Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 22/08/2014



Sexta-feira, 22 de agosto de 2014


“A subida pode cansar, mas a vista vale a pena!”


EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,26-38

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo:
26O anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27a uma virgem, prometida em casamento
a um homem chamado José.
Ele era descendente de Davi
e o nome da virgem era Maria
28O anjo entrou onde ela estava e disse:
'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe:
'Não tenhas medo, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus.
31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus.
32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,
e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'.
34Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso,
se eu não conheço homem algum?'
35O anjo respondeu:
'O Espírito virá sobre ti,
e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra.
Por isso, o menino que vai nascer
será chamado Santo, Filho de Deus.
36Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice.
Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril,
37porque para Deus nada é impossível'.
38Maria, então, disse:
'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!'
E o anjo retirou-se.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Quais são seus planos? Quais são os seus projetos para os próximos cinco ou dez anos? Será que Maria não tinha outros planos? Como seria essa história que conhecemos sem o “sim” de Maria?
“(…) Maria recebe do anjo a noticia de que seria a mãe do Messias. Como poderia acontecer isso se ela não conhece homem? Fazendo uma relação com o Evangelho de ontem, percebemos que mulheres estéreis geraram filhos por obra divina, e filhos que atuaram decisivamente na história da salvação. Maria não podia ter filhos, mas isso era fruto de sua vontade, de sua consagração virginal. E nesta “esterilidade”, Deus age. E sem a atuação de um homem, mas do próprio Espírito Santo, Maria gera no seu ventre virginal aquele que é o Senhor da história e que vai mudar radicalmente a vida das pessoas“. (reflexão proposta pela CNBB)
Um parêntese… Como entender o repúdio e às vezes a agressividade dos nossos irmãos evangélicos a pessoa de Maria? Como entender a veneração explicita a profetisas como Hulda, Mirian, ou a mulheres como Sara, Raquel, Ester, (…)? Mulheres que mudaram a história de seu povo através da ação e da fé em Deus, mas nenhuma delas foi a agraciada perante aos olhos de Dele como Maria. “(…) Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você”
Quando pergunto se Maria tinha planos é por que todo ser humano sadio tem. Temos planos desde a hora que acordamos, pois desde o planejamento diário do que farei inicialmente naquele dia a sucessão de acontecimentos que deverão acontecer para se alcançar algo maior como, por exemplo, para me formar, inicia com todo um processo longo de estudo e avaliações até sua conclusão final. E no caso de Maria, Deus não muda seus sonhos, apenas lhe acrescenta um novo projeto.
Grave isso: Deus não muda nossos sonhos, Ele apenas acrescenta novos projetos a eles. Repare que enquanto Maria meditava a gravidez, o anjo visita as aflições dela quanto ao pensar de José e revela a ele o desígnio de Deus quanto a sua jovem esposa. Dizia um amigo que quando o projeto é Deus, porta a porta, janela a janela vão se abrindo e a nós TESTEMUNHAR COM A FÉ.
Quantas pessoas foram convidadas por Deus a abraçar causas que pareciam inalcançáveis? Quantos como Isabel, Deus gerou já na velhice um novo projeto como a guarda ou a proteção de um neto? Quantos também questionaram a Deus o porquê de sua escolha para um serviço se tantos outros mais competentes, ou nosso olhar, existem?
Frei Alceu dizia certa vez, ao olhar para o presépio, que o local escolhido por Deus para Jesus nascer se construía com muito pouco. A manjedoura foi algo que representava a simplicidade daquele que estaria por vir e que fazendo uma analogia para o dia de hoje, creio eu que nosso coração, para receber Jesus nesse natal, não precise de grandes mudanças, mas de um “sim” sincero como o de Maria.
O nosso querer fica pequeno quando fazemos algo de coração. Ele se transforma numa manjedoura, talvez naquela época o local que “restou” para acolher a sagrada família, e quantos de nós em meio a sonhos e projetos pessoais para o futuro, “restou” também somente o nosso coração para receber Jesus?
Deus conhece as nossas correrias do dia-a-dia, sabe e nos vê levantar as cinco da manhã e dormir depois da meia noite. Ele não vai mudar nossos sonhos, Ele quer acompanhá-los olhando de dentro. Ao aceitar ao chamado, Deus vai preparando o caminho, a mudança, a conversão. Assim foi com Abraão, que talvez não tivesse o reconhecimento de sua fé e confiança no Senhor se não aceitasse sair de Harã. Abraão tinha um projeto, Deus potencializou.
“(…) O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. ‘Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti’. Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã” (Gênesis 12, 1-4).
Entreguemos como Maria, os nossos projetos nas mãos de Deus. Tenhamos fé, pois nenhum deles fracassará ou será deixado, ao não ser que Deus, já vislumbre algo ainda maior. Tenhamos no natal a fé nas mudanças, pois até o coração mais soberbo, egoísta ou difícil, quando recebe Jesus dentro de si com o “sim” sincero, se torna uma humilde manjedoura. “(…) Porque para Deus nada é impossível”
Um imenso abraço fraterno.





