Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 08/09/2014


Segunda-feira, 08 de setembro de 2014

“Insanidade é fazer tudo do mesmo jeito e esperar resultados diferentes.” (Albert Einstein)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 1, 1-16-18-23

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos. Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão. Arão foi pai de Aminadabe, que foi pai de Nasom, que foi pai de Salmom. Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe. Boaz foi pai de Obede, e a mãe de Obede foi Rute. Obede foi pai de Jessé, que foi pai do rei Davi. Davi e a mulher que tinha sido esposa de Urias foram os pais de Salomão. Salomão foi pai de Roboão, que foi pai de Abias, que foi pai de Asa. Asa foi pai de Josafá, que foi pai de Jorão, que foi pai de Uzias. Uzias foi pai de Jotão, que foi pai de Acaz, que foi pai de Ezequias. Ezequias foi pai de Manassés, que foi pai de Amom, que foi pai de Josias. Josias foi pai de Jeconias e dos seus irmãos, no tempo em que os israelitas foram levados como prisioneiros para a Babilônia.
Depois que o povo foi levado para a Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel, que foi pai de Zorobabel. Zorobabel foi pai de Abiúde, que foi pai de Eliaquim, que foi pai de Azor. Azor foi pai de Sadoque, que foi pai de Aquim, que foi pai de Eliúde. Eliúde foi pai de Eleazar, que foi pai de Matã, que foi pai de Jacó. Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias.
O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: “A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Hoje celebramos a Natividade de Maria.
Quem é Maria? O que fez? Por que é venerada pelos católicos do mundo inteiro?
Fico a me indagar qual é o problema em se reconhecer o mérito de alguém que foi ao seu tempo, alguém tão grandioso e ao mesmo tempo simples, ao ponto de tocar o coração de Deus para escolhe-la? Aos irmãos evangélicos que não a reconhecem, lanço esses questionamentos.
Não vou entrar nessa “briga” teológica que mais parece birra do que identificação teologal. Ver pessoas tentando tornar Maria menos preciosa é, a meu ver, desdenhar da escolha que Deus fez. Conseguem tecer laudas e laudas sobre Ester, que também foi uma grande mulher, mas não conseguem aceitar que a escolhida a gerar Jesus foi a mulher simples de Nazaré.
Por que Maria é preciosa? São João Damasceno em sua Homilia sobre a Natividade de Maria escreveu:
“(…) Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado”. (São João Damasceno, monge, teólogo, Doutor da Igreja).
Portanto, o projeto salvífico de Deus inicia no nascimento daquela a quem havia escolhido. Não adianta fugir disso. Quantos outros tantos profetas, em especial Jeremias, Deus deixou claro que o conhecia desde o ventre de sua mãe e o havia escolhido? O que torna Maria grande, foi aceitar, pois tinha como qualquer um de nós o livre árbitros de dizer não.
A pequena imagem aparente doce e frágil escondia (e ainda esconde), por trás do silencio contemplativo, a coragem de um exército pronto para a batalha. O mesmo São João Damasceno cita um trecho de cântico dos cânticos para afirmar a grandeza dessa que viria a ser no futuro a mãe do Senhor.
“(…) Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha”? (Cânticos 6, 10)
Precisamos também colaborar com Maria, pois nossa fé devocional (o povo brasileiro é assim) propiciou uma serie de questionamentos e até constrangimentos. Tais situações vêm, muitas vezes, de pessoas simples, mas de um amor nitidamente puro. Todos conhecemos essas pessoas que vão a igreja e, mesmo já acontecendo a missa, permanecem rezando o terço; outros levam a devoção ao fanatismo, outros poucos (graças a Deus) acabam realmente tornando viva a imagem como algo a ser idolatrado.
Oferecemos, sem querer, munição aos que adoram malhar a imagem da escolhida do Pai.
Talvez Maria também seja tão atacada por alguns, por não aceitarem a idéia que alguém conseguiu encantar a Deus. Talvez não a aceitem para manter vivo que não é preciso ter esperança na humanidade; talvez não queiram que alimentemos a idéia que mesmo com todas nossas falhas, conseguiremos ser santos aos olhos de Deus; que existe gente boa, fiel, amiga…
Condenam a mãe de Jesus pelo erro devocional dos filhos que a amam e a veneram e as vezes exageram na dose. (risos)
Independentemente do que pensem esses irmãos: Que grande mulher foi essa menina!
Na minha comunidade estamos vivendo hoje a missa pelas famílias que com certeza ela estará a frente a rogar… Gostaria de deixar uma mensagem do próprio São João Damasceno.
“(…) Hoje aproximamo-nos de ti, a nossa Rainha, Mãe de Deus e Virgem; voltamos a nossa alma para a esperança que és para nós. […] Queremos honrar-te com “salmos, hinos e cânticos espirituais” (Ef 5, 19). Ao honrar a serva, exprimimos a nossa ligação ao nosso Senhor comum. […] Lança os teus olhos sobre nós, ( e sobre nossas famílias) ó Rainha, Mãe do nosso bom Soberano; guia o nosso caminho até ao porto sem tempestades do desejo bom de Deus”.
Salve Rainha!
Um imenso abraço fraterno




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


A sutil diferença entre persistência e teimosia


Num seminário com mais de 600 empresários uma discussão tomou conta dos participantes. Eles me perguntavam: até quando você deve persistir com uma ideia, com um negócio ou com uma empresa, antes de desistir?
Foram inúmeros os depoimentos de empresários que persistiram muito chegaram a "quebrar" mais de uma vez antes de vencer e conseguir sucesso. As dificuldades, por eles relatadas, foram imensas.  Houve momentos em que eles estavam querendo "jogar a toalha" e desistir. Não viam saída alguma para o "buraco" em que estavam...


Numa análise mais profunda que fizemos com eles próprios, tendo como base os exemplos de vida concreta de cada um, fizemos com que eles percebessem que a persistência que os fez vencedores foi muito mais com o método de trabalho, com a força da vontade, com a busca de caminhos alternativos, do que uma teimosia em repetir, sem parar, a mesma coisa, com os mesmos erros, com as mesmas pessoas até dar certo. Eles não desistiram frente aos obstáculos, mas buscaram alternativas válidas, pessoas mais experientes, mercados mais disponíveis, formas mais simples até que atingiram seus objetivos.
Depois que os fiz ver a diferença entre persistência e teimosia eles próprios passaram a relatar pela própria experiência que enquanto foram teimosos não tiveram sucesso. Enquanto insistiram nas mesmas fórmulas, com as mesmas pessoas, com os mesmos parceiros de insucesso, só viam o fracasso crescer, o buraco aumentar. Os vencedores são persistentes, mas não são teimosos. Percebem quando mudar, como mudar, com quem prosseguir num novo caminho. Não ficam "dando murros em ponta de faca" como diz o ditado. Mudam com rapidez. Mudam com determinação. Porém são persistentes na vontade, no querer, na visão de sucesso, na busca de alternativas, na busca de companheiros e parceiros leais. Erram muito, são enganados, passados para trás muitas vezes. Mas não se deixam abater e contabilizam isso tudo numa conta de "experiência" que os faz ainda mais fortes.
E nós, o que somos? Persistentes ou Teimosos? Lembre-se que o mundo é dos persistentes e não dos teimosos.
Pense nisso. Sucesso!






MOMENTO DE REFLEXÃO


Mais do que um desejo, o que você precisa é de uma certeza. Quando você tem certeza que merece conquistar tal objetivo, quando a dúvida desaparece da sua mente, mais da metade do caminho até a sua conquista já estará vencido.
Muita gente tem perdido batalhas atrás de batalhas por querer a vitória, mas ter dúvidas da sua capacidade ou do seu merecimento em receber tal conquista. Frases como "é muita areia para o meu caminhãozinho", "isso não é para mim", ou "isso é para os ricos", por exemplo, deveriam ser banidas do seu dicionário.
Acredite, tenha certeza do seu poder, dê um voto de confiança para o seu poder de conquista, e determine, decrete a vitória. Quando os problemas surgem, vem com força total para ver se você está pronto para vencer. O problema é apenas a porta que vai se abrir para a sua conquista.
Neste dia, a vitória deve ser a sua certeza.
Faça a sua parte: combata o bom combate!

Resista, não desista, insista mais um pouco e seja um vencedor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário