Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 09/08/2014



Sábado, 09 de agosto de 2014


"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade." (Winston Churchill)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 17, 14-20

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Quando eles chegaram perto da multidão, um homem foi até perto de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse:
- Senhor, tenha pena do meu filho! Ele é epilético e tem ataques tão fortes, que muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe para os seus discípulos a fim de que eles o curassem, mas eles não conseguiram.
Jesus respondeu:
- Gente má e sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de agüentá-los? Tragam o menino aqui!
Então deu uma ordem, o demônio saiu, e no mesmo instante o menino ficou curado.
Depois os discípulos chegaram perto de Jesus, em particular, e perguntaram:
- Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele demônio?
Jesus respondeu:
- Foi porque vocês não têm bastante fé. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: "Saia daqui e vá para lá", e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Se tiverdes fé, nada vos será impossível.
Este Evangelho narra a cena em que os discípulos não conseguem curar um menino, Jesus o consegue e explica por quê. Quando Jesus, Pedro, Tiago e João desceram da montanha onde havia acontecido a transfiguração, encontraram os outros discípulos em dificuldade. Um homem levou-lhes o seu filho epiléptico, e eles não conseguiram curá-lo.
E Jesus explica o motivo: “Porque a vossa fé é demasiado pequena”. E ele lamenta: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei?”. Jesus pensa na multidão, ávida de milagres, mas sem se preocupar muito com a fé. Pensa nos discípulos, a tanto tempo com ele, e ainda com uma fé tão pequena e fraca. E pensa também em nós, seus discípulos e discípulas de hoje, cuja fé é tão superficial e descomprometida e às vezes misturada.
“Se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: vai daqui para lá, e ela irá.” Quando a fé existe de verdade, mesmo que seja pequenina, é eficaz porque participa do poder de Deus, para quem nada é impossível.
Parece que temos medo de acreditar em Deus. Por isso a sociedade segue um esquema moral próprio, que nem é o apresentado por Jesus, nem deixa de ser; fica na pior posição, que é no meio do caminho. “Ó gente sem fé e perversa!”
Desconfiamos do mistério de Deus e por isso achamos difícil jogar-nos de corpo e alma no projeto de Jesus, preferindo a nossa segurança.
“O justo vive da fé” (Gl 3,11). Viver da fé é viver como Pedro andando sobre as águas, ao encontro de Jesus. A segurança está em Deus, e ponto final. Ter fé é assinar um cheque em branco e entregá-lo a Cristo. A nossa conta bancária tem um saldo enorme: é a nossa vida toda.
A pessoa que faz isso sabe que Cristo é poderoso e nos ama; ele não vai colocar-nos no SPC. Pelo contrário, vai aumentar e transformar infinitamente o nosso crédito.
O medo é a posição contrária à fé. Sem enfrentar riscos, não é possível seguir a Cristo.
Diante da fé, os que viviam com Jesus, e nós hoje, estamos na mesma situação: o mesmo convite, a mesma hesitação, o mesmo desafio. Que os mártires nos ajudem! Ter fé é jogar-nos na grande piscina do Reino de Deus, sabendo que ele nos protegerá.
Neste mês nós celebramos a memória de S. Domingos, o fundador dos dominicanos. Ele nasceu na Espanha, no Séc. XII. Destacou-se na pregação da Palavra de Deus. Por isso que a congregação religiosa dos dominicanos se chama Ordem dos Pregadores. Além da fundação dos dominicanos, a grande contribuição de S. Domingos para os cristãos foi a criação do terço, que chamamos também de rosário.
Na verdade, os monges já rezavam uma oração quase igual. Os monges que sabiam ler rezavam a Liturgia das Horas. Os que não sabiam ler deviam rezar todos os dias 150 Ave Marias, substituindo os 150 Salmos. S. Domingos passou essa devoção para o povo, e organizou-a, dividindo-a em três partes, que chamou de terços, e em cada terço escolheu cinco mistérios para o cristão refletir, enquanto reza as Ave Marias. A devoção se espalhou rapidamente e todos os cristãos do mundo passaram a rezar o terço. Em 2002, o Papa João Paulo II criou mais um terço com os mistérios da Luz, ou mistérios Luminosos, pois na divisão de S. Domingos ficou faltando a vida pública de Jesus.
O nome Rosário foi criado também por S. Domingos. Significa uma coroa de rosas que oferecemos a Maria. S. Domingos faleceu em agosto de1221, com apenas 51anos de idade.
Santa Maria, a mulher de fé, e S. Domingos, rogai por nós!
Se tiverdes fé, nada vos será impossível.





CASA, LAR E FAMÍLIA



Tire manchas de mel:
Adicione sobre a mancha de mel uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxague com água fria.


Para retirar as manchas de vinho tinto de tapetes:
Limpe com vinho branco ou use loção de barbear. A espuma é um bom removedor de manchas.


Como retirar o bolor:
Coloque para quarar ao sol a peça com água oxigenada a 10 volumes.



Retire manchas de café:
Se houver manchas de café lave com água morna e glicerina.


Retire as manchas de graxa:
Elas saem com margarina vegetal. Ponha um pouco sobre a sujeira e deixe por alguns minutos. Depois lave normalmente com água e sabão.



Faça a limpeza de flores artificiais:
Coloque as flores dentro de um saco de papel, adicione uma colher de sal e sacuda por alguns minutos.


Desengordure seus tapetes:
Coloque óxido de magnésio em pó sobre as manchas de gorduras, deixe um tempo, escove ou passe aspirador.


Retire manchas de mofo de tecidos:
Ferva a roupa em uma solução de água e bicarbonato de sódio na proporção de 2 colheres (chá) para 1 litro de água.


Limpe o assoalho para absorver o pó e infestações:
Antes de encerar o assoalho passe antes uma solução de água e inseticida que absorverá o pó e afugentará pulgas e baratas, além de evitar que a madeira manche.


Retire o mau cheiro das mãos:
Retire o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos esfregando uma colher de aço inoxidável em baixo de água corrente.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Nosso medo é nosso fardo, embora possa ser também nosso meio de defesa.
O medo que gera a prudência é positivo e necessário.
Podemos observar já em bebezinhos o medo de perder a mãe. Não sei se vocês já viram um vídeo de um aborto onde o feto tenta desesperadamente de se agarrar à vida.
Nos animais o medo faz com que se defendam. Nesse ponto  prepara-os para um eventual perigo.
 O medo é o sinal laranja que nos diz "atenção!"
Mas esse pode ser também destrutivo, quando deixamos que tome conta da gente. Há pessoas que se deixam levar por esse sentimento de tal forma que são incapazes de tomar qualquer atitude. Elas se bloqueiam, se petrificam diante de situações que temem e ficam sem ação. E fazendo isso, deixam de viver normalmente, são atingidas em pleno peito pelo que tanto receiam.
Muitos morrem do próprio temor. Tanto eles temem que acabam atraindo para si mesmos a infelicidade. É o caso de pessoas que temem acidentes a tal ponto de sentirem-se petrificadas diante de uma situação que poderiam facilmente evitar. Ou doenças.
Nosso cérebro é algo extraordináio. Ele coordena e comanda todo o nosso corpo e as nossas ações. Exercitá-lo diariamente com nossos medos pode ser muito perigoso. Nossas palavras têm poder e nossos pensamentos também.
Muitos temem amar. Medo de decepções, de sofrimento. Preferem se fechar numa concha e olhar o mundo através duma janela do que se abrir e se entregar ao inevitável. Amor traz sofrimento sim. Mas quanta felicidade traz também, quanta agitação no peito, quanto suspiro, quanto brilho nos olhos, quanta beleza!
É a velha história do copo pelo meio: uns vêm meio cheio, outros meio vazio. E isso faz uma grande diferença!
As pessoas otimistas preferirão correr o risco e viverão plenamente todas as coisas. As outras serão apenas passantes da vida, não viventes.
E o medo é algo tão inerente ao ser humano que até mesmo quando se sente feliz, sente medo. Medo que seja bom demais, que isso passe, que isso se perca. E no auge da felicidade o medo se instala. E, se instalando, estraga tudo, nos impede de viver o momento presente, tão divino. Como o ciúme, que corrói a alma e relacionamentos e destrói minutos e horas que poderiam ser maravilhosos. Jogamos fora nosso tempo a troco de nada.
Então troque!
Troque uma boa briga por um bom beijo! Troque a indiferença por um pouco de atenção! Troque o medo pela ousadia (só o suficiente!)!  O pessimismo por uma gota de otimismo! Um aperto de mão por um gostoso abraço! Um instante de inquietação por um segundo de oração. Uma maldição por uma bênção!
Experimente a vida!!!

Letícia Thompson



Nenhum comentário:

Postar um comentário