Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 31/08/2012





Sexta-feira, 31 de agosto de 2012


"O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros."
(Mahatma Gandhi )




EVANGELHO DE HOJE
Mt 25,1-13


Jesus disse:
- Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
- À meia-noite se ouviu este grito: "O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!"
- Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: "Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando."
- "De jeito nenhum", responderam as moças ajuizadas. "O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!"
- Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
- Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: "Senhor, senhor, nos deixe entrar!"
- O noivo respondeu: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!"
E Jesus terminou, dizendo:
- Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia! Contei uma história no ano passado que serve bem para iniciar essa reflexão.
Era uma vez (…)
Certa vez uma jovem moça cansou de acreditar. Preferia a racionalidade a viver da fé naquilo que não podia entender ou ver. Dedicou-se, portanto a focar nas coisas palpáveis e que considerava segura (carreira, financeiro, bens imóveis e moveis) e de certa forma era feliz. Tinha amigos, colegas, reconhecimento, prestigio, (…). Aos seus olhos, nada faltava.
Analisava sua vida como forma de revide para as dificuldades que teve na infância e adolescência. Uma família difícil, pais imaturos e ausentes, dificuldades financeiras, (…); para ela era difícil ver a pessoa de Deus em meio a tamanho sofrimento. Sonhava acordada vendo a vida boa de seus colegas e dessa forma disfarçava a inveja que corria no seu peito e no seu olhar. “Serei grande e rica”! – pensava ela. Não quis casar. Preferiu manter a individualidade e rédeas da sua vida a ter que dividir com alguém suas alegrias, suas memórias, suas dúvidas, (…); não desejava alguém que lhe  ajudasse a conduzir sua vida ou a aconselhá-la.
A vida, depois de estabilizada, não mais deu reviravoltas para essa moça. Nunca mais passou por tribulações que não pudessem ser superadas. Progrediu profissionalmente, cresceu, ganhou status e uma promoção. Um dia então, saiu para comemorar com seu carro importado e recém comprado, parou num semáforo e de súbito uma menina bateu-lhe o vidro chamando sua atenção. Algo naquela garota lhe incomodava. Perguntou-lhe então seu nome e surpreendentemente era o mesmo que o seu.
Foi um flashback! Um rio de lágrimas lhe descia aos olhos, imaginava-se naquela criança. Lembrou das dificuldades de criança. O clima nostálgico tomou conta daquele carro ao ponto de desistir de comemorar, preferindo voltar para casa. Lá, abriu a gaveta do armário e escondida entre meias, estava um livro empoeirado e de folhas amareladas. Suas mãos tremiam e por mais que tentasse não conseguia fazê-las parar.
- Quanto tempo não te leio! – Disse ela chorando. Abriu, pois a bíblia e lá numa pagina marcada leu:
“(…) Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino dos céus? Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe”. (Mateus 18, 1-5)
Descobriu então o quanto era preciosa desde a sua infância. Questionou-se imediatamente o que fizera para mudar a realidade de outras tantas crianças que não tiveram a mesma sorte ou competência que ela. Não sabia ela que acabava de entender o que é compromisso social.
Saibam que de fato tememos também em conflitar o que fizemos para mudar o nosso redor. Vivemos então uma vida fracionada e não como um todo, O mundo que de fato me preocupo é o que gravita ao redor do meu umbigo. Quem já trabalhou como voluntário em um asilo, num hospital, numa ação social ou para os outros em sua pastoral tem a real noção que NÃO TEMOS PROBLEMA ALGUM se compararmos com esses que REALMENTE precisam de ajuda.
É preciso refletir também um outro lado dessa parábola: “(…) O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
É obvio que Jesus aqui não apregoava a individualidade ou a famosa frase “o problema não é meu”, mas faço a seguinte pergunta: O que eu tenho haver com aquele que prefere errar a acertar? O que fiz de concreto para mudar a realidade ao meu redor? De que vale ganhar o mundo inteiro e perder a vida eterna? Claro que não temos como por juízo na cabeça de tantos desajuizados por ai, mas o que posso fazer além de fechar os olhos a eles?
Não somente os alcoolizados, viciados, mas todos aqueles que partem para o mundo sem medir a conseqüências de seus atos, aqui incluímos os que fazem barbeiragens no trânsito, que vão brigar nos estádios, que acham “lindo” filmar duas colegas brigando na escola e postar no facebook, Orkut, (…). Essa “noiva” que não pensa o que faz podemos dizer que também se apegou ao imediato, ao fútil, ao prazer temporário, mas agora, ou podemos chamar de hedonismo.
É complicado competir com o hedonismo, ou seja, pela busca desenfreada por algo que nos dê prazer. Como o encarregado da propriedade do evangelho de hoje passamos pouco a pouco a esfriar na crença ou na esperança do que acreditamos. Vendemo-nos ou nos permitimos conquistar facilmente pelas coisas que nos façam feliz hoje, agora,…”.
Tudo bem que a história que contamos no começo é um conto criado e não um testemunho, mas por que não aprender com a mensagem que transmite o conto? Até quando seremos noivas que apenas esperam e não planejam ou tem ações proativas para melhor recebê-lo?
No mês de Setembro provavelmente refletiremos muito sobre compromisso, ação e omissão quanto ao anúncio da Boa Nova e quanto estou conservando-a dentro de mim através da fé, da esperança e da caridade.
Um imenso abraço fraterno.




DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


Tontura


A Tontura é um sintoma resultante da perturbação do equilíbrio corporal que pode ocorrer em diferentes tipo de doenças, podendo interferir de diversas formas nas actividades diárias e na qualidade de vida de cada individuo. As tonturas podem ser leves, moderadas ou intensas. Podem ser esporádicas, frequentes ou constantes. Existem diversos tipos de tontura nomeadamente atordoamento, sensação de cabeça leve, sensação de queda iminente, instabilidade, sensação de flutuação, sensação de rotação no meio ambiente, desvio à marcha, desequilíbrio, desorientação espacial entre outros.


Tontura tem cura?

Já abordámos aqui a definição de tontura, quais as causas de tontura, os tipos de tontura e quais os sintomas associados.
Falamos agora sobre a questão que muitos paciente colocam ao seu médico “Doutor, labirintite tem cura?”.

Com esta frase colocam a sua dúvida se  há solução para a sua tontura, depois de realizarem diversos tratamentos sem sucesso ou por não saberem que existe tratamento para este sintoma. 
A noção de que a tontura não tem cura é errada, porque habitualmente está baseada no desconhecimento sobre a necessidade do diagnóstico médico e das possibilidades de tratamento das doenças que afetam o labirinto.
Tontura é um sintoma frequente na rotina clínica da otorrinolaringologia e de outras especialidades médicas e áreas afins. O acometimento do sistema vestibular, principal estrutura do sistema nervoso periférico e central relacionada com o equilíbrio corporal, pode ser causado por diferentes problemas em outras partes do corpo humano.

O que se pode fazer pelos pacientes com tontura?
Uma história clínica cuidadosa é essencial. Com o relato  do paciente, o médico terá condições de suspeitar que os sintomas possam ser decorrentes de comprometimento do sistema vestibular.
É errado tratar sem diagnosticar. Antes de tratar o paciente com tontura, é necessário identificar e caracterizar o distúrbio do sistema vestibular. O paciente deve ser submetido a um estudo funcional do sistema vestibular  e auditivo, constituído pelo labirinto, nervo cocleovestibular, núcleos, vias e inter-relações no sistema nervoso central. O diagnóstico baseado na história clínica e nos exames realizados possibilita dar detalhes ao paciente sobre a sua doença e o que se pode fazer para tentar reduzir ou erradicar os seus sintomas com um tratamento indicado para o seu caso. 
Os melhores resultados terapêuticos são obtidos com a combinação de:
- remoção ou controle da causa, quando identificada;
- medicação antivertiginosa;
- exercícios de reabilitação vestibular;
- eliminar erros alimentares e outros fatores agravantes.
A evolução do doente deve ser acompanhada por meio de reavaliações periódicas até que ele alcance o melhor resultado possível.





MOMENTO DE REFLEXÃO
 
O Dr. Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do Instituto M.K. Gandhi para a Vida Sem Violência, em sua palestra de 9 de junho, na Universidade de Porto Rico, compartilhou a seguinte história como exemplo da vida sem violência exemplificada por seus pais:
"Eu tinha 16 anos e estava vivendo com meus pais no instituto que meu avô havia fundado, a 18 milhas da cidade de Durban, na África do Sul, em meio a plantações de cana de açúcar.
Estávamos bem no interior do país e não tínhamos vizinhos. Assim, sempre nos entusiasmava, às duas irmãs e a mim, poder ir à cidade visitar amigos ou ir ao cinema.
Certo dia, meu pai me pediu que o levasse à cidade para assistir a uma conferência que duraria o dia inteiro, e eu me apressei de imediato diante da oportunidade.
Como iria à cidade, minha mãe deu-me uma lista de coisas do supermercado, as quais necessitava, e como iria passar todo o dia na cidade, meu pai me pediu que me encarregasse de algumas tarefas pendentes, como levar o carro à oficina.
Quando me despedi de meu pai, ele me disse: 'Nós nos veremos neste local às 5 horas da tarde e retornaremos à casa juntos.'
Após, muito rapidamente, completar todas as tarefas, fui ao cinema mais próximo. Estava tão concentrado no filme, um filme duplo de John Wayne, que me esqueci do tempo. Eram 5:30 horas da tarde, quando me lembrei.
Corri à oficina, peguei o carro e corri até onde meu pai estava me esperando. Já eram quase 6 horas da tarde.
Ele me perguntou com ansiedade: 'Por que chegaste tarde?' Eu me sentia mal com o fato e não lhe podia dizer que estava assistindo um filme de John Wayne. Então, eu lhe disse que o carro não estava pronto e que tive que esperar... isto eu disse sem saber que meu pai já havia ligado para a oficina.
Quando ele se deu conta de que eu havia mentido, disse-me: 'Algo não anda bem, na maneira pela qual te tenho educado, que não te tem proporcionado confiança em dizer-me a verdade.
Vou refletir sobre o que fiz de errado contigo. Vou caminhar as 18 milhas à casa e pensar sobre isto.'
Assim, vestido com seu traje e seus sapatos elegantes, começou a caminhar até a casa, por caminhos que nem estavam asfaltados nem iluminados. Não podia deixá-lo só. Assim, dirigi por 5 horas e meia atrás dele... vendo meu pai sofrer a agonia de uma mentira estúpida que eu havia dito.
Decidi, desde aquele momento, que nunca mais iria mentir.
Muitas vezes me recordo desse episódio e penso.. Se ele me tivesse castigado do modo que castigamos nossos filhos... teria eu aprendido a lição?... Não acredito...
Se tivesse sofrido o castigo, continuaria fazendo o mesmo...
Mas, tal ação de não-violência foi tão forte que a tenho impressa na memória como se fosse ontem...
Este é o poder da vida sem violência.

Diário de Quinta-feira 30/08/2012




Quinta-feira, 30 de agosto de 2012

‎"Me esforço para ser melhor a cada dia, pois bondade também se aprende" (Cora Coralina)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 24,42-51


Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.
Jesus disse ainda:
- Sabemos que é o empregado fiel e inteligente que o patrão encarrega de tomar conta dos outros empregados, para dar a eles os mantimentos no tempo certo. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas, se o empregado for mau, pensará assim: "O meu patrão está demorando muito para voltar." Então começará a bater nos seus companheiros, e a comer, e a beber com os bêbados. E o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os hipócritas vão. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.



MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz

Ficai preparados!
Neste Evangelho, Jesus nos lembra que a sua vinda ao nosso encontro será imprevista. Por isso devemos viver sempre preparados, nas vinte e quatro horas do dia e nos sete dias da semana. Para deixar claro, ele nos conta três parábolas: a do ladrão, a do empregado fiel e a do empregado mau.
A vigilância consiste em vivermos sempre em dia com as nossas obrigações: familiares, de trabalho ou de estudo, e principalmente com os nossos deveres para com Deus. Fazer o bem e evitar o mal sempre, não apenas quando somos vistos, ou quando os outros poderão ficar sabendo. Isso por que Deus sabe tudo, e conhece a nossa vida toda, minuto por minuto.
“Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria.” Jesus se compara com um ladrão, apenas nesse sentido, que ele virá de surpresa. Assim como a nossa vigilância contra ladrões é de vinte e quatro horas, a nossa vigilância na espera de Jesus deve ser igual, pois ele virá de repente.
A recompensa ao cristão fiel é generosa: “O senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens”. Para nós, a recompensa será muito maior: a vida eterna junto com Deus e com a sua e nossa família, que são os anjos e os santos. Também o castigo ao cristão infiel será exemplar: O senhor “o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. O inferno é muito pior do que esta figura.
As três parábolas têm a mesma mensagem: O senhor virá no dia em que não esperamos e na hora em que não sabemos.
Esta advertência de Jesus, de vigilância, é de grande atualidade, pois o desenvolvimento da ciência e da técnica traz para nós certo comodismo. Se as coisas são fáceis aqui, pensamos que serão fáceis também com Deus. E é aí que dançamos.
Junto com o conforto, a ciência e a técnica trazem grandes tentações: droga, sexo desenfreado, infidelidade matrimonial, sacerdotal e religiosa, ociosidade... “Não nos deixeis cair em tentação!”
Hoje celebramos a memória de Santa Mônica. Ela nos apresenta um grande meio de perseverança e de vigilância: a oração. Mônica viveu no Séc. IV, na cidade de Tagaste que hoje pertence à Argélia. Seu esposo se chamava Patrício. Ela era católica e o marido pagão. Patrício era um homem violento, rude e de vida devassa. Tiveram três filhos: Agostinho, Navígio e Perpétua. Quando os filhos se tornaram jovens, o pai faleceu, já convertido ao cristianismo, graças à oração de Mônica.
Logo cedo, Agostinho, imitando o pai, tornou-se um jovem peralta, teimoso e indisciplinado. A mãe se esforçava pela sua conversão, através do aconselhamento, mas principalmente através da oração. Terminado o curso fundamental, Agostinho foi para Cartago, cidade grande, a fim de cursar a faculdade. Ali, longe da família, caiu de uma vez: aventuras e prazeres de todo tipo. Um dia ficou sabendo que era pai. Como a mãe era uma prostituta e não tinha condições de criar o filho, Mônica o trouxe para a sua casa e o criou. Chamava-se Adeodato.
Terminada a faculdade, Agostinho foi nomeado professor na universidade de Milão, na Itália. Como Navígio e Perpétua já eram casados, Mônica foi com Agostinho para Milão. Lá, vários anos depois, aconteceu a conversão do filho. Ele resolveu voltar para a sua terra natal. No navio, sua mãe faleceu. No seu livro Confissões, Agostinho escreve as últimas palavras de sua mãe: “Meu filho, não sei mais o que fazer nesta vida. Por um só motivo eu desejava viver. Era para ver você cristão. Agora que Deus me concedeu esta graça, parto feliz deste mundo”. Podemos dizer que Mônica gerou duas vezes Agostinho: para a terra e para o céu.
Maria Santíssima era tão vigilante que, no final de sua vida terrena, foi direto para o céu em corpo e alma. Isso porque a sua vida aqui já era a vida do céu. Santa Maria e Santa Mônica, rogai por nós!
Ficai preparados!




MEIO AMBIENTE

Bromélias semeadas, bromélias preservadas

Elas fazem parte de uma família que conta com nada menos que 56 gêneros e cerca de 3 mil espécies. Elevadas à categoria de ornamentais recentemente, várias espécies de bromélias estão sofrendo de um mal perigoso: a ameaça de extinção.
Vítimas das devastações de seus habitats naturais, perseguidas por serem acusadas de facilitar a proliferação de insetos responsáveis pela transmissão de doenças como a malária e o dengue, as bromélias agora "colhem o amargo fruto da fama" - como plantas ornamentais alcançam bom preço no mercado e, por isso, são colhidas predatoriamente. O pior disso tudo é que além de contribuir para a extinção de várias espécies, a coleta predatória coloca no mercado bromélias em péssimo estado. Segundo a Sociedade Brasileira de Bromélias, os exemplares colhidos nas matas dificilmente têm uma aparência perfeita e trazem sempre as cicatrizes de sua interação com o meio, diferente do que ocorre com as bromélias cultivadas em viveiros.
A inclusão de bromélias não só nos jardins como também em ambientes internos tem sido surpreendente. Isso significa que a procura por espécies é cada vez maior, estimulando a coleta predatória. A justificativa é uma só: a produção de bromélias para comercialização é lenta e difícil, ou seja, não compensa. O argumento, felizmente, parece que começa a desmoronar. Iniciativas no sentido de provar que a produção é viável começam a mostrar bons resultados. Um bom exemplo é o trabalho realizado pelo produtor Rogélio Dosouto, proprietário do Viveiro Adônis, no Parque Cerros Verdes, na região da Serra da Cantareira, em São Paulo (SP). Além de produzir diversos tipos de plantas ornamentais e árvores nativas para reflorestamento, Rogélio sempre se interessou pelas bromélias. Em 1994, começou a desenvolver técnicas para a multiplicação de bromélias usando sementes e suas experiências logo revelaram que o método se mostrava lento para produção de algumas espécies de sombra e plenamente viável às espécies de sol pleno. A constatação levou-o a escolher a espécie Alcantarea imperialis (classificada anteriormente como Vriesea imperialis) para desenvolver seu trabalho.
Em dezembro de 1995, Rogélio Dosouto iniciou sua produção de Alcantarea imperialis usando as sementes como método de propagação. Hoje ele conta com 50 mil mudas desta espécie já selecionadas em seu viveiro e está conduzindo experiências de semeadura com cerca de 20 espécies de diversos gêneros de bromélias. Segundo ele, "o resultado prova que é totalmente viável produzir este tipo de planta em viveiros, o que não justifica a coleta predatória e destrutiva. Além disso, para os paisagistas e consumidores, a vantagem é que as bromélias produzidas em viveiros apresentam-se em excelente estado, sem folhas marcadas ou danificadas, comuns nos exemplares extraídos das matas. Isso sem falar no aspecto ecológico, pois as bromélias na natureza exercem importante papel no equilíbrio ecológico, servindo de alimento, moradia e refúgio para inúmeros seres vivos - desde protozoários até mamíferos.

A. imperialis

Ao lado, Rogélio Dosouto com uma de suas matrizes

Indicada para o cultivo sob sol pleno, a Alcantarea imperialis confere um toque exótico a vários tipos de composições, especialmente em jardins de pedras. Trata-se de uma bromélia rupestre (também conhecida como saxícola), isto é, fixa-se em pedras ou rochedos.

Na natureza, esta espécie é capaz de se fixar num paredão de pedra a 90 graus. Visitando um dos locais onde esta espécie ocorre em maior abundância, na Serra dos Órgãos, em Teresópolis (RJ), Rogélio conta que a visão é surpreendente: "na imensidão daquelas pedras, essas bromélias parecem inúmeras antenas parabólicas apontando para o ponto mais alto do céu". A imperialis produz um pendão floral que alcança cerca de 3,5 m. de altura e o processo de abertura das flores ocorre em seqüência: de baixo para cima e de dentro para fora, formando um ciclo de floração que se completa num período do 5 meses. As flores se abrem ao anoitecer e são muito procuradas por abelhas e beija-flores.
Na sua produção, Rogélio faz a semeadura das bromélias a lanço em canteiro, usando areia e turfa. Ali, as sementes demoram de 20 a 30 dias para iniciar a germinação. As pequenas mudas ficam no canteiro por um período de 6 meses mais ou menos e depois são repicadas para as bandejas, onde permanecem em local protegido, sob o controle ideal de luminosidade e umidade, por mais 6 meses. Quando atingem cerca de 6 a 7 cm. de altura, as mudas são transferidas para pequenos vasos plásticos contendo um substrato específico, que inclui turfa e terra vegetal, ou podem ser levadas para canteiros e plantadas no espaçamento de 20 x 20 cm. Num canteiro com cerca de 40 m2 é possível plantar 1.000 mudas de brómélias. Nos vasos ou canteiros a planta já começa a produzir brotações laterais - seus "clones naturais", explica o produtor, que também podem ser plantados, gerando novas bromélias. É nesta fase, ainda, que a muda vai se desenvolver até atingir o tamanho ideal para ser levada ao campo. No período de 2 anos ela alcança 50 cm. de diâmetro. Muito tempo? Não, garante o produtor, "dependendo da espécie, uma palmeira pode levar de 5 a 10 anos para ser aproveitada numa composição, esta bromélia em 4 anos chega na sua plena forma para uso paisagístico".
Para garantir a boa procedência das sementes, ele mantém em seu viveiro alguns exemplares-matrizes de Alcantarea imperialis, um deles chega a atingir cerca de 2 metros de diâmetro.
A experiência com a imperialis mostrou resultados tão positivos que Rogélio Dosouto arriscou novas tentativas, como os trabalhos de hibridações que está conduzindo, usando a A. imperialis, a Vriesia incurvata (conhecida popularmente como "linguinha") e a Vriesia fosteriana.
Até o momento, a dedicação às bromélias tem dado um certo trabalho e tirado muitas horas de sono do produtor, que é ajudado no viveiro pela mãe, D. Olga. Quando perguntei a ele se a semeadura desta bromélia vale a pena, a resposta foi segura: "vale, porque o seu crescimento é rápido, podemos obter plantas perfeitas e além de tudo é uma medida ecológica".


Bromélias: verdades, preconceitos e curiosidades

As bromélias são parasitas.

Puro preconceito. As bromélias que se apoiam nos troncos ou galhos de árvores são chamadas "epífitas", pois não retiram nutrientes dos outros vegetais, apenas usam-nos como suporte. O mesmo preconceito perseguiu as orquídeas (outro exemplo de epífitas) por longo tempo até que se provou o contrário. Existem também as bromélias "rupestres" (que se fixam sobre pedras, como a Alcantarea imperialis e a Alcantarea edmundoi , entre outras) e as "terrestres" (que se fixam sobre o solo). Algumas espécies são capazes de viver penduradas em árvores e até nos fios da rede elétrica; outras são tão versáteis que podem sobreviver tanto no chão da floresta como na copa das árvores (como a Vriesia hieroglyphica).

Se plantarmos bromélias no jardim de uma casa vamos atrair cobras, sapos e pernilongos.

Não é bem assim. O embricamento formado entre as folhas de alguns tipos de bromélias cria uma espécie de "copo" que serve como depósito de água. Na natureza, esta água parada realmente atrai insetos que, por sua vez, atraem sapos e, seguindo a ordem natural das coisas, acabam atraindo cobras. Só que isso só pode ocorrer nas matas ou num jardim completamente abandonado. Esta capacidade de manter a natureza em equilíbrio é que confere às bromélias tamanha importância ecológica. Para que cobras, sapos e outros bichos se sintam à vontade num jardim residencial é preciso reproduzir boa parte do ambiente natural de uma mata. Além disso, num jardim bem cuidado, não é difícil manter os "copos" livres da água parada.

Algumas bromélias são comestíveis.

Verdade. O membro mais ilustre da famílias das bromélias é realmente comestível, trata-se do famoso "abacaxi" (Ananas comosus), que foi levado para a Europa há mais de 300 anos e tornou-se um verdadeiro sucesso. Outra bromélia também famosa, conhecida popularmente como "gravatá", é a Bromelia antiacantha, usada como planta medicinal para tratar tosse e bronquite.

A coleta de bromélias nas matas pode levá-las à extinção.

Infelizmente isso já está acontecendo. A Vriesia hieroglyphica, por exemplo, vem sendo extraída da Mata Atlântica para ser vendida como planta ornamental. Mesmo quando não está florida, ela é de notável beleza, por seu porte majestoso e suas folhas com desenhos que parecem hieroglifos. Em razão da atividade extrativista, esta espécie encontra-se ameaçada de extinção.

Algumas bromélias podem viver até sem as raízes.

Verdade. As bromélias são realmente muito eficientes no aproveitamento de água e nutrientes. A Alcantarea imperialis é um bom exemplo de eficiência. Rupestre, ela se fixa nas pedras e rochas, enquanto o vento se encarrega de transportar e despejar nutrientes dentro do seu "copo" ou tanque. Estruturas presentes nas folhas - os tricomas foliares - são especializadas em absorver a água (da chuva) e os nutrientes, garantindo a sobrevivência da planta. Assim, mesmo com as raízes cortadas, esta bromélia é capaz de continuar viva e logo produz novas raízes para sua fixação e sustentação.





MOMENTO DE REFLEXÃO
 

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
A causa? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava o tempo todo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo sua medida, como se fora o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso.
Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão.
Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: “Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos mais valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes.”
A assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato.
Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade.
Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar.
Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades... ah, isto é para os sábios!”.




Diário de Quarta-feira 29/08/2012





Quarta-feira, 29 de agosto de 2012

“Perdoar é jogar fora o lixo que o outro deixou em você!” (Pe. Fábio de Melo)




EVANGELHO DE HOJE
Mc 6,17-29


Pois tinha sido Herodes mesmo quem havia mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, com quem havia casado, embora ela fosse esposa do seu irmão Filipe. Por isso João tinha dito muitas vezes a Herodes: "Pela nossa Lei você é proibido de casar com a esposa do seu irmão!"
Herodias estava furiosa com João e queria matá-lo. Mas não podia porque Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer, mas mesmo assim gostava de escutá-lo.
Porém no dia do aniversário de Herodes apareceu a ocasião que Herodias estava esperando. Nesse dia Herodes deu um banquete para as pessoas importantes do seu governo: altos funcionários, chefes militares e autoridades da Galiléia. Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça:
- Peça o que quiser, e eu lhe darei.
E jurou:
- Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino!
Ela foi perguntar à sua mãe o que devia pedir. E a mãe respondeu:
- Peça a cabeça de João Batista.
No mesmo instante a moça voltou depressa aonde estava o rei e pediu:
- Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo!
Herodes ficou muito triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, não pôde deixar de atender o pedido da moça. Mandou imediatamente um soldado da guarda trazer a cabeça de João. O soldado foi à cadeia, cortou a cabeça de João, pôs num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João souberam disso, vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram.




MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista.
O Evangelho narra o fato. Ele é o protótipo do profeta, o homem possuído totalmente pela missão de pregar a Palavra, de anunciar aos homens a vontade divina. Nada pode demovê-lo desta missão ou intimidá-lo.
O próprio Jesus disse a respeito de João: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?... Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais do que profeta. Este é de quem está escrito: Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho diante de ti” (Mt 11,7-10).
A missão de João Batista foi a de precursor do Messias; ele deu testemunho de Cristo pelas altas virtudes, pelas rigorosas penitências, pela palavra vigorosa em denunciar os vícios, as injustiças, animando a sociedade judaica a converter-se a Deus na sinceridade do coração.
À frente do governo da Galiléia estava Herodes Antipas, filho daquele Herodes, chamado o Grande, criminoso e déspota, que viveu no tempo do nascimento de Cristo.
Herodes Antipas vivia escandalosamente com a própria cunhada, esposa de seu irmão Filipe. Essa união ilícita era motivo de grande escândalo no meio judaico. Ainda mais que naquele tempo o povo procurava imitar o rei e a rainha em tudo.
E não havia quem se sentisse com coragem de censurar o monarca. João Batista não podia, como profeta, ficar omisso, e declarou publicamente e com toda franqueza: “Não te é lícito viver com a mulher de teu irmão”.
Herodíades, a mulher escandalosa, não aturou essa censura, e queria vingar-se. Conseguira que Herodes mandasse encarcerar João Batista, apesar de o monarca lhe dedicar grande veneração. Agora, ela leva a cabo a sua vingança.
“João era a lâmpada que iluminava com sua chama ardente, e vós gostastes, por um tempo, de alegrar-vos com a sua luz” (Jo 5,35).
Muita gente pensa que as faltas sexuais não têm maior importância, e pouco têm a ver com a salvação da humanidade. A Bíblia, ao contrário, nos mostra que não se dá um passo adiante, senão com homens e mulheres responsáveis, que são capazes de colocar o sexo a serviço do amor, em vez de se deixar escravizar por seus instintos.
Por isso, João Batista não podia falar de justiça, sem recordar os compromissos do matrimônio; e, como profeta, devia colocar o rei Herodes igual a qualquer cidadão.
Nós somos convidados a imitar João Batista, e falando a verdade, mesmo que, com essa fala, possamos atingir pessoas poderosas que vão depois nos dar o troco.
O mundo continua não suportando a verdade, porque vive na mentira e na corrupção. E nós cristãos, muitas vezes, “fechamos um olho” porque temos medo de perder cargos, oportunidades, a vida. Se um dia você estiver, em nome de Cristo, anunciando a justiça e a verdade, e for por isso atacado por alguém, alegre-se, porque você foi premiado com uma bem-aventurança: “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,10).
Certa vez, uma senhora bem idosa teve um sonho. Ela sonhou que havia morrido e estava na porta do céu, esperando. Havia várias almas lá, todas em fila. De repente S. Pedro chegou e abriu a porta do céu. Então a senhora olhou para dentro e viu uma infinidade de velas. Umas acesas, outras apagadas, algumas já estavam quase no fim e outras no começo. Umas estavam se apagando e outras tinham a chama grande e bonita.
A senhora perguntou para S. Pedro que velas eram aquelas. Ele respondeu: “São as velas que cada um recebeu no dia do seu batismo. Uns cuidam bem, outros não cuidam e até a deixam apagar. A situação é esta que a senhora está vendo”.
A mulher então perguntou: “S. Pedro, e a minha está aí?” “Está sim” – disse S. Pedro – é aquela ali”. Era uma vela que estava já no toquinho, mas ainda acesa. E S. Pedro continuou: “Depois que a pessoa entra aqui, este fogo da sua vela se junta com a luz de Deus que ilumina todo céu”.
Resta saber como está a nossa vela! “Vós sois a luz do mundo”. Todos somos profetas, e o profeta deve ser como João Batista: a luz de Deus deve brilhar forte através de nós, anunciando a justiça e denunciando as injustiças pecados, sem medo das conseqüências.
Maria Santíssima é chamada, na Ladainha, de Rainha dos Profetas. Vamos pedir a ela que nos ajude a sermos também bons e corajosos profetas.
Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista.




CURIOSIDADES

Máquina de calcular

A palavra "cálculo" tem sua origem no termo latim para pedra, "calculus". Acredita-se que pequenas pedras tenham sido um dos primeiros instrumentos utilizados pelo homem para calcular. Na verdade, a prática de reorganizar as pedras em colunas deu origem à primeira calculadora, o ábaco, que se originou na China no século VI a.C.
O ábaco tem uso limitado mas, nos 24 séculos seguintes, foi o único e principal mecanismo existente para calcular. A ciência dos cálculos permaneceu um trabalho enfadonho e tedioso, geralmente impedindo o progresso científico. Isto tinha especial significado na área da astronomia, onde somas enormes eram calculadas para determinar as órbitas e os movimentos dos planetas. Realizadas inteiramente à mão, tais equações levavam anos para serem completadas pelos matemáticos.
A primeira máquina de somar de verdade foi construída em 1642 pelo francês Blaise Pascal (1623-62), filho de um cobrador de impostos. Filósofo e matemático, Pascal cresceu observando seu pai ocupado em horas de cálculos tediosos. Determinado a reduzir o trabalho do pai — e possivelmente o seu próprio, pois também pensava em se tornar um cobrador de impostos no futuro —, construiu aos 19 anos um aparelho automático que, girando suas pequenas rodas, adicionava e subtraía. Por mais precisa e rápida que fosse para sua época, a máquina de calcular de Pascal nunca foi bem aceita: os funcionários, cujo ganha-pão eram os cálculos à mão, viram no dispositivo uma ameaça a seu trabalho e se recusaram a usá-lo.
Em 1671, o matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz construiu um mecanismo, a "roda graduada", capaz de fazer as quatro operações fundamentais e ainda extrair raiz quadrada. O cartão perfurado foi criado na primeira metade do século XVIII, mas a aplicação de seu princípio à máquina de calcular só se deu em 1880, por iniciativa do americano Herman Hollerith (1860-1929), que trabalhava no departamento de recenseamento dos Estados Unidos e estava preocupado com a quantidade de informações que precisava ser gravada e processada. Ele abriu sua própria empresa em 1896 e, ao lado de dois sócios em 1924, fundou a IBM (International Business Machines).


Fonte: Guia dos curiosos





MOMENTO DE REFLEXÃO
 

Há dias em que temos a sensação de que chegamos ao fim da linha.
Não conseguimos vislumbrar uma saída viável para os problemas que surgem em grande quantidade.
Com você não é diferente. Você também faz parte deste mundo cheio de provas e expiações. Desta escola chamada terra.
E já deve ter passado por um desses dias, e pensado em desistir...
No entanto vale a pena resistir...
Resista um pouco mais, mesmo que as feridas latejem e que a sua coragem esteja cochilando.
Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.
Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um ímã... Mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.
Resista mais um pouco mesmo que os pessimistas digam para você parar... mesmo que sua esperança esteja no fim.
Resista mais um momento mesmo que você não possa avistar, ainda, a linha de chegada... mesmo que a insegurança brinque de roda a sua volta.
Resista um pouco mais, ainda que a sua vida esteja sendo pesada na balança dos insensatos, e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.
As dores, por mais amargas, passam...
Tudo passa...
A ilusão fascina, mas se desvanece...
A posse agrada, porém se transfere de mãos...
O poder apaixona, entretanto, transita de pessoa.
O prazer alegra, todavia é efêmero.
A glória terrestre exalta e desaparece.
O triunfador de hoje, passa, mais tarde, vencido...
Tudo, nesta vida, tem um propósito...
A dor aflige, mas também passa.
A carência aturde, porém, um dia se preenche.
A debilidade física deprime, todavia, liberta das paixões.
O silêncio que entristece, leva à meditação que felicita.
A submissão aflige, entretanto fortalece o caráter.
O fracasso espezinha, ao mesmo tempo ensina o homem a conquistar-se.
A situação muda, como mudam as estações...
O verão brinca de esconde-esconde com a brisa morna, mas cede lugar ao outono, que espalha suas tintas sobre a folhagem. O inverno chega e, sem pedir licença, congela a brisa e derruba as folhas.
Tudo parece sem vida, sem cor, sem perfume...
Será o fim? Não! Eis que surge a primavera e estende seus tapetes multicoloridos, espalhando perfume no ar e reverdecendo novamente a paisagem...

Assim, quando as provas lhe baterem à porta, não se deixe levar pelo desejo de desistir... resista um pouco mais.
Resista, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço...
E essa manhã bonita, ensolarada, sem algemas, nascerá para você em breve, desde que você resista.
Resista, porque alguém que o ama está sentado na arquibancada do tempo, torcendo muito para que você vença e ganhe o troféu que tanto deseja: a felicidade...


Não se deixe abater pela tristeza.
Todas as dores terminam.
Aguarde que o tempo, com suas mãos cheias de bálsamo, traga o alívio.
A ação do tempo é infalível, e nos guia suavemente pelo caminho certo, aliviando nossas dores, assim como a brisa leve abranda o calor do verão.
Mais depressa do que supõe, você terá a resposta, na consolação de que necessita.
Por tudo isso, resista... e confie nesse abençoado aliado chamado tempo.