Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 28/08/2014


Quinta-feira, 28 de agosto de 2014


"Não espere por oportunidades extraordinárias. Agarre ocasiões comuns e as faça grandes. Homens fracos esperam por oportunidades; homens fortes as criam."


EVANGELHO DE HOJE
Mt 24, 42-51

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.
Jesus disse ainda:
- Sabemos que é o empregado fiel e inteligente que o patrão encarrega de tomar conta dos outros empregados, para dar a eles os mantimentos no tempo certo. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas, se o empregado for mau, pensará assim: "O meu patrão está demorando muito para voltar." Então começará a bater nos seus companheiros, e a comer, e a beber com os bêbados. E o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os hipócritas vão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ficai preparados!
Neste Evangelho, Jesus nos lembra que a sua vinda ao nosso encontro será imprevista. Por isso devemos viver sempre preparados, nas vinte e quatro horas do dia e nos sete dias da semana. Para deixar claro, ele nos conta três parábolas: a do ladrão, a do empregado fiel e a do empregado mau.
A vigilância consiste em vivermos sempre em dia com as nossas obrigações: familiares, de trabalho ou de estudo, e principalmente com os nossos deveres para com Deus. Fazer o bem e evitar o mal sempre, não apenas quando somos vistos, ou quando os outros poderão ficar sabendo. Isso por que Deus sabe tudo, e conhece a nossa vida toda, minuto por minuto.
“Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria.” Jesus se compara com um ladrão, apenas nesse sentido, que ele virá de surpresa. Assim como a nossa vigilância contra ladrões é de vinte e quatro horas, a nossa vigilância na espera de Jesus deve ser igual, pois ele virá de repente.
A recompensa ao cristão fiel é generosa: “O senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens”. Para nós, a recompensa será muito maior: a vida eterna junto com Deus e com a sua e nossa família, que são os anjos e os santos. Também o castigo ao cristão infiel será exemplar: O senhor “o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. O inferno é muito pior do que esta figura.
As três parábolas têm a mesma mensagem: O senhor virá no dia em que não esperamos e na hora em que não sabemos.
Esta advertência de Jesus, de vigilância, é de grande atualidade, pois o desenvolvimento da ciência e da técnica traz para nós certo comodismo. Se as coisas são fáceis aqui, pensamos que serão fáceis também com Deus. E é aí que dançamos.
Junto com o conforto, a ciência e a técnica trazem grandes tentações: droga, sexo desenfreado, infidelidade matrimonial, sacerdotal e religiosa, ociosidade... “Não nos deixeis cair em tentação!”
Hoje celebramos a memória de Santa Mônica. Ela nos apresenta um grande meio de perseverança e de vigilância: a oração. Mônica viveu no Séc. IV, na cidade de Tagaste que hoje pertence à Argélia. Seu esposo se chamava Patrício. Ela era católica e o marido pagão. Patrício era um homem violento, rude e de vida devassa. Tiveram três filhos: Agostinho, Navígio e Perpétua. Quando os filhos se tornaram jovens, o pai faleceu, já convertido ao cristianismo, graças à oração de Mônica.
Logo cedo, Agostinho, imitando o pai, tornou-se um jovem peralta, teimoso e indisciplinado. A mãe se esforçava pela sua conversão, através do aconselhamento, mas principalmente através da oração. Terminado o curso fundamental, Agostinho foi para Cartago, cidade grande, a fim de cursar a faculdade. Ali, longe da família, caiu de uma vez: aventuras e prazeres de todo tipo. Um dia ficou sabendo que era pai. Como a mãe era uma prostituta e não tinha condições de criar o filho, Mônica o trouxe para a sua casa e o criou. Chamava-se Adeodato.
Terminada a faculdade, Agostinho foi nomeado professor na universidade de Milão, na Itália. Como Navígio e Perpétua já eram casados, Mônica foi com Agostinho para Milão. Lá, vários anos depois, aconteceu a conversão do filho. Ele resolveu voltar para a sua terra natal. No navio, sua mãe faleceu. No seu livro Confissões, Agostinho escreve as últimas palavras de sua mãe: “Meu filho, não sei mais o que fazer nesta vida. Por um só motivo eu desejava viver. Era para ver você cristão. Agora que Deus me concedeu esta graça, parto feliz deste mundo”. Podemos dizer que Mônica gerou duas vezes Agostinho: para a terra e para o céu.
Maria Santíssima era tão vigilante que, no final de sua vida terrena, foi direto para o céu em corpo e alma. Isso porque a sua vida aqui já era a vida do céu. Santa Maria e Santa Mônica, rogai por nós!
Ficai preparados!





MUNDO ANIMAL


Saiba tudo sobre o Golden Retriever


A decisão de adotar ou comprar um cachorro precisa ser muito bem pensada e nunca deve ser feita por impulso, afinal, os cães não são brinquedos e chegam a viver em média 14 anos. Por isso, antes de qualquer coisa, muitos assuntos devem ser ponderados, entre eles: o cão ideal para a sua realidade, gastos com veterinário, comida, cuidados, higiene e como ter uma boa convivência com o animal.
Para facilitar todo este processo e ajudar na decisão de ter ou não um amigo canino, o Vida de Cão fez um guia de raças que reuniu as características, detalhes e curiosidades dos cães mais adorados mundialmente.
A raça Golden Retriever será a primeira desta série, justamente pela sua fama de ser dócil e amável. Veja o perfil completo da raça feito por Marcos Nishikawa, dono do canil Golden Trip, e entenda porque os Goldens são uma ótima escolha para pessoas que gostam de exercícios e para famílias com crianças.

Origem da raça:

A raça é nova, existe desde 1900 e é originalmente da Escócia. Os cães Golden foram desenvolvidos (a partir do cruzamento de outras raças) para buscar rapidamente a caça - tanto em terra quanto na água - já que os armamentos de caça estavam cada vez mais rápidos. O termo 'retriever' em Inglês, significa 'aquele que traz algo', o que explica a paixão deles por brincadeiras com bolinhas e frisbees.

Raças similares:

Os retrievers são cães de caça e por isso, todos eles se parecem fisicamente. O Golden Retriever foi desenvolvido entre cruzamentos de raças como o Flat Coat, Tweed Water Spaniel (já extinta), Labrador, Setter Irlandês e Bloodhound.

Características físicas principais:

É um cão de porte médio, com patas longas, corpo delgado e focinho reto. Seus olhos são castanho-escuros e não são muito grandes. Suas orelhas são caídas na altura das bochechas e sua cauda é longa, grossa e reta. Possui uma encantadora feição de filhote mesmo depois de adulto.

Pelos:

A pelagem é exclusivamente dourada (podendo haver variações de tons entre dourado claro e escuro). São longos e precisam ser penteados e tosados regularmente, já que soltam muito pelo. O uso de shampoos e condicionadores especiais é essencial para mantê-los longe de nós e com aparência saudável.

Tamanho:

Seu tamanho pode variar entre 58 - 61 cm nos machos e 55 - 57 cm nas fêmeas. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).

Peso:

Os machos são mais pesados, seu peso varia de 29 a 34 quilos e as fêmeas pesam entre 27 e 32 quilos.

Expectativa de vida:

O Golden vive de 9 a 12 anos. É um cão relativamente frágil se comparado a outros cães que podem chegar até 20 anos de idade (como é o caso do 'vira-latas' e do cachorro mexicano sem pelos Xoloitzcuintle)

Problemas de saúde:

Todo exemplar de Golden Retriever, pode apresentar displasia coxo-femural, que consiste em problemas nos ossos e cartilagens na região do quadril. Este tipo de doença é crônica e pode ser acentuada por questões físicas e do ambiente, como piso escorregadio e patas com excesso de pelos (que fazem com que o animal deslize e caminhe com instabilidade).
Outras enfermidades como, por exemplo, hipotiroidismo e algumas alergias também podem ser comuns. Em sua grande maioria estes problemas de saúde são crônicos e passam dos pais para os filhotes.

Comportamento:

Os cães da raça Golden Retriever possuem um ótimo temperamento, por isso é uma das raças mais populares do mundo. A inteligência deles chega a ser exemplar, entendem muito bem e obedecem comandos rapidamente, podendo assim ser facilmente adestrados. São muito amorosos com pessoas e outros animais, logo, não servem como cães de guarda e não podem viver longe de seus donos. Obviamente que todos os cães latem, e no caso desta raça não é diferente, mas seu latido é mais voltado para brincadeiras e não para alertas e estranhos como é mais comum.

Atividades:

O excesso de energia durante os primeiros anos de vida pode fazer com que o cão 'destrua' móveis e pertences da casa e seja considerado um cão problemático, hiperativo e destruidor (o que não é verdade). Nestes casos, prendê-lo é a pior alternativa, pois esta atitude apenas faz com o que o cão acumule mais energia. Para evitar aborrecimentos, o dono deve manter uma rotina de atividades estimulantes e diárias com caminhadas, corridas, brincadeiras e atividades intensas como agility (atividade em que o cão faz um circuito com muitos obstáculos) e natação.

Ambiente:

O cão precisa de espaço, mas pode viver em apartamento e casas menores desde que seus donos se comprometam a fazer exercícios diários.

Em que estação vive melhor?

Devido a região de sua origem, o Golden é um cão que vive melhor nas estações mais frias. Na Escócia, a temperatura varia entre 25º e 5ºC durante o ano. Logo, em regiões ou estações mais quentes (que é o caso do Brasil), é necessário tosar o excesso de pelos e disponibilizar ao cachorro um ambiente bem arejado ou com ventilador ou ar condicionado capazes de manter o local até 20ºC.

Curiosidades da raça:

Os Goldens são muito usados na prática da pet terapia - ou Terapia Assistida por Animais - que utiliza diversas espécies de animais como auxiliares em tratamentos médicos de seres humanos com problemas cardíacos, pressão alta, autismo, câncer, Alzheimer, alergia, depressão, paralisia e artrite.
Sua facilidade em obedecer e servir seus donos, faz com que sejam ótimos cães-guia para deficientes visuais e para pessoas com deficiências auditivas e físicas, pois podem ser treinados para avisar seus donos de barulhos como campainha e telefone ou podem pegar coisas que caíram no chão e estão fora do alcance de um cadeirante.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Conta uma lenda, que dois monges atravessam uma área deserta e diante de um rio violento, avistaram uma linda jovem que tentava atravessá-lo sem sucesso. Um dos monges, não sem dificuldades, atravessou o rio e colocando a mulher em suas costas conseguiu atravessar o rio em segurança. A jovem abraçou-lhe agradecida comovida com o seu gesto e seguiu seu caminho.
Retornando a jornada, o outro monge que assistiu a tudo calado, repreendeu o amigo, falando do contato carnal que houve com aquela jovem, da tentação de ter aquele contato mais direto com uma mulher, o que era proibido pelas suas leis. E durante um bom trecho do caminho, esse monge falou sobre a mulher e sobre o pecado cometido até que aquele que ajudou a jovem na travessia falou:
- Querido amigo, eu atravessei o rio com a jovem e lá eu a deixei, mas você ainda continua carregando-a em seus pensamentos.
Assim, todos sabem que Deus não nos dá fardos maiores que aqueles que podemos suportar, e muitos dos nossos fardos já poderiam estar abandonados em outras curvas da vida, mas nós em carregá-los. Levamos nossas dores e frustrações ao extremo, dramatizamos demais, elevamos ao cubo cada dor, cada ofensa, cada contrariedade e por isso, não conseguimos relaxar, perdoar ou mesmo ser feliz, pois o peso que vamos acumulando em nossas costas são demais para qualquer cristão.
Neste dia especial, eu te convido a uma reflexão: quais são os fardos que você continua carregando e que já não estão mais com você? Qual é a dor que você anda revivendo e fazendo com que velhas feridas voltem a sangrar? Por que você não consegue perdoar quem te magoou? Quantas oportunidades você anda deixando para trás por estar amarrado ao passado?
Desarme-se!
Dos velhos pensamento, do espírito, da revolta, da tristeza. Hoje é dia de desmontar o velho acampamento do comodismo e seguir adiante na longa jornada que a vida apresenta. Quanto mais leve a sua "mochila", mais fácil a subida rumo a felicidade.

Paulo Roberto Gaefke






Nenhum comentário:

Postar um comentário