Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 17/09/2014



Quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe. (Charles Chaplin)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 7, 31-35

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’

33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Essa leitura é muito interessante e instigante, mas se abordamos as opiniões pessoais poderá se tornar delicado. Portanto, lavem as mãos, calcem as luvas, pois a cirurgia vai ser delicada (risos), visto que a ferida é profunda e no coração.
O que seria pior: beber ou ter um coração fechado? Abraçar o irmão ou afastar-se do pagão? Temos certas incoerências a serem sanadas.
Vejo, com certa tristeza, a quantidade de pessoas que procuram defeitos nos outros. Pessoas que colocam seu ponto de vista como verdade absoluta sem mesmo se por a ouvir o outro lado. Dizem os especialistas da área de relacionamento social que a melhor forma de você entender o que uma pessoa fala ou quer dizer, é se por no ponto de vista dela, ou seja, olhar como ela vê a situação. Fazemos isso? Será que algum dia nos passou pela cabeça que a única roupa “boa” que a pessoa tem é justamente aquela com um decote nas costas? Será que ao invés de dizer que alguém não esta perseverando nos encontros (inúmeras faltas) é porque alguém na casa adoeceu e a ela restou cuidá-la?
É um terror também ver aquelas senhoras Testemunhas de Jeová, evangélicas, (…) sendo expulsas das portas de pessoas católicas (e vice-versa) sob o pretexto de não ser de minha religião, do que acredito, (…). Há uma diferença tremenda em ouvir e tratar bem. Alguém já ofereceu água para eles? Um café? Mas durante a semana fazem novenas, terços, louvam, (…) pedindo a Deus que olhe por sua “fidelidade” e lhe conceda uma graça, um pedido, (…). Pior ainda é “sacar” um versículo bíblico para justificar o ato.
“(…) O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação”. (Romanos 14, 17-19)
Outro fato: Não é correto e nem coerente também viver uma vida desregrada, referindo-me a bebida, a gula, a vaidade e outras formas de exagero, no entanto existe também outro ponto também concreto: Eu não bebo, por opção, sou, por acaso, melhor do que aquele que bebe?
“(…) Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados”. (Colossenses 2, 16)
Temos irmãos que ainda não entenderam o espírito de amor que Jesus pregava. Assoberbamos os “defeitos” em detrimento as qualidades.
Um colega meu me apresentou uma pesquisa interessante, no entanto não sei afirmar a fonte. Fizeram a seguinte pergunta: Você prefere receber 100 mil e seus colegas de trabalho receberem 50 mil ou ganhar o dobro (200 mil) e seus colegas 400 mil? Consegue imaginar a resposta mais votada? Leia de novo e responda!
INACREDITAVELMENTE a maioria dos que responderam a pesquisa preferem receber MENOS, no entanto mais que os colegas do que ganhar o dobro e receber a metade do colega.
Essa pesquisa serve de espelho para muitas das nossas relações sociais. Como tenho coragem de afirmar que sou cristão se não consigo controlar minha língua? Como posso medir as pessoas com uma régua que nem mesmo uso pra mim? Seria de fato problema a bebida ou a falta de controle ao bebê-la? O piercing no umbigo, a tatuagem, roupas velhas, o som alto da juventude, a alegria, o sorriso farto, o abraço da paz, o “boa noite”, (…) é o que esta afastando as pessoas?
Quando digo “boa noite” é referindo-me a um fato em minha comunidade, pois segundo alguns irmãos não convêm ao comentarista da missa assim falar, por ser muito informal. Talvez seja sim informal, mas nossas “formalidades”, nossos paradigmas, nossos quereres estão nos afastando das pessoas, nos fazendo ver o de fora e esquecendo o de dentro, (…)
O que é que Jesus tem que fazer para nos agradar?
“(…) Onde não há obediência, não há virtude. Onde não há virtude, não há bem, não há amor; e onde não há amor, não há Deus; e sem Deus não se chega ao Paraíso. Tudo isso é como uma escada: se faltar um degrau, caímos”. (Padre Pio)
Um imenso abraço fraterno




CURIOSIDADES


1-"Lionel Andrés Messi"
Ao 11 anos foi diagnosticado com um problema hormonal que retardava seu crescimento e o custo do tratamento era de 900 dólares mensais, aos 13 anos medindo apenas 1,40m, foi contratado pelo barcelona que aceitou custear seu tratamento.

2- Donos de gatos são mais espertos que donos de cachorros, segundo pesquisas feitas pela Universidade de Carroll, nos Estados Unidos.

Fonte: Info abril

3- Crianças que têm animais de estimação são mais propensas a não comer carne, diz estudo.
Fonte (inglês): http://goo.gl/lPuA2J

4- Os Beatles usaram a palavra "Love" 613 vezes em suas canções.
Fonte: goo.gl/yWIxZL

5- Rowan Atkinson o Mr. Bean foi um dos atores cogitados para o papel de Lord Voldermort em Harry Potter.

6- A Universidade de Harvard foi fundada antes da existência do cálculo.

7- Alguém começa a ler um livro da série Harry Potter a cada 30 segundos.
Fonte: Letras

8- Pessoas bonitas tendem a ser mais saudáveis, diz pesquisa realizada pela Universidade de Cincinnati, nos EUA.
Fonte: vivomaissaudavel

9- Nos tempos medievais os beijos eram levados a sério. Se um casal era pego “nos agarros” poderia ser forçado a casar.

10- Sua mente gasta cerce de 70% de sua memória criando cenários e momentos perfeitos.
Fonte: Você Sabia






MOMENTO DE REFLEXÃO


Tem gente que viveu tanto tempo só reclamando da vida, que não consegue sair desse círculo vicioso que a reclamação traz.
Primeiro, a reclamação é "prima-irmã" da frustração, e quem reclama vive uma frustração, seja por não ter algo, ou por não saber o que quer na verdade.
Pode ver que quem reclama, reclama quase sempre das mesmas coisas.
Pode melhorar o dia, e ela vai reclamar do sol, da chuva, do vento...
A reclamação é parente direta da desilusão.
A desilusão é aquela vontade frustrada de alguém que esperava algo de outro alguém...
E esperar coisas que sonhamos de outras pessoas, é dureza!
Por isso, policie-se!
Se você anda reclamando demais das coisas ou das pessoas, pode reparar que o problema não está nem nas coisas e nem nas pessoas.
Está em você!
Pode procurar que você vai achar, sonhos frustrados, desejos mal resolvidos e principalmente: criação de expectativas em cima de outras pessoas.
Confie em você, na sua capacidade de ser, fazer e criar.
Espere em Deus, não nos outros.
Assim, reclamar será verbo do passado que você vai deixar de conjugar.
Seja feliz!
Motivos não faltam.



Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário