Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 08/10/2014



Quarta-feira, 08 de outubro de 2014

"Os hipócritas são como as tâmaras: o doce está fora, o mel nas palavras e o duro lá dentro, na alma." (Mateo Alemán)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 11, 1-4

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.


1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos". 2Jesus respondeu: "Quando rezardes, dizei: 'Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação'".


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Um fato: o foco da nossa oração esta no que vivemos, passamos ou somos assolados, mas o que de fato peço é o que preciso?
Sempre posso pedir a Deus ( e Ele atenderá) que antecipe uma graça ou nos proteja do mal, mas muitas vezes pedimos que algo extraordinário aconteça para nos remir ou redimir de alguma coisa que deixamos de fazer ou que cabia a nós zelar. Isso esta no Pai Nosso “(…) Perdoa os nossos pecados, pois nós também perdoamos todos os que nos ofendem”.
Pedimos a Deus que nos mantenha firmes em meio a um mundo que aos poucos se esfria aos relacionamentos, a caridade, a fraternidade. Esse nosso mundo, cada vez mais, paga com sua reluzente moeda, para que nos afastemos da solidariedade e abracemos o egoísmo, o hedonismo e o individualismo. O Pai Nosso, de certa forma, também previa isso “(…) E não deixes que sejamos tentados”.
Mas antes de tudo, o PAI NOSSO inicia com do que é mais importante para o “demais” seja nos dado por acréscimo.
Comecemos então a analisar o quanto é profunda essa oração: “(…) Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo”. Esse trecho talvez diga
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS (Ex 20,2-5)
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO (Ex 20,7)
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA (Ex 20,8-11)
“(…) Venha o teu Reino…” O reino será visto quando voltarmos a…
4°) HONRAR PAI E MÃE (Ex 20,12)
5°) NÃO MATAR (Ex 20,13) – inclusive pelo desprezo, pela indiferença, pelo abandono, pela ingratidão…
“(…) Dá-nos cada dia o alimento que precisamos…”. Isso só será possível quando pararmos de cobiçar o que não tenho; quando cessar a inveja que tenho daquele (a) que tem; quando eu respeitar que o outro também existe, que é filho de Deus e precisa do nosso respeito; que não aceitemos mais ver o irmão (ã) sendo vendido, exposto por dinheiro, por não ter tido alternativa na vida ou por falta de quem a orientasse…  Isso talvez esteja implícito em
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE (Ex 20,14)
7°) NÃO ROUBAR (Ex 20,15) – inclusive os sonhos, oportunidades, chances…
 “(…) Perdoa os nossos pecados…”. Até mesmo aqueles que o mundo, as novelas, o dia-a-dia tentam nos dizer o contrário
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Ex 20,16) – inclusive a fofoca
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO (Ex 20,17)
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17)
Rezar o PAI NOSSO é assumir um compromisso com os 10 mandamentos. É reconhecer primeiramente que Deus é tudo (Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo) e ao fim afirmar o quanto precisamos Dele em virtude da nossa fragilidade humana e pecadora para que permaneçamos em pé (E não deixes que sejamos tentados).
Quem trabalha ou empresta seu serviço em uma comunidade ou pastoral nunca pode esquecer que o dom que temos não é nada sem Deus, pois como o próprio PAI NOSSO, tudo começa Nele. Mesmo São Tiago dizendo que a fé sem obras é morta, as obras sem fé, sem mudança, sem amor, (…) são vazias.
É duro cumprir os dez mandamentos… Que o PAI NOSSO nos ajude a lembrá-los no dia-a-dia, e que um dia após o outro, sejamos mais próximos e dignos do que Deus quer.
Agora da pra entender que não dá pra rezar o PAI NOSSO por rezar.
Um imenso abraço fraterno.





CURIOSIDADES


Você sabia?


1-Ablutofobia é um medo incomum de tomar banho.

2-O desenho animado Scooby-Doo entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a série do gênero com maior número de episódios. A 350ª aventura de Scooby, Salsicha, Velma, Fred e Daphne foi ao ar nos Estados Unidos no dia 29 de outubro de 2004.

3-O primeiro homem a sobreviver à uma queda nas Cataratas do Niágara morreu pouco tempo depois, ao escorregar em uma casca de laranja.

4-Palíndromo é a frase ou palavra que mantém o mesmo sentido quando lida de trás pra frente.

Confira alguns:
Arara, ana/anã, anilina, mamam, metem, ovo, oco, Omo, radar, sopapos, socos, osso, rir, matam, esse, reler, rapar,rasar, reviver, salas, somámos.

5-Quanto menos desenvolvido é o país, mais se acredita em Deus.
Um recente levantamento mostrou qual a parcela de crentes em Deus e ateístas temos pelo mundo. Apesar dos dados terem sido coletados em épocas diferentes (entre 1991 e 2008) nós utilizamos nossas parcas habilidades em Excel para agrupar tudo e gerar outros números.
Utilizando a lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nós agrupamos os cinco que são mais desenvolvidos, os cinco menos desenvolvidos e traçamos médias simples dos níveis de crença em Deus ou de ateísmo.
A média daqueles que estão certos da existência de Deus nos países mais desenvolvidos (28%) é quase a metade que dos menos desenvolvidos (53%). Curiosamente a tendência de ateísmo é inversamente proporcional à que vimos acima com os mais desenvolvidos (15%) mostrando cerca do dobro de ateístas do que os menos desenvolvidos (7%).
FONTE: http://bit.ly/JofoQt




MOMENTO DE REFLEXÃO

"Pequenos prazeres, grandes recompensas"

Satisfaça a alma primeiro!
A Alma é simples e fonte de todo o contentamento.
Enquanto você procura uma roupa de grife, e chora por não tê-la em seu guarda roupa, a alma se contenta em te ver com uma roupa limpa, bem passada, pois sabe que o corpo vale mais que a vestimenta.

Enquanto você sonha com uma pessoa além do natural, desenha na mente uma pessoa encantada, e chora a solidão do desencontro, a alma se contenta com uma pessoa como você, com defeitos e qualidades, de carne e osso, que possa falar o que você precisa ouvir, e silenciar quando quer desabafar.

Enquanto você sonha com aquele super emprego ou cargo público e chora por não passar no concurso ou na seleção, a alma se sente bem em qualquer  trabalho honesto que possa te sustentar, que possa trazer alívio para as despesas que não param. A alma não se aflige por tão pouco...

Enquanto você sonha com o amor que não deu certo, e chora o abandono do que nunca existiu, a alma se contenta com essa pessoa que já convive com você, que faz de tudo para te ver feliz e que você ainda não aprendeu a valorizar. Talvez você ainda só saiba o valor do que se perde, pois a alma valoriza o que conquistamos.

Enquanto você se perde em sonhos mirabolantes de riquezas e espera pelo prêmio milionário da Loteria, a alma se contenta com o pouco abençoado pelo suor do seu trabalho e se alegra com o que você pode repartir. A alma é sempre generosa.

Enquanto você espera, a alma idealiza,
enquanto você luta, a alma incentiva,
enquanto você cai, a alma ampara,
e quando você desiste, a alma chora,
lamenta a ilusão que cega os teus olhos.

Durante a noite, quando dormimos e morremos para a vida,
ela se ergue em liberdade e mostra onde podemos chegar.
Mas, por pura tolice e medo de nós mesmos, achamos que tudo não passou de um sonho, e voltamos para a aflição do dia que poderia ser muito melhor, porque nos afligimos com o que não temos, queremos o que não nos pertence,
lutamos pelo que não quer mudar, choramos pelos que não reparam nas nossas lágrimas, e escondemos nossos desejos mais simples, em troca de uma ilusão do mundo.

Qual é a meta da sua alma?
Pergunte-se.
Encare-se.
Encontre-se.
Pois a alma é simples e quando está satisfeita transforma você em um ser especial, invencível e admirado por ser simplesmente você!
Preencha-se!


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário