Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 01/09/2013


Domingo, 01 de setembro de 2013

Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só o carinho constrói. (Cora Coralina)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 14,1.7-14

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!




Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





VÍDEO DA SEMANA

Belíssima produção. História da humanidade contada em apenas dois minutos.









MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, por ocasião do Natal, um menino ganhou um lindo presente: Uma bicicleta nova. Montou nela e saiu para passear na rua.
Um garoto da sua idade viu e ficou encantado com a bicicleta. Perguntou: “Como você conseguiu esta bicicleta?” O outro respondeu: “Foi meu irmão que me deu”.
Ele olhou bem para a bicicleta e disse: “Nossa, como eu gostaria de ser como o seu irmão!”
Em seguida convidou o dono da bicicleta para ir com ele até a sua casa, que era perto. Chegando, ele foi lá dentro, trouxe o seu irmão menor, apontou para a bicicleta e disse: “Quando eu crescer, vou comprar para você uma bicicleta igualzinho a esta”.
Esse menino tinha no cor um presente de Natal muito mais valioso que uma bicicleta: O amor. E este presente ninguém rouba.
Em geral, o nosso desejo numa situação dessas é ser como aquele que ganhou a bicicleta, não como aquele que a deu. Mas este garoto não. O seu desejo era ter a sorte de amar o irmão.
“Descubra a felicidade de servir”. “Há mais felicidade em dar do que em receber” (At 20,35).
Jesus esvaziou-se para nos enriquecer de presentes. Ele mesmo não tinha nem onde reclinar a cabeça, mas nem ligava para isso.
Que o nosso desejo também assim, não ter a sorte de quem recebe, mas ter a felicidade de quem dá.
Quando Maria Santíssima disse que Deus “encheu de bens os famintos”, ela mostrou que sonhava com um mundo em que todos tivessem vida e vida plana. Santa Mãe de Deus, rogai por nós.


Diário de Sábado 31/08/2013


Sábado, 31 de agosto de 2013

Cada cicatriz que temos, é a confirmação de que uma ferida foi curada. Cicatrizes são marcas de superação que só um verdadeiro guerreiro possui.



EVANGELHO DE HOJE
Mt 25,14-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


“O Reino dos Céus é também como um homem que ia viajar [...] Chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens: a um, cinco talentos, a outro, dois e ao terceiro, um – a cada qual de acordo com sua capacidade. Em seguida viajou. O servo que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. [...], o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas o que havia recebido um só, foi cavar um buraco na terra e escondeu o dinheiro [...] Depois de muito tempo, o senhor voltou e foi ajustar contas com os servos. O que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor,[...]. Aqui estão mais cinco que lucrei’. O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’ Chegou o que havia recebido dois talentos e disse: ‘Senhor,(...]. Aqui estão mais dois que lucrei’. O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!’ Por fim, chegou aquele que havia recebido um só talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ajuntas onde não semeaste. Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. O senhor lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! [...] devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros [...]. Em seguida, o senhor ordenou: [...] ‘Quanto a este servo inútil, lançai-o fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes!’”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR


A Palavra de Deus nos apresenta uma parábola. Jesus sempre contava parábolas quando queria simplificar e fazer entender, em formas metafóricas, a lógica da vivência do amor e da construção do Reino de Deus. Hoje, ele nos fala de TALENTOS!
O que são TALENTOS? Talentos são dons que recebemos gratuitamente das mãos generosas de Deus. Isso significa que todos temos dons e, por isso, a parábola quer mostrar que não podemos escondê-los. Talento não é para se esconder, talento é serviço a se fazer!
No texto encontramos três exemplos: aquele que recebeu cinco talentos, o que recebeu dois e o que recebeu apenas um. O que havia recebido cinco, conquistou mais cinco; da mesma forma o que tinha dois, conquistou mais dois e aquele que tinha um deixou que o MEDO o “cegasse” e nada fez com o talento que recebeu, apenas o enterrou e nada conquistou.
Quando o patrão retornou, percebeu que os dons foram multiplicados e se alegrou com isso dizendo: “Servo bom e fiel... será lhe confiado muito mais” e disse ainda: “Vem participar da minha alegria”. O patrão se entristeceu apenas com a COVARDIA daquele que enterrou o dom que recebeu não sendo capaz de cultivá-lo.
Perceba que o importante na parábola de Jesus não é, de forma nenhuma, a quantidade de talentos, uma vez que o patrão se alegrou porque viu que eles frutificaram!
Esse patrão é o próprio Deus que, ao nos criar, cumulou-nos de muitos talentos.
Se você ainda não conhece seus dons, não deixe de conhecê-los e desfrute deles fazendo-os multiplicar. Lembre-se: não importa a quantidade de dons, o importante é que você não deixe o MEDO tirá-los de suas mãos. Confie em Deus e em suas próprias capacidades! Você pode ser bem melhor do que você imagina!

ONDE ESTÃO OS SEUS TALENTOS? Não deixe de encontrá-los e colocá-los a serviço, pois o Reino de Deus se constrói a partir de nossos dons que, unidos, são capazes de grandes mudanças.

lc_viola@yahoo.com.br




CASA LAR E FAMÍLIA


Dicas que vão facilitar sua vida


1-Elimine formigas de casa
Espalhe pedras de cânfora nos armários.


2-O que não se deve fazer na pintura do carro
- limpar a carroceria a seco.
- usar gasolina, querosene ou tira manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico.
- raspar as manchas de piche, insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura.
- lavar a carroceria quente ou ao sol .
- limpar os faróis com panos secos ou abrasivos ou com produtos detergentes ou solventes.- deixar acumular sujeira na carroceria.
- andar frequentemente na lama sem lavar as partes de baixo do veiculo e o interior dos para-lamas.
- as peças em plástico não deverão ser polidas.
- usar produtos que contenham silicones.


3-Para remover tinta de impressão
Aplique água raz, gasolina ou pasta especial para tirar mancha.


4-Remova mancha de gordura de seda
Aplique leite de magnésia e deixe alguns segundos perto do calor do fogo.


5-Cogumelos frescos e mais macios
Coloque os cogumelos frescos em um recipiente com vinagre e deixe de molho por 3 horas. Depois cozinhe, ficarão muito macios.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, uma mãe perguntou ao seu filho adolescente, qual é a parte mais importante do corpo. O menino respondeu: “Acho que são as orelhas”. A mãe lembrou-lhe que muitas pessoas são surdas e, no entanto, vivem normalmente.
“Então são os olhos”, disse o filho. “Ainda não acertou”, respondeu a mãe. “Porque há muitas pessoas cegas que são felizes”.
O menino pensou... mas não conseguiu responder corretamente.
Um dia, o avô do adolescente faleceu. Os pais choraram, e se consolaram mutuamente. O menino também chorou e o pai o abraçou.
A mãe então lhe disse: “Está vendo, filho, qual a parte mais importante do corpo? É o ombro. Não porque ele sustenta a nossa cabeça, mas porque ele pode apoiar a cabeça do próximo que chora e sofre”.
Muitos têm o que comer, mas precisam de um ombro amigo para chorar e desabafar. Todos nós precisamos de um ombro para expressar os nossos sentimentos.
Jesus sempre foi um ombro amigo para os que viviam ao seu lado.




Diário de Sexta-feira 30/08/2013



Sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"Você mudou!"- Me desculpe, mas a cada 6 meses todas as células do corpo humano morrem e são substituídas por células novas, espontaneamente.



EVANGELHO DE HOJE
Mt 25,1-13


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


"O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formarem o séquito do noivo. Cinco delas eram descuidadas e cinco eram previdentes. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: ‘O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!’ Então todas se levantaram e prepararam as lâmpadas. As descuidadas disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’ Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia! Contei uma história no ano passado que serve bem para iniciar essa reflexão.
Era uma vez (…)
Certa vez uma jovem moça cansou de acreditar. Preferia a racionalidade a viver da fé naquilo que não podia entender ou ver. Dedicou-se, portanto a focar nas coisas palpáveis e que considerava segura (carreira, financeiro, bens imóveis e moveis) e de certa forma era feliz. Tinha amigos, colegas, reconhecimento, prestigio, (…). Aos seus olhos, nada faltava.
Analisava sua vida como forma de revide para as dificuldades que teve na infância e adolescência. Uma família difícil, pais imaturos e ausentes, dificuldades financeiras, (…); para ela era difícil ver a pessoa de Deus em meio a tamanho sofrimento. Sonhava acordada vendo a vida boa de seus colegas e dessa forma disfarçava a inveja que corria no seu peito e no seu olhar. “Serei grande e rica”! – pensava ela. Não quis casar. Preferiu manter a individualidade e rédeas da sua vida a ter que dividir com alguém suas alegrias, suas memórias, suas dúvidas, (…); não desejava alguém que lhe ajudasse a conduzir sua vida ou a aconselhá-la.
A vida, depois de estabilizada, não mais deu reviravoltas para essa moça. Nunca mais passou por tribulações que não pudessem ser superadas. Progrediu profissionalmente, cresceu, ganhou status e uma promoção. Um dia então, saiu para comemorar com seu carro importado e recém comprado, parou num semáforo e de súbito uma menina bateu-lhe o vidro chamando sua atenção. Algo naquela garota lhe incomodava. Perguntou-lhe então seu nome e surpreendentemente era o mesmo que o seu.
Foi um flashback! Um rio de lágrimas lhe descia aos olhos, imaginava-se naquela criança. Lembrou das dificuldades de criança. O clima nostálgico tomou conta daquele carro ao ponto de desistir de comemorar, preferindo voltar para casa. Lá, abriu a gaveta do armário e escondida entre meias, estava um livro empoeirado e de folhas amareladas. Suas mãos tremiam e por mais que tentasse não conseguia fazê-las parar.
- Quanto tempo não te leio! – Disse ela chorando. Abriu, pois a bíblia e lá numa pagina marcada leu:
“(…) Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino dos céus? Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe”. (Mateus 18, 1-5)
Descobriu então o quanto era preciosa desde a sua infância. Questionou-se imediatamente o que fizera para mudar a realidade de outras tantas crianças que não tiveram a mesma sorte ou competência que ela. Não sabia ela que acabava de entender o que é compromisso social.
Saibam que de fato tememos também em conflitar o que fizemos para mudar o nosso redor. Vivemos então uma vida fracionada e não como um todo, O mundo que de fato me preocupo é o que gravita ao redor do meu umbigo. Quem já trabalhou como voluntário em um asilo, num hospital, numa ação social ou para os outros em sua pastoral tem a real noção que NÃO TEMOS PROBLEMA ALGUM se compararmos com esses que REALMENTE precisam de ajuda.
É preciso refletir também um outro lado dessa parábola: “(…) O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
É obvio que Jesus aqui não apregoava a individualidade ou a famosa frase “o problema não é meu”, mas faço a seguinte pergunta: O que eu tenho haver com aquele que prefere errar a acertar? O que fiz de concreto para mudar a realidade ao meu redor? De que vale ganhar o mundo inteiro e perder a vida eterna? Claro que não temos como por juízo na cabeça de tantos desajuizados por ai, mas o que posso fazer além de fechar os olhos a eles?
Não somente os alcoolizados, viciados, mas todos aqueles que partem para o mundo sem medir as conseqüências de seus atos, aqui incluímos os que fazem barbeiragens no trânsito, que vão brigar nos estádios, que acham “lindo” filmar duas colegas brigando na escola e postar no facebook, Orkut, (…). Essa “noiva” que não pensa o que faz podemos dizer que também se apegou ao imediato, ao fútil, ao prazer temporário, mas agora, ou podemos chamar de hedonismo.
 “(…) É complicado competir com o hedonismo, ou seja, pela busca desenfreada por algo que nos dê prazer. Como o encarregado da propriedade do evangelho de hoje passamos pouco a pouco a esfriar na crença ou na esperança do que acreditamos. Vendemo-nos ou nos permitimos conquistar facilmente pelas coisas que me façam feliz hoje, agora,…”.
Tudo bem que a história que contamos no começo é um conto criado e não um testemunho, mas por que não aprender com a mensagem que transmite o conto? Até quando seremos noivas que apenas esperam e não planejam ou tem ações proativas para melhor recebê-lo?
No mês de Setembro provavelmente refletiremos muito sobre compromisso, ação e omissão quanto ao anúncio da Boa Nova e quanto estou conservando-a dentro de mim através da fé, da esperança e da caridade.
Um imenso abraço fraterno.



DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


Três dicas para reconhecer a gravidade de uma doença respiratória:


1. Conte a frequência das respirações durante 1 minuto. Veja como é fácil: pegue um relógio e conte quantas vezes a pessoa respira em exatamente 1 minuto. Os valores normais são: adultos, até 25 respirações por minuto. Crianças maiores de 1 ano, devem ter até 30 respirações por minuto e bebês no máximo 50 a 60 respirações por minuto. Se alguém perto de você estiver com a respiração acelerada e curta, em valores superiores aos descritos, procure orientação médica.

2. Tire a blusa e observe o esforço que a pessoa faz para respirar. Não é difícil. Olhe exatamente em dois lugares. Primeiro, no pescoço bem embaixo do que popularmente chamamos de “gogó”. Segundo ponto: observe o movimento de respiração entre as costelas. Se estas duas regiões estiverem “afundando” durante a respiração, significa que a pessoa está com muita dificuldade para respirar. Não espere e procure ajuda médica imediatamente.

3. Peça para a pessoa cantar “parabéns prá você” bem rápido e sem parar. Se ela tiver que pausar para respirar com dificuldade no meio da música, fique atento.

Importante: se estes sinais estiverem presentes e houver também febre, tosse, secreção amarela ou verde, dores pelo corpo e cansaço, não hesite em procurar o médico. Quanto antes começa o tratamento, melhor!!

Viva bem e respire livremente!



Três dicas para evitar dor de garganta no inverno:


1. Evite locais fechados, pouco arejados e com muitas pessoas juntas. Se você está no ônibus ou no metrô procure sempre abrir um pouco as janelas para o ar entrar. Faça a mesma coisa em casa. Pela manhã, abra as janelas para arejar todos os ambientes. Circular o ar é uma das formas de evitar doenças respiratórias, inclusive na garganta, que é a "porta de entrada" para muitos vírus ou bactérias.

2. Lave as mãos com mais frequência. No inverno há muitas pessoas gripadas e a maioria quando tosse, coloca a mão na boca. As mãos contaminadas podem disseminar os agentes infecciosos pelo ambiente, nos locais mais inesperados, como aparelhos das academias, ônibus ou maçanetas de portas, por exemplo. Nossas mãos também se contaminam e facilmente podem nos infectar. Basta coçar os olhos, por exemplo!

3. Siga estas 3 regras: coma saudável e tome muita água, faça esportes regularmente e durma bem, o suficiente para descansar. Isso faz com seu sistema de defesa esteja sempre a postos e, mais que isso, em forma para qualquer batalha!

Dra. Ana Escobar.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Rembrandt foi um grande pintor holandês do Séc. XVII. Uma de suas obras mais famosas é o quadro da crucificação de Cristo.
Esta obra, de uma beleza singular, tem um detalhe curioso: Existe uma multidão ao lado da cruz, com rostos bem nítidos, ultrajando Jesus. E um desses rostos é o de Rembrandt.
Um amigo seu lhe perguntou por que fez aquilo. O artista respondeu que esta foi a forma que ele encontrou de reconhecer que colabora na crucificação do Salvador do mundo. E foi também um convite a ele próprio para se penitenciar por isso.
Jesus continua sendo crucificado no mundo. E nós, de que lado estamos?






Diário de Quinta-feira 29/08/2013


Quinta-feira, 29 de agosto de 2013


“Um pássaro que repousa numa árvore, nunca teme que seu galho quebre, porque sua confiança não é no galho, mas em suas próprias asas. Confie sempre em si mesmo.”( Papa Francisco)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 6,17-29


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


De fato, Herodes tinha mandado prender João e acorrentá-lo na prisão, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher do teu irmão”. Por isso, Herodíades lhe tinha ódio e queria matá-lo, mas não conseguia, pois Herodes temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e até lhe dava proteção. Ele gostava muito de ouvi-lo, mas ficava desconcertado. Finalmente, chegou o dia oportuno. Por ocasião de seu aniversário, Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e a seus convidados. O rei, então, disse à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu te darei”. E fez até um juramento: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “Que devo pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. Voltando depressa para junto do rei, a moça pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis faltar com a palavra. Imediatamente, mandou um carrasco cortar e trazer a cabeça de João. O carrasco foi e, lá na prisão, cortou-lhe a cabeça, trouxe-a num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João ficaram sabendo, vieram e pegaram o corpo dele e o puseram numa sepultura.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Sim, João Batista morreu por denunciar a verdade. Apresentava a todos que deveriam mudar ou pelo menos refletir profundamente seu comportamento. Poderosos o temiam, os simples o admiravam. Era um homem santo e muito focado na sua missão. Hoje, recordamos o seu martírio!
Recentemente vi uma matéria enfocando o decréscimo do catolicismo no Brasil e diferentemente do que se esperava, não foi o crescimento evangélico que era evidenciado, a pesquisa aborda o crescimento contínuo daqueles que não tem religião. Por que?
Vivemos num tempo em que as pessoas querem respostas rápidas para suas perguntas. Colocam no Twitter uma pergunta e rapidamente um dos seus “seguidores” lhe oferecerá uma possível resposta. Muitos querem que suas preces assim também sejam atendidas, rápidas. “(…) Pede-me o que quiseres, e eu te darei”
Nem sempre as respostas que queremos ouvir são as que Deus nos sugere. É duro ter que admitir que boa parte das burradas que cometemos foram motivadas por essa surdez de consciência.
É difícil competir com uma mídia que prega 24h por dia o consumismo. “Compre agora”, “sem juros, 60 meses”, a roupa que fulana usa em MALHAÇÃO, os beijos e abraços liberados nos reality shows; brothers e sisters, “fazendeiros”, (…) na verdade quem tem ido pra “roça” são os nossos valores.
É uma mídia sem valores, não falo aqui de cristãos ou não, somos bombardeados para abandonar o que é moral. Canais de televisão que denunciam as mazelas sociais são os mesmos que apóiam a eleição de deputados e senadores que defenderam seus interesses quanto às fatias de concessão de recursos federais para comunicação.
João Batista foi morto porque um homem se encantou com um rebolado. Quantas pessoas hoje morrem de fome, tem uma educação medíocre, uma saúde pública vergonhosa, pois os seus governantes tomam decisões mediantes os rebolados dos seus interesses? Notem uma coisa no evangelho de hoje “(…) Herodes ofereceu uma festa para os proeminentes da corte, os chefes militares e os grandes da Galiléia”. Ele não estava só, por que tantas pessoas influentes que ali estavam não levantaram a voz para defender o inocente?
Ter ou não ter essa ou aquela religião não é o problema. Tão pouco a quantidade de católicos não quer dizer que temos qualidade neles. A minha maior preocupação esta no fato dos valores de amor ao próximo aos poucos virar uma relação comercial em que uma amizade será consolidada na medida em que posso ter algo em troca do outro, que Deus possa falar o que quero e não o que deveria ouvir (hunf).
Que adianta a paz se pago a milícia do morro, que adianta se dizer religioso se me importo apenas comigo, que adianta dizer ter uma religião se a que eu procura é a que mais me convém? Sim! Justifica-se então o fato de muitos preferirem não ter religião, pois serei adepto do deus que me conceder mais coisas e não me cobrar uma mudança de vida. (hunf)
João Batista perderia ainda hoje a cabeça, mas eu ainda tenho fé nas pessoas.
Um Imenso abraço fraterno!




MUNDO ANIMAL


Como evitar que seu cachorro coma lixo?

Alguns cãezinhos adoram revirar uma lata de lixo. Os que estão abandonadas nas ruas evidentemente fazem isso porque estão muito famintos. Agora e os de casa? Alguns deles mexem no lixo e deixam os donos sem saber o que fazer com tanta bagunça feita pelo amiguinho de quatro pernas, sem contar o risco que ele corre de comer algo estragado e que faça mal.

É possível fazê-lo parar com isso? "Para que um cão pare de comer lixo, primeiramente é preciso determinar o que o leva a manifestar tal comportamento. Seria fome ou apenas uma manifestação comportamental?", declara a médica veterinária Stephanie Fernandes Mello , que atua na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais , na Clínica Personal Vet.
A alimentação dada ao animal deve ser observada. "O proprietário deve estar atento não só à qualidade da alimentação fornecida ao animal, como à frequência com que ela é oferecida e a quantidade. Fatores clínicos também podem influenciar no aparecimento desse comportamento, como uma verminose. Nesse caso, mesmo que o alimento fosse servido em quantidade, frequência e qualidade adequadas, os parasitas estariam absorvendo nutrientes cruciais para o animal, levando-o a um déficit nutricional, gerando então a fome exacerbada", alerta Dra. Stephanie.
Se não existir nenhuma irregularidade na alimentação e se o médico veterinário não detectar nenhum problema como a verminose, comer lixo pode ser uma alteração comportamental. "Nos casos de transtornos comportamentais, o ideal mesmo é que se reprima tal comportamento no momento em que ele ocorre. Um "NÃO" firme, seguido de uma recompensa pode ser uma boa estratégia, além é claro, de manter o lixo longe do alcance do seu bichinho", explica a veterinária.
Ser firme com o animal quando o ver mexendo no lixo é necessário. O "não" tem que ser incisivo. Pode-se também usar uma garrafa pet, batida contra o chão para que faça um barulho forte, junto ao "não".
Há disponível no mercado também um produto que inibe lambeduras e mordeduras. Trata-se de um spray que pode ser aplicado em móveis e objetos, os quais o animal não deve pegar e morder. Ele deixa um gosto horrível no lugar e o cão aprenderá que ali não é bom de "colocar a boca". Vede bem o lixo, se possível tire-o do alcance do animal e seja firme com o cão, assim conseguirá acabar com esse problema, se ele for só comportamental.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Rembrandt foi um grande pintor holandês do Séc. XVII. Uma de suas obras mais famosas é o quadro da crucificação de Cristo.
 
Esta obra, de uma beleza singular, tem um detalhe curioso: Existe uma multidão ao lado da cruz, com rostos bem nítidos, ultrajando Jesus. E um desses rostos é o de Rembrandt.

Um amigo seu lhe perguntou por que fez aquilo. O artista respondeu que esta foi a forma que ele encontrou de reconhecer que colabora na crucificação do Salvador do mundo. E foi também um convite a ele próprio para se penitenciar por isso.

Jesus continua sendo crucificado no mundo. E nós, de que lado estamos?




Diário de Quarta-feira 28/08/2013


Quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Faz mais barulho uma árvore que cai do que um bosque que se ergue". - Papa Francisco



EVANGELHO DE HOJE
Mt 23,27-32


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de cadáveres e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Vós, pois, completai a medida de vossos pais!”

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Sexta ou Sábado quando assistia a programação da TV Aparecida vi padre Zezinho fazer uma colocação muito pertinente a todos nós. Perguntava ele: O quanto usamos da bíblia? Fazia ele este comentário baseado no fato que muitas vezes “sorteamos” versículos para enfatizar uma afirmação ou uma convicção, mas diversas vezes não observamos o contexto ou a exegênese daquele texto bíblico.
Um exemplo para firmar essa idéia é a mensagem exortativa que nas ultimas duas semanas os evangelhos têm apresentado. Muitas vezes não conseguimos assimilar ou aceitar que eles, por mais duros que sejam, são para nós. Às vezes, ao invés de lê-los e refleti-los, preferimos a fuga ao confronto. Preferimos imaginar alguém (que não seja eu) que pudesse se “encaixar” esse trecho (um irmão, um parente, uma amigo,…) ou buscar em outro texto que “ai sim” seja pra mim.
Já presenciei pessoas que vem para reuniões armados de versículos bíblicos para se defender de possíveis ataques (risos). Tive uma chefe que ao sentir acuada, sacava o versículo “olho por olho dente por dente”. Esse gesto é repetido por muitas pessoas. O fato mais interessante é que Jesus citou esse versículo o substituindo por “ofereça a outra face”, mas na hora do aperto, só lembramos-nos do que nos convém.
“(…) Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados”.
-É perigoso sortear versículos – dizia padre Zezinho! Imaginem esse texto acima “usado” numa reunião de lideranças? Pois é! Eu já vi acontecer!
Quanto aos “copiar e colar” para incrementar e justificar a direção de um texto, um argumento, uma direção, (…) Padre Zezinho não se vê contrario, mas que precisamos enaltecer o cuidado com a exegênese.
Reparemos esse trecho do novo livro do Padre Fábio e do Gabriel Chalita: “(…) Escuto absurdos sobre Deus, quando pessoas movidas por boas intenções resolvem explicar as fatalidades do mundo. Frases simplórias e descomprometidas com a verdade não resolvem; ao contrário, agravam ainda mais o sofrimento, porque geram orfandade, descrença e abandono. Justificam as tragédias humanas como “vontade divina”, retirando assim a responsabilidade humana dos acontecimentos, fruto das escolhas que fazemos. Respondem a tudo e a todos como se o desvelamento do mistério pudesse resolver as questões”. (Padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita – Cartas entre amigos)
Temos às vezes intenções boas, mas precisamos aprofundar mais no grandioso mistério que é ver sob a ótica de Deus. Precisamos ler mais, refletir mais, partilhar mais antes de falarmos para as pessoas. Quando digo ler mais não estou falando de apostilas, livretos de auto-ajuda, (…) refiro-me a textos mais densos como as encíclicas, documentos da igreja, filosofia, teologia, (…). Nossa! Esses dias vi um colega pregador dizer: ”coloquemo-nos aos pés de Maria em adoração para que ela interceda por nós” . Conseguimos encontrar o problema na expressão usada por ele? Sou devoto de Maria, mas reparem que ADORAR somente a Deus!
Além do “investimento” em estudo, devemos investir no material humano, ou seja, em nós e nos irmãos. Que adianta conhecer ao pé-da-letra as escrituras se não procuro vive-las, seriamos hipócritas. A começar em mim!
“(…) Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos. Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento. Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem”. (I Timóteo 4, 13-16)
Um imenso abraço fraterno.



CURIOSIDADES

Amar também mata

Será que alguém pode realmente morrer por amor? Na ideia romântica, é comum ouvirmos histórias de casais apaixonados e crimes passionais, mas na realidade o amor pode trazer outros prejuízos, segundo um estudo recente.
Médicos do coração identificaram uma nova doença cardíaca que pode desencadeada por um evento altamente estressante, como por exemplo, a perda de um amor ou um ente querido. A chamada síndrome do coração partido pode levar a um ataque cardíaco caracterizado por dores no peito e falta de ar.
No caso de problemas cardíacos ocasionados por estresse emocional, a câmara principal de bombeamento do coração mostra uma anormalidade: ela não se contrai, e aparece parcialmente ou completamente paralisada.
Esse problema foi verificado no Japão nos sobreviventes de terremotos. O nome dado a essa doença é Takotsubo.
Em muitos desses casos, os doentes foram identificados e tratados como se eles estivessem tendo um ataque cardíaco. Em casos graves, as pessoas precisam ser internadas e receber um acompanhamento adequado, além de um tratamento intensivo.
Nos casos mais extremos, o coração pode parar – e se tornar realmente uma parada cardíaca. Uma curiosidade é que nesses casos o coração incrivelmente se recupera, e volta ao normal várias semanas ou meses depois do problema.
Curiosamente, mais de 90% das pessoas que sofrem desta condição são mulheres de meia-idade ou idosas, todas na pós-menopausa. Isso pode acontecer graças a uma sensibilidade excessiva à adrenalina.
Atualmente não há diretrizes sobre como tratar o Takotsubo. Estudos estão sendo realizados para apontar como o estresse afeta o coração, em geral.

Fonte: The Conversation.

Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/amar-tambem-mata.html


MOMENTO DE REFLEXÃO

Havia, certa vez, uma jovem, de família classe média, que estava ficando cada vez mais doentia. Por fim, ela não queria mais nem se levantar da cama. Era uma doença misteriosa, que nenhum médico descobria.

Um dia, após os exames, o médico chamou os pais dela e disse: “Quero tentar ainda um recurso. Se vocês me permitirem, levarei a sua filha comigo para um passeio”.

Os pais concordaram. No dia seguinte, logo de manhã, o médico parou seu carro na frente da casa deles, a jovem entrou e saíram. Atravessaram a cidade e seguiram por ruas de terra, num bairro muito pobre.

Ele parou na frente de uma casa muito pobre, e disse a ela: “Chegamos. Vamos fazer uma visitinha a esta família”.

Ao entrarem na casa, o médico foi recebido naturalmente, sinal que ia lá com frequência. Ele apresentou a garota e fez perguntas sobre a saúde da viúva e dos filhos.

A moça observava tudo. O médico deixou alguns medicamentos e despediu-se.

Na volta, a menina perguntou se iam retornar. “Sim” respondeu ele.

Dois dias depois, quando o médico chegou à casa dela, a jovem já o esperava com saquinhos plásticos cheios de alimentos. Ela já estava mais alegre e sorridente.

Chegando à casa, foi ela que mais conversou. O médico estava contente. Seu novo “remédio” estava dando certo. Visitaram também outras famílias na mesma situação.

Várias vezes repetiram essas visitas. Durante o percurso, ela já conversava animada, com brilho nos olhos. Depois, ela passou a ir por si mesma, junto com alguns amigos.

Semanas depois, a moça estava curada, bonita e feliz.

Os nossos dons foram feitos para servirem o próximo, e não para serem guardados só para nós. E o principal dom que temos é o amor.

Maria Santíssima não enterrou seus talentos, especialmente o dom de amar. Por isso, foi sempre uma mulher feliz.