Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 18/09/2014



Quinta-feira, 18 de setembro de 2014

“Eu só posso modificar a mim mesmo, aos outros eu só posso amar.”


EVANGELHO DE HOJE
Lc 7, 31-35

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.

37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.

39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que 40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.

Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre”! 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.

44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Tenho uma coisa pra mim: Quem são os que de fato amam a Deus?
Claro que não vou generalizar, mas quem são aqueles que vão à missa todos os domingos? Quem são aqueles cuja participação na comunidade e na celebração é quase despercebida? Será que amam menos ao Senhor que os que passam vários dias da semana em encontros e reuniões?
Os verdadeiros adoradores não são aqueles que vivem na igreja, mas aqueles cuja a igreja mora dentro neles.
Esses são os filhos de Deus que “fazendo chuva ou sol” estão lá; são aqueles que têm um compromisso firmado com Deus num determinado horário e local todas as semanas e não uma obrigação formal; é aquele que adentra no local santo e em silêncio contempla o doce afago de Deus que paira no ar; é muitas vezes aquele que até teme fazer uma leitura pelo respeito que tem a palavra de Deus…
Sim! Adorador é aquele que faz louvores de braços levantados como a Renovação Carismática, mas também é aquele que silencia como a Legião de Maria; filho de Deus é aquele que toca na missa, mas também aquele que tenta, mesmo desafinado, acompanhar o refrão; os amados de Deus são aqueles que O conhecem, mas TAMBÉM são aqueles que pouco tiveram contato.
Se Deus ama tanto o “santo” como o filho que esta perdido, por que então não consigo acolher ou receber bem aquele que ansiosamente deseja uma nova chance? Como posso condenar aquele que o mundo não cansa de maltratar?
“(…) Se compreendêsseis o sentido destas palavras: Quero a misericórdia e não o sacrifício… não condenaríeis os inocentes”. (Mateus 12,7)
Estamos vivendo a semana do evangelho do filho pródigo, meditado no último domingo, e hoje a mulher a quem muito foi perdoada, juntos, nos mostram o amor de Deus incondicional que acolhe e aguarda o retorno daquele que andou perdido. Será que eu sempre andei por onde Deus quis? Será que também eu, um dia, não fui perdoado.
Reparem… Se experimentarmos deixar a porta da igreja aberta nos surpreenderemos com a quantidade de gente que adentrará nos horários de almoço e fim de tarde. Veremos gente como a moça do evangelho de hoje em busca do consolo de Jesus, e também da mesma forma:  lançados aos seus pés pedindo ajuda, conforto, perdão…
É estranho e ao mesmo tempo divino como aquele que esta alcoolizado, sentindo-se perseguido, desesperançado  procura por uma porta de igreja aberta.
“(…) E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim“ (João 12, 32)
E nós? O quanto de nossa dívida foi perdoada?
Um imenso abraço fraterno






MUNDO ANIMAL


Guia de raças - O lado carinhoso do Buldogue Inglês
Por Maíra Medeiros


Definitivamente o Buldogue Inglês é um dos cães mais conhecidos do mundo. Afinal, o bravo cão Spike nos desenhos de Tom e Jerry foi inspirado em um Buldogue Inglês! Mas será que os cães desta ração são realmente agressivos como o desenho mostrava ou tudo não passa de uma fama alcançada pelo focinho amassado e os dentes inferiores que saem da boca? A veterinária Paula Forte fala mais sobre estes adoráveis e carinhosos cães, além de contar algumas curiosidades e mitos da raça.

Origem da raça:

O Buldogue Inglês, como seu nome diz, é oriundo da Inglaterra. Não se tem uma certeza sobre sua origem, mas há registros de que por volta do século XVIII, seus antecessores eram maiores e mais ágeis e eram usados em rinhas contra touros (por isso ganharam este nome, Bull significa touro em Inglês, então em tradução livre Bulldog é Cão-touro). Os inúmeros cruzamentos desde então resultaram em um cão menor, com patas mais tortas e com problemas para reprodução (o que o ajudou a ser um cão mais raro).

Raças similares:

A raça é uma mistura de cães pastores, da montanha e mastiffs, mas não há exatamente uma raça que se pareça com eles. Os cães das raças Pug e Buldogue Francês possuem os focinhos parecidos e um pouco do porte do Buldogue Inglês.

Características físicas principais:

Suas patas são tortas e seu tronco é robusto. Seu focinho é amassado e arrebitado (resultando problemas respiratórios). Possui pele excedente na cabeça, pescoço e próximo ao rabo. Suas orelhas são médias e caídas, seus olhos pequenos e arredondados e sua boca possui grandes lábios com curvatura para baixo - o que dá aparência de um cão bravo.

Pelos:

Seu pelo possui a textura fina e é curto, quase não exige cuidados como escovação e condicionadores. Porém a atenção deve ser redobrada para as áreas que possuem dobras (rosto, focinho e rabo) que podem acarretar em problemas de pele, apresentando assaduras com acúmulo de fungos e bactérias, por exemplo. As cores mais frequentes são: branca e branca com manchas marrom.

Tamanho:

Seu tamanho pode variar entre 30 e 38 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).

Peso:

Os machos podem pesar uma média entre 22 - 25 Kg e as fêmeas entre 18 -22 Kg.

Expectativa de vida:

Os Buldogues podem viver entre 8 e 10 anos, estimativa considerada baixa devido ao seu frágil organismo (resultado de cruzamentos consanguíneos).

Problemas de saúde:

Esta raça possui grandes indícios de dificuldades nos cruzamentos e partos, além de apresentar alguns problemas crônicos cardíacos e respiratórios. A grande maioria de seus exemplares roncam e fazem chiados. Os Buldogues (por terem focinho achatado) precisam de muito cuidado na hora de serem anestesiados, escolha sempre a opção inalatória.

Comportamento:

Extremamente carinhoso e alegre, o Buldogue vai contra a sua cara de malvado e demonstra um grande prazer em estar com seus donos, outros animais e crianças. Porém suas brincadeiras são um pouco desajeitadas e podem derrubar crianças muito pequenas. É comum ver cães desta raça andando de skate, não há estudos sobre este feito, mas ao que tudo indica este pode ser um dom (moderno) nato no animal.

Ambiente:

Assim como qualquer outro animal, os buldogues não podem viver confinados em um ambiente fechado. Eles não precisam de grandes áreas e vivem bem em apartamentos.

Atividades:

Os passeios diários são essenciais e obrigatórios para qualquer cão de qualquer raça. Os Buldogues precisam de passeios de pelo menos 30 minutos, gostam de correr ao ar livre e também de brincar com seus donos fora de casa. Mas atenção: nada de passeios em horários de calor e sol extremo, estas condições podem piorar os problemas respiratórios do cão.

Em que estação vive melhor?

O Buldogue é um cão que consegue se adaptar muito bem a todas as estações e condições climáticas moderadas, mas devido a sua origem, a raça prefere os dias frios e fica corpulenta nos dias de calor acima da média.

Curiosidades da raça:

No ranking de inteligência dos cães, o Buldogue encontra-se na posição 77, este ranking mede inteligência do animal conforme ele aprende um comando, os cães que estão em primeiros lugares executam 8 de 10 comandos que são dados (comandos como sentar, dar a patinha e deitar). Por ser um cão preguiçoso, ele 'finge' que não escuta seu dono quando quer dormir, por isso não adianta chamá-lo, se o Buldogue quiser dormir ele não vai se levantar para atender nenhum chamado.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Uma vez um homem estava viajando e, acidentalmente, entrou no paraíso. E no conceito indiano de paraíso existem árvores-dos-desejos.

Você simplesmente senta debaixo delas, deseja qualquer coisa e imediatamente seu desejo é realizado - não há intervalo entre o desejo e sua realização.

O homem estava cansado e pegou no sono sob a árvore-dos-desejos.

Quando despertou, estava com muita fome, então disse:

- Estou com tanta fome! Desejaria poder conseguir alguma comida. E imediatamente apareceu comida vinda do nada - simplesmente uma deliciosa comida flutuando no ar. Ele estava tão faminto que não prestou atenção de onde a comida viera.

Quando se está com fome, não se é filósofo.

Começou a comer imediatamente. A comida era tão deliciosa...

Depois, a fome tendo desaparecido, olhou à sua volta. Agora estava satisfeito.

Outro pensamento surgiu em sua mente. Assim disse:

- Se ao menos pudesse conseguir algo para beber. E como não há proibições no paraíso, imediatamente apareceu um excelente vinho.

Bebendo o vinho tranqüilamente na brisa fresca do paraíso, sob a sombra da árvore, começou a pensar:

"O que esta acontecendo? O que esta havendo? Estou sonhando ou existem espíritos ao redor que estão fazendo truques comigo?"

E espíritos apareceram. E eram ferozes, horríveis, nauseantes.

E ele começou a tremer e um pensamento surgiu em sua mente:

"Agora vou ser assassinado, com certeza..."

E ele foi assassinado!



Esta é uma antiga parábola de imenso significado.

Sua mente é a árvore-dos-desejos .

O que você pensa, mais cedo ou mais tarde se realiza. Às vezes o intervalo é tão grande que você se esquece completamente que, de alguma maneira, desejou aquilo; então não faz a ligação com a fonte.

Mas se olhar profundamente, perceberá que todos os seus pensamentos, como medos e receios, estão criando você e sua vida. Eles criam seu inferno, criam seu paraíso. Criam seu tormento, criam sua alegria. Eles criam o negativo, criam o positivo...Todos aqui são mágicos. E todos estão fiando e tecendo um mundo mágico ao seu redor... e aí são apanhados. A aranha é pega em sua própria teia.

Ninguém o está torturando a não ser você mesmo.

E uma vez que isso seja compreendido, mudanças começam a acontecer. Então você pode dar a volta, pode transformar seu inferno em paraíso; é simplesmente uma questão de pintá-lo a partir de um ângulo diferente...


A responsabilidade é toda sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário