Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 30/06/2011



Quinta-feira, 30 de junho de 2011



"Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.” (Regina Brett-90 anos)






EVANGELHO DE HOJE
Mt 9,1-8


Jesus passou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!" Então alguns escribas pensaram: "Esse homem está blasfemando". Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? Que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados são perdoados', ou: 'Levanta-te e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, - disse então ao paralítico - levanta-te, pega a tua maca e vai para casa". O paralítico levantou-se e foi para casa. Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos seres humanos.







MEDITANDO O EVANGELHO(1)
Padre Antonio Queiroz


A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
Este Evangelho narra Jesus curando um paralítico em duas etapas. Primeiro ele diz: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Como alguns duvidaram, ele disse ao paralítico: “Levanta-te, pega a sua cama e vai para a tua casa”. E o homem, na hora, ficou completamente curado, pegou a sua cama e foi para a sua casa.
“Vendo a fé que eles tinham.” Jesus se admirou da fé, do paralítico e das pessoas que o traziam, e deu o paralítico o melhor que ele podia dar: a cura da alma. De fato, a cura da alma é mil vezes mais importante do que a cura do corpo. O corpo um dia vai ficar doente de novo, e morrer. Agora, a alma não.
“Esse homem está blasfemando.” Não vamos pensar mal das pessoas, especialmente daquelas que estão fazendo o bem. Quem não ajunta, pelo menos que não espalhe!
“Para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados – disse então ao paralítico – “Levanta-te...” Jesus curou o corpo para provar que tem poder de curar a alma.
Hoje, a presença de Jesus na terra está multiplicada. Ele está em todas as Comunidades cristãs e em todos os sacrários que têm as hóstias consagradas. E Jesus está aí presente, não só com a mesma força e poder, mas também agindo da mesma forma. As Comunidades continuam realizando esses dois milagres de Jesus: a cura da alma e a cura do corpo. A cura da alma supera tanto a cura do corpo quanto a vida eterna supera esta nossa breve vida material. Mas se as Comunidades se dedicarem só à cura da alma, o povo não acredita. Curando também o corpo, aí sim, a presença de Jesus está completa.
Na multiplicação dos pães aconteceu a mesma coisa. Jesus queria dar-nos a Eucaristia, mas antes multiplicou pães.
As Comunidades cristãs são como um barco atravessando o mar da vida. Esse barco tem dois remos: o serviço espiritual ao homens e o serviço matéria, a cura do corpo e a cura da alma. Sem esses dois remos, a Comunidade ficaria rodando em volta de si mesma, sem ir para frente.
“É bom para vós que eu vá” (Jo 16,7), disse Jesus aos Apóstolos que estavam tristes ao saberem que ele ia voltar logo para o céu. De fato, em um sentido foi bom: a presença de Jesus na terra foi multiplicada, não mais em seu corpo físico, mas em seu corpo místico.
As Comunidades cristãs e a Eucaristia são frutos do amor de Jesus por nós.
“A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.” Era isso que Jesus queria, e é isso que nós também queremos: buscar a glória de Deus. É para isso que nos propomos a ser “discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham mais vida nele”. Quando Deus mandou para o povo hebreu o maná, eles tiveram a mesma reação (Cf Dt 8,3).
Nós queremos continuar a presença de Jesus na terra, continuando os dois serviços que ele prestava: a cura da alma e a cura do corpo. Por isso que as Comunidades têm a pastoral social e têm a catequese, os serviços ao Altar, os círculos bíblicos...
Certa vez, um homem ouviu dizer que óleo de fígado de bacalhau era bom para a saúde dos cães. Mais que depressa, ele comprou uma boa quantidade e começou a dar todos os dias uma colher de sopa cheia de óleo para o cachorro. Segurava-lhe firme o focinho, e despejava o óleo em sua boca, enquanto o animal lutava e rosnava. Um dia, o cachorro lutou tanto que acabou se soltando. A colher caiu e o óleo se derramou. Para a surpresa do homem, o cachorro correu e lambeu o óleo derramado no piso. Só então o homem entendeu que o cachorro lutava, não contra o óleo, mas sim contra a maneira de tomá-lo.
Os agentes pastorais distribuem o grande presente que é a Boa Nova de Jesus. Mas devem fazê-lo com métodos adequados aos destinatários e sempre a partir deles.
Maria Santíssima se preocupava com o corpo das pessoas. Vemos isso na visita a Isabel, nas bodas de Cana, junto com o Filho ao pé da cruz... E nos prestou o melhor serviço espiritual que existe: deu-nos o seu Filho. Que ela nos ajude a fazer o mesmo.
A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.





MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Alexandre Soledade


Bom dia!
O pecado tem tamanha influencia em nossas vidas que Jesus se empenhava ao máximo a libertar as pessoas, especialmente as mais simples, desse grande mal. Fazendo uma grande analogia a esse fato pergunto: do que adianta ser um preso arrependido do seu crime, mas ainda esta preso? Do que adianta o arrependimento se não ter um bom comportamento?
Nos dois questionamentos acima, vivemos a difícil situação de falarmos algo, no entanto vivendo outra. Em ambos os casos ainda falta algo
“(…) Porém o povo de Israel, que procurava uma lei para ser aceito por Deus, não encontrou o que estava procurando. E por que não? Porque eles procuravam alcançar isso por meio das suas ações e não por meio da fé. Eles tropeçaram na pedra de tropeço como dizem as Escrituras Sagradas: Vejam! Estou colocando em Sião uma pedra em que eles vão tropeçar, a rocha que vai fazê-los cair. Mas quem crer nela não ficará desiludido”. (Romanos 9, 31-33)
O que mais incomodava aos mestres da lei narrado no evangelho de hoje era o fato de Jesus propor-se a libertar ou mudar a realidade do paralitico. O homem poderia até continuar a claudicar (mancar), mas não seria mais refém do pecado. Como questionei acima, de que adianta a cura se não houver uma mudança de comportamento real?
É importante frisar que a dedicação de Jesus estava e ainda esta na remissão do pecado e não na doença, na fatalidade, no problema e sim na mudança do ponto de vista sobre sua própria vida. Um homem deitado e prostrado tem uma visão bem diferente daquele que se encontra de pé ou daquele que esta acima de um monte…
“(…) Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. PORÉM UMA COISA EU FAÇO: ESQUEÇO AQUILO QUE FICA PARA TRÁS E AVANÇO PARA O QUE ESTÁ NA MINHA FRENTE. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus”. (Filipenses 3, 12-14)
Muitos irmãos, inclusive nós, precisam apenas de uma oportunidade de levantar. Eles precisam é da mudança de realidade. Ao oferecer uma nova chance, Jesus renovava a vida de quem o encontra.
Não posso me alimentar da hipocrisia e acreditar que NÓS, paralíticos, deixaremos de MANCAR ou errar, mas ao sermos apresentados a nova realidade, dificilmente voltaremos a deitar no leito.
Jesus diz “(…) Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa”. Apesar de ainda mancarmos, nunca mais seremos os mesmos. Ao voltarmos para casa, para nossa realidade, nossas vidas, ainda teremos a cama (o leito, o pecado) a nos rondar. A grande proposta de Jesus foi em dizer LEVANTE!
Ao vermos sobre esse ponto de vista, repararemos que a atitude de Jesus, mesmo sendo questionada, se foca no perdão e não na cura. “(…) Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho PODER NA TERRA PARA PERDOAR pecados”. A cura passa a ser conseqüência da vontade de mudar.
Passei três dias em retiro com os jovens da crisma de minha comunidade e é isso que é preciso ficar: Após o retiro, todos estão leves, acolhidos, felizes, vendo um novo ponto de vista, mas precisam voltar aos seus lares e levar consigo seu “LEITO”. Muitos, ainda mancarão, mas nunca mais serão os mesmos, se após cada tropeço insistirem em ficar de pé.
Esqueçamos a doença, ajudemos aos irmãos a levantar.
Um imenso abraço fraterno!







MEIO AMBIENTE


Limpeza do rio Tietê só terminará em 2013


Trabalhos foram retomados e meta é realizar desassoreamento de 41km do rio.


A limpeza do Rio Tietê foi retomada pelo governo de São Paulo, mas o trabalho só será concluído no verão de 2013. O Tribunal de Contas do Estado tinha interrompido a licitação no início do ano para a análise dos contratos com as empresas vencedoras.

A meta é desassorear 41km do rio, no trecho entre a barragem da Penha até Santana do Parnaíba. O DAEE, Departamento de Águas e Energia Elétrica, será o responsável pela remoção de quase três milhões de metros cúbicos de lodo e detritos.
Os investimentos contra as enchentes chegam a R$ 107 milhões e as obras devem durar de 20 a 22 meses. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, admite que não dará tempo de retirar toda a sujeira até o início do ano que vem. De acordo com o governador, parte do lodo retirado do rio Tietê vai para a construção civil.
O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Edson Giribone, afirma que o combate às enchentes depende de uma série de medidas. Ele explica que o transporte do material retirado do rio não será feito por caminhões, mas por barcos.
O engenheiro e especialista em combate às enchentes, Júlio Cerqueira César Neto, ressaltou ao repórter Thiago Uberreich que o desassoreamento é um trabalho contínuo. Para ele, o Estado não fez o desassoreamento como deveria nos últimos anos. O objetivo da obra é recuperar a profundidade máxima equivalente à alcançada durante o rebaixamento da calha do rio Tietê.

Fonte: JPONLINE







MOMENTO DE REFLEXÃO


Realmente eu não sei como você está, nem sei exatamente quando esta mensagem será lida.
Pode ser que seja o momento mais feliz da sua vida, e eu te peço; saboreie esse momento, não se perca em bobagens, curta cada segunda desse instante mágico.
Mas, pode ser que você esteja na maior indecisão, naquele momento em que um dia, todos nós vivemos, onde nada parece fazer sentido, onde tudo parece levar ao fim, ao fim de um sonho,  ao fim de uma experiência, ao fim de uma comodidade,  de uma segurança.
Parece que o chão se abriu aos seus pés e você se sente caindo...
E eu te peço, acalme-se e busque forças nas POSSIBILIDADES.
Possibilidades, são dons que carregamos e nem sempre usamos, que quase sempre são despertos quando passamos por um aperto, parece que a dificuldade é uma grande usina geradora de forças, uma professora, ainda que meio rude, que ensina sem desanimar.
Possibilidades são chaves mágicas que abrem portas desconhecidas, no lugar mais desconhecido do próprio indivíduo: ele mesmo!
É na dificuldade que começamos a nos conhecer de verdade, sem mentiras, sem falsas aparências, e é nessa hora também, que reconhecemos nossos verdadeiros amigos, os parentes que estão realmente ligados em nossa história, é nesse momento estranho, de dor, de ressentimento, que desabrocham amizades eternas, e valores indestrutíveis.
Para a alma não há Botox, nem maquiagem definitiva, ela é o que é, sem adjetivos secundários.
É nela que residem as Possibilidades desconhecidas.
E a alma fala todos os dias com cada de um nós, seja na inspiração de uma receita, uma letra de música, uma nova fórmula para se fazer melhor o que quer que seja, seja na intuição ao indicar um caminho, aquele que normalmente você nem seguiria.
E é ali, bem na curva da vida, na esquina do tempo, onde você já cansado de chorar para para respirar, que o milagre das Possibilidades acontece, e você sente que tudo começa a mudar.
Seja você sempre!
Do jeitinho que é, com pequenas mudanças para melhor, sem querer ser o que não é para ser, nem transparecer o que não existe em você.
Você é único, divino, ser especial, DNA de Deus, razão de muitas vidas, que agora se unem em oração, pela sua vida, pela sua vitória, para que as POSSIBILIDADES se apresentem agora, e revelem ao mundo, o quanto você vale!
Tudo começa mudar nesse instante. creia!


Paulo Roberto Gaefke







Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.


Diário de Quarta-feira 29/06/2011



Quarta-feira, 29 de junho de 2011



"Todos os animais permanecem como Deus os fez; somente os homens é que se tornam piores" (Dante Veoleci)





EVANGELHO DE HOJE
Mt 8,28-34


Quando Jesus chegou à outra margem do lago, à região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois possessos, saindo dos túmulos. Eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: "Que queres de nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?" Ora, acerta distância deles estava pastando uma manada de muitos porcos. Os demônios suplicavam-lhe: "Se nos expulsas, manda-nos à manada de porcos". Ele disse: "Ide". Os demônios saíram, e foram para os porcos. E todos os porcos se precipitaram, pelo despenhadeiro, para dentro do mar, morrendo nas águas. Os que cuidavam dos porcos fugiram e foram à cidade contar tudo, também o que houve com os possessos. A cidade inteira saiu ao encontro de Jesus. E logo que o viram, pediram-lhe que fosse embora da região.







MEDITANDO O EVANGELHO(1)
Padre Antonio Queiroz

Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?
Neste Evangelho narra que Jesus, ao entrar numa cidade, expulsou o demônio de dois homens. Os demônios foram para uma grande manada de porcos, os quais se atiraram no mar e morreram. Então os habitantes da cidade pediram a Jesus que se retirasse da região deles.
A criação de porcos era a principal economia daquele povo. A libertação do pecado, muitas vezes, tem como preço a diminuição da renda em dinheiro, especialmente quando essa renda provém ou está sendo fonte de pecado.
Deus só aceita quem o ama sobre todas as coisas. Não podemos servir a dois senhores: a Deus e ao dinheiro.
Os possessos saíram dos túmulos. Os mortos querem viver entre os mortos. Os pecadores querem viver entre os pecadores. Por outro lado, os santos querem viver entre os santos. “Diz-me com quem andas e te direi quem és”. O túmulo é um lugar escuro. “Todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas” (Jo 3,20).
“Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho.” Quem vive com Deus é pacífico, quem não vive, é violento. Existem ruas, e até bairro, em que o povo tem medo de passar. A violência moral às vezes é pior que a física.
“Que tens a ver conosco, Filho de Deus?” As estruturas do mal conhecem quem é mais forte que elas e tem poder de destruí-las. A Igreja de Jesus, una, santa, católica e apostólica, é a religião mais atacada do mundo. Todas as religiões se unem apenas em um ponto: para atacar os católicos. Quem está fora da Igreja católica sabe que ela é o Corpo Vivo de Jesus, o Filho de Deus, por isso a ataca.
“Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” É uma referência ao inferno, o tormento no tempo certo.
“Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.” O porco era considerado um animal impuro, porque vive na lama e anda sempre sujo. Combina, portanto, com o “pai do pecado” que é o demônio.
“A cidade toda foi ao encontro de Jesus, e lhe pediram que se retirasse da região deles.” Preferiram o dinheiro (porcos) a Jesus. Na verdade, todos os habitantes da cidade eram possessos, ou possuídos pelo deus dinheiro. Quem não renuncia a tudo o que possui não pode entrar no Reino de Deus. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13).
E assim, a recusa a Jesus ia crescendo dia-a-dia e o seu campo de trabalho diminuindo, até que, na ressurreição, explodiu para o mundo inteiro, e nunca mais será barrado.
Certa vez, um pastor estava no campo cuidando de um enorme rebanho de ovelhas. E estava ao lado de uma estrada. De repente um carro parou. Saiu do volante um rapaz, com jeito de distinto, e disse ao pastor: “Se eu lhe disser quantas ovelhas o senhor tem neste rebanho, o senhor me dá uma?” O pastor respondeu: “Tranqüilo!”. O rapaz pegou no carro o seu not-boock, conectou-o na internet via satélite, acessou um programa especial de contagem de animais pelo satélite e, em poucos segundos, apareceu na tela o número: Havia ali 1586 ovelhas. “É exatamente este número”, confirmou o pastor. Então o jovem pegou uma ovelha, pôs no carro, e já estava indo embora, quando o pastor o chamou e disse: “Moço, se eu lhe disser algo da sua vida particular, você me devolve a ovelha?” “Sim”, respondeu ele. O pastor falou: “Você leva uma vida bastante isolada, tanto das pessoas como dos animais”. “Acertou de cheio” – disse o jovem – “mas me diga uma coisa: Como que o senhor sabe disso?” O pastor respondeu: “Porque você teve um comportamento estranho: parou aqui sem necessidade, contou minhas ovelhas sem eu pedir, e me cobrou uma ovelha para dizer o que eu já sabia. E não entende nada de ovelha, porque o que você pegou não é ovelha, mas o meu cachorro!”
Rapaz tão inteligente em umas coisas, mas tão burro em outras. Quantos jovens de hoje estão na mesma situação! Há muitas maneiras de ser possuído pelo demônio; apegar-se demasiadamente à técnica e à ciência e se esquecer da caridade e do respeito ao próximo é uma delas.
Maria Santíssima acolhia sempre seu Filho com amor de mãe. Que ela nos ajude a recebê-lo bem e segui-lo, renunciando a tudo o que é contrário a ele.
Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?





MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Frei Carlos Mesters, O.Carm

O evangelho de hoje acentua o poder de Jesus sobre o demônio. No nosso texto, o demônio ou o poder do mal é associado com três coisas:
1) Com o cemitério, o lugar dos mortos. A morte que mata a vida!
2) Com o porco, que era considerado um animal impuro. A impureza que separa de Deus!
3) Com o mar, que era visto como símbolo do caos de antes da criação.
O caos que destrói a natureza. O evangelho de Marcos, de onde Mateus tirou a sua informação, ainda associa o poder do mal a um quarto elemento que é a palavra Legião, (Mc 5,9), nome dos exércitos do império romano. O império que oprimia e explorava os povos. Assim se compreende como a vitória de Jesus sobre o demônio tinha um alcance enorme para a vida das comunidades dos anos setenta, época em que Mateus escreve o seu evangelho. Elas viviam oprimidas e marginalizadas, pela ideologia oficial tanto do império romano como do farisaísmo que se renovava. O mesmo significado e alcance continua válido para nós hoje.

Mateus 8,28: O poder do mal oprime, maltrata e aliena as pessoas

Este versículo inicial descreve a situação do povo antes da chegada de Jesus. Na maneira de descrever o comportamento dos dois endemoninhados, o evangelista associa o poder do mal com cemitério e morte. É um poder mortal sem rumo, ameaçador, descontrolado e destruidor, que mete medo em todos. Priva a pessoa da consciência, do autocontrole e da autonomia.
Mateus 8,29: Diante da simples presença de Jesus o poder do mal se desmorona e se desintegra
Aqui se descreve o primeiro contato entre Jesus e os dois possessos. É a desproporção total. O poder, que antes parecia tão forte, se derrete e se desmancha diante de Jesus. Eles gritam: "Que é que há entre nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?" Sentem que perderam o poder.
Mateus 8,30-32: O poder do mal é impuro e não tem autonomia nem consistência
O demônio não tem poder sobre os seus próprios movimentos. Só consegue ir para dentro dos porcos com a permissão de Jesus! Uma vez dentro dos porcos, estes se precipitam no mar. Na opinião do povo, o porco era símbolo da impureza que impedia o ser humano de relacionar-se com Deus e sentir-se acolhido por Ele. O mar era símbolo do caos que existia antes da criação e que, conforme a crença da época, continuava ameaçando a vida. Este episódio dos porcos que se precipitam no mar é estranho e difícil de ser entendido. Mas a mensagem é muito clara: diante de Jesus, o poder do mal não tem autonomia nem consistência. Quem crê em Jesus já venceu o poder do mal e já não precisa ter medo!

Mateus 8,33-34: A reação do povo do lugar

Alertado pelos empregados que tomavam conta dos porcos, o povo do lugar veio ao encontro de Jesus. Marcos informa que eles viram “o endemoninhado sentado, vestido e em perfeito juízo” (Mc 5,15). Mas eles ficaram sem os porcos! Por isso, pedem a Jesus para ir embora. Para eles, os porcos eram mais importantes que o ser humano que acabava de ser devolvido a si mesmo.

A expulsão dos demônios.
No tempo de Jesus, as palavras demônio ou satanás, eram usadas para indicar o poder do mal que desviava as pessoas do bom caminho. Por exemplo, quando Pedro tentou desviar Jesus, ele foi Satanás para Jesus (Mc 8,33). Outras vezes, aquelas mesmas palavras eram usadas para indicar o poder político do império romano que oprimia e explorava o povo. Por exemplo, no Apocalipse, o império romano é identificado com “Diabo ou Satanás” (Ap 12,9). Outras vezes ainda, o povo usava as mesmas palavras para indicar os males e as doenças. Assim se falava em demônio ou espírito mudo, espírito surdo, espírito impuro, etc. Havia muito medo! No tempo de Mateus, segunda metade do primeiro século, o medo dos demônios estava aumentando. Algumas religiões, vindas do Oriente, divulgavam um culto aos espíritos. Elas ensinavam que gestos errados nossos podiam irritar os espíritos, e estes, para se vingar de nós, podiam impedir nosso acesso a Deus e privar-nos dos benefícios divinos. Por isso, através de ritos e despachos, rezas fortes e cerimônias complicadas, o povo procurava acalmar esses espíritos ou demônios, a fim de que não prejudicassem a vida humana. Estas religiões, em vez de libertar o povo, alimentavam nele o medo e a angústia. Ora, um dos objetivos da Boa Nova de Jesus era ajudar o povo a se libertar deste medo. A chegada do Reino de Deus significou a chegada de um poder mais forte. Jesus é “o homem mais forte” que chegou para amarrar o Satanás, o poder do mal, e roubar dele a humanidade prisioneira do medo (cf. Mc 3,27). Por isso, os evangelhos insistem tanto na vitória de Jesus sobre o poder do mal, sobre o demônio, sobre o Satanás, sobre o pecado e sobre a morte. Era para animar as comunidades a vencer este medo do demônio! E hoje, quem de nós pode dizer: “Eu sou totalmente livre”? Ninguém! Então, se não sou totalmente livre, alguma parte em mim é possuída por outros poderes. Como expulsar estes poderes? A mensagem do evangelho de hoje continua válido para nós.

Para um confronto pessoal

1. O que está oprimindo e maltratando o povo, hoje? Por que, hoje, em certos lugares, se fala tanto em expulsão de demônio? Será que é bom insistir tanto no demônio? O que você acha?

2. Quem de nós pode dizer que é totalmente livre ou liberto? Ninguém! Então, somos todos um pouco possessos, possuídos por outros poderes que ocupam algum espaço dentro de nós. Como fazer para expulsar este poder de dentro nós e de dentro da sociedade?

Oração final
O Senhor é clemente e misericordioso, lento para a ira e rico de graça.
O Senhor é bom para com todos, compassivo com todas as suas criaturas. (Sal 144, 8-9)










CURIOSIDADES



1-Foi a americanização da expressão “m’aider in venez m’aider” – em francês, “venha me ajudar” – que deu origem à palavra mayday. Hoje, o termo é empregado em todo o mundo, principalmente por aeronaves e navios, para indicar que se está correndo perigo.

2- O nome pitanga vem de pyrang, que, em tupi, significa vermelho. Portanto, a expressão "chorar as pitangas" se refere a alguém que chorou muito, até o olho ficar vermelho.


3- A frase “o que é do homem o bicho não come” quer dizer que as características intrínsecas às pessoas não podem ser modificadas por fatores externos. O “bicho” representa a sociedade, as leis, regras ou até outras pessoas. Segundo o dito popular, não adianta nenhum destes “bichos” lutarem contra os sentimentos e características arraigados em alguém.


4- Na frase "cuspido e escarrado" ,que significa que uma pessoa é muito parecida com outra o correto é "esculpido em carrara". A frase é uma alusão à perfeição das esculturas de Michelangelo, pois carrara é um mármore da Itália e foi bastante usado por ele.


5- O site “Sua língua” do portal Terra traz uma explicação do engenheiro Manoel Henrique Campos Botelho para a origem da expressão "pédireito" atribuída à distância entre o chão e o teto. Segundo ele, pé-direito é a distância medida em pé e na posição direita (como é conhecido o ângulo reto ou a posição ortogonal) em relação ao plano. A rua direita, por exemplo, é aquela que chega ortogonalmente a uma outra rua, e não inclinada.


6-O termo “maria-fumaça” surgiu no século XX para designar a “locomotiva a vapor.“ Em vários idiomas, é freqüente os nomes próprios mais difundidos adquirirem a função de adjetivos ou substantivos” explica o filólogo Alfredo Maceira. Segundo ele, no Português, muitos destes nomes passam a fazer parte de substantivos compostos, como maria-chiquinha, a maria-vai-com-as-outras, o joão-de-barro, o joão-bobo e o joão-ninguém.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar precisava encontrar um sucessor.
Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo.
Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio para colocar sabedoria dos dois à prova.
Ambos receberam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreenderem a subida de uma grande montanha.
Dia e hora marcados, começa a prova.
Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.
No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor.
Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
Prova encerrada, todos voltam ao pé da montanha para ouvirem do monge o óbvio anúncio.
Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta ao seu oponente como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:
- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei - foi a resposta.
Carregando feijões ou problemas, há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.
Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento é você quem determina.
APRENDAMOS A COZINHAR OS NOSSOS FEIJÕES...






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.