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a um​a​ receita médica, são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


O que é Anorexia?
Sinônimos: Anorexia nervosa


A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura.

13 questões desvendam a anorexia
Pessoas com anorexia podem ter um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Elas podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para perder peso.

Causas
As causas exatas da anorexia nervosa são desconhecidas. Vários fatores provavelmente estão envolvidos. Os genes e os hormônios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros também podem estar envolvidas.

Não existe mais a ideia de que conflitos familiares contribuem para a anorexia e outros distúrbios alimentares.

Os fatores de risco para a anorexia incluem:

Pressão por magreza pode levar à anorexia infantil
Anorexia nervosa: efeito de uma sociedade cruel
Sociedade atual dispõe de mais fatores que servem de gatilho para a anorexia
Meninas são mais atingidas pela anorexia
Anorexia também afeta o universo masculino
Busca pela perfeição ou foco exagerado em regras
Ser muito preocupado ou dar muita atenção ao peso e à forma
Problemas de alimentação quando bebê ou na primeira infância
Determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza
Autoimagem negativa
Transtorno de ansiedade quando criança
A anorexia geralmente tem início durante a adolescência ou no início da fase adulta. É mais comum em mulheres, mas também pode ser vista em homens. O distúrbio é observado principalmente em mulheres brancas com escolaridade alta e que têm família ou personalidade focadas em objetivos.

Exames
Outras causas de perda de peso ou atrofia muscular devem ser descartadas com exames médicos. Exemplos de outras condições que possam causar esses sintomas incluem:

Doença de Addison
Doença celíaca
Doença inflamatória intestinal
Devem ser feitos exames para ajudar a encontrar a causa da perda de peso ou observar qual dano a perda de peso ocasionou. Vários desses testes serão repetidos ao longo do tempo para monitorar o paciente.

Os exames para diagnosticar a anorexia incluem:

Albumina
Exame de densidade óssea para verificar se há ossos finos (osteoporose)
Hemograma completo
Eletrocardiograma (ECG)
Eletrólitos
Testes de funcionamento dos rins
Testes da função hepática
Proteína total
Testes de funcionamento da tireoide
Urinálise

Sintomas de Anorexia
Para ser diagnosticada com anorexia, uma pessoa deve:

Ter medo enorme de ganhar peso ou ficar gorda, mesmo quando estiver abaixo do peso normal
Recusar-se a manter o peso no que é considerado normal ou aceitável para sua idade e altura (15% ou mais abaixo do peso normal)
Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso
Não ter menstruado por três ou mais ciclos (em mulheres)
As pessoas com anorexia podem limitar gravemente a quantidade de comida que ingerem e depois provocar vômitos. Outros comportamentos incluem:

Cortar a comida em pequenos pedaços ou movê-los no prato em vez de comê-los
Exercitar-se o tempo todo, mesmo quando o tempo estiver ruim, quando estiver machucada ou ocupada
Ir ao banheiro imediatamente após as refeições
Recusar-se a comer perto de outras pessoas
Usar comprimidos para urinar (diuréticos), evacuar (enemas e laxantes) ou reduzir o apetite (comprimidos para perda de peso)

Outros sintomas de anorexia podem incluir:

Pele manchada ou amarelada, seca e coberta por pelos finos
Pensamento confuso ou lento, junto com memória ou julgamento deficientes
Depressão
Boca seca
Extrema sensibilidade ao frio (vestir várias camadas de roupas para ficar aquecido)
Perda de resistência óssea
Desgaste dos músculos e perda de gordura corporal
Buscando ajuda médica
Converse com seu médico se uma pessoa próxima a você estiver:

Muito preocupada com o peso
Exercitando-se em excesso
Limitando a ingestão de alimentos
Muito abaixo do peso ideal
Obter ajuda médica imediata pode reduzir a gravidade de um distúrbio alimentar.

Tratamento de Anorexia

O maior desafio no tratamento da anorexia nervosa é fazer a pessoa reconhecer que tem uma doença. A maioria das pessoas com anorexia nervosa nega que tem um distúrbio alimentar. Em geral, as pessoas somente começam um tratamento quando a doença é grave.
Os objetivos do tratamento para a anorexia são recuperar o peso corporal e os hábitos alimentares normais. Um ganho de peso de 0,5 a 1,4 kg por semana é considerado um objetivo seguro.

Vários programas diferentes foram desenvolvidos para tratar da anorexia. Às vezes, a pessoa pode ganhar peso:

Aumentando as atividades sociais
Reduzindo a atividade física
Usando programas para alimentação
Vários pacientes começam com uma permanência curta no hospital para acompanhamento com um programa de tratamento diário.

A permanência prolongada no hospital pode ser necessária se:

A pessoa tiver perdido muito peso (estar abaixo de 70% do peso corporal ideal para sua idade e altura). Em caso de subnutrição grave que coloca a vida em risco, a pessoa pode precisar ser alimentada através de uma veia ou por um tubo de alimentação no estômago.
A perda de peso continuar, mesmo com o tratamento
Surgirem complicações médicas, como problemas cardíacos, confusão ou desenvolvimento de níveis baixos de potássio
A pessoa tiver depressão grave ou pensar em cometer suicídio
Os médicos que geralmente estão envolvidos nesses programas incluem:

Profissionais de enfermagem
Médicos
Nutricionistas
Psicólogos ou psiquiatras
Em geral, o tratamento para a anorexia é bastante difícil e exige trabalho árduo dos pacientes e suas famílias. Muitas terapias podem ser tentadas até o paciente superar o distúrbio.

Os pacientes podem desistir dos programas se tiverem esperanças não realistas de serem "curados" somente com terapia.

Diferentes tipos de psicoterapias são usados para tratar de pessoas com anorexia:

Terapia comportamental cognitiva individual, terapia de grupo e terapia familiar são todas bem sucedidas.
O objetivo da terapia é mudar os pensamentos ou o comportamento de um paciente para encorajá-lo a comer de maneira mais saudável. Esse tipo de terapia é mais útil para o tratamento de pacientes mais jovens que não tiveram anorexia por muito tempo.
Se o paciente for jovem, a terapia pode envolver toda a família. A família é vista como parte da solução, em vez da causa do distúrbio alimentar.
Grupos de apoio também podem fazer parte do tratamento da anorexia. Em grupos de apoio, pacientes e familiares se encontram e compartilham aquilo pelo que passam.
Medicamentos, como antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor, podem ajudar alguns pacientes anoréxicos quando ministrados como parte de um programa de tratamento completo. Por exemplo:

Antidepressivos
Olanzapina (Zyprexa Zydis)
Inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs)
Esses medicamentos podem ajudar a tratar a depressão ou a ansiedade.
Embora essas drogas possam ajudar, nenhum medicamento foi comprovado para reduzir o desejo de perder peso.

Expectativas
A anorexia nervosa é uma doença grave que pode ser fatal. Em algumas estimativas, ela leva à morte em 10% dos casos. Programas de tratamento experimentados podem ajudar as pessoas com a doença a voltar para o peso normal, mas é comum a doença retornar.

Mulheres que desenvolvem a anorexia em idade precoce têm melhor chance de recuperação completa. No entanto, a maioria das pessoas com anorexia continuará preferindo um peso corporal mais baixo e estará muito focada em alimentos e calorias.

O controle do peso pode ser difícil. Talvez seja necessário o tratamento a longo prazo para manter um peso saudável.

Complicações possíveis
As complicações da anorexia podem ser graves. Uma permanência no hospital pode ser necessária.

As complicações da anorexia podem incluir:

Inchaço
Enfraquecimento dos ossos
Desequilíbrio eletrolítico (como níveis baixos de potássio)
Ritmo cardíaco perigoso
Redução de glóbulos brancos que leva ao aumento do risco de infecção
Desidratação grave
Desnutrição grave
Convulsões devido à perda de líquidos como resultado de diarreia repetitiva ou vômitos excessivos
Problemas na glândula tireoide, que podem levar à intolerância ao frio e à constipação
Cáries




MOMENTO DE REFLEXÃO

É inútil!
Inútil o pranto derramado depois do ato desastroso.
Inútil a reclamação vazia sem avaliar os próprios erros.
Inútil buscar culpados sem olhar para o espelho.
Inútil acusar o mundo sem fazer a própria parte.
Inútil virar as costas para Deus em atitude infantil.
Inútil o grito de injustiça se não lutamos pela justiça.

Inútil querer salvar o mundo, se o seu mundo está desabando.
Inútil querer amar, carregando o ódio no peito.
Inútil querer viver em paz, sem a bênção do perdão.

Antes que a noite termine e vire o dia, reveja suas atitudes, seus atos para com as pessoas.
Reveja seu relacionamento com a natureza, com as regras do mundo.
Reveja a sua dedicação para o convívio no lar, no trabalho, na escola.
Você não é aquela pessoa difícil que muitos comentam?
Você não anda com posições muito "enraizadas" e contrárias ao mundo?

É tempo de ser e viver o amor.
Ainda que o mundo insista em violências, ódio e guerras sem fim.
Ainda assim, você deve insistir na gentileza, na delicadeza do ser.
Pois só assim, o lixo inútil do planeta poderá virar adubo, e no meio dessa montanha suja, brotar uma flor, e por fim, transformar o planeta, num belo jardim.


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário