Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 08/08/2014



Sexta-feira, 08 de agosto de 2014


“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atrave e a vida é muito bela para ser insignificante.”



EVANGELHO DE HOJE
Mt 16,24-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Que poderá alguém dar em troca de sua vida?
Neste Evangelho, Jesus é claro com aqueles e aquelas que querem segui-lo: devem renunciar a si mesmos e aceitar a cruz. Pois perder a vida por causa dele é ganhá-la, e a vida vale mais que o mundo inteiro. “Que poderá alguém dar a você em troca de sua vida?” Resposta subentendida: nada! Nenhum valor do mundo supera para nós o valor da vida. E, para salvar a vida futura, é bom lembrar que Cristo “retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.
O certo é que Jesus nos pede uma adesão incondicional a ele, até ao ponto de renunciar a própria vida terrena, a fim de salvarmos a vida futura. É interessante o jogo de palavras com os dois sentidos da palavra vida: quem renuncia a vida (corporal) ganha a vida (eterna). Sacrificando a nossa vida terrena, nós nos incorporamos a Cristo, em sua morte e ressurreição e participamos da glória com ele.
Há um claro contraste entre esta mensagem e a mentalidade do mundo atual, que preconiza o gozo da vida ao máximo, sem limitações à liberdade nem restrições ao capricho.
Entretanto, Jesus não diz que é preciso renunciar ou desprezar esta vida para ganhar a outra. Ele não coloca a vida atual e a futura como opostas. Apenas diz que esta vida está subordinada à outra. Colocar este vida em primeiro lugar é deixar à margem o Evangelho e o amor a Deus e ao próximo.
Devido ao pecado original, cujas raízes subsistem em nós, precisamos de uma constante ascese, isto é, de um treino e domínio do nosso corpo, inclinado ao prazer como fim último.
Deus não quis o sofrimento do seu Filho e igualmente não se deleita com o nosso sofrer. Ele não quer a dor e a morte, e sim a vida e a felicidade de seus filhos e filhas.
Jesus nunca sugeriu ou ordenou algo que ele não cumprisse primeiro. Ele nos precedeu com o seu exemplo, praticando tudo o que pede de nós. O que ele queria era instalar na terra o Reino de Deus, que é um projeto de verdade, de justiça, santidade, amor e paz. E nessa implantação ele só usou os meios que estão dentro dos valores acima.
Jesus adiantou-se na entrega da vida para ganhá-la. Tudo o que ele nos pede, ele foi à frente, com o seu sim incondicional à vontade do Pai. Assim, Cristo é o modelo do seguir, para todos os que querem ser seus discípulos e discípulas.
Nenhum fundador de religião apresenta, logo de início, as dificuldades que os discípulos encontrarão, como fez Jesus. E ele foi mais longe: não quer pessoas que fiquem no meio do caminho. Para ele, é ou tudo ou nada. Conclusão: para nós não há outro jeito senão enfrentar as cruzes que aparecem em nosso caminho de cristãos. E Jesus promete a vida para quem o seguir, e o faz com competência, pois Deus Pai colocou tudo em suas mãos.
Fica claro, portanto: seguir a Jesus é a coisa melhor do mundo. Mas não é sopa. Os fracos e indecisos vão espirrando de lado, apresentando para isso as mais diversas desculpas.
Certa vez, dois homens estavam viajando de trem, numa cabine para duas pessoas. Um era forte e o outro era franzino. Eles não se conheciam. Como a viagem era longa, começaram a conversar. A certa altura, o mais franzino começou a falar mal da Igreja. Criticava os padres, as irmãs, os leigos com participação mais ativa, tudo. Lá pelas tantas, o outro, que era um líder de Comunidade, disse a ele:
“Olhe, meu amigo, pare de falar mal da minha Igreja, porque, se não fosse a minha fé, eu podia agarrar você agora, tomar toda essa fortuna que você tem aí, depois amordaçá-lo, amarrá-lo aqui e descer tranqüilo na próxima estação, que ninguém descobriria.”
O franzino falou: “Eu não tenho dinheiro”. “Tem sim”, disse o outro, “eu vi quando você foi ao banco e sacou o dinheiro. Só não faço isso por causa da minha fé. Por isso quero que você a respeite”. O outro não teve outra saída a não ser pedir desculpas e mudar de assunto.
Ser discípulo de Jesus inclui não praticar crimes, como o roubo, e respeitar a vida do próximo, pois a vida futura é mais importante que esta. O Profeta Simeão disse para Maria Santíssima: “Uma espada de dor transpassará o teu coração”. Ela não procurou essa espada, mas também não fugiu dela. Subiu o Calvário para apoiar o Filho que morria injustamente. Que ela nos ajude a assumir com amor as cruzes que nos aparecerem, em decorrência do nosso seguimento de Cristo.
Que poderá alguém dar em troca de sua vida?






DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a um​a​ receita médica, são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


O que é Glaucoma?
Sinônimos: Lesão do nervo óptico

O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos no nervo óptico, nervo que carrega informações visuais do olho até o cérebro.
Em muitos casos, os danos ao nervo óptico resultam de um aumento da pressão ocular, também conhecida como pressão intraocular.

Causas
O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira nos Estados Unidos. Existem quatro tipos principais de glaucoma:
Glaucoma de ângulo aberto (crônico)
Glaucoma de ângulo fechado (agudo)
Glaucoma congênito
Glaucoma secundário
A parte frontal do olho é preenchida por um fluido claro chamado de humor aquoso. Esse fluido é constantemente produzido na parte posterior do olho. Ele deixa o olho através de canais na parte frontal do olho em uma área chamada de cavidade anterior, ou simplesmente de ângulo.
Qualquer coisa que diminua ou bloqueie o fluxo desse fluido para fora do olho provoca o aumento da pressão ocular. Essa pressão é denominada pressão intraocular. Na maioria dos casos de glaucoma, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo principal no olho, o nervo óptico.
Pressão intraocular afeta o nervo óptico
O glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o tipo mais comum de glaucoma.
A causa é desconhecida Um aumento na pressão ocular desenvolvese lentamente com o passar do tempo. A pressão empurra o nervo óptico e a retina para trás do olho
O glaucoma de ângulo aberto tende a ser hereditário. Os riscos à predisposição aumentam caso haja um pai ou avó com este tipo de glaucoma. Afro-descendentes têm maior predisposição para a doença
O glaucoma de ângulo fechado (agudo) ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular.

O glaucoma de ângulo fechado é uma emergência. Isso é bem diferente do glaucoma de ângulo aberto, que de forma lenta e indolor vai danificando a visão
Se você já teve glaucoma agudo em um olho, há um grande risco de que o outro olho seja afetado, e o médico provavelmente recomendará tratamento preventivo
O uso de midiátricos e de certos medicamentos pode provocar um ataque de glaucoma agudo
O glaucoma congênito é hereditário.
É presente no nascimento
Resulta de um desenvolvimento anormal dos canais de circulação do humor aquoso no olho
O glaucoma secundário é causado por:

Drogas, tais como os corticosteroides
Doenças oculares, tais como uveíte
Doenças sistêmicas

Exames
Um exame ocular pode ser usado para identificar o glaucoma. O médico precisará examinar o interior do olho, observando através da pupila, que geralmente é dilatada. O médico geralmente realiza um exame completo do olho.

Exames podem detectar o glaucoma
A averiguação da pressão intraocular (tonometria) apenas não é o suficiente para diagnosticar o glaucoma, pois a pressão ocular muda. A pressão ocular é normal em aproximadamente 25% das pessoas com glaucoma. Isso é chamado de glaucoma de tensão normal. Existem outros problemas que podem causar danos no nervo óptico.

Os testes para diagnosticar o glaucoma incluem:

Gonioscopia (uso de lentes especiais para verificar os canais de circulação do ângulo)
Teste de tonometria para medir a pressão ocular
Imagens do nervo óptico
Resposta do reflexo da pupila
Exame retinal
Exame com lâmpada de fenda
Acuidade visual
Medição do campo visual





MOMENTO DE REFLEXÃO


Se eu puder caminhar observando a amplidão do horizonte, não terei pressa, mas mesmo assim andarei a passos largos...
Terei a minha frente o infinito e poderei construir minha passagem...
Quando vejo a amplidão, me vejo sem limites...
Não existirão em meu trajeto obstáculos intransponíveis...
Mas preciso da amplidão como espelho...
Na verdade não quero o fim da caminhada, não quero um objetivo à minha frente como uma marca de chegada...
Quero a trilha, e sentir a sede de conquistá-la para todo o sempre...
Se levantar os olhos e ver essa amplidão, estarei trilhando...
Passo a passo...
Estarei a caminho...
E com um horizonte tão imenso a minha frente, não terei retornos, não questionarei o que passou...
Apenas seguirei...
Se eu olhar para o lado e você estiver lá, meu sorriso será a certeza de que as emoções vividas não foram vãs...
Oferecerei a minha mão e poderemos ir juntos...
Passo a passo...
Em frente, com o mundo todo se abrindo a cada movimento e sem nunca querer chegar ao fim...
Apenas caminhando...



Nenhum comentário:

Postar um comentário