muito “zelosos” na questão do dízimo, porque uma parte do dinheiro era deles. Já o principal da religião, que é a prática da justiça e o amor a Deus, eles deixavam de lado.
“Vós deveríeis praticar isso, mas sem deixar de lado aquilo.” Algum fariseu que escuta esta mensagem de Jesus hoje, pode pensar que ele é contra o dízimo. Por isso que Jesus esclarece: pagar o dízimo da hortelã está certo; mas há outros pontos muito mais importantes na fé, que não devem ser deixados de lado.
“Ai de vós, fariseus, porque gostais dos lugares de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas... Sois como túmulos que não se vêem.” Existem túmulos escondidos, que as pessoas passam por ali e nem sabem. Assim são esses fariseus; as pessoas batem palmas para eles e lhes prestam homenagem, porque não conhecem as suas sem-vergonhices ocultas. Há gente que tem grande facilidade em disfarçar, para que ninguém saiba dos erros que praticam. Mas a Deus ninguém oculta!
"Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido" (Lc 12,1-2). Esse é um fato. Quando o hipócrita menos percebe, a sua máscara cai e a realidade aparece. Afinal, Deus continua sendo o Senhor do mundo.
“Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Este, em vez de vestir a carapuça e acolher o convite à conversão, atacou Jesus. É mais fácil atacar o mensageiro do que acolher a mensagem. Destruindo o mensageiro, os malvados pensam que ficam livres da palavra profética deles.
Mas Jesus não perde a oportunidade, e cita um pecado muito comum em todos nós que ensinamos a Lei de Deus: pensamos nos outros e não em nós mesmos. Os mestres da Lei sempre encontravam um subterfúgio para escapar da pratica dos mandamentos mais difíceis. Todos esses pecados continuam existindo hoje, e muito. Nós sempre encontramos desculpas para não praticar os mandamentos de Deus como devíamos. Quanto fariseu reza “pela conversão dos pecadores” e se esquece de que é pecador também!
"Ou a árvore é boa e o fruto, bom; ou a árvore é má e o fruto, mau. É portanto pelo fruto que se conhece a árvore" (Mt 12,33). Aí está a chave para descobrirmos se uma pessoa é ou não hipócrita: pelas suas obras.
"Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim" (Mc 7,6. Is 29,13).
Certa vez, na antiguidade, um filósofo da cidade de Creta, na Grécia, chamado Parmênides, saiu na rua principal da cidade e numa hora de bastante movimento, dizendo bem alto: “Todos os cretenses são mentirosos”.
Ninguém ligava para o que ele dizia, pois ele também era cretense, portanto, mentiroso também. Parmênides não fez mais que “cortar o galho onde estava sentado”.
Ninguém dá valor às palavras de uma pessoa mentirosa, ou que não vive o que fala.
Maria Santíssima era humilde. Ela se declarou “a humilde serva do Senhor”. Na multiplicação dos pães, ela não estava em evidência, como a "mãe do futuro rei". Mas na cruz, na extrema humilhação do Filho, ela estava ali junto dele, em pé. Santa Maria, rogai por nós!
Ai de vós, fariseus; ai de vós também, mestre da Lei.




CURIOSIDADES

1-O chocolate tem um efeito anti-bacteriano na boca que pode proteger contra a cárie dentária.


2-Se você tentar reprimir um espirro, você pode romper um vaso sanguíneo em sua cabeça ou pescoço e morrer.


3-O Ioiô foi criado nas Filipinas para ser usado como Arma.


4-O chocolate M&Ms foi criado durante a guerra para que os soldados pudessem colocar no bolso e se alimentar em qualquer lugar.


5-Mais de 11.000 pessoas por ano têm acidentes por praticar novas posições sexuais.


6-A pizza foi criada pelos Egípcios há mais de 6 mil anos.


7-STJD exclui Grêmio da Copa do Brasil por ofensas racistas a goleiro Aranha.


8-Astrônomos encontraram em 2014 um exoplaneta 17 vezes maior que a Terra. O planeta, Kepler-10c, está na categoria "Super-Terra". Seu tamanho é tão incomum que os cientistas, até então, não acreditavam que um planeta assim poderia existir


9-Homens brincalhões são mais atraentes, aponta estudo.


10-Em Média você terá, na vida, 2.342 dias de férias.






MOMENTO DE REFLEXÃO


A paciência é uma virtude que poucas pessoas têm.
Na maioria das vezes, não se contentam com as coisas, no momento em que se nos apresentam, pondo-se a maldizer tudo e a todos, exigindo dos outros aquilo que não pratica.
A paciência é, acima de tudo, sabedoria, é esperar o momento certo de fazer ou de dizer as coisas, sem criar nenhum tipo de rejeição.
É a serenidade, diante das dificuldades, impedindo que ações mal pensadas sejam externadas.
Não é subserviência, é cautela, é saber esperar a oportunidade exata...
é ter a calma necessária...
A paciência é um Dom Divino...
Felizes aqueles que a usam com sabedoria.
A paciência é a certeza do que se quer, se busca, se espera...
Não adianta ficar impaciente, isto só irá aumentar o sofrimento,
angústia, a agonia, o desespero...e tudo isso faz com que a pessoa se perca em meio aos seus próprios objetivos.
Não se desespere diante das dificuldades...mantenha-se calmamente, ainda que grande seja a dor e o sofrimento interminável.
Espere. Espere.
Não tenha pressa... nada acontece por acaso...
Tudo tem seu tempo certo.
De nada adianta apavorar-se, desatinar-se...
Isto fará com que você tome uma decisão que talvez, mais tarde, poderá lhe custar muito.
Não queira resolver tudo ao mesmo tempo...dedique-se um pouco a organizar as coisas à sua volta...isto facilitará a sua vida e a dos outros e tornará melhor o seu dia a dia, o convívio com os outros, onde quer que você esteja.
É devagar que se vai ao longe...
Toda grande caminhada começa com o primeiro passo.
TENHA PACIÊNCIA, MUITA PACIÊNCIA...


Vilmar Barcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário