Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 23/09/2014


Terça-feira, 23 de setembro de 2014

“A melhor doçura e a das pessoas. Não engorda e ainda te faz feliz.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 8, 19-21


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Minha mãe e meus irmãos são aqueles ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.
Este Evangelho narra que a mãe de Jesus, junto com alguns parentes, que na língua hebraica são chamados de irmãos, aproximaram-se de Jesus, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Contaram a Jesus, e ele aproveitou para nos falar da sua outra família, a Igreja: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Todos nós temos a alegria de pertencer a esta segunda família de Jesus, a não ser que algum de nós esteja desligado da Igreja, pois não basta ouvir a Palavra de Deus, e sim praticá-la.
A Bíblia tem uma força enorme de transformação da pessoa que a lê ou escuta, porque o Espírito Santo vem com a sua Luz e a sua Força para ajudar. Além de nos converter, a Palavra de Deus nos congrega em Comunidade, atrai-nos para a Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Assim, além de irmãos de Jesus, nos tornamos também irmãos entre nós, formando uma grande família, que é chama a Família de Deus.
Em outra ocasião, Jesus falou que a ação da Palavra de Deus em nós é parecida com a ação do fermento, que é colocado na massa de pão. Ela produz uma transformação lenta e silenciosa, mas forte e irresistível. Quem ouve a Palavra de Deus e a acolhe com um coração aberto, devagarinho vai vencendo o pecado, corrigindo os vícios e crescendo na fé, na esperança e na caridade, tornando-se, como diz S. Paulo, uma nova criatura.
A afirmação de Jesus de que sua mãe e seus irmãos são os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam inclui em primeiro lugar sua própria Mãe. Ela foi a pessoa que melhor praticou a Palavra, inclusive dando-nos essa Palavra viva de Deus Pai, que é Jesus.
É difícil saber qual foi a maior grandeza de Maria: ser Mãe de Jesus na carne ou ser sua discípula na fé, acolhendo de modo incondicional a Palavra divina. Por isso ela é o nosso melhor modelo, como cristãos. Por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (Cf Lc 2,19.51), Maria é a discípula mais perfeita do Senhor”.
Certa vez, dois rapazes amigos estavam andando na rua, numa cidade pequena e desconhecida deles. Era domingo pelo meio dia. De repente, viram uma festa em um quintal aberto. Muito churrasco, schopp à vontade, com músicas lindas.
Com em festas de casamento há amigos do noivo que a família da noiva não conhece, e vice-versa, eles resolveram entrar de penetras. Mas não foram só eles os penetras. Apareceram muitos.
Quando eles estavam comendo e bebendo à vontade, o dono da casa parou a música, subiu numa cadeira e disse: “Por favor, os convidados da noiva fiquem deste lado aqui”. Uma turma foi para a direção indicava. E ele continuou: “Agora os convidados do noivo fiquem deste outro lado aqui”. Outra turma foi para lá. Então o dono da casa disse: “Vocês todos podem cair fora, porque esta festa é de quinze anos da minha filha”.
Que vexame, não? Na Igreja, há lugar para todos e todos somos convidados a ela. Mas, se não praticarmos a Palavra de Deus, podem acontecer vexames como este!
Minha mãe e meus irmãos são aqueles ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.





VIDA SAUDÁVEL


10 DICAS PARA MELHORAR O RELACIONAMENTO


A gente trabalha, treina, cuida da casa, educa os filhos… E, muitas vezes, deixa o marido ou namorado em segundo plano. Resultado? Desgaste na vida a dois. Veja aqui o que fazer para evitar esse tipo de problema.


É verdade que nenhum relacionamento é um conto de fadas, mas é possível, sim, administrar bem todas as facetas da sua vida (trabalho, treino, estudos) e conviver com o seu parceiro numa boa. A terapeuta e coach Erica Aidar lista recomendações importantes que vão ajudar você a melhorar o relacionamento amoroso.

1. Converse sobre situações que incomodam você. Evite esconder a opinião sobre alguma atitude que ele tenha tomado e que incomodou você. A longo prazo, isso pode se tornar o estopim para uma grande discussão. O segredo é abordar o assunto de forma delicada e passiva.

2. Não guarde ressentimentos. Se o seu companheiro falou algo ofensivo, procure conversar com ele para que juntos encontrem uma alternativa e conversem sem confrontos acusatórios. Evite acumular mágoas!

3. Controle o ciúme. Quando ponderado, ele não atrapalha a relação; se exagerado, pode provocar intensas brigas entre o casal, deixar ambos infelizes e culminar com a separação.

4. Não idealize o parceiro. Não crie expectativas pensando que ele colocará você em primeiro lugar em tudo. Assim como na sua vida, na dele existem outras tarefas e pessoas, como o trabalho, os amigos, a família… E mais: ele também enfrenta problemas diariamente. Portanto, não espere que seja sempre carinhoso, atencioso e amoroso.

5. Divida as tarefas. Com o passar do tempo, algumas tarefas domésticas podem ser deixadas na responsabilidade de um ou de outro. Contudo, isso pode sobrecarregar o parceiro e deixá-lo estressado. O trabalho em conjunto valoriza a presença de cada um no relacionamento.

6. Crie momentos para vocês. Com a chegada dos filhos, alguns casais deixam de dar atenção um ao outro para se dedicar à criança. Porém, é importante criar momentos prazerosos entre vocês e marcar atividades que possam fazer juntos, como um jantar ou um cinema.

7. Valorize o diálogo. É importante que o casal mantenha uma boa conversa sobre os problemas que estão enfrentando. Esse diálogo mantém a boa convivência. Evite discutir ou brigar. Exponha o que sente e tente buscar estratégias, junto com seu parceiro, para não desgastar a relação.

8. Troque carinhos. Isso não se resume ao sexo. Tire um tempo no seu dia para dar atenção ao seu relacionamento. O contato físico é importante para não perder laços. Por isso, ande de mãos dadas, abrace e beije o marido ou namorado quando chegar ou sair, troque carinhos. Assim, vocês vão se sentir aconchegados um pelo outro.

9. Evite a teimosia. Seja flexível, pois nem sempre você está certa. Algumas discussões acontecem por causa da teimosia. Procure analisar a opinião dele e crie o hábito de pedir desculpas quando estiver errada.

10. Saia da rotina. Convide seu companheiro para sair, invista em lingeries novas, apareça com presentes ou mande flores. Isso faz com que vocês não percam a essência do relacionamento.




MOMENTO DE REFLEXÃO

Durante a nossa vida causamos transtornos na vida de muitas pessoas, porque somos imperfeitos.
Nas esquinas da vida, pronunciamos palavras inadequadas, falamos sem necessidade, incomodamos.
Nas relações mais próximas, agredimos sem intenção ou intencionalmente.
Mas agredimos.
Não respeitamos o tempo do outro, a história do outro.
Parece que o mundo gira em torno dos nossos desejos
e o outro é apenas um detalhe.
E, assim, vamos causando transtornos.
Esses tantos transtornos mostram que não estamos prontos, mas em construção.
Tijolo a tijolo, o templo da nossa história vai ganhando forma.
O outro também está em construção e também causa transtornos.
E, às vezes, um tijolo cai e nos machuca.
Outras vezes, é o cal ou o cimento que suja nosso rosto.
E quando não é um, é outro.
E o tempo todo nós temos que nos limpar e cuidar das feridas, assim como os outros que convivem conosco também têm de fazer.
Os erros dos outros, os meus erros.
Os meus erros, os erros dos outros.
Esta é uma conclusão essencial: todas as pessoas erram.
A partir dessa conclusão, chegamos a uma necessidade humana e cristã: o perdão.
Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras.
É compreender que os transtornos são muitas vezes involuntários.
Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros e que, como caminhantes de uma jornada, é preciso olhar adiante.
Se nos preocupamos com o que passou, com a poeira, com o tijolo caído, o horizonte deixará de ser contemplado.
E será um desperdício.
O convite que faço é que você experimente a beleza do perdão.
É um banho na alma!
Deixa leve!
Se eu errei, se eu o magoei, se eu o julguei mal, desculpe-me por todos esses transtornos…
Estou em construção!

Gabriel Chalita


Nenhum comentário:

Postar um comentário