Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 05/10/2014



Domingo, 05 de outubro de 2014

"Os hipócritas são como as tâmaras: o doce está fora, o mel nas palavras e o duro lá dentro, na alma." (Mateo Alemán)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 21,33-43

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

Jesus disse:
- Escutem outra parábola: certo agricultor fez uma plantação de uvas e pôs uma cerca em volta dela. Construiu um tanque para pisar as uvas e fazer vinho e construiu uma torre para o vigia. Em seguida, arrendou a plantação para alguns lavradores e foi viajar. Quando chegou o tempo da colheita, o dono mandou alguns empregados a fim de receber a parte dele. Mas os lavradores agarraram os empregados, bateram num, assassinaram outro e mataram ainda outro a pedradas. Aí o dono mandou mais empregados do que da primeira vez. E os lavradores fizeram a mesma coisa. Depois de tudo isso, ele mandou o seu próprio filho, pensando: "O meu filho eles vão respeitar." Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: "Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa."
- Então agarraram o filho, e o jogaram para fora da plantação, e o mataram.
Aí Jesus perguntou:
- E agora, quando o dono da plantação voltar, o que é que ele vai fazer com aqueles lavradores?
Eles responderam:
- Com certeza ele vai matar aqueles lavradores maus e vai arrendar a plantação a outros. E estes lhe darão a parte da colheita no tempo certo.
Jesus então perguntou:
- Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem?
"A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.
Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!"
E Jesus terminou:
- Eu afirmo a vocês que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado para as pessoas que produzem os frutos do Reino.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Rosa Camila


Precisamos produzir frutos de Deus!!!
No evangelho de hoje Jesus conta uma parábola às autoridades do seu tempo com a intenção de alertá-los sobre a responsabilidade de estar à frente de um povo, de ser líder desse povo, pois através da parábola dos vinhateiros aonde a vinha é usada para simbolizar o povo de Deus, Jesus revela que o povo pertence a Deus e que o Seu povo colherá bons frutos se Sua vinha for confiada a bons agricultores.
No caso dessa parábola é notório que o dono daquela vinha não a confiou a bons agricultores, uma vez que, na hora da colheita eles se tornaram tão gananciosos a ponto de matar todos os enviados do seu dono inclusive o seu filho para poder ficar com todos os frutos daquela vinha. Então, meus amados, eis um ótimo evangelho para nós num dia como o de hoje (dia de escolher os nossos representantes na política) de rever se as nossas escolhas estão sendo coerentes com a vontade de Deus; se estamos escolhendo líderes responsáveis e preocupados com o bem do povo, honestos e tementes a Deus ou se estamos esquecendo que somos co-responsáveis com Deus na criação do Seu reino aqui na terra.
A construção do Reino de Deus aqui na terra depende da liderança de homens em todos os níveis, seja religioso ou político. Deus espera desses líderes políticos e religiosos e de todos nós servos Seus, frutos de justiça e amor. Portanto, todos nós, cristãos batizados precisamos refletir hoje se estamos conseguindo ser, cada um à sua medida, agricultores fiéis à missão de produzir os frutos da justiça que Deus espera.
Como disse Pe. Paulo Bazzaglia na sua reflexão sobre o evangelho de hoje: "Cada um de nós deve ser sujeito ativo na transformação do mundo, no cultivo da vinha e no florescimento da justiça".  Que Deus possa abençoar todos os políticos e de forma especial os prefeitos e vereadores escolhidos hoje para ser os nossos representantes na câmara municipal, para que eles possam produzir frutos de Deus, de justiça, de honestidade, de responsabilidade, de amor ao próximo e não deixe que eles venham a se corromper pelo dinheiro, posição social, interesses políticos, bem comum, ambição, status, vaidade, dentre outros pecados capitais.

Deus abençoe ricamente todos vocês!!!!

rosac12@hotmail.com




VÍDEO DA SEMANA

Explicando a depressão - Pe. Fábio de Melo









MOMENTO DE REFLEXÃO


Quando eu era jovem e minha imaginação não tinha limites, sonhava mudar o mundo.
Quando fiquei mais velho e sábio descobri que o mundo não mudaria, então restringi um pouco minhas ambições, e resolvi mudar apenas meu país.
Mas, o país também parecia-me imutável.
No fim da minha vida, em última e desesperada tentativa, quis mudar minha família.
Eles não se interessaram nem um pouco, dizendo que eu sempre repeti os mesmos erros.
Em meu leito de morte, enfim descobri: se eu tivesse começado por corrigir meus erros e mudar a mim mesmo, meu exemplo poderia transformar minha família.
O exemplo de minha família talvez contagiasse a vizinhança, e assim eu teria sido capaz de melhorar meu bairro, minha cidade, o país e, quem sabe, mudar o mundo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário