Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 11/09/2015



Quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"Canta Cazuza, seus heróis morreram de overdose". Que pena por você, pois o meu morreu em uma cruz no meio de dois ladrões e nem sabia o que era essa tal de overdose. "(Ariano Suassuna)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 6, 27-38

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
Neste Evangelho, Jesus proclama para os discípulos a nova justiça do Reino. A referência é o amor de Deus por nós, que devemos imitar. A frase central é: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso”. Outra referência ao amor de Deus, que devemos imitar, está na frase: “Amai os vossos inimigos... Então a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bom também para com os ingratos e maus”. A afirmação está supondo que o filho verdadeiro se parece com o pai. Que não sejamos falsos filhos de Deus!
No Antigo Testamento, Deus já havia nos pedido algo semelhante: “Sede santos porque eu o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2).
Portanto, os verdadeiros filhos e filhas de Deus devem ultrapassar os limitados espaços do parentesco, da amizade, do afeto natural e do interesse. O nosso amor deve ser como o de Deus: gratuito, universal, intenso e sem limites.
Todos nós temos inimigos. São as pessoas que nos fazem o mal, que nos prejudicam, que falam mal de nós... Jesus é claro e direto: “Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam”. Transparece nessas palavras que amar, para Jesus, significa fazer o bem.
E Jesus é radical: “Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica”. De fato, se alguém retribui o mal com o mal, toma o malvado como seu mestre e modelo. Devemos imitar a Deus, não os malvados e os violentos.
Virar a outra face desarma o nosso inimigo e faz cessar o círculo vicioso da vingança e da violência. Precisamos criar uma corrente de amor e de paz, especialmente onde ela não existe.
“Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis?” O comportamento do cristão é um passo à frente, em relação às boas maneiras da sociedade pecadora. As pessoas “educadas” retribuem o bem que recebem. O cristão vai além, faz o bem mesmo a quem não lhe fez o bem ou só fez o mal. É justamente aí, nesta diferença, que está o testemunho cristão.
Na oração de S. Francisco, nós pedimos isso: “Onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão... Pois é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.”
No Pai Nosso, nós pedimos a Deus: “Perdoai-nos como nós perdoamos”. Se não perdoamos a todos e todas, no Pai Nosso estamos pedindo a Deus que não nos perdoe. Cruz credo!
Havia antigamente um rei muito bom. Ele tinha um filho jovem que gostava de festas, passeios e de estar no meio do povo. Um dia, o pai lhe disse: “Filho, você pode freqüentar todos os lugares que desejar. Mas nunca se esqueça de que você é filho do rei”. Quer dizer: Você não é um rapaz comum. A sua conduta compromete a família real e, com ela, todo o reino.
A mesma coisa acontece conosco, que somos filhos e filhas de Deus. Não somos pessoas comuns, e o nosso comportamento é uma manifestação, ou expressão, do comportamento de Deus. Afinal, Deus nos criou à sua imagem. Já pensou? Um comportamento errado nosso compromete a visão de Deus que o povo tem.
Maria Santíssima nos mostrou, com a sua vida, o que é amar, tanto a Deus como ao próximo. Mãe do belo amor, rogai por nós!
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.



MUNDO ANIMAL


A verdade sobre os gatos: eles fazem bem à saúde


Artigos publicados nos últimos anos têm relacionado gatos a todo tipo de coisa, de câncer a psicose, mas novos estudos sugerem que os bichanos são benéficos para a saúde humana, e podem até reduzir o risco de câncer e outras doenças.
Depoimentos publicados na revista Biology Letters, por exemplo, contrariam a crença de que gatos provocam câncer cerebral em seres humanos.
Marion Vittecoq e seus colegas do Centro de Pesquisas Tour du Valat concluíram que os gatos não devem ser responsabilizados pelo câncer humano. Na verdade, os estudos mostram exatamente o oposto.
A pesquisadora afirmou ao Discovery Notícias que “estudos sobre a ligação entre o câncer e o contato com gatos ou não revelaram nenhuma associação, ou demonstraram um risco reduzido de câncer nos donos”.
Como exemplo, Vittecoq e o co-autor Frédéric Thomas citam um estudo do Instituto Nacional de Saúde realizado por GJ Tranah. Ele descobriu que os donos de cães e gatos apresentavam risco reduzido de contrair o linfoma não-Hodgkin. Quanto maior a duração do contato com o animal de estimação, menor a chance de sofrer deste tipo de câncer.
As razões pelas quais cães e gatos beneficiam a saúde humana ainda são um mistério, mas outro estudo recente fornece algumas pistas intrigantes. Ele constatou que crianças que têm animais de estimação em casa sofrem de menos doenças do trato respiratório.
“Nossos resultados apoiam a teoria de que, durante o primeiro ano de vida, os contatos com animais são importantes, possivelmente levando a uma melhor resistência a doenças infecciosas respiratórias durante a infância”, escreveu Eija Bergroth na revista Pediatrics.
Inúmeros outros estudos demonstram os benefícios que ter um animal de estimação traz à saúde mental, sobretudo para estudantes, idosos e pessoas com doenças crônicas. Em tais casos, os animais podem proporcionar grande consolo e companheirismo.
Os gatos ganharam má reputação ao longo dos anos, mas por razões diferentes. Uma delas se baseia em superstições antigas e risíveis, como “gatos pretos dão azar”. A outra, no entanto, refere-se a uma discussão científica sobre a ligação entre o câncer e o parasita protozoário Toxoplasma gondii.
Em uma pesquisa anterior, Vittecoq e Thomas determinaram que há uma correlação positiva entre o parasita e a incidência de câncer no cérebro. Os felinos podem hospedar o parasita, o que gerou o frenesi na mídia – “gatos fazem mal à saúde” – ao longo dos últimos meses.
Mas os próprios autores indicam que os gatos foram erroneamente difamados, já que outros estudos defendem os benefícios que trazem. Ademais, a ligação entre o parasita e o câncer ainda não foi firmemente estabelecida.
Thomas explicou que “os seres humanos geralmente se infectam pelo consumo de carne mal cozida de ovelhas, que contém as fases assexuadas do T. gondii” ou através de contato com solo contaminado (nada que uma boa higiene não resolva). Outros estudos mostram que a ingestão do parasita via água contaminada, frutas, legumes e leite de cabra cru podem ocasionar a infecção. As vias de transmissão são similares à da bactéria E.coli.
Victoria Benson, da Unidade de Epidemiologia da Universidade de Oxford, também abordou a questão na última edição da revista Biology Letters.
Benson e sua equipe estão realizando o chamado de “Million Women Study” (Estudo de Um Milhão de Mulheres), uma enorme compilação de dados sobre mulheres de meia-idade no Reino Unido. Os cientistas não encontraram nenhuma ligação entre a incidência de câncer no cérebro e o contato dessas mulheres com gatos.
“No entanto, isso não descarta a possibilidade de que uma infecção por T. gondii de outra fonte seja associada à incidência de câncer cerebral”, escreveu Benson.
Se essa outra fonte, que pode até ser outro parasita, for identificada, Thomas afirma que poderia “proporcionar um meio de reduzir o risco de câncer no cérebro, sobretudo em países como a França, onde a incidência de câncer cerebral e T. gondii é elevada”.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Quanta gente quer crescer, ficar rico, ser feliz, mas não assume o que faz, não quer sair da acomodação!
Querem, querem, mas não tem coragem para terem atitude, preferem esperar que as coisas cheguem por meios mágicos ou como popularmente se diz que caiam do céu.
Levam uma vida morna, sem muita emoção, como se tivessem medo de mostrarem o que pensam e o que sentem.
Quando Jesus estava visitando a cidade de Laodicéia, na Turquia, que se destacava pelas águas mornas que faziam vomitar a muitas das pessoas que a bebiam, Ele comparou a Igreja daquele lugar à sua água: morna, e disse-lhes: Conheço as tuas obras; nem és frio nem quente.
Quem dera fosses frio ou quente! Sendo morno, estou a ponto de vomitar-te da minha boa! É assim que devemos ser na vida: ou quentes ou frios, mas nunca mornos.
Quem é morno: quem não se arrisca, não faz o que seu coração pede, quem tem medo de errar, de fracassar.
Pessoas acomodadas são mornas.
Defina o que quer e vá nesta direção: tente, erre, fracasse, caia e levante-se se for preciso, atreva-se.
Mas não fique ai parado, esperando que alguém lhe de as coisas, com medo de que falem de você, de que o critiquem.
Não tenha medo do ridículo: seja você mesmo.
Cada um é como é, nem melhor nem pior, cada um tem um jeito de ser.
E a vida é a grande oportunidade que temos de mostrar o que somos, como somos; fazer a diferença.
Não perca a maravilhosa oportunidade de estar vivo.
De fazer parte quente ou fria, mas nunca morna, da história.
Lute, trabalhe, falhe, acerte, vibre!
Mas não jogue fora sua vida perdendo a extraordinária passagem pela Terra.
Não se arrependa de ter vivido!
Sinta em suas mãos as possibilidades e as oportunidades e faça uso de ambas; pare somente para pensar qual o caminho que escolherá, mas somente para isso. O tempo é curto!
Há urgência interior em todos! Construa, crie, invente, vibre, ria e chore, seja você mesmo! Pare de olhar para a vida alheia como se fosse 'o' crítico especial da obra dos outros, e olhe para dentro de você mesmo.
Não seja o comentarista do bairro, do prédio; o espectador das coisas. Seja o protagonista da sua vida! Não diga o que faria se tivesse dinheiro ou tempo, mas faça o que pode com o que tem.
Defina-se! É muito melhor errar por fazer coisas, ser criticado por tentar, perder até e ter coragem de se levantar, do que ficar acomodado apontando para todos Eu não disse?, quando alguém falha!
Tome consciência do seu poder, não cause vômitos nos outros: ou quente ou frio, mas morno JAMAIS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário