Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 04/07/2014



Sexta-feira, 04 de julho de 2014


“A força não vem da capacidade física, ela vem de uma vontade inabalável.”
(Mahatma Gandhi)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 9,9-13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Hoje é dia de São Mateus e o dia nacional da radiodifusão.
Será que um olhar pode mudar a nossa vida? O que um olhar diferenciado pode fazer na vida de quem perdeu a esperança, de um jovem, de uma comunidade?
De fato não temos a convicta certeza que logo após o olhar de Jesus, Levi mudou de vida, mas é fato que mudou. Esse olhar compenetrado e convicto de Jesus era muito mais que um cartão de visita e sim a chave que rompia o lacre de um coração que aguardava ansioso uma chance para amar algo.
Creio que Levi, que virou Mateus, já tinha ouvido falar daquele homem de Nazaré e de seus prodígios, mas como Zaqueu, não esperava que Ele tivesse tempo e disposição para mudar a sua vida. A aproximação de Jesus deve ter gerado uma tremenda angústia em alguém que se acostumou a ser odiado pelas pessoas. Ninguém o viu com bons olhos imagine dar-lhe uma chance.
Aquele que ninguém acreditava, Deus percebeu! Onde apenas viam o pecado, Jesus viu uma grande possibilidade.
“(…) Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. MAS ONDE ABUNDOU O PECADO, SUPERABUNDOU A GRAÇA. Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor“. (Romanos 5, 20-21)
Alguém com o destino já “traçado” resolve, mediante a um olhar, rever seus planos.
Quando lançamos o olhar de Jesus sobre os que nos cercam podemos de fato ver o que ninguém vê ou não quer ver. O mundo vê jovens desmotivados para as coisas da igreja; os olhos de Jesus acredita ainda no engajamento comprometido.
Nossas igrejas, pastorais e movimentos aos poucos envelhecem, pois negamos ter o olhar de Jesus que cative os mais jovens. Não adianta culpar a internet, as lan-houses, os bailes funk, a televisão pela falta de oportunidades que NÃO DAMOS ao protagonísmo juvenil. O jovem não fica na igreja que o quer velho e triste… Normalmente antes dele se apaixonar pelo rosário e pela oração ele se encanta pelo violão, pela bateria, pelos retiros, pelos amigos, pela atenção…
Mateus foi o primeiro a colocar no papel todo o aprendizado de Jesus a qual chamou de Evangelho. Relatos dizem que Bartolomeu quando saiu a levar a Boa Nova pela Índia levou uma cópia dele. Aquele que não tinha chance foi um dos grandes divulgadores e é somente no Evangelho que leva sua assinatura que vemos talvez a real sensação de como Jesus mudou a sua vida.
“(…) O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. O Reino dos céus é ainda SEMELHANTE A UM NEGOCIANTE que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta“. (Mateus 13, 44-48)
Quem será esse negociante que resolveu vender tudo que tinha por ter encontrado uma pérola de grande valor?
São Mateus, rogai por nós! Abre nossos olhos para ver o que Jesus deseja que vejamos nos irmãos!
Um imenso abraço fraterno




DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a um​a​ receita médica, são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


O que é Botulismo?


O botulismo é uma doença rara, porém grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria pode entrar no organismo através de machucados ou podem viver em alimentos enlatados ou preservados inadequadamente.

Causas
A bactéria Clostridium botulinum é encontrada no solo e em água não tratada em todo o mundo. Ela produz esporos que sobrevivem em alimentos preservados ou enlatados de forma inadequada, onde produzem a toxina. Ao ser ingerida, mesmo quantidades mínimas dessa toxina podem causar envenenamento grave.

Os alimentos mais comumente contaminados são vegetais em conservas caseiras, carne de porco e presunto curados, peixe defumado ou cru, e mel ou xarope de milho. O botulismo também pode ocorrer se a bactéria entrar em ferimentos abertos e produzir as toxinas ali.

O botulismo infantil ocorre quando um bebê ingere esporos e as bactérias crescem em seu trato gastrointestinal. A causa mais comum de botulismo infantil é a ingestão de mel e xarope de milho.

Normalmente, a bactéria Clostridium botulinum pode ser encontrada nas fezes de algumas crianças.

Cerca de 110 casos de botulismo ocorrem nos EUA por ano. A maioria dos casos ocorre em crianças.

Exames
O médico realizará um exame físico. Pode haver sinais de:

Ausência ou diminuição dos reflexos do tendão profundo
Ausência ou diminuição do reflexo faríngeo
Pálpebra caída
Perda da função/sensibilidade muscular
Instestino paralisado
Comprometimento da fala
Retenção urinária com incapacidade de urinar
Podem ser realizados exames de sangue para identificar a toxina. Pode ser solicitada também uma cultura das fezes. Podem ser realizados exames laboratoriais no alimento suspeito para confirmar o botulismo.

Mais sobre Botulismo
Dirija-se ao pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local(por exemplo, 190) se suspeitar de botulismo.

Sintomas de Botulismo
Os sintomas, geralmente, aparecem de 8 a 36 horas após a ingestão do alimento contaminado. NÃO ocorre febre com essa infecção.

Em adultos, os sintomas podem incluir:

Cólicas abdominais
Dificuldade respiratória que pode causar insuficiência respiratória
Dificuldade para engolir e falar
Visão dupla
Náusea
Vômito
Fraqueza com paralisia (idêntica nos dois lados do corpo)"

Os sintomas em crianças podem incluir:

Constipação
Baba em excesso
Alimentação deficiente e sucção fraca
Angústia respiratória
Choro fraco
Fraqueza, perda de tônus muscular

Tratamento de Botulismo

Será necessário um medicamento para combater as bactérias, denominado antitoxina contra botulismo.
O indivíduo deverá permanecer no hospital se apresentar problemas respiratórios. Uma sonda pode ser inserida através do nariz ou da boca para o interior da traqueia, para proporcionar uma passagem para o oxigênio. Pode ser necessário utilizar um aparelho de respiração artificial.

Indivíduos com problemas para engolir podem receber líquidos pela veia (por IV). Pode ser inserida uma sonda de alimentação.

Os médicos devem comunicar às autoridades estaduais de saúde ou aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA sobre pacientes com botulismo, para que os alimentos contaminados possam der removidos das lojas.

São prescritos antibióticos para algumas pessoas, mas nem sempre eles ajudam.

Expectativas
O tratamento imediato reduz significativamente o risco de morte.

Complicações possíveis
Pneumonia por aspiração e infecção
Fraqueza prolongada
Problemas do sistema nervoso por até um ano
Angústia respiratória

Prevenção

NUNCA dê mel ou xarope de milho para crianças abaixo de 1 ano de idade - nem mesmo um pouco para adoçar a chupeta.

Previna o botulismo infantil dando apenas leite do peito, se possível.

Jogue sempre fora latas estufadas ou alimentos guardados com cheiro de estragado. Esterilize os alimentos em conservas caseiras cozinhando-os na panela de pressão a 120oC por 30 minutos para reduzir o rico de botulismo.

Mantenha batatas assadas em papel-alumínio quentes ou na geladeira, nunca à temperatura ambiente.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia uma jovem muito bonita que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família unida.
O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.
Se o trabalho consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido...
E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois...
Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um exemplar apenas em todo o mundo.
E disse a ela:
"Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina!
Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores."
A jovem ficou emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.
Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.
Ela chegava em casa, olhava a flor e as folhas ainda estavam lá, não mostravam nenhum sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas.
Então ela passava direto.
Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu.
Ela chegou em casa e levou um susto!
Estavam completamente mortas, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas.
A Jovem chorou muito e contou ao seu pai o que havia acontecido.
Seu pai então respondeu: "Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única assim como seus filhos, seu marido e sua família.
Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.
Você se acostumou a ver a flor lá, sempre florida, sempre perfumada e se esqueceu de cuidar dela.

Cuide das pessoas que você ama!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário