Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 09/09/2014


Terça-feira, 09 de setembro de 2014


“Se Deus encheu tua vida de obstáculos é porque ele acredita na tua capacidade de passar por cada um!”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 6, 12-19

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos.
Hoje é com alegria que nós celebramos dois Apóstolos: S. Simão e S. Judas Tadeu. Conforme o evangelista S. Marcos (Mc 6,3), eles eram primos de Jesus.
S. Simão é natural de Caná da Galiléia (Cf Mc 3,18). Ele pertencia ao partido político dos Zelotas, que tinha por objetivo libertar o País dos romanos.
Jesus gostava desse tipo de gente, mesmo que não concordasse às vezes com as idéias deles. Veja o caso de S. Paulo, que era um jovem comprometido em acabar com os cristãos, porque achava que isso era um bem. Sinal que ele era uma pessoa de ideal, alguém que abraça uma causa e luta por ela.
O que Jesus detestava eram essas pessoas sem posição, sem marca, sem identidade nem ideal, que, nos conflitos, ficam em cima do muro. “Porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca!” (Ap 3,16).
As pessoas amorfas são presas fáceis da sociedade de consumo. Elas não têm opinião formada sobre nada. Não são contra nem a favor, muito pelo contrário. Nós as chamamos de maria-vai-com-as-outras.
Segundo a tradição, S. Simão pregou o Evangelho no Egito, onde morreu mártir.
S. Judas é mais conhecido nosso. É o “santo das causas difíceis”. Seu pai se chamava Tiago. Ele pregou na Palestina, na Síria, na Mesopotâmia, na Armênia e na Pérsia. Foi morto a machadadas. Por isso que é apresentado com uma machadinha ao lado.
O evangelista S. João traz uma passagem onde aparece S. Judas: Disse Jesus: “Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo? Jesus respondeu: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14,21-23). Está aí a explicação por que as pessoas que desobedecem os mandamentos acabam se desviando na fé. Deus só se manifesta aos que observam os seus mandamentos.
S. Judas tem uma carta na Bíblia. É curtinha, tem apenas uma página, mas é riquíssima.
Ele cita, por exemplo, a ganância: “Os gananciosos apascentam a si mesmos. Por isso, são como nuvens sem água, que são levadas pelo vento; e como árvores frutíferas que não dão fruto, e por isso são cortadas pelo agricultor. São também como as ondas bravias do mar: fazem espumas bonitas, mas em poucos segundos acaba tudo. São ainda como meteoros à noite no céu: brilham, mas logo depois volta a escuridão”.
Veja outra passagem da carta: “Rezem, e mantenham-se unidos no amor de Deus. Procurem convencer os vacilantes. E não se deixem contaminar pelos maus costumes dos pagãos”.
E ele termina com uma oração: “Ao Deus único, que nos salva por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, desde antes de todos os séculos, agora e por todos os séculos. Amém.”
O Evangelho de hoje é próprio da festa. Ele narra o chamado de Jesus aos Apóstolos. O texto começa dizendo: “Jesus foi à montanha para rezar, e passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze entre eles”.
Alguns discípulos subiram com Jesus a montanha, outros ficaram na planície. Já foi uma pré-seleção, que partiu dos próprios discípulos. Afinal, eles iam passar o noite toda rezando, e isso não é fácil.
Eles fizeram, ao mesmo tempo, oração e penitência, passando a noite acordados. No outro dia, estavam preparados para ouvir Deus falar.
“Ao amanhecer, Jesus chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos”. A oração nos ajuda a fazer o que Deus quer.
Ao descerem da montanha, viram “uma grande multidão”. Sinal que estava mesmo na hora de Jesus arrumar auxiliares.
Certa vez, uma sementinha se recusou a cair numa terra molhada, cheia de esterco e mal cheirosa. Ela disse: “Eu não! Estou limpinha, bonitinha, agora cair no meio deste esterco?”
A sua mãe, a flor, lhe disse: “Filha, tenha coragem. Eu também era uma sementinha como você, e olhe como sou bonita hoje. Isso porque eu tive coragem de ficar no meio da terra molhada e cheia de esterco”.
Os primeiros passos da nossa vocação são sempre difíceis, mas depois vem o prêmio de Deus por atendermos ao seu chamado. E Jesus disse: “Eu estarei convosco todos os dias”. Pronto, se ele está conosco, ele que é Deus, não precisa mais nada. A confiança em Deus nos dá coragem para arriscar, e caminhar rumo ao invisível. Isso porque Alguém, que nos ama, está vendo tudo.
Vamos apresentar a Maria Santíssima e aos Apóstolos S. Simão e S. Judas as nossas causas difíceis, e tudo o que precisamos, para que intercedam por nós.
Escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos.





VIDA SAUDÁVEL


Três momentos para substituir a manteiga por azeite no seu dia a dia:


No café da manhã. Ao invés de pão com manteiga, você pode comer o pão com um pouquinho de azeite. Fica uma delícia e você está ingerindo formas de gordura muito mais saudáveis. Cuide do seu coração desde cedo!

Antes ou depois do esporte. Se você vai praticar esportes no meio da manhã ou à tarde, um macarrão na hora do almoço cai bem, não é mesmo? Ao invés de prepara-lo na manteiga, faça um molho de tomate com azeite e pouco de cebola. Ou simplesmente só um com um pouco de azeite. O azeite possui propriedades anti-inflamatórias e contem antioxidantes que auxiliam a regeneração celular. Isso é muito importante para quem pratica esportes.

Na hora do jantar. Que tal um peixe gostoso? É rico em muitos nutrientes. E pode ficar mais nutritivo ainda se ao invés da manteiga você utilizar o azeite para preparar. Fica mais saboroso e mais leve para a digestão à noite!
Use a sua imaginação e coloque mais azeite no seu dia a dia! Seu corpo vai te agradecer!





MOMENTO DE REFLEXÃO


Deu medo!
E com medo, a vontade de desistir.
De parar com tudo, de nunca mais dar oportunidade para nada e nem ninguém.
Ai vem a vida e mostra que "nunca mais" é muito tempo,
e as vezes, mesmo sem querer, somos empurrados para uma nova experiência.
Como ondas fortes na praia que nos empurram de volta para a areia.

Olhe para o mundo e veja quantas oportunidades!
Somente os cegos da alma continuam presos ao "mundinho" que criaram.
Acreditando que existem culpados por acreditarem em tudo.

Olhe para o mundo como quem chega pela primeira vez na sua rua,
na sua cidade, diante das montanhas, diante do mar, diante da praça,
ou mesmo na favela onde você pode estar morando agora.
Tudo é transitório, nossa fase, nosso ânimo, nossa alegria, nossas tristezas.
Tudo passa e isso é tão certo que nesse exato momento,
deixamos mais um tempo para trás.

Não se perca no medo de nada.
Se é para amar, ame, entregue-se gostosamente a paixão.
Se é para comer, coma prazerosamente, sentindo os gostos e texturas.
Se é para ser feliz, seja por completo, sem esperar nada em troca.
Se é para viver, viva para o bem, para servir, para doar-se.
Porque a vida tem essa estranha mania de enriquecer quem nada quer.
E dar muito para quem espera tão pouco.
Olhe para o mundo e apresente-se:
- Eu sou aquela pessoa que descobriu que a felicidade habita em mim.
E nada e nem ninguém pode roubá-la.


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário