Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira, 31/01/2013





Quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
São João Bosco


“Os quatro Evangelhos, todos eles, dão-nos o retrato de uma personalidade muito definida, obrigando-nos a dizer: “Esse homem existiu. Isso não pode ser inventado.” (H. G. Wells)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,21-25


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Ontem terminei a reflexão com a seguinte mensagem:
“(…) Se empenhar não é viver a idéia de que somos amados para justificar os erros. É após cada erro, tropeço, equivoco, (…) COM MAIS GARRA LEVANTAR e querer ter um terreno menos pedregoso ou com espinhos, pois é certo que novamente Ele passará semeando”.
Repare a intima relação dessa mensagem com uma colocação, diversas vezes mencionada por Marcio Mendes, no programa Sorrindo para a vida da TV Canção Nova: “Por essa razão, precisamos tomar posse dessa graça, MAS PARA ISSO PRECISAMOS NOS LEVANTAR, porque ninguém vence a luta deitado”.
Mas o que essas duas citações têm haver com a parábola apresentada por Jesus no evangelho de hoje? De certa forma elas se interagem. E muito!
Boa parte das pregações de Jesus tinha como tema a redenção através do perdão dos pecados. Sim, somos novamente livres através da reconciliação. Esse ato redentor deveria gerar em nós a gratidão, pois não mais estamos nas garras do mal que nos aprisionava e sim livres para sermos felizes, bons e amáveis… No entanto, por algumas vezes, a “bordoada” dada pela vida nos faz desacreditar que podemos nos reerguer, mas NOVAMENTE contradizendo as nossas expectativas humanas, levantamos.
A chama de vida e de esperança que parecia apagada, Jesus reaviva e nos dá vigor, mas a gratidão, às vezes, se rende ao entusiasmo da vitória. Vibrantes e entusiasmados pelas conquistas acabamos esquecendo de retribuir. Deus nos levanta por que nos ama, mas creio que esperasse que nós ajudássemos a levantar outros.
Temos pessoas engajadas em diversas pastorais e movimentos com talentos incríveis; temos irmãos e irmãs que vão a missa apenas aos domingos que se estivessem engajadas poderiam surgir novos sonhos como teve um dia Zilda Arns, mas como na parábola de hoje, ficam escondidas sob a mesa.
Em busca da tão sonhada estabilidade, meio que fechamos os olhos. Tememos, após esse encontro com o projeto de Deus, despendiar tempo que poderíamos estar investindo em nossa carreira, estudo, crescimento pessoal, reconhecimento profissional, sonhos…
“(…) Dos que vivem em Cristo se espera um testemunho muito crível de santidade e de compromisso. Desejando e procurando essa santidade não vivemos menos, mas melhor, porque, quando Deus pede mais, é porque está oferecendo muito mais: ´NÃO TENHAM MEDO DE CRISTO! ELE NÃO TIRA NADA E NOS DÁ TUDO´!” (Documento de Aparecida §352).
Essa frase em caixa alta é de Bento XVI e propositalmente esta em destaque. Deus não deseja que abandonemos nossos sonhos, mas que possamos dispor um pouco de gratidão a Ele no serviço principalmente por aqueles que ainda não O conhecem, os que sofrem, aos que não conseguem levantar.
“(…) Mas as condições de vida de muitos abandonados, excluídos e ignorados em sua miséria e sua dor, contradizem este projeto do Pai e desafiam os cristãos a um maior compromisso a favor da cultura da vida. O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante destas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte: “Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Aquele que não ama, permanece na morte” (1 Jo 3,14)”. (Documento de Aparecida §358).
Muito foi falado da idealizadora de um sonho chamado PASTORAL DA CRIANÇA, mas pouco se enfatiza nesse mundo que se tornou tão frio o fato que ela foi uma filha de Deus como nós, que nasceu para servir (como nós), dividiu um pouco do seu talento e amor materno com os  que mais precisavam (como nós?) partiu servindo. Santa da modernidade. Mãe, esposa, médica, bem sucedida, reconhecida, premiada… Como tantos outros, ela entendeu a fundo essa parábola.
Deixo em destaque novamente a afirmação do nosso pontífice:
“Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo”
Brilhem! Não se escondam! Levantem-se! Apresente a Deus um pouco do seu tempo e verás!
Um Imenso abraço fraterno!



MEIO AMBIENTE


Xaxim corre o risco de sumir do mapa!


Ela é uma das espécies vegetais mais antigas e contemporânea dos dinossauros: é a Dicksonia selowiana, conhecida como samambaiaçu, de cujo tronco se extrai o xaxim - a matéria-prima para a fabricação de vasos e substratos. Planta típica da Mata Atlântica, esta samambaiaçu está na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção (Ibama), em razão da sua intensa exploração comercial destinada à jardinagem e floricultura.

Para obter mais informações científicas e, ao mesmo tempo, maior controle sobre a extração e comercialização da espécie, o Ibama formou, no ano 2000, o Grupo Técnico de Conservação de Pteridófilas, com a participação de especialistas do governo e das universidades federais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A principal meta era estabelecer formas sustentáveis de exploração da espécie. Já no ano 2001, uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) passou a proibir a extração dessa espécie da mata. A área de maior ocorrência do xaxim na Mata Atlântica é a Floresta das Araucárias, nos estados do Sul do país e é justamente lá que acontece a maior exploração da planta. Segundo declaração de Jefferson Prado, pesquisador do Instituto de Botânica de São Paulo, publicada na Revista Natureza (junho/2002), a velocidade de crescimento da samambaiaçu varia, mas costuma ser muito lenta - geralmente ela cresce cerca de 5 a 8 cm por ano. Por essa medida, estima-se que para conseguir um vaso com 40 a 50 cm de diâmetro são extraídas da mata samambaiaçus com idade mínima de 50 anos!

Hoje, existem no mercado produtos alternativos que substituem o xaxim, como vasos fabricados a partir da fibra do coco e também substratos como palha de coco, ardósia e carvão. Ao optar por estes produtos estamos ajudando a preservar a existência da Dicksonia selowiana nas matas.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Em um semestre do ano letivo, um professor do seminário planejou sua aula de pregação de maneira diferente. Queria que seus alunos pregassem sobre a Parábola do Bom Samaritano e, no dia da aula, ele pôs seu plano em prática pedindo aos alunos e alunas que fossem, um de cada vez, a uma classe vizinha onde deveriam pregar um sermão.
O professor deu a alguns alunos o prazo de dez minutos para eles voltarem; a outros, deu menos tempo, forçando-os a correr para cumprir o prazo. Os alunos tinham de atravessar um corredor e passar por um mendigo, que estava plantado ali de propósito, aparentemente necessitando de ajuda.
Os resultados foram surpreendentes e ofereceram uma excelente lição para eles. A porcentagem dos alunos generosos que pararam para ajudá-lo foi extremamente baixa, principalmente por parte daqueles que tinham prazo mais curto.

Quanto mais escasso era o tempo, menos alunos paravam para ajudar o indigente. Quando o professor revelou o que havia feito, você pode imaginar o impacto sobre aquela classe de futuros líderes espirituais.
Apressados para pregar um sermão sobre o Bom Samaritano, eles passaram de largo pelo mendigo, conforme diz a parábola. Devemos ter olhos para ver e mãos para ajudar, ou podemos não ajudar nunca. Penso que este poema tão conhecido serve para expressar esse conceito:
Eu estava faminto, e você organizou um clube humanitário para discutir minha fome.
Obrigado.
Eu estava preso, e você se retirou tranquilamente para sua capela a fim de orar por minha libertação.
Que bom!
Eu esta nu, e, em sua mente, você debateu a moralidade de minha aparência.
Qual foi o proveito disso?
Eu estava doente, e você ajoelhou-se e agradeceu sua saúde a Deus.
Mas eu precisava de você.
Eu não tinha onde morar, e você fez um sermão para mim sobre a proteção do amor de Deus.
Eu queria que você me levasse para casa. Eu estava abandonado, e você me deixou sozinho para orar por mim.
Por que não ficou comigo?
Você parece tão santo, tão próximo de Deus; mas eu continuo faminto, abandonado, com frio e sofrendo.isso faz diferença para você? (ANÔNIMO)

- Tim Hansel, Histórias Para o Coração.








Diário de Quarta-feira 29/01/2013





Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Santa Jacinta de Mariscotti



"Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira ou de dor
para dar cabo deles." ( Anne Louise Germaine Necker )



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,1-20


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


 Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Gostaria de começar essa reflexão partindo de um trecho da monção que citamos ontem:
“(…) Somos convidados a sonhar junto com o Espírito Santo sobre as nossas vidas, pois é Ele que nos dá esperança. A esperança nos salva, nos dá forças para recomeçar, para crer cada vez que essa é a ocasião boa de mudar”.
Sim! Como a parábola do semeador casa tão bem com esse trecho da monção apresentada ontem? Somos convidados a novamente cultivar sonhos, esperança sobre nossas vidas e dos que nos rodeiam, pois o semeador novamente sai a semear.
Tenho um profundo carinho por essa passagem que se repete ano a ano, dando a impressão real que ele (o semeador), como tantos homens que labutam no campo, esperam o melhor momento e o tempo certo para novamente sair a semear, mas existe uma grande diferença. Diferentemente dos agricultores que conhecemos que esperam meses e até anos para o tempo certo acontecer, existem duas sementes especiais que Jesus lança todos os dias, indiferentemente do tempo ou época – OPORTUNIDADE e AMOR.
Jesus ensinou aos seus amigos a cultivar o AMOR, deixaram claro isso nos gestos e no que deixam por escrito. O Senhor olhou profundamente no interior de cada um deles e viu um potencial a ser desenvolvido e explorado (como o fez com cada um de nós). Homens simples e de pouco conhecimento, que por vezes foram descrentes e medrosos; que O deixaram só durante a agonia suprema; que se esconderam durante o calvário; receberam pela ressurreição, uma nova OPORTUNIDADE.
É preciso voltar a cultivar a idéia que Deus nos ama mesmo após as quedas que parecem inevitáveis; Deus continua semeando amor a sua criatura mesmo que ela às vezes O abandone; Deus nos abraça como canta o padre Cleidimar, não cansa de nos dar oportunidades. Continua semeando… “Então Jesus perguntou: – Se vocês não entendem essa parábola, como vão entender as outras”?
“(…) Eis uma verdade absolutamente certa: Se morrermos com ele, com ele viveremos Se soubermos perseverar, com ele reinaremos. Se, porém, o renegarmos, ele nos renegará. Se formos infiéis… ele continua fiel, e não pode desdizer-se”. (II Timóteo 4, 11-13)
É plena verdade que somos tão amados mesmo na infidelidade, mas preciso recordar a situação que já partilhei do açougue que não vende carne: O que adianta sermos novamente semeados se não nos empenhamos em dar frutos?
Se empenhar não é viver a idéia de que somos amados para justificar os erros. É após cada erro, tropeço, equivoco, (…) com mais garra levantar e querer ter um terreno menos pedregoso ou com espinhos, pois é certo que novamente Ele passará semeando.
Deus verdadeiramente nos ama, portanto demos frutos!
Um Imenso abraço fraterno!




CURIOSIDADES


10 curiosidades sobre Neymar




1. Neymar começou sua carreira com 10 anos, jogando futsal. Já demonstrava habilidade com essa idade.

2. Aos 15 anos, foi convidado para jogar no Real Madrid, na Espanha. Mas ele preferiu começar sua carreira no Santos, nas categorias de base.

3. Com 17 anos, Neymar já estava no time principal do Santos. Ele já ajudou a equipe a conquistar 4 campeonatos.

4. O icônico penteado de Neymar surgiu em 2010, no primeiro jogo do Campeonato Paulista. Ele estava no vestiário do Santos com o jogador André e os dois, que estavam com os cabelos compridos, resolveram fazer um moicano.

5. Em setembro de 2011, antes do amistoso Brasil x Argentina em Belém do Pará, Neymar lançou algumas bolas autografadas para a torcida. Um dos sortudos foi o pedreiro Marcelo, que morava em uma casa de um cômodo e havia acabado de receber uma ordem de despejo. Com a bola, Marcelo conseguiu comprar uma casa para a família.

6. O sonho de Neymar é conquistar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

7. O grande ídolo de Neymar é Robinho, que foi seu companheiro no Santos.

8. O prato preferido de Neymar é arroz, feijão, bife, batata frita e macarrão.

9. Se não fosse jogador de futebol, ele seguiria carreira na Medicina.

10. Com apenas 20 anos de idade, Neymar foi eleito o décimo melhor jogador do mundo pela FIFA.




MOMENTO DE REFLEXÃO


O maravilhoso clássico de Jack London, White Fang [Caninos Brancos], conta a história de um animal, metade cão e metade lobo, que luta para sobreviver na floresta e, depois, aprende a viver no meio dos homens.
Há um trecho em particular que ficou gravado em meu coração.
White Fang tinha predileção por galinhas e, em certa ocasião, invadiu um galinheiro e matou 50.
Seu dono, Weeden Scott, a quem White Fang considerava um deus e “amava de todo o coração”, chamou-lhe a atenção e, depois, colocou-o dentro do galinheiro.
Quando viu seu alimento favorito andando de um lado para o outro debaixo de seu nariz, White Fang obedeceu a seu impulso natural e atacou uma das galinhas.
Imediatamente, seu dono o repreendeu com voz forte. Os dois ficaram juntos no galinheiro por algum tempo. Todas as vezes que White Fang ameaçava atacar uma galinha, a voz do dono o impedia. Assim, ele aprendeu aquilo que seu dono queria
— não importunar as galinhas.

O pai de Weeden Scott argumentou que “não podemos dominar
o instinto de um matador de galinhas” mas Weeden o desafiou e
ambos concordaram em trancar White Fang no galinheiro durante
a tarde inteira.
Trancado no galinheiro e sem o olhar vigilante do dono, White Fang deitou-se e dormiu. Levantou-se apenas uma vez e caminhou até a tina para beber água. As galinhas não lhe deram atenção. Para White Fang, as galinhas simplesmente não existiam.
Às 16 horas, ele correu e deu um impulso com o corpo, indo parar no telhado do galinheiro. Em seguida, saltou no chão do lado de fora e dirigiu-se para a casa. Ele havia aprendido a regra.

Por amor a seu dono e desejo de obedecer-lhe, White Fang dominou seus instintos naturais. Talvez ele não tenha compreendido o motivo de ter-se curvado à vontade do dono.

As histórias sobre animais têm o dom de quebrantar nosso coração e, geralmente, nos revelam uma grande verdade. A simplicidade e a pureza do amor e devoção de White Fang a seu dono ajudaram-me a compreender que minha vida estará sempre rodeada de “galinhas”. Eu só preciso decidir uma coisa: a quem vou servir?

Anne Padden, Histórias Para o Coração.







Diário de Terça-feira 29/01/2013





Terça-feira, 30 de janeiro de 2013
São Pedro Nolasco



‎"E a gente tem mesmo é que se libertar do que nos deixa triste. Deixar de lado tudo o que não nos acrescenta. Porque o que não vier para o nosso lado com o intuito de trazer leveza, que tome o caminho de volta."(Bibiana Benites)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,31-35


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


 Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



MEDITANDO O EVANGELHO

Alexandre Soledade

Bom dia!
Esse evangelho é um dos “preferidos” pelos que não aceitam Maria, mas prefiro falar e ganhar meu tempo com coisas boas à lembrar desse ou aquele irmão que infelizmente perde seu tempo procurando máculas em Nossa Senhora (hunf!). Falam de boca cheia de Ester, Ruth, (…), mas na escolhida por Deus para gerar seu filho, descem a paulada. Um dia eles mudam…
Esse evangelho, ao contrário do que parece, denota uma profunda intimidade de Jesus com Maria. Revela muita disciplina, respeito e foco. Jesus mostra disciplina ao explicar aos que se amontoavam que nem seus parentes, seus próximos, estavam livres de cumprir regras ou leis. Mostra que ninguém, por qualquer que seja o motivo, tem privilégio sobre a vontade do Pai. Jesus nunca perde o seu foco.
Quantas vezes ouvi irmãos e irmãos falarem, por imaturidade, que sua fé é grande e Deus tem operado muito em sua vida e um irmão rebater que ele que tem mais fé e Deus sempre o ouve. Nunca ouviu isso? Ou quando ouvimos alguém dizer: “reze por mim, pois sua fé é maior que a minha e Deus o ouvirá!”. Talvez não com essas palavras, mas é mais comum do que pensamos!
Outro ponto: Quando você aceita o chamado do Senhor a servir na construção do reino de Deus, não convém escolher a quem. Deus o chama a olhar para a assembléia, para os participantes do grupo, para aquela pastoral, para sua equipe como sendo todos seus irmãos e suas irmãs, independente de rótulos ou identidades pastorais. E é nesse momento que devemos pedir um coração sempre novo e sensível aos clamores do Espírito Santo. Um coração bom, que se apaixone fácil, um apaixonar-se por suas vidas, por suas rotinas, pela vida que levam…
Quando estamos apaixonados nesse sentido e por esse compromisso, não temos tempo para pensar em privilégios.
Imagino o orgulho de Maria ao ver seu filho cercado de tanta gente. Pessoas que viam de longe buscá-lO. Ela, em meio a tanta gente, meio que se escondia para ouvir seu filho, pois era o próprio Deus falando (ela já tinha certeza disso). Quantos irmãos padres imensamente ungidos e em intimidade com o Pai nos falam nas missas e muitas vezes não os ouvimos? Quantos comentaristas (ou seria locutores de rodeio) ou músicos que adoram aparecer e esquecer de quem é a festa que celebramos? Quantos ficam brigando atrás de cargos de coordenação, IAC, CPC, CE-CE-RERE-CE-CE, da vida, não pensando no irmão, mas na sua própria promoção?
Humildade e Abandono irmãos são essenciais para viver e ser um cristão de fato!
A Deus não importa quantos terços rezamos por dia, mas quantas ave-marias dedicamos a rezar pelos irmãos! A Ele não importa quem prega, louva, canta, (…) mas aquele que prega, louva e canta o que Ele pede! A Deus não importa seu carro novo (pois Ele permitiu que você o adquirisse), mas a quantos você deu carona… A Deus não importa o padre chato, o irmão difícil, a irmã intolerante; mas o quanto você ainda se esforça a vê-los felizes, alegres e tentando encontrar a paz. A Ele não importa o quanto você fala, o dom da sua oratória, mas o quanto é capaz de se calar para ouvi-lo.
“(…) Somos convidados pelo evangelho de hoje a descobrir a verdadeira família à qual nós pertencemos: a família dos filhos e filhas de Deus, que procura conhecer e por em prática a vontade do Pai e participar do seu projeto de construção do mundo novo, da civilização do amor, sinal do Reino definitivo. Participar dessa verdadeira família não significa negar a nossa família terrena, nem os nossos relacionamentos sociais e afetivos, mas subordinar essas duas realidades à realidade maior, que é a família dos filhos e filhas de Deus, fazendo, assim, com que haja uma verdadeira hierarquia de valores na nossa vida, que subordina o temporal ao eterno”. (Reflexão sugerida pela CNBB)
Jesus não fez servos e sim discípulos! Pessoas que fossem desapegadas de si pelo projeto do CAMINHO. Quem se faz servo, pense nisso! Maria era a mãe Dele, mas maior que ela sempre foi o projeto. Se meu grupo é mais importante que a missa algo esta errado e bem errado!
Por fim! Deixemos Jesus falar! Apaixonem-se! Coragem!.
(…) Coragem! Lutemos com valor por nosso povo e pelas cidades de nosso Deus. O Senhor faça o que lhe parecer melhor! (II Samuel 10,12)




VIDA SAUDÁVEL

Cafeína pode causar dependência


A cafeína é uma droga que vicia, mas que não causa muitos dos problemas que outras drogas causam. A cafeína foi vinculada ao câncer, pressão alta, úlceras, problemas cardíacos, defeitos de nascimento e condições nervosas. Por outro lado, a maioria dos resultados desses estudos não confirmam as alegações.
Doses elevadas de cafeína podem produzir sintomas como a insônia, irritação, desidratação e até convulsão. As pessoas que têm diabetes, que têm uma história de problemas cardíacos devido ao consumo de cigarro, falta de exercício e obesidade, devem reduzir o consumo da cafeína.
A exemplo de outras drogas que viciam, quem consome cafeína regularmente tem problemas quando tentam parar de consumí-la. O sintoma mais notado é uma dor de cabeça que lateja sem cessar. Pode também causar ansiedade e depressão. A quantidade de cafeína em bebidas e comidas é bastante diferente. As bebidas tipo cola contêm cafeína natural. A cafeína é também usada em produtos como o chocolate.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia um homem idoso e muito sábio. Todos os dias, ele se sentava em sua cadeira de balanço, ao lado de um posto de gasolina, e esperava para cumprimentar os motoristas que transitavam por sua pequena cidade.
Certo dia, a neta desse homem ajoelhou-se aos pés de sua cadeira e passou um longo tempo fazendo-lhe companhia. Enquanto eles observavam as pessoas chegando e partindo, um homem alto, que parecia um turista — pois o avô e a neta conheciam todos os moradores da cidade —, começou a andar de um lado para o outro como se estivesse examinando o local para morar ali.
O forasteiro aproximou-se dos dois e perguntou:
— Como é esta cidade?
O senhor idoso virou-se lentamente e disse:
— E como é a cidade de onde o senhor vem?
— Na cidade de onde venho — respondeu o turista —, todo mundo critica todo mundo. Os vizinhos fazem mexericos. É um lugar péssimo para viver. Estou feliz por sair de lá. Não é muito agradável.
O homem sentado na cadeira de balanço olhou para o forasteiro e disse:
— Sabe de uma coisa? Esta cidade é exatamente assim.
Mais ou menos uma hora depois, uma família que também estava
de passagem pela cidade fez uma parada para reabastecer. O carro
rodou lentamente e parou diante do local onde o senhor idoso e sua neta se encontravam.
A mãe saltou do carro com duas crianças pequenas e perguntou onde ficava o banheiro. O homem na cadeira de balanço apontou para uma pequena placa curva e pendurada, presa apenas por um prego do lado de fora da porta. O pai desceu do carro e perguntou ao senhor idoso:
— Esta cidade é um lugar bom para a gente viver?
O senhor idoso respondeu com uma pergunta:
— Como é a cidade de onde o senhor vem?
O pai olhou para ele e disse:
— A cidade de onde venho é muito prestativa. Todos estão sempre querendo ajudar o vizinho. Por todos os lugares que andamos, ouvimos sempre um cumprimento e uma palavra de agradecimento. Detesto ter de ir embora de lá. Parece que estou deixando minha família para trás.
O senhor idoso virou-se para o pai e deu-lhe um sorriso caloroso.
— Sabe de uma coisa? Esta cidade é muito parecida com a sua.
A família agradeceu, retornou ao carro, acenou despedindo-se e partiu.
Após alguns minutos, a neta olhou para o avô e perguntou:
— Vovô, por que o senhor disse ao primeiro homem que esta cidade era um lugar horrível para viver e depois disse ao pai de família que era um lugar maravilhoso?
O avô olhou carinhosamente para os olhos azuis e inquisitivos da neta e disse:
— Seja lá qual for a cidade onde vamos morar, carregamos conosco as mesmas atitudes, e é isso que torna o lugar horrível ou maravilhoso.

- Recontada por Kris Gray, em Histórias Para o Coração.




Diário de Segunda-feira 28/01/2013





Segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Dia da São Tomás de Aquino


“Quando há medo de ir embora, é porque vale a pena ficar. Quando não temos medo da despedida, é por que já fomos embora com o corpo presente.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,22-30


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO

Alexandre Soledade

Bom dia!
Jesus revela a natureza paterna de Deus em estar sempre aberto a reconciliação, mas deixa claro que determinadas atitudes nossas nos privam da plenitude… Será que temos noção que uma delas é bem comum no nosso meio?
São seis os grandes pecados (se assim posso dizer) contra o Espírito Santo, mas em especial um me chamou a atenção: A Inveja da graça que Deus dá aos outros
Quem tem acompanhado os evangelhos dos últimos dias deve ter notado que Jesus precisou de muita sabedoria para desvencilhar das armadilhas feitas pelos fariseus e os partidários de Herodes. Arapucas ou ciladas não parecidas com as que vimos ou conhecemos, mas de estratégia e pensamento. Para continuar sua missão Jesus precisava saber por onde andar, o que falar e quando silenciar.
Hoje ainda temos os mesmos problemas, mas nem sempre temos as mesmas atitudes do Senhor…
Ele sabia por onde andar, nós nem sempre; Ele era hábil no que dizia, mas nós muitas vezes falamos o que não devia; Ele se retirava para rezar, mas nós, ao sermos questionados, não conseguimos nos calar, buscar a Deus, silenciar…
“(…) Lembra-lhes estas coisas e conjura-os, por Deus, a evitarem discussões de palavras, que só servem para a perdição dos ouvintes. Empenha-te em te apresentares diante de Deus como homem digno de aprovação, operário que não tem de que se envergonhar, íntegro distribuidor da palavra da verdade. Procura esquivar-te das conversas frívolas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade. As palavras dessa gente destroem como a gangrena. Entre eles estão Himeneu e Fileto, que se desviaram da verdade dizendo que a ressurreição já aconteceu e transtornaram a fé em alguns. Contudo, o sólido fundamento de Deus se mantém firme, porque vem selado com estas palavras: O Senhor conhece os que são seus (Nm 16,5); e: Renuncie à iniqüidade todo aquele que pronuncia o nome do Senhor (Is 26,13). (II Timóteo 2, 14-19)
O reino de Deus precisa de gente que entenda de estratégia, que planeje seus atos, reflita o que diz. O mesmo Espírito Santo que esta em mim, esta também em você e talvez minha vida não tenha o mesmo sucesso que a dele em virtude da inveja que possuo e não aceito.
Tem gente que mesmo em meio a tantas dívidas faz outras apenas para manter o status aos olhos dos outros. Quantas pessoas nos perguntam diariamente o motivo de nossa felicidade viso que ele (a) não os vê? Quantas pessoas passam a vida inteira juntando dinheiro para comprar um carro, e quando conseguem dizem os invejosos que ela esta “roubando no serviço”? Quantos irmãos diariamente desmerecem nosso trabalho sendo o dele sempre o melhor, o mais duro, o mais cansativo?
Em meio a tanta maldade e inveja Jesus nos surpreende com a vontade de ainda ensiná-los a ver o caminho. “(…) Então Jesus chamou todos e começou a ensiná-los por meio de parábolas”.
Precisamos ter a coragem de não somente repreendê-los e sim ensiná-los e se mesmo assim persistirem agarrados a maldade, um novo pecado contra o Espírito Santo brota e talvez esse seja mais difícil de curar: A obstinação no pecado é a vontade firme de permanecer no erro mesmo após a ação de convencimento do Espírito Santo
Esse foi o pecado que motivou o coração dos fariseus a levar Jesus a Cruz…
Busquemos a luz, fujamos das trevas
Um Imenso abraço fraterno!




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Max Gehringer responde


PALAVRA DA SEMANA: INSINUAR. O antepositivo latino sinu (curva ou calombo) deu origem a várias palavras interessantes. Uma delas é seio (sinus), que originalmente não dizia respeito à mama feminina, mas à prega semicircular da roupa na qual as mães carregavam os bebês. De sinu vieram também o seno da trigonometria e a sinusite, a inflamação dos seios da face. Sinuosa é a estrada cheia de curvas. E insinuar é dizer algo de modo oblíquo, não diretamente.


Trabalho numa empresa há 15 anos, sempre na mesma função. Alegando que meu salário está muito alto, a empresa me fez uma proposta. Eu seria demitido agora e readmitido daqui a seis meses, como autônomo, mas ganhando 60% do que ganho hoje. Isso não é um desrespeito? – Téo

Moralmente, sim. Matematicamente, não. Vamos supor que você ganhasse R$ 800 em 1994, ano em que a inflação baixou em níveis que permitiram fazer contas sem a necessidade de fatores de correção. Se, a cada ano, você tivesse recebido um miserável aumento de 4%, e nada mais, em 2008 você estaria ganhando R$ 1.385, ou 73% a mais que em 1994. Porém, uma função que valia R$ 800 em 1994 vale no máximo R$ 1.000 atualmente, porque os salários de contratação se mantiveram relativamente estáveis. Em outras palavras, se você procurasse um emprego igual ao que tem, não conseguiria encontrar um que lhe pagasse o que você ganha. Sua empresa sabe disso, por isso fez a proposta. Concordo que as empresas deveriam ser mais camaradas com os funcionários antigos, mas a situação do Téo deve servir como alerta a quem está há mais de dez anos na mesma função.


Estou na lista da Serasa, e não consigo emprego... – Pámela

Já abordei esse tema anteriormente, mas há uma grande novidade. No mês passado, o Tribunal Superior do Trabalho decidiu que uma empresa não pode usar dados da Serasa – e, por extensão, do SPC – para rejeitar candidatos a emprego. A ação foi pública, ajuizada pela regional do Ministério do Trabalho do Paraná, e a empresa acionada se defendeu dizendo que é seu direito constitucional consultar informações que sejam de seu interesse particular. Como última instância (a empresa já havia perdido nas anteriores), o TST não aceitou o argumento e condenou a empresa a pagar R$ 200 mil em danos morais coletivos, além de proibi-la de usar a Serasa como fonte de informações que não sejam aquelas para as quais a Serasa foi constituída – a avaliação de crédito. A sentença do TST cria uma jurisprudência que passa a valer para todas as empresas.


Tenho 24 anos. Estou me dedicando apenas aos estudos porque quero me preparar bem para o mercado de trabalho... – Jeferson

Ótimo. Mas há outra maneira paralela de você se preparar bem: trabalhando. Você diz em sua carta que já tem uma faculdade, está terminando um MBA e agora pretende passar um tempo no exterior para aprimorar o inglês. Lamento dizer que você terá uma má surpresa ao regressar, porque seus concorrentes a uma vaga levarão a vantagem de ter quatro ou cinco anos de experiência prática, algo que as empresas apreciam tanto quanto os diplomas.


Tenho 34 anos. Casei aos 21 e sempre apoiei meu marido, mudando três vezes de cidade e cuidando do lar, para que ele pudesse se dedicar inteiramente à carreira. Deu quase certo. Ele se tornou diretor e agora decidiu me trocar por uma estagiária de 22 anos. Não tenho faculdade e nunca trabalhei. O que você me sugere? – L.S.A.

Contrate o melhor advogado que você puder, para não ser prejudicada no processo de divórcio como você foi durante o casamento. E comece a estudar, porque você ainda tem décadas de vida útil e ativa pela frente. Espero que muitas mulheres de executivos estejam lendo esta coluna e abram os olhos. A mulher dedicada que se sujeita a ficar na sombra para que o marido possa brilhar é uma relíquia do século XX




MOMENTO DE REFLEXÃO


Conhecemos um casal abastado de DalIas que enfrentou grandes dificuldades para ensinar aos seus filhos a arte de servir ao próximo. O problema era que, durante anos, as crianças sempre tiveram tudo o que desejaram. Acostumaram-se tanto a ter seus desejos satisfeitos que a ideia de “servir” alguém parecia coisa da Idade Média... ou de Marte.
O pai daquela família compreendeu que estava começando um pouco tarde, mas, um momento!, começar tarde é melhor do que não começar!
Cerca de uma semana antes do feriado de Ação de Graças, ele disse à família:
— Vamos fazer uma coisa diferente neste Dia de Ação de Graças.
Seus filhos adolescentes ficaram alerta e prestaram atenção.
Normalmente, quando o pai dizia coisas desse tipo, elas significavam algo exótico. Por exemplo, navegar de barco a vela nas Bahamas.
Mas desta vez não foi nada disso.
— Vamos trabalhar na missão — ele disse. — Vamos servir a ceia do Dia de Ação de Graças a pessoas pobres e sem-teto.
— Fazer o quê?
— Ah, papai, você está brincando.., não é verdade? Diga que está brincando...
Ele não estava brincando. Os filhos concordaram por causa da insistência do pai, mas não ficaram nada felizes diante dessa perspectiva.
Por um motivo qualquer, o pai havia tomado uma atitude “excêntrica” e, aparentemente, tirara aquela ideia da própria cabeça. Trabalhar na missão! E se os seus amigos soubessem disso?
Ninguém poderia prever o que aconteceria naquele dia. E ninguém da família podia lembrar-se de um dia melhor que passaram juntos. Eles se aglomeraram na cozinha, colocaram o peru com o molho em travessas enfeitadas, fatiaram a torta de abóbora e encheram um sem-número de xícaras de café.
Depois, brincaram com as crianças e ouviram os mais velhos contarem histórias sobre o Dia de Ação de Graças que haviam acontecido muito tempo atrás e bem longe dali.
O pai ficou muito satisfeito (e por que não dizer atônito?) diante da reação dos filhos. Mas não estava preparado para o pedido que
lhe foi feito algumas semanas depois.
— Papai... queremos voltar à missão para servir a ceia de Natal!
E eles serviram. Enquanto as crianças brincavam, eles reencontraram algumas pessoas que conheceram no Dia de Ação de Graças. Uma determinada família carente não lhes saía do pensamento, e todos ficaram felizes quando a viram novamente na fila da sopa.
Desde aquela ocasião, as famílias têm-se visitado. Os adolescentes mimados arregaçaram as mangas outra vez para servir pessoas de um dos bairros mais pobres de Dallas.
Houve uma mudança importante, e ao mesmo tempo sutil, dentro daquela casa. Os adolescentes deixaram de ter a certeza de que conseguiriam tudo na vida. Seus pais notaram que eles ficaram mais sérios.., mais responsáveis. Sim, foi um começo tardio. Mas foi um bom começo.

- Gary Smalley e John Trent, em Histórias Para o Coração.